• Nenhum resultado encontrado

4 PERCURSO METODOLÓGICO

4.2 O cenário da pesquisa

A escola desenha-se como o local onde a observação e o levantamento de dados serão desenvolvidos, compondo o campo de investigação, aqui compreendido como “[...] o recorte espacial que corresponde à abrangência em termos empíricos, do recorte teórico correspondente ao objeto de investigação” (MINAYO 2004, p. 105).

A pesquisa foi realizada em três escolas do município de Salvador - BA, entre os meses de outubro, novembro e dezembro de 2012. Todas estão situadas na “regional centro”, denominação dada pelo município às escolas que estão na região central da cidade. Os nomes das escolas não serão divulgados nesta pesquisa, como forma de preservação da identidade dos envolvidos. Serão denominadas como mostra o quadro a seguir.

Quadro 01 – Contexto de realização da pesquisa

ESCOLA PROFESSORAS PARTICIPANTES

Escola 1 P1 – P3

Escola 2 P2 – P4

Escola 3 P5

Fonte: Elaborado pela autora.

A escolha das escolas obedeceu a alguns critérios pré-estabelecidos pela pesquisadora. Todas as escolas possuíam o Ciclo de Aprendizagem I, que compõe um dos dois segmentos do Ensino Fundamental, compreendendo os três primeiros anos do Ensino Fundamental na cidade de Salvador. Cada escola tinha ao menos duas turmas do primeiro ano. Sendo que na Escola 3 somente uma professora participou da pesquisa.

Outras características foram observadas na escolha das escolas. Promover atividades de planejamento com periodicidade semanal ou quinzenal, nas quais os professores tivessem a possibilidade de organizar suas aulas e fazer a escolha das atividades. Outro critério importante diz respeito ao projeto político pedagógico (que será chamado a partir daqui de PPP), onde os perfis, propostas, encaminhamentos e ações estivessem explicitados e definidos, assim como uma proposta para o ensino da língua. Este critério fez-se necessário no sentido de analisar se a ação dos professores e as diretrizes institucionais caminhavam conjuntamente.

As três escolas onde a pesquisa foi realizada enquadravam-se neste perfil, sendo que em uma delas o PPP estava em fase de finalização de sua elaboração. O acesso às escolas se deu por meio de autorização e encaminhamento por escrito da Secretaria Municipal de Educação. Dessa forma, a pesquisadora pôde se inserir na escola e iniciar os primeiros contatos com os sujeitos da pesquisa. Essa aproximação se deu inicialmente com a equipe gestora que, recebendo bem a proposta, marcou um encontro com as professoras para que os objetivos da pesquisa fossem transmitidos e, assim. elas pudessem decidir pela participação. Todos recepcionaram tranquilamente a pesquisa.

Antes de realizar a pesquisa em sala, houve uma aproximação do ambiente escolar, para conhecer suas especificidades, estrutura e o contexto geral no qual as professoras estavam inseridas e desenvolviam suas práticas alfabetizadoras. Essa aproximação inicial possibilitou levantar alguns dados sobre as características das escolas que serão descritos a seguir.

4.2.1 A escola 1

A escola 1, como dito anteriormente está situada no centro, mais especificamente, no coração da cidade de Salvador. O prédio onde funciona a escola é de propriedade do governo e funciona como escola há mais de 20 anos. Até o ano de 2008, funcionava como escola estadual, mas com a municipalização do Ensino Fundamental, passou a integrar o quadro das escolas municipais oferecendo matrícula do 1º ao 5º ano. A escola possui também duas turmas de Educação Infantil. As crianças que frequentam a escola são moradoras do entorno do bairro e em sua quase totalidade pertencem a classes menos favorecidas economicamente.

Em 2012 estavam matriculados na escola aproximadamente 300 alunos, distribuídos em 7 salas, nos turnos matutino e vespertino. Compõem o quadro da escola 8 professores, sendo que todos são efetivos. A escola está situada num local bem arejado e iluminado, com uma área externa privilegiada. Os professores têm à disposição equipamentos como aparelho de som e de TV. Mas como não há uma sala específica para a utilização destes, precisam agendar e utilizar em suas próprias salas. Não há uma biblioteca na escola. Os livros são disponibilizados na sala, cada professor organiza a seu modo o material de leitura. É possível encontrar ainda jogos e outros materiais nas salas.

As salas das professoras participantes (P1, P2) são pequenas, não possibilitando muita mobilidade dos móveis, no entanto, são bem organizadas e os materiais de uso da professora e das crianças posicionados de forma acessível. Há um inconveniente nas salas onde ocorreu a pesquisa, pois elas dão acesso a outras salas e por isso era comum crianças que não pertenciam à turma transitando por ela no início das aulas. As salas estavam equipadas com um mobiliário adequado para crianças de 6 anos, reunindo quatro crianças em cada mesa. A equipe gestora era composta por Diretora, vice-diretora e coordenadora pedagógica. Os planejamentos eram realizados quinzenalmente às sextas-feiras. De acordo com as diretrizes do PPP e as diretrizes municipais, a escola estava fundamentada teoricamente numa perspectiva construtivista e sociointeracionistas.

No planejamento das atividades para alfabetizar, os professores utilizavam como aporte o material do Pacto pela Alfabetização. É utilizada uma das salas de aula para reunir os professores para o planejamento.

4.2.2 A escola 2

A escola 2 é composta de 5 salas. Há duas turmas de 1º ano, sendo uma pela manhã e outra à tarde, com professoras diferentes (P3, P4), uma sala de 2º ano e outra do 3º ano. A escola atende ainda crianças da Educação Infantil, sendo que uma turma de 5 anos pela manhã e uma turma de 4 anos pela tarde.

A escola tem aproximadamente 200 alunos matriculados. São 6 professoras do quadro efetivo. Compõem a equipe ainda uma diretora, uma coordenadora e uma auxiliar de coordenação.

Pôde ser observado durante a pesquisa que a escola não possui uma boa estrutura para o desenvolvimento das atividades pedagógicas, apesar de ter passado recentemente por uma reforma. O prédio é uma casa adaptada. O local é escuro e para ter acesso às turmas é necessário passar por dentro da turma da Educação Infantil. As salas do 1º e do 3º ano também são integradas. Para irem ao banheiro, por exemplo, as crianças do 3º ano passam pela sala do 1º ano, isso ocorre com alguma frequência, o que dispersa com facilidade as crianças de suas atividades. Outro inconveniente são as cadeiras de braço grandes demais para as crianças de 6 anos.

Outro problema detectado na estrutura é o barulho decorrente da proximidade das salas. Não há espaço para brincar, apenas um quadrado de poucos metros, por isso mesmo somente são possíveis no máximo duas turmas de cada vez durante o recreio, sendo que enquanto as crianças de outras turmas brincam fica bastante difícil dar continuidade às atividades, em decorrência do barulho.

Um espaço privilegiado nessa escola é a biblioteca; nela estão organizados livros e jogos. Esta sala também é um importante recurso utilizado pelas professoras alfabetizadoras, já que é nela que as docentes reúnem semanalmente alguns alunos para realização de atividades específicas de linguagem escrita. Enquanto a professora permanece na biblioteca com os alunos que precisam consolidar algumas aprendizagens no processo de alfabetização, os demais permanecem na sala com a coordenadora ou auxiliar de coordenação realizando outras atividades.

As atividades de planejamento são realizadas quinzenalmente. Há um primeiro momento com a coordenação e direção e um segundo momento para a escolha das atividades. Neste segundo tempo, as professoras podem se agrupar ou realizar individualmente seu plano. Assim como as demais escolas da rede, os professores utilizam como referência as atividades

do pacto pela alfabetização. O PPP da escola está em fase de finalização. Em algumas reuniões de planejamento são discutidas questões referentes à elaboração do documento.

4.2.3 A escola 3

Está situada numa área nobre de Salvador e ocupa o espaço no subsolo de uma Igreja Católica. Há um convênio entre a paróquia e a rede municipal de ensino. São 4 salas disponibilizadas, sendo que uma é do 1º ano do ensino fundamental, com duas professoras em turnos opostos. No total, 5 professoras efetivas são lotadas na escola, que conta ainda com diretora, vice-diretora e uma coordenadora, que na época da realização da pesquisa era recém chegada.

Com relação à estrutura física, a escola não oferece um espaço favorável para o desenvolvimento das aprendizagens. As salas são pequenas, e assim como nas demais escolas as crianças precisam passar por outras salas para terem acesso às suas. A turma do 1º ano fica numa sala ao fundo de todas, sem nenhuma luz natural. As lâmpadas e ventiladores precisam ficar ligados o tempo inteiro e no espaço não cabe mais que quinze cadeiras de braço, além da mesa da professora e um armário. Os livros e jogos também estão organizados no espaço da sala, já que não há uma biblioteca.

É utilizada uma das salas de aula para realização dos planejamentos, que é conduzido inicialmente pela coordenadora ou diretora para em seguida as professoras seguirem com seus planejamentos individuais. A escola também adota o pacto pela alfabetização, apesar da professora do 1º ano (P5) não utilizá-lo com regularidade como referência para definir suas atividades.