• Nenhum resultado encontrado

2 PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

4.3 Análises Modo Verbal Banco Inter

4.3.2 Modo verbal anúncio 2

Fonte: Rede social Facebook Setembro de 2018

O anúncio 2 apresenta as características dos signos trocados no contexto virtual em termos de campo, relação e modo, os quais definem o espaço semiótico multidimensional, onde operam os signos verbais e outros modos semióticos. Nessa perspectiva, os fatores situacionais, como o objetivo de vender seguro automobilístico, determinam as escolhas paradigmáticas do sistema linguístico. Por essa razão, as referidas variáveis do contexto determinam os usos da linguagem escolhidos para este anúncio. Dessa forma, a manifestação linguística revela a correspondência entre o contexto e a linguagem, ao ser analisada na organização funcional do texto, a partir da situação que a impulsionou:

Ter um seguro para o seu carro é uma “mão na roda” no caso de imprevistos. No Banco Inter, você pode fazer uma cotação com as melhores seguradoras do Brasil, diretamente pelo app. Saiba mais em nosso site.

Nessa medida, em termos de variável campo, o conteúdo semântico, materializado pela lexicogramática, revela a intenção publicitária de acionar a solução de um possível problema que o espectador possa ter, caso não possua um seguro, considerando a possibilidade de que imprevistos sempre podem ocorrer. Objetivando a venda de seguros automobilísticos, por meio de aplicativo próprio, o banco Inter oferece o meio de acesso a várias seguradoras, de forma que o cliente possa fazer uma cotação e escolher a que lhe seja mais apropriada.

Nessa variável, podemos perceber que o conteúdo ideacional revela a prática do banco em disponibilizar sua plataforma e estrutura às seguradoras e, por meio de algum tipo de acordo comercial, obter lucro por meio desse serviço. Esse conteúdo é disponibilizado pelas redes semânticas que se formam no sistema sintagmático dos anúncios.

Nesse contexto, a ação sociossemiótica do banco sobre os interlocutores virtuais caracteriza-se pela publicidade, que lança a ideia “o seguro é uma mão na roda”, por meio dos elementos oracionais, vendendo não só serviços, mas vantagens, praticidade e despreocupação em relação aos imprevistos e prováveis prejuízos decorrentes dele, pela aquisição do seguro. Os sintagmas escolhidos revelam-se como a opção mais apropriada para a prática de realizar marketing digital para a venda de seguro automobilístico.

A adjetivação mão na roda é uma expressão popular que quebra protocolos formais na comunicação com o interlocutor. Dessa forma, ele se sente como se estivesse recebendo um conselho de um amigo, pela intimidade e simplicidade da linguagem escolhida.

As escolhas motivadas excluem do anúncio qualquer menção a problemas, como, por exemplo, o valor da franquia, em caso de batidas, que pode sair mais caro que o seguro, se não for especificado no contrato, além de outros fatores.

Os valores que compõem a variável de registro relação do anúncio 2 envolvem a comunicação do banco com sua audiência no Facebook, por meio da função discursiva que oferece informações sobre seguros automotivos. Ao desenvolver essa função, o banco espera do seu interlocutor um retorno positivo, o que pode ocorrer ou não. Para aumentar as chances de sucesso, o discurso é proferido em proposições declarativas afirmativas de Modo Indicativo “Ter um seguro para o seu carro é uma mão na roda [...]”. Essa estratégia induz o interlocutor a aceitar a proposição de polo positivo. Ademais, o conteúdo lexicogramatical abre possibilidades de escolha e sugestiona o cliente, pela modalidade apresentada na locução verbal: você pode fazer uma cotação [...]. Além disso, a segurança é outro fator que o banco quer transmitir nessa interação: “cotação com as melhores seguradoras do Brasil”, pela adjetivação materializada pelo sintagma melhores, no sentido de que não basta ser seguradora, deve estar entre as melhores. A declaração da proposição de polo positivo troca informação como commodity. O texto é fechado pela função discursiva de comando: Saiba mais em nosso site, que direciona o público-alvo a realizar essa ação na troca de commodity serviços.

No espectro dessa variável, o banco exerce um papel na produção do seu marketing e um papel social específico pela expertise na prática desse tipo de serviço no setor comercial, valorizando tanto o serviço como os clientes prospectados.

A variável de registro modo materializa, nos signos verbais, os valores oriundos do campo/ideacional e da relação/interpessoal no canal digital do Facebook para compor o texto persuasivo que enumera qualidades e vantagens do seguro automotivo, com o intuito de convencer e vender.

Tendo em vista que o contexto de situação e suas variáveis expressam as complexas redes de significados advindas do processo histórico-cultural, que recriam essa prática social no momento presente, percebe-se que o seguro de automóveis tem se tornado uma prática bastante comum no cotidiano das pessoas, principalmente devido a diversos fatores presentes em nosso contexto atual, motivos pelos quais as pessoas se resguardam: batida, incêndio, roubo, furto, cobertura contra danos, reparos de vidros e acessórios, lataria, etc.

Na seção seguinte, analiso a metafunção ideacional (estrato semântico), para verificar as representações da atividade bancária, por meio do sistema de transitividade.

Complexo oracional 1 - Metafunção ideacional

Ter um seguro para o seu

carro é uma mão na roda no caso de imprevistos Processo Relacional possessivo Participante Atributivo Possessivo Comple-

mento Processo relacional Participante Atributo de seguro

Circunstância de condição34

O complexo de orações é constituído por signos motivados, com os recursos linguísticos da lexicogramática, a partir de escolhas do sistema paradigmático da língua. Para compor o conteúdo ideacional, o produtor publicitário selecionou o processo relacional ter, no sentido de realizar o seguro de carro, haja vista que o processo forma essa figura ou esquema no sistema cognitivo do interlocutor, que, por sua vez, é sugerido como o participante desse processo. Por conseguinte, o processo relacional ter incita a aquisição do seguro como tomada de decisão na experiência de mundo do interlocutor na plataforma do Facebook.

A justificativa para essa aquisição é embasada por meio da locução adjetiva “mão na

roda”, que é participante Atributo de seguro, ou seja, é uma qualidade pela qual o banco

classificou o seguro, que liga a aquisição do seguro à essa qualidade, pelo processo relacional

é, acrescentando ao conteúdo ideacional a circunstância “no caso de imprevistos”. A reunião

desses sintagmas cria um esquema mental ou figura, que faz o interlocutor analisar mentalmente a situação. Isso pode gerar o medo de um imprevisto e a tomada de decisão no sentido de adquirir o seguro.

No intuito de resolver essa preocupação que o anúncio induziu o cliente prospectado a pensar, o banco lhe oferece a solução:

Complexo oracional 2 - metafunção ideacional

No Banco

Inter você pode fazer uma cotação com as melhores seguradoras do Brasil

diretamente

pelo app Saiba mais em nosso site Circunstância

de lugar Part Ator Proc material Partic. Meta Comple- mento Circunstância Proc Mental Circunstância de lugar Dessa forma, a solução encontra-se no Banco Inter, demarcado como circunstância de lugar, onde esse problema será resolvido, tendo como protagonista da ação o cliente prospectado (participante Ator), demarcado gramaticalmente pelo pronome você, seguido do processo material fazer, por sua vez, acompanhado pelo modalizador pode. Isso possibilita ao participante Ator alcançar a Meta estabelecida no anúncio “uma cotação com as melhores

34

seguradoras do Brasil”. Para realização da meta, dispõe-se da praticidade do serviço pelo

aplicativo. Assim, no click do celular, o cliente pode acessar o site (circunstância de lugar) e realizar o negócio. Ele é convidado a realizar essa ação por meio do Imperativo saiba, que é um processo mental.

No anúncio em tela, o sistema de transitividade realiza os significados ideacionais, motivados pelos produtores publicitários, em representações que criam o problema (imprevistos com o carro) e a solução (o seguro auto Inter), fortalecidos pela sensação de segurança oferecida ao cliente, pela escolha das melhores seguradoras. A representação exclui quaisquer problemas que possam advir da contratação de um seguro, como custo de franquia, entre outros. Os significados ideacionais são estratos do sistema que ocorrem em simultaneidade com o estrato da variável campo.