• Nenhum resultado encontrado

O hotel econômico

3.2 O projeto do hotel econômico

O projeto de cada hotel busca minimizar os investimentos necessários para adequá-lo ao programa estabelecido pelo estudo de viabilidade. As redes hoteleiras trabalham com seu gerenciamento, a fim de articular os espaços e ambientes interna e externamente, visando sempre o funcionamento e a racionalização de áreas.

O gerenciamento dos Hotéis é realizado não apenas pelo próprio gerente de cada hotel, mas também pela rede hoteleira. A rede hoteleira opera os hotéis que ela mesma constrói ou apenas gerencia outros que foram construídos segundo as suas determinações. Estas determinações vão desde elementos arquitetônicos, pré-dimensionamentos das UH, detalhes de mobiliário, até mesmo as alternati- vas de SAC.

A preocupação deles é mesmo o gerenciamento energético de todos os seus hotéis, sendo que cada um, de acordo com sua categoria, tem que cumprir metas anuais de redução de consumo de energia, água e gás. Muitas vezes, dependendo dos resultados, a rede recomenda alterações para o hotel. Estas alterações podem ser superficiais, como troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas mais econômicas, ou podem ser mais trabalhosas, como a adaptação de novos equipa- mentos ao SAC, por exemplo, que melhoram o seu desempenho, e aproveitam do calor gerado por eles para esquentar a água dos chuveiros.

Nesse sentido, o projeto de arquitetura exerce papel fundamental para que todos estes elementos integrem-se da melhor forma possível, atendendo tam- bém as necessidades operacionais desta tipologia.

3.2.1 Objetivos operacionais

A concepção do projeto arquitetônico de um hotel econômico deve ocorrer de forma integrada, para que haja um ganho de qualidade técnica para o conjun- to. Do ponto de vista econômico-financeiro, essa integração favorece a redução do cronograma de obras, tornando o empreendimento menos oneroso.

| 41

No planejamento do sistema de gestão de qualidade (SGQ) dos hotéis eco- nômicos, as redes hoteleiras seguem normas pré-definidas pelo grupo que vão do dimensionamento dos ambientes até a definição dos equipamentos a serem uti- lizados. Neste último caso, as soluções incluem desde a racionalização de água, o dimensionamento adequado e a escolha do sistema de ar-condicionado mais efi- ciente, seu mecanismo de automação (se necessário), até o gerenciamento da energia do edifício como um todo, para verificar se ainda há nele pontos a serem aprimorados. Seguindo essa exigência, as redes buscam sempre melhorar o seu elemento de atração principal: o apartamento padrão ou Unidade Habitacional (UH). Na ILs. 27 e 28 em diferentes hotéis da rede, e mesma bandeira (Íbis), as UH sofreram algumas modificações, não apenas nas dimensões e materiais de acaba- mento, mas também no lay-out, mobiliário e até no sistema de iluminação.

O Íbis Piracicaba foi construído uma década depois do Íbis Expo (este inau- gurado em 2002) e, desde essa época, nota-se que já houve uma alteração signi- ficativa no apartamento: disposição da bancada, largura e profundidade, sendo que, no último caso, as janelas não abrem, o que não ocorre no primeiro.

Em todos os hotéis da rede Íbis, cuja proprietária e operadora é a rede Accor, é feita uma auditoria semestral de manutenção, enquanto que nas franquias em que a Accor opera o empreendimento, essa auditoria ocorre uma vez por ano. Essa medida salienta ainda mais a preocupação do grupo, no caso a Accor, com a Ilustração 27:Planta Hotel Ibis – ano de 2003. Ilustração 28:Planta Hotel Ibis – ano de

gestão operacional e a definição dos fornecedores e materiais do hotel. O impac- to do projeto de arquitetura e da definição de alguns equipamentos no custo ope- racional do hotel determina o uso e a manutenção do edifício, servindo como sub- sidio para as alterações de projeto que são incorporadas aos novos hotéis da rede no país.

3.2.2 Dimensionamento dos espaços

A grande complexidade logística e necessidades diversas dentro de um hotel exigem do arquiteto um pré-dimensionamento para que os espaços cumpram as necessidades do uso com o devido conforto e eficiência. A inter-relação básica do setor de hóspedes, de acordo com o Caderno Brasileiro de Arquitetura (1997) deve estar conforme apresentado na IL. 29.

Diversos autores, com o objetivo de estimar as dimensões necessárias em cada ambiente e a área construída do empreendimento, criaram métodos basea- dos em estudos estatísticos de hotéis internacionais.

Nos hotéis econômicos, o total das UH representa 80% ou mais da área total construída do empreendimento, enquanto que nos hotéis de nível médio esse valor é reduzindo para 75% da área total. Devido à grande complexidade de

| 43

3. O hotel econômico

Ilustração 29:Inter-relações espaciais básicas do setor de hóspedes

Fonte: CADERNO BRASILEIRO DE ARQUITETURA, 1997, Adaptação da autora.

Entrada e

funções, neste trabalho priorizaram-se os estudos das UH. Na IL. 30, figura um exemplo das dimensões de um apartamento de hotel econômico, segundo Andrade, Brito e Jorge, (2002).

Outro autor, o arquiteto e professor de hotelaria Davi Lord Tuch, selecionou cerca de dois mil hotéis construídos a partir da década de 50, compostos por 100 a 600 UH (TUCH, 1980) e estimou as seguintes áreas, conforme listadas na TAB. 4. Lawson (1995), em seu guia para desenvolvimento de hotéis e resorts ame- ricanos e europeus, baseou-se em sua experiência profissional e nas estimativas feitas durante consultorias e estudos desenvolvidos por ele para chegar ao dimensionamento, seguindo cada categoria do Hotel, conforme indica a TAB. 5.

Para o mesmo autor, a área mínima da UH para cada padrão de hotel segue as áreas indicadas na TAB. 6.

Os hotéis econômicos, como foi mencionado anteriormente, são o produto mais racional de uma rede e, portanto, aliam o menor custo a uma qualidade con- siderada boa pelos próprios clientes (BUORO et. al, 2003). Algumas das instala- ções dos hotéis dessa categoria que são racionalizadas e aprovadas pelos clientes, podem se tornar referência também para as categorias superiores como turismo, superior, luxo e super luxo.

Ilustração 30:Exemplo das dimensões das UH dos Hotéis Econômicos.

| 45

3. O hotel econômico

Categoria Área por UH

1 estrela 15,0 m2

2 estrelas 18,0 m2

3 estrelas 22,5 m2