• Nenhum resultado encontrado

1.Observação direta e participante

1.1. O local da construção das notícias

70

1.1.1. Divisão da redação

Para perceber todo o funcionamento da SIC informação, foi necessário e essencial compreender como está organizada toda a redação de informação da estação televisiva. A redação situa-se toda no edifício principal da SIC, e apenas num único andar, onde está concentrada a SIC informação (editorias, “Primeiro Jornal” e “Jornal da Noite”) e a SIC Notícias, que é composta por exemplo, pela Revista de Imprensa, Opinião Pública, edições dos jornais e SIC Online. Sendo apenas num único andar, a redação é uma sala ampla. (ver figura 5, a seguir, e anexo 3 foto 13, p. ix). No entanto, toda essa sala ampla está dividida por editorias: cultura, desporto, economia, política, e internacional; depois existe também o “Primeiro Jornal” (ver anexo 3, foto 5 e 6, p. vi), o “Jornal da Noite”, a Agenda de Informação, a Newsdesk (ver anexo 3, foto 1, p. v), a Edição de Imagem (ver anexo 3, foto 11 e 12, p. viii e ix), os Repórteres de Imagem, a SIC Online e a SIC Notícias, com os respetivos programas. Ainda nessa sala encontra-se o chamado “aquário”, que é onde é apresentado o “Primeiro Jornal” e o “Jornal da Noite” (ver anexo 3, foto 7,8,9 e 10, p. vii e viii) e também podemos observar o local onde é filmada a edição da Manhã da SIC Notícias (ver anexo 3, foto 2,3 e 4, p. v e vi).

Figura 5. Diferentes editorias da redação de informação. (À esquerda a editoria do desporto, à direita a da cultura)

Fonte: Foto da autora

A SIC Online e a SIC Notícias, embora estejam separadas na redação, fazem parte de um todo, uma vez que ambas são plataformas de informação - 24 horas por dia.

A maior divisão é entre a redação, a Agenda de Informação, a Newsdesk, o Online, os Repórteres de Imagem, a Edição de Imagem e o estúdio do “Primeiro Jornal” e “Jornal da Noite”.

A redação é a central noticiosa do jornalismo da SIC, onde se definem quais os assuntos/temas que vemos depois todos os dias sobre o país e o mundo. É na reunião de planeamento que acontece diariamente, que se definem quais os temas que devem ser abordados. O dia-a-dia do jornalista é imprevisível e por isso, todos os que aqui trabalham têm de responder com rapidez

71

e eficácia. Aqui podemos dizer que se trabalha em equipa. Quando temos reportagens, os jornalistas e os repórteres de câmara são um só. (Informação que consta no placar da redação, ver anexo 3, foto 14,15,16 e 17, p. x e xi)

Porque, e o contrário do que às vezes se pensa, os repórteres de imagem também são jornalistas, e eles são fundamentais para o processo de realização de uma peça televisiva. “São eles que garantem a captação das imagens e sons durante as reportagens em sintonia com o repórter que os acompanha”, como podemos observar no mesmo placar. (ver anexo 3, foto 14,15,16 e 17, p. x e xi)

Figura 6. Redação de informação do canal generalista SIC

Fonte: Foto da autora

A Agenda de Informação é o local onde são reunidas todas as informações que chegam à SIC, relativas a todos os assuntos de reportagem, é aqui que mais se verificam as teorias do Gatekeeping e do Newsmaking.

A Newsdesk é o sítio onde a produção de informação garante um conjunto alargado de tarefas fundamentais para o bom funcionamento da redação. Essas tarefas passam por marcação de satélites; interação com as agências de notícias e outras televisões, quer portuguesas quer estrangeiras; contacto com os carros de exteriores e coordenação dos diretos; coordenação do trabalho dos correspondentes, entre outras. (Ver anexo 3, foto 1, p. v)

O Online é a equipa responsável pelos conteúdos informativos dos sites da SIC, quer da SIC generalista quer da SIC Notícias. São os membros desta equipa, também jornalistas, que fazem a ponte entre a redação de televisão e os conteúdos que são disponibilizados online em diversas plataformas. São eles também os primeiros a conhecer e desenvolver as novas ferramentas de interatividade dos canais SIC.

72

A Edição de Imagem é a parte da redação onde se montam as peças noticiosas antes de irem para o ar, ou seja, é aqui que as imagens e os sons se unem, transformando-se na notícia que o telespectador vê em casa. (Ver anexo 3, foto 11 e 12, p. viii e ix)

Por último, o estúdio é onde são filmados, gravados e transmitidos o “Primeiro Jornal” e o “Jornal da Noite” ao público. É aqui que se concentram o Pivô e os seus convidados, quando existentes.

Figura 7. Estúdio ou “aquário” do Primeiro Jornal e Jornal da Noite

Fonte: Foto da autora

1.1.2. O ambiente vivido na redação de informação da SIC

Nem todos os jornalistas são totalmente acessíveis com os estagiários. Contudo, nestes meses foram muitos os jornalistas que nos levaram com eles para o terreno, ensinando-nos as técnicas, as formas, as maneiras mais fáceis, mais acessíveis, mais diretas para abordar pessoas, situações ou acontecimentos. Este é um processo fundamental, pelo qual o estagiário deve passar, uma vez que aqui aprende ou reaprende todo o processo de construção da peça noticiosa, sendo que sai do edifício com um jornalista, presencia a entrevista lado a lado, observa o texto da peça, tenta criar um seu, dando ao jornalista que acompanhou para corrigir, vê o processo de montagem, e no fim assiste à peça “no ar”. Após esse processo de acompanhamento, que ainda dura algum tempo – conforme cada um - o estagiário está preparado para sair sozinho e criar, assim, as suas peças.

Também nos outros departamentos o estagiário é bastante acompanhado. Por exemplo no caso da edição de imagem, o estagiário tem umas “aulas” durante cerca de 15 dias, em que o objetivo é o treino e a perceção - para que depois, quando tenha de lidar com um jornalista

73

com o qual tem de montar a peça, tudo corra de modo normal, descontraído e sem entrar em stress. Pois, na maioria das vezes, o stress é o maior inimigo do editor, porque de vez em quando aparecem jornalistas que têm apenas 5 ou 7 minutos para montar e pôr a peça no ar. A relação profissional - estagiário é, na maior parte das vezes, feita com simpatia e delicadeza, pois a maioria dos profissionais percebe que os estagiários estão na SIC para aprender e acabaram de entrar no trabalho “a sério”.

Contudo, não é só entre os estagiários e profissionais que o ambiente é assim; entre toda a redação o ambiente presenciado é agradável, simples, brincalhão. Mas é preciso cumprir sempre todas as tarefas propostas, e quando isso não acontece há berros, palavrões e muito stress. Na redação o papel mais difícil é o dos coordenadores, pois eles são essenciais para uma boa emissão. A Maria João Ruela é um bom exemplo disso. Enquanto não tem a certeza de que todas as peças do jornal que está a coordenar (neste caso ela coordena os jornais de sábado) estão encaminhadas ou já prontas, não para um minuto. Isto porque é impossível um jornal abrir sem todas as peças estarem concluídas ou a minutos breves de o estarem, porque era inadmissível haver uma pausa na emissão, uma vez que já o intervalo pode afastar os telespectadores, quanto mais uns segundos de ecrã preto.

1.2. O processo de construção das notícias