• Nenhum resultado encontrado

3.1 CONDIÇÕES HISTÓRICAS CONCRETAS

3.1.1 O princípio, o meio e o “fim” da formação continuada

3.1.1.1 O planejamento, a autorização e os momentos iniciais da formação

Inicialmente, para a realização da etapa formativa da intervenção formativa, foram feitos o planejamento e a elaboração de uma proposta de formação continuada de professores que lecionassem as disciplinas de Física, Química e Matemática no ensino médio regular de escolas públicas estaduais localizadas no município de Jataí. O planejamento teve como parâmetros iniciais os resultados apontados no primeiro capítulo desta tese: adotar um perfil de formação aberta e pautada na busca pelo equilíbrio entre os aspectos didáticos e técnicos relacionados ao uso das TIC. A proposta formativa e o projeto de pesquisa foram submetidos à apreciação da subsecretaria regional de educação de Jataí, que é uma instância da secretaria estadual de educação de Goiás, para que a formação continuada fosse realizada junto aos professores de Química, Física e Matemática da rede estadual de educação.

A proposta foi apresentada em maio de 2013, sendo autorizada no dia 21 de agosto do mesmo ano. Contudo, para que pudesse ser aceita, a subsecretária estadual exigiu a inclusão, no texto da proposta e no termo de autorização da pesquisa, da afirmação de que o desenvolvimento da formação continuada não iria atrapalhar os docentes na realização de suas atividades e que não utilizaria o horário de aulas dos professores participantes, para o desenvolvimento de suas ações. A exigência feita mostra que não existe, no âmbito das escolas públicas estaduais, a possibilidade de que a formação ocorresse durante o horário de

trabalho dos professores. Além disso, configura-se uma condição histórica determinante da atividade da formação continuada que deve se submeter às regras e determinações do conjunto hierárquico de atividades (LEONTIEV, 1983; LEONTYEV, 2009) realizadas no âmbito das escolas públicas estaduais e da subsecretaria estadual de educação.

Tendo em vista essa restrição, foram feitos contatos com os professores de Física, Química e Matemática da rede estadual de educação com o objetivo de verificar o interesse e a disponibilidade dos docentes e, assim, buscar estabelecer um horário para a realização dos encontros formativos. A abordagem aos professores foi feita por meio de visitas às escolas estaduais do município, pois a subsecretaria regional de educação de Jataí afirmou ser impossível auxiliar nos contatos ou agendar um encontro com professores de Física, Química e Matemática das escolas públicas estaduais do município. As visitas aos professores foram previamente agendadas com a direção de determinada unidade escolar que indicava o melhor dia e horário para que o encontro com os professores acontecesse.

Das seis escolas estaduais que oferecem o ensino médio regular no município de Jataí (BRASIL, 2015d), foram visitadas as quatro unidades com o maior número de alunos matriculados. Em cada uma das visitas, foi realizada uma apresentação do projeto de pesquisa e da proposta de formação continuada e os professores preencheram uma ficha indicando o melhor horário para a realização do curso de formação. Após a visita a essas escolas, um total de cinco professores de Matemática, dois de Física e um de Química manifestaram interesse em participar da formação. Entretanto os horários indicados pelos professores não eram coincidentes e não permitiram a constituição de um grupo para a realização dos encontros formativos. Essa situação, aliada ao fato de que restavam apenas duas escolas estaduais a serem visitadas, sinalizou uma possível inviabilidade de desenvolvimento da formação continuada. A fim de encontrar uma alternativa que possibilitasse a realização da intervenção formativa, foram iniciados, no início de setembro de 2013, contatos com a secretaria municipal de educação de Jataí (SMEJ).

A aproximação junto à SMEJ ocorreu por intermédio da coordenadora pedagógica de Ciências e Matemática da rede municipal de educação, que sinalizou a possibilidade de a formação e a pesquisa serem realizadas junto a professores de Ciências e de Matemática das escolas públicas municipais. Após os contatos iniciais, a proposta de formação continuada e o projeto de pesquisa foram adaptados de forma a se adequarem aos níveis de ensino oferecidos pelas instituições municipais. Dessa forma, a formação continuada passou a ter como público alvo os professores de Ciências e de Matemática que atuassem no último ano do ensino fundamental, ou seja, no 9º ano. A restrição quanto à série de atuação do docente foi feita em

razão da proximidade com o nível em que o pesquisador-formador atua como professor − ensino médio e superior − e de sua área de formação, licenciatura em Física. Após algumas conversas com a coordenadora pedagógica de Ciências e de Matemática do ensino fundamental, a proposta foi apresentada ao secretário municipal de educação e sua equipe gestora. A anuência para o desenvolvimento da pesquisa e da formação continuada foi obtida em 18 de setembro de 2013.

Após a aprovação da proposta, buscou-se a aproximação com os professores de Ciências e de Matemática que estivessem interessados em participar de um processo formativo voltado para a apropriação das TIC. O primeiro contato com os professores de Matemática da rede municipal ocorreu no dia 11/10/2013 durante um curso de formação continuada que estavam frequentando. Houve, nesse primeiro momento, a distribuição de um folheto com informações sobre o projeto de pesquisa e uma breve exposição sobre a pesquisa e a proposta formativa. Os professores se mostraram interessados e, após o esclarecimento de algumas dúvidas, todos os presentes concordaram em participar da formação, escolhendo as sextas-feiras como o dia de realização dos encontros formativos e definindo o dia primeiro de novembro como a data de início da formação continuada. Após o contato com os professores de Matemática, o pesquisador-formador expôs à coordenadora pedagógica de Ciências e Matemática a necessidade de realizar uma conversa mais longa com os professores de Ciências, para possibilitar uma melhor apresentação do projeto de pesquisa e da proposta de formação continuada. Essa conversa aconteceu durante um encontro pedagógico dos professores de Ciências, realizado no dia 17/10/2013.

Na primeira reunião com os professores de Ciências, foram feitas as apresentações da proposta formativa e do projeto de pesquisa. Além disso, foi realizado um levantamento inicial dos interesses e necessidades desses professores no que tange ao uso das TIC em suas práticas didáticas, o que permitiu conhecer alguns anseios dos docentes frente aos conhecimentos que deveriam ser trabalhados na formação. Durante a reunião, os professores relataram alguns episódios relacionados com o uso das TIC nas escolas que trabalhavam, destacando os obstáculos enfrentados por eles e seus colegas docentes, tais como a falta de anteparos para a projeção de imagens com o projetor multimídia, a falta de conhecimento para utilizar programas de apresentações (tais como Microsoft PowerPoint ou LibreOffice Impress) e as dificuldades para usar o Linux Educacional27 nas escolas. Por fim, os oito professores

27 O Linux Educacional é um sistema operacional para computadores que possui diversos softwares livres ou

presentes concordaram em participar da pesquisa e da formação continuada e sugeriram que, no primeiro encontro formativo, fossem trabalhados alguns aspectos técnicos e de ajustes dos projetores multimídia e do projetor ProInfo28. Além disso, durante a reunião do dia 17 de outubro de 2013, os professores de Ciências definiram o primeiro encontro formativo para o dia 29 de outubro de 2013, uma terça-feira. A escolha das terças como o dia de realização do encontro formativo fez com que a coordenadora pedagógica de Ciências e de Matemática do ensino fundamental sugerisse que os encontros do grupo de docentes da Matemática também acontecessem nesse dia da semana. Assim, ela se responsabilizou por entrar em contato com os professores de Matemática e verificar se teriam condições de participar da formação às terças-feiras. Com o consentimento dos docentes de Matemática, foi feita, então, alteração na data do primeiro encontro, que passou do dia primeiro para o dia 5 de novembro.

Para que a formação continuada se aproximasse das condições das escolas públicas municipais, optou-se por desenvolvê-la em um laboratório de informática de uma das escolas do município. A coordenadora pedagógica de Ciências e de Matemática da SMEJ sugeriu que o curso ocorresse na Escola Municipal David Ferreira. A escola foi indicada por funcionar no período noturno (horário escolhido para a realização da formação), por possuir um laboratório com 18 computadores e, também, por ter um dinamizador29

, que é servidor público efetivo. Soma-se a esses motivos, o fato de que esse laboratório apresenta uma infraestrutura similar à encontrada nas demais escolas, com o sistema operacional Linux Educacional nas versões 4 e 5. Essa aproximação ao cotidiano escolar está de acordo com as recomendações sugeridas pelos trabalhos de Abranches (2004), Fernandes (2009), Gabini e Diniz (2007; 2009), Meconi Junior (2010), Peixoto (2011) e Weber (2010).

A unidade escolar foi visitada pela coordenadora e pelo pesquisador-formador no dia 18 de outubro de 2013. Na ocasião foi entregue um ofício do secretário municipal de educação à diretora da unidade escolar, solicitando a autorização para a realização dos primeiros encontros da formação, e o responsável pelo laboratório de informática apresentou os equipamentos digitais da escola. A diretora da escola expressou algumas preocupações, notadamente quanto à questão de que alguns dos docentes da escola teriam que se ausentar das aulas para frequentar a formação. A coordenadora pedagógica de Ciências e de

utilização de softwares livres e tecnologias educacionais em ambientes escolares. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, 2014a; 2014b).

28

Conforme Brasil (2011, grifos do autor): “O Projetor Proinfo é uma iniciativa do Ministério da Educação. Além de projetar imagens, ele é um computador com CD/DVD, acesso à Internet com WI-FI, áudio, microfone, USB dentre outros serviços que o sistema operacional livre proporciona para o usuário”.

29

O dinamizador é uma pessoa responsável pela manutenção do laboratório de informática de determinada escola e pela coordenação dos horários de utilização. Além disso, o dinamizador deve auxiliar o professor na realização de atividades no laboratório de informática.

Matemática informou que não haveria problemas visto que os docentes receberiam um incentivo financeiro da SMEJ a fim de que contratassem professores substitutos para os dias em que houvesse a coincidência de suas aulas e dos encontros formativos (informação verbal)30. Na Figura 7, encontram-se representados alguns marcos de pesquisa e da formação nos anos de 2012 e 2013:

Figura 7 – Marcos da pesquisa e da formação continuada nos anos de 2012 e 2013

Fonte: Organizado pelo autor.

No ano de 2013, os primeiros encontros com o grupo de Ciências foram planejados para que os professores preparassem e ligassem um projetor ProInfo e um projetor multimídia para utilização. Além desse conhecimento em particular, também foi abordado o uso de simulações no ensino de Ciências. Nos encontros iniciais com os professores de Matemática, foram trabalhados o uso de recursos do Linux Educacional e de um recurso disponível pela

internet, o WolframAlpha31

. Em ambos os grupos, foi feita a priorização inicial, que permitiu elencar os principais interesses e necessidades dos professores, no que se refere ao uso das TIC em suas atividades docentes.

30

Informações obtidas durante a visita à escola David Ferreira, no dia 18 de outubro de 2013. Foi feito um relato dessa visita, que foi lido e aprovado pela coordenadora pedagógica de Ciências e de Matemática. O relato está disponível no Apêndice B.

31 O WolframAlpha é um sistema de computação dinâmica que permite encontrar respostas a diferentes questões

de diversas áreas de conhecimento. O endereço eletrônico do WolframAlpha é

http://www.wolframalpha.com/. Diferentemente das ferramentas de consulta à internet, o WolframAlpha consegue oferecer uma resposta à pergunta feita, e não uma coleção de endereços de páginas de internet.