• Nenhum resultado encontrado

A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA NO CENTRO DE SAÚDE ESCOLA DO BUTANTÃ

B) Outras práticas relacionadas à Medicina Tradicional Chinesa

B.3) A Prática do Lian Gong Shi Ba Fa

O que é Lian Gong Shi Ba Fa?

O Lian Gong Shi Ba Fa em 18 Terapias - ginástica terapêutica e preventiva - foi sistematizado pelo Dr. Zhaung Yuan Ming para tratar e prevenir síndromes doloridas no pescoço, nos ombros, na região lombar e nas pernas, bem como outros tipos de doença crônicas, unindo o conhecimento médico ao movimento físico. Começou a ser divulgado em 1975 e, desde então, vem demonstrando ótimos resultados no tratamento e cura dessas síndromes doloridas, também conhecidas como ―lesão por esforço repetitivo‖ (LER), uma doença crônica que costuma atacar principalmente pessoas com mais de 40 anos (Ming, 2000). Cada uma das 18 terapias foi criada para trabalhar especificamente uma região do corpo.

as palmas das mãos para cima; inspiração pela boca. 4) Colocar a mão direita sobre a mão esquerda, com a região palmar das mãos para baixo até a região umbilical; expiração pelo nariz.(Yamamura, 2006).

53 ―Exercício do balanço‖, duas formas simples feitas de pé, consistindo na alternância do peso dos pés entre ―cheio‖ e

―vazio‖, coordenada com movimentos de expansão e recolhimento dos braços e com o giro da cintura, na segunda forma; de acordo com o ensinamento do mestre, ―treina todos os ossos do corpo‖ e fortalece a energia dos cinco órgãos, a primeira forma exercitando pulmão e coração; a segunda, rim, baço e fígado. Em geral sua prática é acompanhada pelo treino de ―dar palmadas no umbigo e no baixo-ventre‖ (Bizerril, 2007, p. 155).

A execução dos movimentos é acompanhada por uma música especialmente criada para a prática, assim, além dos acordes, a música tocada também traz a gravação de orientações quanto aos movimentos e a contagem de tempo em que devem ser feitos. Algumas orientações são dadas aos participantes antes da prática, no sentido de aproveitar cada movimento da melhor forma possível: 1. Ter uma postura positiva na prática, 2. Manter a concentração durante a prática, evitando pensamentos dispersivos, 3. Fazer o movimento de maneira correta e precisa. 4. A percepção sensorial do Qi é necessária durante a prática, 5. É preciso ter Constância na prática, 6. Avance gradualmente na prática.

O Lian Gong ensina os princípios da prática em 11 fases:

1. Fazer movimentos completos, mas com foco específico (Zhen Duei Xu Yao), 2. Treinar com alegria (Le Guan Duan Lien), 3. Realizar o movimento de forma lenta, homogênea e contínua (Huan Man Lien Guan), 4. Coordenar o movimento e a respiração (Pei He Hu Xi), 5. Movimento com o corpo ordenado, estruturado e alinhado (Dun Zuo Zen Qie), 6. Realizar movimentos de modo amplo (Fu Du Yao Da), 7. Mobilizar a força interna (Qian Diao Nei Jing), 8. A finalidade principal é obter o Qi (De Qi Wei Yao), 9. Práticar na dosagem adequada ( Huo Dun Si Lian), 10. Aperfeiçoar a prática gradativamente (Zhu Jian Ti Gao), 11. Prevenir doenças e tratar delas está na persistência e regularidade das práticas (Fan Bin, Zi Bin, Guei Zhai Jien Ci) (Ming, 2000).

Para a execução dos movimentos existem os padrões básicos de separações dos pés, sendo eles: 1) Pés Juntos, 2) Abertura pequena (pés separados na largura dos ombros), 3) Abertura pequena com as mãos sobrepostas na frente do corpo, 4) Abertura pequena com os punhos posicionados na altura do quadril, 5) Abertura pequena com as mãos segurando a cintura; 6) Abertura Média (pés separados na largura de um ombro e meio) e punhos posicionados na altura do quadril; 7) Abertura Grande (pés separados na largura de dois ombros) e 8) Abertura Grande com as mãos segurando a cintura, punhos posicionados na altura do quadril.

1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) Seqüência de Figuras 28: padrões básicos de separação dos pés.

Há padrões básicos de postura das mãos, que são: 1) Palma cerrada em forma de punho (frente), 2) Palma cerrada em forma de punho (lado), 3) Palmas sobrepostas, palma estendida, 4) Palma erguida e 5) Palma em forma de gancho.

1) 2) 3) 4) 5)

Seqüência de Figuras 29: padrões básicos de postura das mãos.

Os padrões básicos de postura das pernas são: 1) Postura de montar a cavalo (pés separados na largura de um ombro e meio), 2) Postura do arco (pés separados na largura de dois ombros), 3) Postura de pernas cruzadas, 4) Postura do ―pé‖ vazio, 5) Postura de descida (Ming, 2000).

1)

2)

3)

4)

5)

Seqüência de Figuras 30: padrões básicos de postura das pernas.

Deve-se sempre iniciar a prática na postura dos pés juntos e palma estendida. Estas posturas valem também para as outras séries de exercícios que trabalham com a

parte de respiração mais ligadas ao Qi Gong (QÌ GÖNG) – exercícios de respiração - e que dependendo do tempo disponível a monitora do CSEB também faz.

Como era a prática do Lian Gong Shi Ba Fa no CESB?

A Prática do Lian Gong junto à comunidade do Centro de Saúde acontecia inicialmente, até dezembro de 2008, todas às sextas-feiras por volta das 11:00h e o grupo reservado aos funcionários do CSEB era oferecido em dois horários: 12:00 e 12:30. Entre os participantes assíduos estavam alguns pacientes, funcionárias do CESEB e funcionárias da Prefeitura, que divulgavam a prática em suas unidades, mas o número dos presentes flutuava bastante em todas as turmas (algumas vezes apenas cinco ou seis pessoas, em outras até vinte a trinta pessoas). A prática com a comunidade acontecia no mesmo salão54 onde era feito o Tai-Chi, e a prática com os funcionários acontecia no

auditório da unidade. No semestre seguinte, a partir de março de 2009, o grupo aberto à comunidade passou a ser às quartas-feiras pela manhã, às 08:30horas.

Antes de começar o treino, era sempre feito um aquecimento esfregando-se os braços, as pernas, o abdômen e o pescoço para ativar a circulação de Qi do corpo. O ―treino‖, como era chamado pela professora, começava na maior parte das vezes com a primeira seqüência de 18 terapias (exercícios) do Lian Gong inspiradas nas manobras do Tui-Ná55. Era ligado aparelho de som com a música que acompanha e ao mesmo instrui os praticantes.

Terminada a seqüência dos 18 exercícios, a cada dia era ensinado detalhadamente um dos exercícios da série pela ordem em que eles são orientados no livro e no CD e, ao final de tudo, simultaneamente, era proferida pela professora a frase: ―Céu; Homem; Terra; Buscando as energias do Céu; Vertendo sobre o Homem; e depositando a serenidade na terra‖ e fazia-se o seguinte movimento: abrem-se os braços pela lateral do tronco, ergue-os a cima da cabeça e fica-se na ponta dos pés, em seguida descem os calcanhares e descem os braços à frente do tronco com as mãos paralelas e espalmadas para baixo, até postarem-se novamente na lateral das pernas.

54 No salão emprestado por uma igreja que fica a 50m do CESB. 55 Técnica de massagem terapêutica da MTC.

Tentou-se também implantar outro tipo de atividade junto à comunidade, foram organizados grupos na sala de espera do ambulatório de adultos, como contou XIAO CHANG (08/04/2009) em entrevista:

XIAO XANG: (...) o outro trabalho foi que comecei vir às quartas-feiras com o GAN, e ele parava

um pouco o atendimento às 2 horas e a gente convida toda a população que estava na sala de espera pra fazer uma prática cultural, e essa prática era o Lian Gong, mas que de Lian Gong não tinha nada, tinha só a música e a gente tentava fazer os movimentos, o povo fazia de tudo, mas a gente conseguia mexer com a sala de espera e isso encantou um pouco, entendeu? Você está desestruturando uma estrutura já dada, todo mundo na sala de espera sentado esperando. E aí de repente: “Olha; nós vamos fazer uma prática corporal”. Depois a gente sempre sentava para conversar sobre o que as pessoas estavam fazendo.

Todavia esse grupo durou apenas alguns meses em razão da necessidade de troca de horário de trabalho por parte dos profissionais de saúde. Além disso, quando possível, a monitora também introduzia outras práticas corporais. Uma vez (14/11/2008) uma funcionária pediu para a professora fazer o Treinamento Perfumado56 ao invés do

Lian Gong. A professora então explicou que o treinamento perfumado era uma prática que podia ser feita várias vezes por dia, inclusive era o indicado. A primeira parte do treinamento deve ser feita três vezes ao dia durante seis meses e serve para limpeza, e a segunda parte serve para nutrição de energia.

Iniciamos a prática que é acompanhada por uma música bem suave, mas ao mesmo tempo ritmada e os movimentos são feitos de 20 a 54 vezes, dependendo da velocidade de cada um. A troca de exercício é indicada na gravação. Os movimentos são curtos e partem dos joelhos e antebraço principalmente, e seguem o ritmo da música. Os da primeira série são mais cansativos, apesar de mexerem só com os braços, os da segunda série exigem mais coordenação motora, pois alguns movimentos desencontram joelhos, quadris e braços, mas são bem balançados e agradáveis de fazer. Ao término fizemos a prática reduzida do Lian Gong e foi bem mais fácil do que na semana anterior (isso varia conforma a freqüência da prática).

56 O treinamento tem como base o conhecimento sobre os meridianos, especialmente os seis que correm pelos braços e

mãos (nível 1). A movimentação destes meridianos no espaço e tem a ação de desbloquear os caminhos do Qi – principalmente nos meridianos do Coração e Pulmão – abrindo o nosso olfato e paladar para aromas existentes no universo. No nível 2 desbloqueia os meridianos que correm pelas pernas e pés, interagindo com a terra , aliviando as tensões e fortalecendo os órgãos internos.