• Nenhum resultado encontrado

8. Metodologia

8.2. Dados

8.2.2. Número total de trabalhadores do grupo de referência

No que concerne aos dados referentes ao número total de trabalhadores do grupo de referência, não foi possível encontrar numa única publicação, tendo sido necessário recorrer a 3 publicações. Coleção Estatística Quadro de Pessoal do GEP para o território Portugal Continental; Relatório Único Anexo A Quadros de Pessoal da Direção de Serviços e Assuntos Laborais da RAM para os dados da RAM e o Relatório Único publicado pelo Observatório do Emprego e Formação Profissional da RAA relativo aos dados da RAA.

8.2.2.1. Portugal Continental

A Coleção Estatística Quadro de Pessoal do GEP reflete o Relatório Único referente à informação sobre a atividade social da empresa, constitui uma obrigação anual, a cargo dos empregadores, com conteúdo e prazo de apresentação regulados na Portaria nº 55/2010 de 21 de janeiro, é constituído por seis anexos, referentes a várias áreas, correspondendo o Anexo A ao Quadro de Pessoal.

A obrigatoriedade de resposta ao Relatório Único foi definida para os empregadores abrangidos pelo Código do Trabalho e pela legislação específica dele decorrente, ficando excluídos desta obrigação os serviços e órgãos que apenas tenham trabalhadores abrangidos pelo Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas, uma vez que têm legislação especial, não sendo abrangidos pelo Código do Trabalho.

A informação usada resulta do apuramento estatístico dos dados do Quadro de Pessoal de 2011 a 2016, tem como âmbito geográfico o Continente e como referência o mês de outubro, apresenta anualmente informação relativa a Estrutura Empresarial, Emprego, Duração do Trabalho, Remunerações e Regulamentação Coletiva de Trabalho. É desagregada, segundo as variáveis qualificantes quer dos trabalhadores por conta de outrem (sexo, idade, nível de qualificação, habilitação, profissão, antiguidade na empresa), quer das unidades declarantes (empresas e estabelecimentos) e das classificações aplicadas (Classificação Portuguesa das Atividades Económicas, revisão 3 e Classificação Portuguesa das Profissões/2010).

Os dados utilizados neste projeto foram retirados do referido documento, referente aos anos de 2011 a 2016, na Coleção Estatística Quadro de Pessoal, constantes no Quadro 3 - Pessoas ao serviço nas empresas, por atividade económica, segundo o escalão de dimensão da empresa.

8.2.2.2. Madeira

A regulamentação do Código do Trabalho, aprovado pela Lei nº7/2009 de 12 de fevereiro, adaptado à Região Autónoma da Madeira pelo Decreto Legislativo Regional nº21/2009/M de 4 de agosto, esplanada na Lei nº5/2009 de 14 de setembro, criou uma obrigação única, a cargo dos empregadores, de prestação anual de informação sobre a atividade social da empresa, com conteúdo e prazos de apresentação regulados na Portaria nº55/2010 de 21 de janeiro, que instituiu o modelo de Relatório Único, constituído por 6 anexos (A a F), correspondendo o Anexo A ao Quadro de Pessoal.

Os dados usados neste projeto, dizem respeito à Região Autónoma da Madeira, resultam do tratamento estatístico da informação prestada pelas entidades empregadoras em sede de Anexo A – Quadro de Pessoal, com referência a outubro de 2016. Os apuramentos estatísticos são realizados em estreita colaboração com o Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.

Os dados respeitam à Estrutura Empresarial, Emprego, Duração do Trabalho, Remunerações (Base e Ganho) e Regulamentação Coletiva do Trabalho e é cruzada seguindo critérios relativos, quer à caraterização dos trabalhadores (géneros, grupos etários, níveis de qualificação, habilitações, profissões, antiguidade na empresa), quer à caraterização das unidades declarantes (empresas e estabelecimentos), segundo a dimensão (volume de emprego), atividades económicas, antiguidade e natureza jurídica.

Os dados utilizados neste projeto foram retirados do referido documento, relativo dos anos de 2011 a 2016, Relatório Único Anexo A Quadros de Pessoal da Direção de Serviços e Assuntos Laborais da RAM, constantes no Quadro 9 - Número de Pessoas ao Serviço nas Empresas, por Atividades, segundo a Dimensão da Empresa

O período de referência é o mês de outubro de 2016.

8.2.2.3. Açores

O Observatório do Emprego e Formação Profissional da Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional publica, anualmente, uma série estatística que engloba os dados mais relevantes da informação social das empresas extraídos do Relatório Único. O Relatório Único é composto por uma secção de dados gerais sobre a empresa e seus estabelecimentos (Rosto) e por seis anexos – Quadro de Pessoal,

Fluxo de Entrada e Saída de Trabalhadores, Formação Contínua, Atividade dos Serviços de Saúde e Segurança, Greves e Prestadores de Serviço.

A informação reporta-se à atividade desenvolvida pelas empresas entre 1 de janeiro e 31 de dezembro do ano a que diz respeito, com exceção do anexo A (Quadro de Pessoal) em que a informação tem por referência a situação no mês de outubro. A informação prestada pelas empresas que têm sede fora da Região respeita à atividade relacionada com os trabalhadores cujos postos de trabalho se situam nos Açores.

A legislação de enquadramento do Relatório Único na Região Autónoma dos Açores é o Decreto Legislativo Regional nº 24/2010/A, de 22 de julho. As empresas/entidades empregadoras que devem apresentar Relatório Único são as que se encontram abrangidas pelo Código do Trabalho, excetuando-se as que tenham ao seu serviço trabalhadores domésticos, bem como os trabalhadores rurais ou da pesca que não tenham contabilidade organizada.

Os dados utilizados neste projeto foram retirados do referido documento, relativo aos anos de 2011 a 2016, constantes no Quadro 6 - Número Total de Pessoas nas Empresas Sediadas nos Açores, Segundo as Atividades, por Escalões de Dimensão das Empresas.

O período de referência é o mês de outubro de 2016.

8.2.3. Horas trabalhadas

Para o cálculo do número total de tempo de trabalho efetuado pelos trabalhadores do grupo de referência, não foi possível encontrar numa única publicação tendo sido necessário recorrer a 3 publicações. Coleção Estatística Quadro de Pessoal do GEP para o território Portugal Continental, Relatório Único Anexo A Quadros de Pessoal da Direção de Serviços e Assuntos Laborais da RAM e os dados enviados pelo Observatório do Emprego e Formação Profissional da RAA.

O cálculo foi feito tendo por base Duração média semanal do trabalho efetuado no período normal, multiplicado pelo número total de trabalhadores do grupo de referência por atividade económica.

8.2.3.1. Portugal Continental

Os dados utilizados neste projeto estão publicados pelo GEP, referente aos anos de 2011 a 2016, na Coleção Estatística Quadro de Pessoal constantes no Quadro 92 - Duração média semanal do trabalho efetuado no período normal, por atividade

económica, segundo o regime de duração de trabalho e sexo. (Gabinete de Estratégia e Planeamento, 2018).

8.2.3.2. Madeira

Os dados utilizados neste projeto foram retirados do referido documento, relativo dos anos de 2011 a 2016, Relatório Único Anexo A Quadros de Pessoal da Direção de Serviços e Assuntos Laborais da RAM, constantes no Quadro 47 - Duração média semanal do trabalho efetuado, no período normal, por atividades, segundo o regime de duração do trabalho e o sexo.

O período de referência é o mês de outubro de 2016.

8.2.3.3. Açores

Os dados utilizados neste projeto foram fornecidos pelo Observatório do Emprego e Formação Profissional da RAA, relativo dos anos de 2011 a 2016, constantes no Quadro - Duração Média Semanal do Trabalho Efetuado Pelos TCO a Tempo Completo e Parcial (Horas), No Período Normal, Segundo as Atividades por sexo.