• Nenhum resultado encontrado

A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA NO CENTRO DE SAÚDE ESCOLA DO BUTANTÃ

B) Outras práticas relacionadas à Medicina Tradicional Chinesa

B.1) O Grupo de Estudos sobre Medicina Tradicional Chinesa

Ainda nos primeiros meses de pesquisa, pude acompanhar algumas das iniciativas dos profissionais envolvidos com as práticas da MTC na região do Butantã em relação à formação e aperfeiçoamento das práticas. Uma delas era o grupo de estudos sobre os princípios que embasam a acupuntura e o Tai-Chi. No grupo eram apresentados e discutidos conceitos teóricos das medicinas tradicionais e da filosofia Taoísta.

Este grupo costumava se reunir uma vez por mês no espaço do Centro de Convivência e Cooperativa do Parque da Previdência (CECCO – Previdência) próximo ao CSEB, e a cada mês era passada uma bibliografia sobre medicinas tradicionais que deveria ser previamente lida para ser discutida em conjunto. Quem coordenava o grupo, na maioria das vezes, era o próprio Acupunturista do CSEB, mas algumas vezes o grupo recebia convidados.

Figura 22: Grupo praticando Tai-Chi Pai Lin no CECCO Parque Previdência.

No dia 13 de agosto de 2008, fui convidada a acompanhar uma aula sobre a teoria da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Compareceram à aula, além do acupunturista/coordenador, apenas mais duas pessoas de um grupo que varia de seis a oito pessoas por encontro. Os participantes são todos profissionais da rede municipal de assistência à saúde, de variadas formações, que foram convidados a participar deste grupo de estudos.

O tema da aula era sobre as funções do Shen 46 , que corresponde aproximadamente ao que nós ocidentais chamamos de mente. O Shen faz parte de um grupo de substâncias da MTC chamado de substâncias fundamentais47 Essa substância tem a maioria de suas propriedades ligadas ao elemento fogo, à energia do coração, e ao sistema sanguíneo, veias e vasos e circulação. É um importante elemento do diagnóstico. Nota-se o estado do Shen pela primeira impressão da postura da fala, pelo brilho dos olhos e do rosto da pessoa. Por fim, o coordenador do grupo ainda diz (GAN, 18/03/2008):

46 Maciocia (1996, p.201) assim se refere a Shen: "É o mais sutil e não substancial tipo de Qi ... Acredito que 'Mente' é uma

tradução mais precisa para SHEN; o que no Ocidente chamaríamos de 'espírito', trata-se do complexo de todos os cinco aspectos mentais e espirituais do ser humano, isto é, Alma Etérea (HUN), Alma Corpórea (PO), Inteligência (YI), Força de Vontade (ZHI) e Mente (SHEN)". Portanto, Hun, Po, Yi e Zhi seriam aspectos ou manifestações de Shen, todos ligados à fisiologia corporal e determinantes do equilíbrio e estado de saúde, cada um relacionando-se com um Zang-Fu: Hun com

Gan (Fígado), Po com Fei (Pulmão), Yi com Pi (Baço), e Zhi com Shen (Rim). O autor divide a categoria Shen no que

traduz como mente e espírito. Ocorre que não se encontra tal divisão na concepção de Shen para a medicina clássica chinesa nem para a medicina tradicional chinesa, e qualquer tentativa de divisão poderia comprometer o seu entendimento.

47 São em número de cinco as substâncias fundamentais: o Jing que é a substância ancestral que precisa ser nutrida, o

Shen que é a mente, o pensamento; o Qi, a força vital que faz a junção da mente com a matéria; o Jinye que corresponde

GAN: Com a mente e o coração vazios, o espírito se manifesta. É importante dar espaço ao vazio

para que o novo possa se manifestar. (...) Shen é perceber-se no mundo, na relação com o outro.

SHEN 48

Atualmente o grupo ainda se reúne mensalmente, apesar da grande dificuldade de concretização e apoio por parte das instâncias administrativas, como relatado pelo acupunturista em entrevista:

GAN: (...) Esses grupos sensibilizavam muito, mais as pessoas mais simples da rede, não

sensibilizavam muito dentro do corpo dos funcionários, atingiam mais o pessoal de nível médio, proporcionalmente, e menos o pessoal de nível universitário. (...) Então havia muito uma divisão entre prática corporal, meditação, plantas medicinais, para um pessoal menos graduado e acupuntura para o pessoal mais graduado, como se houvesse uma divisão na medicina chinesa, mas ela inclui tudo isso, não é uma prática para um, outra prática para outro. Tanto é que na rede, embora a gente fizesse um esforço muito grande de treinar tanto os médicos quanto os não médicos, naquele momento a gente treinou os médicos para a prática de acupuntura e os não médicos para tudo o que fosse possível, para as demais práticas. E daí se observou que a academia, os acadêmicos da universidade, não olhavam para estas práticas como olhavam para as outras, para os programas já existentes, Saúde da Mulher, Saúde do Adulto e outras coisas (GAN em 08/04/2009).

Mesmo assim, aqueles que participam do grupo referem-se aos encontros como uma oportunidade importante e que este espaço deve ser preservado como se percebe no trecho transcrito da entrevista com uma das monitoras de Tai-Chi (03/04/2009):

XIAO XANG: E felizmente esse grupo continua até hoje, tem uma supervisão teórica (...) e esse

ano a gente está experimentando fazer só uma vez por mês, porque estamos com mais dificuldade

48 A parte esquerda do ideograma Shen corresponde ao radical Shi, apresentado na figura sob forma contraída. Na sua

forma original o radical significa 'revelar', sendo utilizado para denotar coisas espirituais. Os dois traços na parte superior simbolizam a dualidade, Tian (Céu) acima de Di (Terra). Os três traços da parte inferior representam o sol, a lua e as estrelas, ou os sinais vindos do céu reveladores de coisas transcendentais para os homens. A parte direita significa 'estender', 'esticar', 'explicar'. Vêem-se, nas inscrições primitivas, duas mãos puxando uma corda, dando a idéia de expansão ou mesmo de trazer Tian para Di. A combinação das duas partes seria provavelmente fonética, mas a idéia de algum deus poderia ter conexão com um incremento ou uma extensão de revelações espirituais (Ferreira & Luz, 2007).

de sair dos locais de trabalho, e a gente quer fazer, este ano ainda, uma exposição. E a idéia é continuar ainda discutindo caso, tirando dúvidas (XIAO XANG em 03/04/2009).