• Nenhum resultado encontrado

4.5 EMPRESA VOCAL LAB

4.5.1 Modelo de negócio da empresa Vocal Lab

Quando perguntado sobre qual é o modelo de negócio que o respondente acredita ser o da empresa, ele respondeu que a Vocal Lab se caracteriza como sendo uma empresa de base tecnológica. O quadro que se segue descreve mais detalhadamente as características da empresa.

DIMENSÃO PRODUTO

Oferta produtos/serviços com concorrentes ou similares no mercado

Não precifica seu produto/serviço com base nos custos para produzi-lo, mas tem influência Busca, de certa forma, atender um grande número de clientes com um único produto (ou adaptações do mesmo)

Tem como vantagem competitiva a criação de produtos inovadores e únicos Tem costume de patentear seus produtos

DIMENSÃO PROCESSO

Que a empresa, tem certa, capacidade de atender de imediato o pedido do cliente

Que há certa definição e cumprimento de custo e prazo envolvidos no processo de desenvolvimento

Que a empresa quase não possui certificação que garante a padronização do processo produtivo e o controle da qualidade

Que há o reaproveitamento e reuso de códigos no processo de desenvolvimento

Que os projetos são desenvolvidos com tecnologias específicas e ainda não padronizadas Que a empresa mantém parcerias com instituições de pesquisa e ensino

Que a empresa está aberta a correr riscos na criação de novos produtos

Que o conhecimento científico e tecnológico é visto como insumo primordial para o negócio

DIMENSÃO PESSOAL

Que existem pessoas dedicadas à pesquisa e ao desenvolvimento de produtos inovadores Que a maioria do pessoal é altamente qualificada (especialistas, mestres e doutores)

Que os funcionários têm total autonomia para adotar novas formas ou abordagens de trabalho

Quadro 12 – Aspectos predominantes do modelo de negócio da Vocal Lab

Tendo analisado as três dimensões da empresa, pode-se dizer que existem características que são compatíveis como o modelo de negócio declarado pelo respondente (base tecnológica), quais sejam: desenvolvimento de produtos inovadores, manutenção de parcerias com instituições de pesquisa, está aberta a correr riscos, tem o conhecimento científico e tecnológico como um recurso fundamental, procura patentear seus produtos, utiliza tecnologias específicas e ainda não padronizadas, e tem mão de obra altamente qualificada. Essas características conferem à empresa investigada um perfil capaz de promover a inovação e o desenvolvimento tecnológico, traços fundamentais em uma empresa de base tecnológica.

Por outro lado, a empresa demonstra algumas características que são mais comumente encontradas em empresas caracterizadas como fábricas de softwares como, por exemplo, o reuso e reaproveitamento dos códigos produzidos e certa preocupação com os custos. Tais

características, apesar de indispensáveis para a fábrica de software, se mostram úteis para a organização investigada, pela capacidade de tornar a empresa mais eficiente no tocante à gestão dos seus projetos.

Isto leva a pensar que a empresa investigada é de base tecnológica, mas com alguns poucos traços de fábrica de software. Como dito anteriormente, este se apresenta como um caso de empresa cujo modelo de negócio não se configura como uma empresa de base tecnológica pura. Pode-se pensar que a empresa em questão poderia se caracterizar como uma empresa de base tecnológica com potencial de mercado que busca, primeiramente, o desenvolvimento do produto para, então, buscar um posicionamento no mercado. Para isso, é preciso desenvolver e estruturar seu produto para, em seguida, buscar uma configuração que proporcione outros atributos que a tornem uma empresa competitiva no mercado.

Para compreender o argumento acima mencionado, é preciso resgatar o pensamento e a reflexão padronizada nesta pesquisa acerca do estágio do ciclo de vida atualmente vivenciado pela empresa. A Vocal Lab é uma empresa fundada em 2009 e que tem forte relação com a pesquisa e instituições que a fomentam como, por exemplo, o FINEP que disponibiliza recursos públicos para a estruturação e o desenvolvimento de produtos tecnológicos.

Neste caso, o produto tecnológico da empresa e as técnicas utilizadas para produzi-lo são frutos de pesquisas realizadas e que geram publicações de trabalhos científicos. Isso demonstra que a tecnologia em si e o produto da empresa ainda se encontram em fase de estruturação e desenvolvimento. O fato de a Vocal Lab ainda encontrar-se incubada, também, evidencia que a mesma ainda busca se estruturar definitivamente para, só então, se tornar uma empresa, efetivamente, de mercado. Por enquanto, o modelo de negócio atualmente configurado se mostra compatível com o objetivo proposto.

Todavia, mesmo com o pouco tempo de existência, já se percebe que a Vocal Lab incorporou algumas preocupações de empresas que concorrem diretamente no mercado como, por exemplo, a preocupação com os custos envolvidos na produção e a possibilidade de atender uma grande quantidade de clientes com o mesmo produto. Isso pode acontecer pelos requisitos impostos pelos agentes financiadores do desenvolvimento do produto da empresa, pois é sabido que, mesmo em projetos de pesquisa, é preciso demonstrar a viabilidade e a aplicabilidade dos projetos. Também, é de notório conhecimento que a grande maioria dos métodos de análise de viabilidade de projeto está diretamente relacionada com os custos do projeto e os prazos envolvidos. Por essa razão, a empresa busca definir e cumprir rigorosamente os custos e prazos e adotar práticas que facilitem o atendimento de tal objetivo

como, por exemplo, a reutilização e o reaproveitamento dos códigos produzidos em outros projetos. Já a aplicabilidade diz respeito à utilidade e à quantidade de entidades que poderão se beneficiar do produto desenvolvido.

Essa seria, portanto, uma empresa de base tecnológica que ainda se encontra em fase de estruturação e de definição tanto do produto quanto da organização em si, cujo produto é pouco estruturado, mas com bom potencial de mercado.

No taocante a propensão à inovação e à eficiência, observou-se que a empresa Vocal Lab obteve na dimensão inovação média de 6, o que representa a total existência de características que a tornam propensa à inovar. Já na avaliação das características que levam à eficiência para o sistema organizacional, evidenciou-se uma média de 3,6, o que representa a existência de tais características, porém, com intensidade significativamente menor do que a dimensão inovação. A Vocal Lab é, dentre as empresas investigadas, a empresa com a mais forte presença evidenciada de características que podem resultar em inovação.