• Nenhum resultado encontrado

[SS73] Comentário: 1 F

[SS74] Comentário: Por quê?

[SS75] Comentário: 3 C, 7 A, 9 A 1 (C)

[SS76] Comentário: E se o/a próprio/a aluno/a não souber? Então, qual o objetivo desta tarefa?

P: Lê direito! Deixa eu ver! É Notebook! Essa aí não vale é em inglês! E todo mundo sabe o que é Notebook! Seu Nabor, tem que ser a mais escura! O senhor vai escolher uma, se os colegas não souberem o senhor pode anotar no caderno!

A3: OVINOCULTOR. [ele chupa pirulito e fala ao mesmo tempo] P: Eu ouvi LOCUTOR.

C: OVINOCULTOR!

P: Tá! Mas eu sei mais ou menos o que é isso! A3: Então, o que é? Também se tu não souber...

P: É uma pessoa que trabalha com criação (!) de ovos, não é? A3: Não! [e vai olhar no dicionário]

C: É de criação de ovelha! A3: Ah!

P: Tá certo ele! Eu viajei!

A5: Maçaranduba! Sabe o que é? Nem eu nem ela sabemos! Pode ser?

P: Pode! [dirigindo-se ao câmera] E tu sabe o que é? [ele diz que não] Então, pode! [todos chupam pirulito, alunos, professora, câmera. A professora pergunta pro câmera] Onde que eles usam “maçaranduba”? No Casseta? Então, deve ser uma coisa engraçada!

A5: Legal!

P: Viu só! Gostou de trabalhar com o dicionário, Dona Luiza? A5: Gostei! As coisas são assim!

A3 levanta rindo muito de uma palavra que encontrou no dicionário. Eles riem muito.

P: Tu só tá procurando besteira no dicionário? A3: Não, né, professora! Mas tem tudo aqui! A1: Quê?

P: Nada, Seu Nabor! É o Luis que tá viajando ali! A3: “MATADOURO: lugar onde se mata gado”. P: Se mata o quê?

A3: GADO!

Ouve-se a música ao fundo. Todos trabalhando. Professora senta para ajudar A1.

[SS77] Comentário: cuidado com o óbvio, professor/a [SS78] Comentário: 3F

[SS79] Comentário: Filmage m participativa

[SS80] Comentário: São os colegas os questionados ou ele/a?

[SS81] Comentário: Falou em tom sério!

[SS82] Comentário: Reconhec e o erro - implícito a concepção de que o/a professor/a não precisa saber tudo.

[SS83] Comentário: 1 G O clima de sala de aula parece ser propicio a interação.

[SS84] Comentário: O que será que significa besteira?

166

P [junto com A1 pergunta para A3]: Tu sabe o que é FULVO? A3: FUNGO.

P: Não é FUNGO! FULVO! [todos dizem que não sabem] A3: FULVO deve ser alguma coisa de cor!

P: Não, é pra procurar! Ele ouviu, Seu Nabor! Cuidado aí! [A3 fica pensativo] A3: Eu não venho à aula amanhã! (não deve ser coincidência...)

P: Mas não tem aula amanhã, amanhã é quarta! A3: Então, quinta!

P: [para câmera] Quinta não sou eu que dou aula! É a professora Liliane! A4: Mas, vai ter aula, né!? Não vai ser filme, né!? [P: Não! Que eu saiba não! A3: ALGEMA! ALGEMAR!

Todos prontos. A professora desliga o rádio. Diz que ficou feliz de A5 ter gostado de trabalhar com dicionário.

P: Então, hoje já são mais 4 palavras que vamos aprender! Dona Maria! Qual é a sua palavra pra nós?

A4: Eu achei a palavra MACRÓBIO! É alguém de idade avançada; indivíduo que viveu muito; ancião.

P: Tá! Então, isso é MACRÓBIO! Maria Luiza, qual é a tua palavra a ser apresentada pra nós?

A5: MAÇARANDUBA. [lê umas 3 vezes até acertar a pronúncia] Árvore cuja madeira é largamente usada em carpintaria.

P: Luis Carlos, qual é tua palavra? A3: ESTEPE

P: Ah! Tanto nos alarmou com tua palavra... A3: Ah! Mas ESTEPE não é só ESTEPE de carro. P: Tá! Então vamos ouvir ESTEPE, por Luis Carlos...

A3: [lendo no dicionário] “ESTEPE: vastas planícies da Rússia; pneu sobressalente”. [todos riem]

P: Então, quando vocês estudarem a vegetação tem uma espécie que se chama Estepe. E aqui no Brasil se chama de...

A3: Não-me-toque! P: Isso aí! Muito bem!

[SS85] Comentário: 3F

[SS86] Comentário: 1.1.E - Em vez de perguntar porque o/a aluno/a não vem a aula, compromisso que deveria ter sido assumido, se preocupa em explicar para o câmera que não é a aula dela que o/a aluno/a está pretendendo faltar. [SS87] Comentário: filme não é aula?

[SS88] Comentário: Só A 5?

A professora lembra de bater palmas para A4, A5 e A3. Chama A1 para ler sua palavra.

A1: “FULVO: cor amarela queimada e tostada”.

P: Agora diz a palavra e o que é sem ler! Relembrando: A palavra que a gente aprendeu com a Maria foi MACRÓBIO. [cada um vai dizendo a sua] Com a Maria Luiza foi MAÇARANDUBA. Com o Luis Carlos foi ESTEPE. E com o Seu Nabor foi FULVO.

O/a professor/a pede para eles guardarem o dicionário. Escreverem a data e o nome numa folha amarela e numerar de 1 a 10 para fazerem um ditado.

A3 [para câmera]: Tu pega tudo?

C: Não! Depende! Eu posso pegar mais de perto, mais de longe! A3: Quando tu pega lá na professora, tu pega aqui também? C: Não! Assim eu pego vocês todos aqui!

A4 e A5: Sorria! Você está sendo filmado!

P: Vamos lá! A professora malvada vai começar o ditado! Palavra número 1: NEGRINHO. [repete quase 10 vezes todas as palavras do ditado, pronunciando bem as letras e sílabas] Deu, pessoal? Ao lado do número 2: DICIONÁRIO. Palavra número 3: SUL. [cada um esconde com as mãos a sua folha, pois estão sentados juntos] Palavra número 4: PÁGINA. [enfatiza as sílabas tônicas] [A3 aponta para a letra G do alfabeto referencial] Daí a importância de vocês exercitarem a escrita porque hoje vocês sairão daqui sabendo se PÁGINA é com G ou é com J. Não sei de nada! Depois a gente vai corrigir! Palavra número 5: DOCE.

A1: É com S ou com C?

P: Como o senhor sabe que é com uma ou com outra, eu vou ser boazinha: é com C! DOCE. Palavra número 6: CURIOSIDADE. [ela repete 4 das vezes só para A5] Palavra número 7. Cuidem que tem uma diferença aí! É um nome de pessoa! AUGUSTO. Número 8: PALAVRA.

A3: Vamos ver depois, né!?

P: [ela pede que eles leiam todas as que ela ditou até agora] Palavra número 9: DEZ. Equivale a uma dezena, formado pelo número 1 e 0. Não vão colocar aí o numeral, é a palavra! DEZ. Pode ir pra última? Pra fechar então. É agora! BRIGADEIRO. Palavra número 10 e última. Quem terminou pode deixar em cima da mesa e vai tomar água! Porque senão a gente vai se atrasar! Deixem viradas as folhinhas de cabeça pra baixo!

[SS90] Comentário: 1 I

[SS91] Comentário: 2 C

[SS92] Comentário: Filmage m participativa

[SS93] Comentário: O que está implícito na palavra malvada? Que faz coisas que não tem sentido e significado para os/as alunos/as? [SS94] Comentário: 5 D [SS95] Comentário: 8 A [SS96] Comentário: Concepçã o simplificadora do ensino e da aprendizagem da escrita. [SS97] Comentário: 1 F

[SS98] Comentário: Por quê? Para que não vejam o que uns e outros escreveram?

168

Volta a filmagem após o intervalo. Está escrito no quadro: “Palavras conhecidas na aula de hoje: MACRÓBIO. MAÇARANDUBA. ESTEPE. FULGO [ela escreveu errado, pois era FULVO]. Do outro lado do quadro está escrito: “Valor Oculto na Subtração”. Ao lado está escrito: “Exemplos: 300 + ____ = 415”. Logo abaixo: “_____ - 150 = 213”. Nos lugares dos sinais de adição e subtração estão colados dois envelopes com papéis dentro e por fora tem o desenho do sinal [de vermelho na adição e de azul na subtração] e mais a palavra “adição” num deles e a palavra “subtração” no outro. No canto do quadro, ainda está colada a cartolina do início da aula [ver p.1 deste arquivo]

P: Vamos para o ditado! No geral, a turma foi muito bem! Foi excelente! Alguns cuidados com o lado do B e do D minúsculas [refere-se à letra script (b/d) e explica a diferença no quadro entre o lado que se escreve elas e o som, pois altera sentido do que se quer dizer. Escreve no quadro os 4 tipos de letra ] Eu coloquei ao lado das palavras de vocês uma flechinha. As que estiverem com a escrita certa não é pra fazer nada. As que estiverem com a escrita errada não é pra apagar é pra escrever do lado a escrita correta. Certo? [ela repete tudo isso de novo, como sempre] As palavras que estiverem faltando um acento ou com uma letrinha trocada vocês arrumem porque isso eu também vou corrigir. Me digam qual foi a primeira palavra?

A3: NEGRINHO.

A professora escreve no quadro o número 1 e uma flechinha ao lado. Vai perguntando pra eles que letras ela precisa pra formar o NE. Os alunos respondem. Depois pergunta como faz o GRI. E por último o NHO. E assim ela faz nas dez palavras do ditado e eles vão respondendo e copiando as que erraram. Importante destacar que ela está escrevendo com letra script.

P: Vou deixar mais um pouco antes de apagar pra vocês darem mais uma olhadinha! E vou recolher! Vocês viram que tem um cartaz aqui no quadro. Nesse cartaz, a partir de hoje, faremos “Como falamos”/”Como escrevemos”. E eu já vou estrear esse cartaz com a palavra MUITO. [ela escreve no cartaz MUINTO do lado “Como falamos” e MUITO do lado “Como escrevemos”. Tudo com a ajuda dos alunos. Depois põe a palavra BOUA. E faz a mesma coisa. Deixa essas duas. Comenta a palavra HOSPITAL] Até a aula de ontem nós sabemos o Valor Oculto na Adição. O que temos aqui?

A3: 300 + ____ = 415.