• Nenhum resultado encontrado

O contexto da investigação

No documento 2019DeboraGasparFalkembackOliboni (páginas 55-59)

2 PERCURSO METODOLÓGICO: A INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA

2.2 O contexto da investigação

A Escola Municipal de Educação Infantil André Zaffari está localizada na cidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, ficando aproximadamente a três minutos do centro da cidade.

Figura 1. Localização da escola pelo Google Earth. https://mymaps-earth.com. Acesso em 25 jan. 2019.

A escola se destaca por ser, no município, a primeira instituição de educação modelo autossustentável, chamando atenção pela inovação com a captação e a reutilização de águas, com placas fotovoltaicas para redução do consumo de energia, brises para controle da incidência direta do sol e da iluminação natural e telhas com isolamento térmico e acústico. Trata-se de um escola inovadora e de grande significado para o município e a comunidade, atendendo à demanda da população da Vila Luiza e também dos bairros do entorno. O marco desse sistema educacional tem como essência conceitos como a integração à natureza e a sustentabilidade.

O estabelecimento de ensino apresenta ampla estrutura, com sala de professores, coordenação, secretaria, direção, refeitório, copa, sala de recursos, triagem, lavanderia, cozinha, 12 banheiros, auditório, soçaite, quadra esportiva, sala multimídia, 11 salas de aula, 2 salas do soninho, parquinho e biblioteca.

O quadro pessoal é composto de 13 professores efetivos (com Magistério, Pedagogia, Matemática, Letras) (alguns com pós-graduação em psicopedagogia, gestão, sala de recursos ou física) e quatro assistentes de Educação Infantil (uma com Pedagogia e três com Magistério

56

e cursando graduação), duas cozinheiras, três serventes terceirizadas e dois monitores para crianças em atendimento especial.

Figura 2: Fachada da escola. Foto de Alex Borgman. Disponível em: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/18.210/7038

Figura 3: Fachada da escola. Foto do Jornal Diário da Manhã, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net

57

Atualmente, a instituição atende a 241 crianças nos turnos matutino e vespertino, sendo 15 no Berçário; 50 no Maternal I; 50 no Maternal II; 60 no Pré-I; 66 no Pré II. Em cada turno, são oferecidas às crianças duas refeições: desjejum e almoço pela manhã e lanche e jantar à tarde.

A escola, em sua proposta pedagógica, destaca-se por apresentar objetivos claros e bem definidos em relação à formação da criança, dentre eles, promover um ambiente seguro e acolhedor para o desenvolvimento integral do educando, contribuindo no seu processo de formação, de socialização e da vivência na infância.

A equipe pedagógica da escola, juntamente com seus professores, busca respeitar as diferenças da criança, propondo atividades lúdicas que atendam às necessidades dos pequenos, divulgando o movimento da inclusão, visando à melhoria na qualidade da aprendizagem. Nota- se que os educadores preocupam-se em estimular a autonomia, por meio de histórias e atitudes que demonstrem a importância da boa conduta para uma melhor convivência.

Nessa perspectiva, a Escola Municipal André Zaffari torna-se um diferencial no ensino para o público infantil, pois busca constantemente trabalhar nas crianças atitudes que geram a autoconfiança, a criatividade e a iniciativa em soluções de conflitos com propostas visando à ludicidade, aos jogos, às brincadeiras e às histórias, aspectos fundamentais nessa fase da aprendizagem.

Desse modo, todos os profissionais dispõem-se em atender às crianças com desenvoltura, propiciando momentos de descobertas nos quais elas têm a oportunidade de expressar suas emoções, pensamentos e necessidades, utilizando diferentes linguagens, de modo a compartilhar suas vivências, valorizando o diálogo como maneira de esclarecer e diminuir conflitos e despertando para atitudes de cooperação que intencionem na tomada de decisões coletivas. A escola também apresenta projetos de literatura e, em 2018, as professoras aplicaram um projeto literário, desenvolvendo atividades sobre o autor Monteiro Lobato, fazendo as crianças conhecerem o Sítio do Pica-Pau Amarelo, com personagens pouco vistos por elas.

Na proposta dessa escola, a questão do conhecimento integra-se ao meio e às condições de vida desse sujeito em uma sequência de criação e atribuição de significados, permitindo afirmar que a aprendizagem se constitui em um processo de elaboração e reflexão.

De acordo com o Projeto Político Pedagógico,2 a criança, nesse estabelecimento de ensino, é vista como um ser em desenvolvimento, possuidor de capacidades. Sua forma singular

58

de expressão demonstra capacidade e esforço para compreender o mundo, aprimorando atitudes em suas relações e nos conflitos que surgem.

3Os profissionais da Educação Infantil nessa instituição procuram, nas suas ações, um ensino integral e significativo para a criança, contribuindo na organização de um ambiente acolhedor e seguro, possibilitando aos pequenos múltiplas experiências que auxiliem no desenvolvimento da sua identidade, tornando-os capazes de formular hipóteses e de construir sentidos ao que aprendem.

Assim, é necessário que esses profissionais tenham formação ampla e reflexão constante sobre sua prática, tendo em vista que são os agentes fundamentais no processo de ensino e aprendizagem. O mediador deve proporcionar à criança momentos de interação com a leitura e isso será possível mediante um trabalho competente, dialogando com as famílias e a comunidade, planejando e buscando novas maneiras de renovar a sua prática, principalmente no que tange à formação de leitores para essa faixa etária.

A escola de Educação Infantil André Zaffari compreende que as crianças estão inseridas em um contexto social, ambiental e cultural. Através de um planejamento pedagógico comprometido e com estrutura física adequada, busca assegurar aos que frequentam seu espaço experiências prazerosas de natureza diversa, considerando-as como sujeitos curiosos, investigadores e criativos.

A escola considera dois elementos fundamentais em suas ações: educar e cuidar. Educar se relaciona com a possibilidade de conhecer-se, valorizar-se e respeitar a si e aos outros, estabelecendo laços de amizade e confiança, por meio e de brincadeiras e outras atividades pedagógicas que contribuam para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança.

O cuidar vai além da atenção com a higiene, com a alimentação e com o repouso, incluindo preocupações com a organização de ambientes acolhedores, seguros, alegres, instigadores. Nessa linha de trabalho, os professores são os mediadores melhor preparados em oferecer às crianças esse atendimento necessário.

Desse modo, contemplar o desenvolvimento integral da criança compreende percebê-la como sujeito histórico e culturalmente localizado, com a oportunidade para desenvolver habilidades e valores que lhe serão úteis por toda a vida.

Por isso, é preciso, desde a Educação Infantil, começar um trabalho diferenciado, que proporcione às crianças o desenvolvimento de habilidades e valores como a responsabilidade,

59

a solidariedade e o apreço à leitura por meio de atividades que fomentem a reflexão e a mudança de atitudes.

É na Educação Infantil que se dá ênfase ao trabalho da formação do hábito pela leitura e isso é feito a partir de atividades educativas e lúdicas que proporcionem o cuidado com o livro, o fascínio pelas histórias e, consequentemente, o interesse pela literatura.

Desse modo, a educação das crianças, para essa instituição de ensino, requer uma prática pedagógica que considere os fundamentos teóricos e práticos sobre a infância, respeitando os conceitos de cuidar e de educar; possibilitando experiências com a leitura, como forma de construção do conhecimento; respeitando as diferenças; e assegurando momentos de crescimento pessoal para esses sujeitos. Com base nas histórias contadas pelo professor, nas brincadeiras e na participação ativa da criança em situações diversas com a leitura, a criança terá mais facilidade em desenvolver sua linguagem oral e seu interesse pelos livros.

Para isso, a estruturação das propostas de ação pedagógica precisa, então, considerar uma organização de atividades, preferencialmente a partir de situações de brincadeira, de pesquisa e descoberta.

As atividades presentes no dia a dia desta escola de Educação Infantil estão, portanto, pautadas em atividades lúdicas, expressas em diferentes situações de interação, como jogos e brincadeiras e nos projetos propostos, os quais enfatizam a sustentabilidade, a higiene e a literatura. Desse modo, a escola acredita que é na interação com os outros que acontece a aprendizagem. Para isso, busca proporcionar momentos de convivência a partir do brincar, do cantar e do dialogar em situações concretas, fazendo com que a criança sinta-se capaz de manifestar opiniões e de intervir na sua realidade.

Ainda de acordo com o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal André Zaffari, para que possa aprimorar todos os campos do conhecimentos, a instituição procura integrar a família em suas propostas, partindo da realidade dos alunos na busca para atingir os objetivos propostos, atendendo à demanda educacional.

No documento 2019DeboraGasparFalkembackOliboni (páginas 55-59)