• Nenhum resultado encontrado

4 OS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DE ARAÇOIABA E IPOJUCA:

4.1 CARACTERIZAÇÃO GERAL DOS MUNICÍPIOS

4.1.1 O município de Araçoiaba

Araçoiaba é o município mais novo do estado de Pernambuco, reconhecido e emancipado em 1995. Antes de se tornar um município, esta área era subordinada ao município de Igarassu. O município está localizado na mesorregião Metropolitana de Recife e na microrregião Itamaracá, numa área territorial estimada em 2015 de 96,381 km². De acordo com o censo realizado no ano de 2010 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Araçoiaba possuía 18.156 habitantes. Em 2015 o total de habitantes foi para

19.816 e em 2016 a estimativa foi de 20.046 habitantes. Seu PIB per capita é de R$5.838,21

mil reais, na posição 183° de 185 municípios do estado de Pernambuco, o terceiro pior do estado.

Em 2013, último dado disponível relacionado ao PIB, mostra que o município se sobressaiu no setor de administração e serviços públicos, já o setor industrial não representa nem 10% da renda, como podemos ver no gráfico 2:

Gráfico1 – Produto Interno Bruto do Município de Araçoiaba em 2013

Fonte: IBGE/Cidades@

A população residente no município, segundo os dados do último IBGE 2010, é de 18.156, desse total, 9.027 são relacionados ao sexo masculino e 9.129 ao feminino. Essa população residente é em sua maioria urbana e um pouco mais de 60% possui rendimento domiciliar de até ½ salário mínimo.

Na área educacional, o município apresentou uma população de 12.637 alfabetizados no ano de 2015. O número de matrículas no ensino fundamental, nesse mesmo ano, foi de 3.082, o menor comparado aos anos anteriores, principalmente se compararmos com o ano de 2011 onde o número de matrículas atingiu 3600 alunos. A população de 5-14 anos7 em 2010

7 Estamos cientes que o atual ensino fundamental teve a duração obrigatória de 9 anos pelo projeto de Lei nº

3.675/04, transformado na Lei Ordinária 11274/2006, passando a matrícula obrigatória aos 6 anos, 1º ano do Ensino Fundamental, antiga classe de alfabetização. No entanto, os dados da pirâmide etária disponibilizados

era de 3.673 e a taxa de escolarização líquida no município de Araçoiaba na etapa do ensino fundamental, foi de 84.79%, segundo o censo demográfico de 2010.

Tabela 2 – Número de matrículas do município de Araçoiaba por série escolar 2008- 2015

Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP – Censo Educacional 2008-2015

Tabela 3– Matrículas por nível escolar de Araçoiaba, Pernambuco e Brasil

Fonte: MEC/ INEP – Censo Educacional 2015 – SITE: IBGE – Cidades@.

Araçoiaba é um município territorialmente pequeno, possui 12 escolas que contém o ensino fundamental. Desse total, 10 escolas são da rede pública e 2 são da rede privada. Das 10 escolas da rede pública, 7 estão localizadas na área urbana e 3 em áreas rurais.

De acordo com o PNE, estados, Distrito Federal e municípios deveriam adequar ou elaborar seus planos municipais de educação num prazo de até um ano após a publicação da Lei do PNE, que entrou em vigor em 2014. Desse modo, o município de Araçoiaba aprovou o seu Plano Municipal de Educação dentro do prazo estipulado, em 22 de junho de 2015, através da Lei nº 317/2015. Com vigência por 10 anos, o plano municipal logo no seu art. 1º diz estar cumprindo o que está disposto no art. 8º da Lei do PNE.

pelo IBGE de 2010 agrupa os indivíduos de 5 anos de idade, dificultando a precisão da análise de matriculados e os que estão fora da escola.

A Lei do PME de Araçoiaba possui 13 artigos e está assinada pelo então prefeito Joamy Alves de Oliveira do Partido Democrático Trabalhista (PDT). No art. 8º dessa Lei, o Município afirma que atuará em regime de colaboração com o Estado de Pernambuco e com a União, visando o alcance das metas e a implementação das estratégias. O 5º parágrafo desse artigo diz “fortalecer o regime de colaboração entre o Município de Araçoiaba e outros municípios da região dar-se-á, inclusive, mediante a adoção de arranjos de desenvolvimento da educação”. Promessa que está em consonância com o 7º parágrafo do art. 7º do PNE, onde a Lei de esfera nacional coloca como importante esse fortalecimento do regime de colaboração entre municípios.

O documento do PME traz em anexo textos sobre a história do município, sua formação administrativa, significado do nome, símbolos do município, cultura e aspetos geográficos (coordenadas, caracterização física, hidrografia, clima). Também pode-se encontrar nos anexos, tabelas, índices e gráficos sobre aspectos econômicos do município, populacional, diagnóstico educacional, taxa de aprovação e reprovação da rede municipal e privada, taxa de abandono escolar, escolaridade dos professores, relatório dos recursos financeiros e a situação do município em relação a meta nacional de educação.

Os dados referentes ao Ensino Fundamental trazido pelo PME mostram números da rede municipal desde 2007 até 2014. Como mostram a seguir as tabelas 4,5 e 6 encontradas no documento do PME:

Tabela 4 – Taxa de aprovação do município de Araçoiaba – Ensino Fundamental anos iniciais e anos finais

Fonte: PME de Araçoiaba

Percebe-se um índice de aprovação quase que automático em alguns anos da rede municipal de Araçoiaba que se inicia em 2009 no 4º ano do EF. Em 2010 a 2013, o 1º, 2º e 4º anos possuem uma média de 100% de aprovação. Os anos que não possuem esses dados são o 3º e o 5º do EF, justamente os anos finais do sistema de ciclos8 que tem base no regime de progressão continuada. Dessa forma, o aluno só

8Segundo o artigo 32 da LDB, § 1º É facultado aos sistemas de ensino desdobrar o ensino fundamental

em ciclos. § 2º Os estabelecimentos que utilizam progressão regular por série podem adotar no ensino fundamental o regime de progressão continuada, sem prejuízo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.

pode ser reprovado no fim de cada ciclo. Já na tabela referente aos anos finais o sistema não é evidente.

Tabela 5–Taxa de reprovação do município de Araçoiaba – Ensino Fundamental anos iniciais e finais

Fonte: PME de Araçoiaba

A tabela acima sobre a taxa de reprovação no EF está relacionada à tabela anterior, pois como podemos perceber há novamente a interferência do regime de

progressão continuada, onde as maiores taxas de reprovação na rede municipal nos anos iniciais encontram-se centralizadas no 3º e 5º ano.

Tabela 6 – Taxa de abandono escolar do município de Araçoiaba – Ensino Fundamental anos iniciais e finais.

Fonte: PME de Araçoiaba

Em relação a tabela acima, vale destacar os percentuais de abandono da rede municipal que nos anos inicias do EF sempre apresentou taxas mais baixas que os anos finais do EF. Em 2013 o município apresentava taxas baixas, em sua maioria zero, referentes aos anos iniciais do EF, dado que pode também estar ligado ao sistema de ciclos. Em 2014 houve um aumento consideravelmente pequeno em todos os anos, exceto no 2º e 3º ano que mantiveram a taxa de 0% de abandono escolar.

Já nos anos finais do EF, a tabela mostra que há uma oscilação de aumento e diminuição das taxas. As taxas mais altas foram no ano de 2007, com o 9º ano atingindo 29,7% de abandono escolar. Até 2011, o 9º ano apresentou queda significativa chegando a 0,7%. No último dado em 2014, o 9º ano apresentou a percentagem de 4,3%. Ainda referente

a 2014, a taxa de abandono escolar do 6º ano aumentou de 2% para 4.2%. Números que indicam que há uma instabilidade na permanência de alunos nos anos finais do EF no município. Logo, o PME precisa apontar estratégias que possam oferecer possibilidades de recuperar e manter esses alunos nas escolas.

Tomando como referente os números acima apresentados nas tabelas que revelam as taxas de aprovação, reprovação e abandono do Ensino Fundamental em Araçoiaba, buscamos analisar o que pretende o município a partir da Meta 2 do seu PME.

Figura 1 – Indicadores referentes a Meta 2

A Meta 2 do PME de Araçoiaba se compromete em universalizar o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos para toda população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que pelo menos 95% (noventa e cinco por cento) dos/as estudantes concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano da vigência deste PME. Se tomarmos os dados das crianças e jovens de 6 a 14 anos frequentando a escola no município de Araçoiaba, vemos que o esforço de atingir a meta nacional não é grande. Já que 97% das crianças estão na escola.

No entanto se tomamos o Indicador 2B podemos ver que o percentual de pessoas de 16 com pelo menos o Ensino Fundamental concluído ainda é muito baixo. O que quer dizer que o desafio para a rede municipal ainda é muito grande, e, consequentemente, a ajuda colaborativa da União deve ser de fundamental importância para reverter esse quadro.