• Nenhum resultado encontrado

2 PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

4.5 Análises Modo Verbal Banco Agibank

4.5.4 Modo verbal anúncio 9

Fonte: Rede social Facebook, Julho de 2018.

Você já escolhe todo o resto de sua vida. Mas e onde você vai receber o seu salário? Agora você pode receber pelo Agibank de maneira mais fácil. É só entrar no app e clicar em “Trazer meu salário”.

Ao analisarmos o contexto de situação deste anúncio, percebemos que o conteúdo semântico-discursivo recontextualiza uma prática social que se tornou comum nos dias atuais: a portabilidade de salário. Desde que o Banco Central autorizou a portabilidade de salários para os bancos digitais, as pessoas ganharam mais liberdade para escolher onde querem receber seus salários, pois as possibilidades foram ampliadas. Pela regra anterior do Banco Central, a conta salário só poderia ser transferida de banco para banco e a portabilidade somente poderia ser solicitada no banco de origem dos depósitos realizados pelo empregador.

Nesse contexto, a portabilidade foi simplificada, sendo nada mais que a transferência do salário, no mesmo dia e sem custos, para outra instituição financeira de preferência do cliente. Conforme informações coletadas na página do Agibank, a portabilidade é gratuita e pode ser feita totalmente on-line pelo aplicativo.

Diante dessa nova realidade provocada pelos avanços da tecnologia, os bancos digitais passaram a investir em marketing para conquistar a transferência desses recursos referentes aos salários das pessoas para que possam geri-los. As pessoas também obtêm vantagens com

essa medida do Banco Central, pois podem transferir seus salários para um banco com menores taxas ou mesmo com isenção e essa solicitação é realizada uma única vez.

Nesse contexto de situação, o Agibank vem incentivando as pessoas a migrarem seus salários para o banco, inclusive oferecendo crédito on-line, cartão de crédito internacional sem anuidade e diversas outras vantagens. Esse conteúdo é exposto em sua página na internet.

Neste anúncio, a variável campo do contexto de situação traz o tema foco do anúncio, materializando pela lexicogramática em letras destacadas: Traga seu salário para o Agibank. Dessa forma, o campo revela a atividade social, domínio experiencial e os processos sociossemióticos do banco para comunicar seus objetivos ao público-alvo na plataforma do

Facebook, mostrando que o banco está engajado nessa ideia.

Como as variáveis do discurso se formam na tríade metafuncional, os elementos da variável relação estão expressos nessa oração na forma de negociar esse conteúdo com o público. O verbo no Imperativo Traga funciona como um comando, uma forte sugestão para que essa ação seja executada. É uma abordagem assertiva que conduz o cliente à ação desejada. Não se obteria o mesmo efeito se os recursos semióticos escolhidos fossem, por exemplo, o

Agibank possui portabilidade de salário. Cada escolha de signos é articulada de forma a

antecipar os efeitos que se pretende produzir. Essa abordagem fala de forma direta com o público ( traga você) e o induz a ação ao mesmo tempo (transferir seu salário). É assim que o banco negocia com seu interlocutor. Após demarcar o tema principal, o banco apresentará mais razões para aceitação de sua tese, com a variável modo apresentando o papel da linguagem nesse discurso dialógico e de modo retórico: Você já escolhe todo o resto da sua vida. Mas e

onde você vai receber seu salário? Agora você pode receber pelo Agibank de maneira mais fácil. É só entrar no app e clicar em “Trazer meu salário” .

No corpo do anúncio, o conteúdo semântico-discursivo do campo faz emergir no campo mental do interlocutor a reflexão sobre escolhas de onde receber o salário dele. Como muitas pessoas ainda não sabem que existe essa possibilidade de portabilidade, com facilidade, o

Agibank está divulgando essa ideia expressa pela função ideacional da linguagem. Dessa forma,

cumpre seu papel comercial de engajamento na conquista de portabilidades vindas de outros bancos, aumentando assim o ativo financeiro do banco.

A variável relação negocia a aceitação do conteúdo ideacional com o cliente prospectado na rede. Proposições de polo positivo constroem o discurso que busca convencê-lo de que já tem muitas escolhas para fazer na vida e que o Agibank está disposto a facilitar a vida dele, de forma simples e fácil, só clicando no app. Dessa forma, oferece o passo a passo para que o público aceite o que foi proposto.

A proposição interrogativa onde você vai receber seu salário? é respondida pelo próprio banco que se oferece como solução.

O anúncio estabelece uma relação mais íntima com o interlocutor, indicada pelo pronome de tratamento você, para interagir com proximidade, gerar confiança e oferecer a solução como se oferece ajuda a um amigo.

O modo do discurso são os signos aptos a representar a comunicação publicitária escolhidos por seus produtores e materializados linguisticamente pela escrita no anúncio. É tipicamente retórico, argumentativo e persuasivo, no sentido de convencer o cliente potencial a fazer a portabilidade de salário para o Agibank.

O contexto de cultura predominante nesse contexto de situação é marcado pela revolução digital que interfere e modifica os contextos situacionais e vice-versa. Os contextos situacionais criam e modificam as culturas. Nessa medida, a revolução deflagrada pelos bancos digitais modificou a forma como os bancos gerenciam os ativos financeiros.

A seguir, analiso a metafunção ideacional, apresentando a construção de mundo pelas figuras ou esquemas delineados por Halliday (2014).

Complexo oracional 1 - Metafunção ideacional

Traga seu salário pro Agibank Processo material Participante Meta Circunstância Locativa

A oração inicia-se com o processo material traga, acompanhado do participante Meta

seu salário, para quem o processo é direcionado. O participante para quem a mensagem se

dirige está subentendido na oração (traga você). O pronome você demonstra que o Agibank age sobre o interlocutor, o induz a uma meta (trazer seu salário) para um lugar específico (o

Agibank). Nos termos de Halliday (2014), o processo traga e seus complementos constituem

um modelo distinto ou esquema que constrói o domínio particular dessa experiência, ou seja, o interlocutor forma uma imagem mental em que realiza essa ação, criando o modelo que constrói essa significação, impelindo-o a realizá-la na experiência material. O conteúdo ideacional sugestiona o interlocutor por meio da linguagem, que o interliga a sistemas de signos complexos. Assim, essa ideia o leva a várias outras, como o interesse em conhecer como o

Agibank funciona, compará-lo com o atendimento e serviços do seu banco atual, pensar em qual

Complexo oracional 2 - Metafunção ideacional

Você escolhe todo o resto de sua vida

Participante

Ator Grupo adverbial Processo Material Participante Meta

Mas e onde você vai receber o seu salário?

Conectivo Circunstância

Locativa Participante Beneficiário Processo Material Participante Meta

No complexo oracional 2, o espectador do anúncio você é o Participante Ator, enunciado como alguém responsável por todas a escolhas, em todos os aspectos de sua vida, sendo um processo intensificado pelo advérbio já, para enfatizar o quanto a pessoa realiza em sua experiência material pelo processo escolher, que é um processo material. O participante Meta todo o resto de sua vida funciona como um apelo para que o banco possa ajudá-lo a escolher pelo menos um desses aspectos: o banco que recebe o salário.

Após criar o esquema mental ou figura que coloca o cliente prospectado para refletir sobre suas escolhas na vida, o banco contrapõe essa ideia com o conectivo mas, reforçado pelo

e, de mesmo sentido semântico, marcando um tom de linguagem oral, como alguém que tem a

liberdade e intimidade para abordar nesse tom. Em seguida, o interroga sobre o ponto específico em que pretende interferir, ao perguntar onde ele pretende receber o salário.

A circunstância locativa onde leva o espectador a refletir sobre o banco atual, no qual recebe seu salário, como também criar uma expectativa sobre o que será enunciado adiante. O participante você é Beneficiário porque recebe o benefício do dinheiro na conta, enquanto o Participante Meta o seu salário liga-se ao processo receber pelo sistema de transitividade.

Complexo oracional 3 - Metafunção ideacional

Agora você pode receber pelo Agibank de maneira mais

fácil Circunstância Participante Beneficiário Processo Material Circunstância Locativa Circunstância Modo

O complexo oracional 3 apresenta a circunstância de tempo agora para anunciar um novo tempo para o cliente (você), participante Beneficiário, que poderá optar em receber (processo material), pelo Agibank (circunstância Locativa), de maneira mais fácil (circunstância de modo). Neste período, o banco chama a atenção do espectador para a

questão da facilidade na execução da portabilidade de salário, que será coordenada no próximo período.

Complexo oracional 4 - Metafunção ideacional

É só entrar no app e clicar em “Trazer meu salário”

Grupo

Adv. Processo material Circunstância Locativa Conectivo Processo Material Processo Material Participante Meta

O processo material entrar é antecedido pelo auxiliar é e o advérbio só é posposto à circunstância locativa no app, formando o esquema mental que restringe pelo uso do advérbio

só, ou seja, basta a ação de entrar no app, simplificando ao máximo o início do processo de

realizar a portabilidade. O conectivo e liga esse esquema mental a outro que conclui o processo, composto pelo processo material clicar e trazer, seguidos do participante Meta meu

salário. Portanto, os esquemas mentais articulados pela sintaxe verbal são as escolhas mais

aptas para sugestionar o espectador a clicar no app do Agibank, onde encontrará todos os passos, facilmente realizáveis, que concluem a portabilidade.

Nesse anúncio, a representação de mundo, construída pelo sistema de transitividade apresenta uma evolução dos serviços financeiros a partir do uso de aplicativos digitais. A portabilidade de salário é 100% digital e sem custo para o cliente, com atualizações IOS e Android, que melhoram a qualidade dos serviços. Ao optar pelo serviço, o banco também oferece cartão de crédito, sem taxa de anuidade, comprovando a existência de uma disputa por clientes no contexto tecnológico-digital.