• Nenhum resultado encontrado

Relativas ao Quadro 2.4 1

Correcção de sazonalidade dos agregados monetários da área do euro

A abordagem utilizada assenta na decomposição multiplicativa através do X-12-ARIMA (versão 0.2.2) 2.

As correcções de sazonalidade dos agregados monetários incluem um calendário de correcção para algumas das componentes do agregado M2, dependendo do dia da semana. A correcção de sazonalidade do M3 é efectuada indirectamente através da agregação das séries corrigidas de sazonalidade dos agregados M1, M2 menos M1 e M3 menos M2, para cumprir a restrição de aditividade.

São estimados factores sazonais para o índice dos saldos corrigidos. Seguidamente são aplicados aos níveis denominados em EUR mil milhões e às correcções devidas a reclassificações, outras reavaliações, etc. o que dá origem a valores corrigidos de sazonalidade para os níveis, os ajustamentos e, portanto, para os fluxos. Os factores sazonais são revistos anualmente ou quando necessário.

Cálculo das taxas de crescimento

As taxas de crescimento podem ser calculadas a partir de fluxos ou do índice de stocks ajustados.

Se FtM representa o fluxo no mês t, L

t o nível em

circulação no final do mês t, XtMa taxa de variação no

mês t (aumentada de um) definida como

e Ito índice de stocks ajustados no mês t, definido como

onde é utilizada a base IDEZ1998 = 100, a variação homóloga em percentagem at para o mês t – isto é, a variação nos 12 meses que terminam no mês t – pode ser calculada da seguinte forma:

De igual forma, a variação mensal, tal como apresentada no Quadro 2.4.4, pode ser calculada como (It/It–1 – 1)*100. Por último, a média móvel de três meses para o M3 é obtida como (at+at–1+at–2)/3. Arredondamentos podem originar diferenças relativamente às taxas de variação homólogas em percentagem apresentadas no Quadro 2.4. O índice de

stocks ajustados encontra-se disponível com um maior

nível de precisão na página do BCE na Internet (www.ecb.int) na página “Euro area statistics –

download” (no formato de ficheiro CSV), que permite o

cálculo exacto das variações em percentagem apresentadas no Quadro 2.4.

Relativas aos Quadros 2.5 a 2.8

Tanto quanto possível, os dados foram harmonizados e são comparáveis. Não obstante, devido à aplicação de um novo sistema de reporte em Janeiro de 1999, os níveis em circulação dos Quadros 2.5 a 2.8 anteriores ao primeiro trimestre de 1999 não são directamente comparáveis aos referentes a períodos posteriores, embora sejam suficientemente comparáveis para uma análise estrutural. Pode efectuar-se uma análise pormenorizada das taxas de crescimento nos Quadros 2.5 a 2.7, onde são apresentados fluxos trimestrais. Por último, dado que os valores apresentados nos Quadros 2.5 a 2.8 são revistos numa base trimestral (nas edições de Março, Junho, Setembro e Dezembro), podem surgir pequenas discrepâncias entre esses quadros e os que apresentam dados mensais.

Cálculo das taxas de crescimento

As taxas de crescimento podem ser calculadas a partir de fluxos ou do índice de stocks ajustados.

1 Para mais pormenores, ver (Agosto de 2000) “Seasonal adjustment of monetary aggregates and HICP for the euro area”, BCE.

2 Para mais pormenores, ver Findley, D., Monsell, B., Bell, W., Otto, M., e Chen, B.C. (1998), “New Capabilities and Methods of the X-12-ARIMA Seasonal Adjustment Program”, Journal of Business and Economic Statistics, 16, 2, 127-152 ou “X-12-ARIMA Reference Manual Version 0.2.2” (Dezembro de 1998), Time Series Staff, Bureau of the Census, Washington, D.C.

Se FtQrepresenta o fluxo no trimestre que termina no

mês t, XtQ a taxa de variação (aumentada de um) no

trimestre que termina no mês t definida como

e It e Lt são definidos de igual forma, a variação homóloga em percentagem at referente ao trimestre que termina no mês t pode ser calculada da seguinte forma:

De igual forma, a variação mensal pode ser calculada como (It/It-3– 1)*100.

Arredondamentos podem originar diferenças relativamente às taxas de variação homólogas em percentagem apresentadas nos Quadros 2.5 a 2.7. O índice de stocks ajustados encontra-se disponível com um maior nível de precisão na página do BCE na Internet (www.ecb.int) em “Euro area statistics –

download” (no formato de ficheiro CSV), que permite o

cálculo exacto das variações em percentagem apresentadas nos Quadros 2.5 a 2.7.

Relativas ao Quadro 4.1

Correcção de sazonalidade do IHPC 1

A abordagem utilizada assenta na decomposição multiplicativa através do X-12-ARIMA (versão 0.2.2) (ver nota 2 na página anterior). A correcção de sazonalidade do IHPC total para a área do euro é efectuada indirectamente agregando as séries da área do euro corrigidas de sazonalidade dos produtos alimentares transformados, produtos alimentares não transformados, bens industriais excluindo produtos energéticos e serviços. Os produtos energéticos são adicionados sem correcção, visto não existir prova estatística de sazonalidade. Os factores sazonais são revistos anualmente ou quando necessário.

Relativas ao Quadro 8.2

Correcção de sazonalidade da balança corrente da balança de pagamentos1

A abordagem assenta na decomposição multiplicativa através do X-12-ARIMA (versão 0.2.2) (ver nota 2 na página anterior). A correcção de sazonalidade dos bens inclui um ajustamento dos dias úteis e da Páscoa, enquanto a dos serviços inclui apenas um ajustamento dos dias úteis. A correcção de sazonalidade da balança corrente total é efectuada através da agregação das séries corrigidas de sazonalidade de bens, serviços, rendimentos e transferências correntes da área do euro. Os factores sazonais são revistos anualmente ou quando necessário.

A base das estatísticas compiladas e publicadas pelo Banco Central Europeu (BCE) é apresentada no documento intitulado “Informação estatística recolhida e compilada pelo SEBC”, de Maio de 2000. Este documento é uma actualização do relatório intitulado

“Statistical requirements for Stage Three of Monetary Union (Implementation Package)”

(Requisitos estatísticos para a Terceira Fase da União Monetária (Conjunto de medidas a tomar)), de Julho de 1996, e descreve o estado actual da disponibilização de estatísticas. O documento cobre estatísticas monetárias e bancárias e outras estatísticas relacionadas, estatísticas da balança de pagamentos, da posição de investimento internacional e de contas financeiras. Os requisitos do BCE respeitantes a estatísticas de preços e custos, contas nacionais, mercado de trabalho, receitas e despesas públicas, indicadores de curto prazo do produto e da procura e Inquéritos da Comissão Europeia às Empresas e Consumidores encontram-se estabelecidos no documento intitulado “Requirements in the field

of general economic statistics” (Requisitos na

área das estatísticas económicas gerais), de Agosto de 20001.

Estas estatísticas incidem sobre a área do euro no seu conjunto. Serão incluídos novos dados no Boletim Mensal do BCE à medida que forem disponibilizados. Dados mais pormenorizados e séries mais longas, com notas explicativas adicionais, estão disponíveis na secção “Estatísticas” da página do BCE na Internet (www.ecb.int). Os serviços disponíveis na secção “Estatísticas on-line” incluem um motor de busca, subscrição de diferentes séries de dados, sendo ainda possivel descarregar ficheiros CSV (compressed

comma separated value).

Devido ao facto de a composição do ECU não coincidir com as moedas dos Estados- -membros que adoptaram a moeda única, os montantes anteriores a 1999 convertidos das moedas participantes para ECU às taxas de câmbio em vigor do ECU são afectados pelas oscilações das moedas dos Estados-membros que não adoptaram o euro. A fim de evitar

dados anteriores a 1999, apresentados nos Quadros 2.1 a 2.8, são expressos em unidades das moedas nacionais convertidas às taxas de câmbio irrevogáveis do euro, estabelecidas no dia 31 de Dezembro de 1998. Salvo indicação em contrário, as estatísticas de preços e custos anteriores a 1999 têm por base dados expressos em termos das moedas nacionais. Quando apropriado, têm sido utilizados os métodos de agregação e/ou consolidação (incluindo as consolidações entre países). Regra geral, a data de fecho da informação das estatísticas incluídas no Boletim Mensal do BCE é o dia anterior à primeira reunião do mês do Conselho do BCE. Para a presente edição, a data foi 11 de Setembro de 2002.

Os dados mais recentes são frequentemente provisórios, podendo ser revistos. Podem surgir discrepâncias entre os totais e as suas componentes devido a arredondamentos.

Panorâmica global

Os principais desenvolvimentos na área do euro encontram-se sintetizados num quadro de panorâmica global.

Política monetária e estatísticas financeiras

Os Quadros 1.1 a 1.5 apresentam a situação financeira consolidada do Eurosistema, dados sobre as operações do Eurosistema, estatísticas sobre reservas mínimas e a posição de liquidez do sistema bancário. Os Quadros 1.2 e 1.3 reflectem a mudança para leilões de taxa variável em Junho de 2000. Os dados monetários sobre Instituições Financeiras Monetárias (IFM), incluindo o Eurosistema, são apresentados nos Quadros