• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III AS PRÁTICAS CURRICULARES NAS ESCOLAS

3.1. O Olhar dos Docentes

3.1.1. O Olhar dos Docentes Do Ensino Pré-Escolar

A realidade vivida pelo atual sistema de ensino pré-escolar em Timor-Leste traz uma característica preocupante para o país. Os professores apresentam um baixo nível de docência e aprendizagem. Juntamente com a falta de uma formação inicial e contínua de qualidade e recursos materiais didáticos e pedagógicos, principalmente na língua de ensino.

A UNICEF vem introduzindo programas para mudar esse panorama da Educação. Programas que envolvam todos os aspetos fulcrais para o desenvolvimento da criança (físicos, linguísticos, sócio-emocionais e cognitivos).

A visão dos professores timorenses do pré-escolar juntamente com o PENE consiste em qualificar, educar, informar, preparar todas as crianças até 2030 para uma vida longa e produtiva com alicerce baseados em valores e uma educação de qualidade. O PENE afirma que:

“As crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos de idade terão acesso à Educação Pré-Escolar numa escola perto da sua área de residência. Aí desenvolverão competências e conhecimentos que as preparem para o aproveitamento no Ensino Básico. As famílias, as comunidades e a administração local serão envolvidos no processo de tomada de decisões e, através de esforços colaborativos, serão criadas escolas que cumpram todos os requisitos de qualidade da Educação Pré-escolar.” (p.18)

Os professores não estão só preocupados com o futuro profissional dos seus alunos, mas também no aluno como um todo, numa visão holística. Eles percebem que cada criança traz de casa uma história, uma marca, um contexto. Até mesmo o

65

ambiente familiar e local em que ela se encontra faz toda a diferença na hora de aprender.

Nas entrevistas para a nossa pesquisa, notamos que o maior desafio comentado pelos professores era a falta de recursos materiais, o excesso de alunos por sala, a falta de manuais escolares para os alunos, o curto tempo para a aprendizagem e a difícil tarefa de ensinar alunos com ritmos de aprendizagem diferentes.

Entendemos que logo que o professor se forma, ele cria as suas expectativas, ideologias e estratégias para aplicar em sala de aula. Mas, nem tudo acontece como ele esperava ou que fora dito no curso de formação. A realidade dentro do espaço escolar, a cobrança da escola em cumprir metas e também a cobrança dos responsáveis pela educação, faz com que alguns professores acabem por se desgastar e questionar se realmente eles estão preparados para enfrentar os desafios de educar. E não havendo muitas oportunidades de um progresso profissional, autonomia acabam por se perder no seu próprio percurso.

Por outro lado, há também aqueles professores que tendem a ver o pré-escolar como um local privilegiado para a criança brincar. Não estamos a dizer que brincar não possa acontecer na escola, pelo contrário, diríamos que é até salutar. Mas, há outros aspetos que devem ser trabalhados nesse espaço de educação, como os valores, as habilidades, as competências.

Por falar em competência, um dos objetivos do Referencial para as Políticas de Educação Pré-Escolar em Timor-Leste23, em relação à qualidade do ensino, que

acreditamos que resultaria numa melhoria considerável da qualificação profissional docente, diz respeito à formação dos professores para desenvolver as seguintes competências profissionais:

• Conhecimento teórico e prático do desenvolvimento da criança;

• Capacidade de planear e implementar as metas e objetivos das atividades curriculares;

• Capacidade de avaliar o desenvolvimento de uma criança e de desenvolver planos pedagógicos individuais;

• Capacidade de trabalhar em equipa com outros agentes educativos;

23 PENE (2011-2030). As principais características do sistema de ensino. Disponível em:

66

• Capacidade de preparar as crianças para a transição para o 1º ciclo; • (…) .

A formação contínua é desejada de forma unanime. Os professores têm a consciência que não estão preparados para o ofício a que foram submetidos. E usam da criatividade e do lúdico para entreter as crianças durante o tempo que estão na escola e tentar cumprir com as metas que são submetidos.

Contudo, verificamos que as práticas curriculares exercidas nas salas de aula de Timor-Leste são condicionadas pelas categorias de tempo e espaço e pelos demais elementos que compõem a forma escolar. As práticas estudadas demonstraram a deficiência do conteúdo escolar selecionado para o processo de ensino, a centralidade do ensino em detrimento da aprendizagem e a hierarquização dos sujeitos e das disciplinas escolares no espaço da sala de aula. Identificou-se também a fragilidade do trabalho com o conhecimento nesse nível de ensino, centrando-se o trabalho naquelas que seriam as capacidades básicas a serem desenvolvidas no pré-escolar.

Na distribuição das pré-escolas identificamos uma participação significativa do setor privado; 53 de 142 pré-escolas são de propriedade e gestão privada (37%)24. De

acordo com o registro do PENE em 2002, existiam 57 pré-escolas para 2904 crianças. Das quais 8 eram publicas e 49 eram privadas. No entanto em 2003, o número tinha diminuindo para 2550. Cerca de 128 a 149 eram os professores da educação pré- escolar. No início do ano escolar 2007/2008, o número de pré-escolas foi superior ao dobro de 2002, chegando a ser registadas cerca de 142 pré-escolas com 310 professores, com 7994 crianças matriculadas.

Aqueles números demonstram que somente 8% do número total de crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos de idade tinham acesso a Educação pré-escolar. Lembrando que a maior percentagem dessas crianças estava concentrada nas áreas urbanas, por maior disponibilidade de salas de aula com a ajuda da comunidade.

Em linhas gerais, os professores do pré-escolar, têm um desejo enorme de mudança, mas ao mesmo tempo estão acomodados e perdidos nas práticas curriculares que lhe são ditadas.

24 Plano Estratégico Nacional da Educação (PENE) 2011-2030. Disponível em:

http://www.moe.gov.tl/pdf/Plano%20Nacional%20Estrategico%20da%20Educacao%202011-2030.pdf P. 29. Acesso em 08/06/2019

67