• Nenhum resultado encontrado

3. Enquadramento Institucional A ambiguidade das cores do Cubo Mágico

3.3 Não é mito! Existe o “Choque com a Realidade”

A formação de professores é um continuum, ou seja, é um processo de desenvolvimento para a vida toda, deixando marcas permanentes. O início da carreira de um professor envolve a passagem de estudante a professor, sendo o estágio o primeiro momento desse continuum, pois consiste no contacto

Figura 1 - Escola Cooperante

Figura 2 - Pavilhão polidesportivo, pavilhão de ginástica e espaço exterior, respetivamente

24

exógeno com a profissão. Segundo Lima et al. (2007), um professor no início da carreira vivencia três momentos: sobrevivência, choque com a realidade e descoberta. Todos estes momentos se interligam durante o processo de formação de professores.

Neste ano de EP, eu passei por estes três momentos e foi um percurso fantástico que nunca me esquecerei. O momento da sobrevivência caracterizou- se com o tipo da minha intervenção nos primeiros dias em que tive a minha turma à minha frente. Tive que abordar uma modalidade no qual não me sentia completamente preparada e, como ainda não tinha realizado a minha pesquisa, acabei por reproduzir situações de aprendizagem que vivenciei enquanto estudante, ou seja, este momento foi aquele onde imitei a conduta de outros professores pela dificuldade que senti em transferir o meu conhecimento, adquirido na minha formação inicial para o desenvolvimento prático de uma conceção de ensino só minha. O segundo momento, o choque com a realidade, foi de todos o que mais me marcou pelas constantes aprendizagens intensivas por processos de tentativas e erros, devido ao facto de nada ser igual às expectativas que tinha gerado inicialmente. Esta nova realidade onde entrava simbolizava a minha insegurança em querer controlar todas as situações, carga de trabalho excessiva, prevalência de problemas didáticos sobre os pessoais e um sentimento de isolamento constante pela preocupação em construir a minha competência pedagógica. Contudo, após esta fase e no decorrer de todo o EP, surge o momento da descoberta, onde apesar de todo o sofrimento e ansiedade, eu percebi que não estava sozinha nesta jornada e fazia parte de um corpo profissional, experimentando uma sensação de responsabilidade por ter a minha própria turma, onde aprendi coisas interessantes de várias fontes, que levarei para toda a minha vida profissional e pessoal. O estágio, como já referido anteriormente, é a fase mais importante na formação de professores pela sua capacidade de colocar os conhecimentos adquiridos em prática. Só que esta passagem é tão complicada e difícil! Afinal não é mito! O choque com a realidade existe mesmo…

“Para mim, esta passagem tem sido um verdadeiro choque. Nunca pensei que custasse entrar nesta realidade de deixar de ser aluno/estudante. Apercebi-me disso

25

no momento em que coloquei, pela primeira vez, o meu pé no pavilhão desportivo. Este sítio sempre foi algo indescritível para mim pela alegria que sentia em fazer a aula de Educação Física. Aos poucos, essa alegria foi-se transformando num sonho, ser professora de Educação Física. (…) E este ano, no momento em que entrei no pavilhão enquanto professora, caí na realidade que a minha vida estava a passar demasiado rápido e aquilo que parecia um sonho, já não o era nunca mais.”

DB, 22/10/2019, “O verdadeiro significado de choque da realidade”

Sendo um Cubo Mágico acabadinho de chegar à escola para iniciar o seu EP, estava entusiasmada com isso. Achei que ia ser um começo fácil, visto que dominava os conteúdos teóricos todos (tão ingénua!) e considerava que estabelecer relações com a comunidade não seria algo de outro mundo. Contudo, facilmente este estado de felicidade alterou quando começou a aumentar a carga de trabalho, a ansiedade tomou conta dos meus pensamentos, sentindo que a solução era isolar-me de toda a gente. Como Lima et al. (2007) afirmam, esta fase inicial da formação de professores caracteriza-se pela insegurança existente ao tornar-se um membro ativo e responsável na escola; a ocorrência de demasiadas aprendizagens devido ao processo de tentativas e erros cometidos, originando a geração de expectativas e sentimentos fortes; o desejo forte em agradar os intervenientes do processo - professor orientador (PO), professor cooperante (PC) e escola cooperante (EC); e a forte influência das experiências vividas enquanto estudantes, uma vez que as teorias aprendidas não constituem um guia das ações docentes mas sim um instrumento da tomada de consciência e análises. Visto isto, o choque da realidade acontece pela diferença encontrada entre a idealização da realidade (vivencias anteriores + formação inicial) e a realidade vivenciada pessoal na inserção profissional.

“Possuo um mix de sentimentos que me fazem sentir insegura e sempre preocupada em ouvir todas as opiniões vindas dos mais experientes, questionando tudo o que faço, pois encontro-me dentro de um processo de aprendizagem que ocorre por processos de tentativas e erros e é algo que não gosto mesmo nada, que sai fora da pessoa que sou, que é o não ter a certeza do que vai acontecer e não conseguir ter tudo controlado. Duvido de mim mesma e procuro sempre atingir a perfeição na

26

primeira tentativa, fruto muitas vezes das experiências vividas enquanto estudante porque não queria falhar em nada. Sinto que necessito de controlar todas as situações da aula para evitar problemas didáticos ou organizacionais, porque tenho a ideia que se a aula corre mal, é por culpa do professor.”

DB, 22/10/2019, “O verdadeiro significado de choque da realidade”

Apesar de parecer um ano complicado, após a imersão nos mais profundos pensamentos e sentimentos, o Cubo Mágico sentiu que seria o ano onde se iria descobrir e transcender, pois todas as dificuldades que poderia encontrar, não estaria sozinha, visto fazer parte de um corpo profissional de docentes pertencentes ao grupo de Educação Física (GEF), experimentando pela primeira vez, como sempre quis e sonhou, a sensação de responsabilidade ao possuir a sua própria turma. Sabia que seria nestes momentos que aprenderia coisas interessantes, quer pelos alunos, se conseguisse entender e dar valor aos “recados” que eles nos transmitem aula após aula), quer dos colegas de profissão, pela partilha e desabafo de situações incomodativas e conselhos valorativos.

“Enganem-se quem pensa que nós professores não aprendemos! Aprendemos e muito! Aprendemos a lidar com várias personalidades, aprendemos a ler a mente dos alunos e perceber os seus problemas, aprendemos a ajudar seja em que situação for, aprendemos a distinguir aquilo que é certo daquilo que faz mais sentido fazer, aprendemos a ser justas no momento certo, aprendemos a ganhar confiança dos alunos, aprendemos a ensinar e a ser ensinados!”

DB, 22/10/2019, “O verdadeiro significado de choque da realidade”

Concluo dizendo que este choque da realidade me fez perceber que não ia ser um ano fácil. Ia ter que trabalhar muito, desesperar bastante, mas aprender a respirar fundo e tirar todos os frutos resultantes dos meus erros, transformando-os em aprendizagens. Este choque da realidade só me fez perceber o quão bonita esta profissão é, pela preparação prévia que requer, mas ao mesmo tempo pela improvisação e entrega do professor em todos os momentos. Este ano vai-me obrigar a colocar tudo em cima da mesa e aprender a lidar com minhas emoções, porque nem tudo vai correr conforme planeado,

27

muito pelo contrário. Mas sei que vou conseguir chegar ao fim e dizer “Sobrevivi a este choque e descobri o Cubo Mágico que tenho dentro de mim.” Ser professor era e é o meu sonho, só me resta lutar e seguir este caminho até ao fim.