• Nenhum resultado encontrado

6 A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR FEDERAL EM UBERLÂNDIA:

6.9 O projeto pedagógico do curso de tecnologia em Marketing

O projeto pedagógico do curso de tecnologia em Marketing (PPC, IFTM, 2014, p. 4), também elaborado pela equipe que trabalha nele, destacou, como missão da instituição, “ofertar Educação Profissional e Tecnologia por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão promovendo o desenvolvimento na perspectiva de uma sociedade inclusiva e democrática”. Tal projeto justificou a relevância social desse curso ao salientar que o IFTM – Campus Centro oferece formações de níveis básicos e superiores, relacionadas à demanda social, econômica e empreendedora da cidade. Além de oportunizar uma formação profissional tecnológica que

possibilita a atuação no mercado de trabalho com eficiência e ética, sendo a primeira instituição pública do estado de Minas Gerais a disponibilizar tal curso, o qual possui dois anos e meio de duração e é matutino. Essa oferta se deve à grande quantidade de empresas de serviços, indústria e comércio em Uberlândia. A cidade possui grandes atacadistas e distribuidores, além de localização geográfica estratégica na região central do Brasil, sendo agraciada por organizações de telecomunicações e pelo agronegócio. A cidade é um recinto de mercado, e “marketing é entender e atender o mercado” (PPC, IFTM, 2014, p. 18).

O curso de tecnologia em Marketing pertence à área e/ou eixo tecnológico de Gestão e Negócios e é ofertado em meio período. Foi oficializado pela Resolução n. 3/2015, na qual o Conselho Superior aprovou seu projeto pedagógico. No primeiro semestre de 2014 iniciou a primeira turma e, nesta pesquisa, trabalhamos com a segunda turma do referido curso.

Dentre os objetivos desse curso, o geral apresentou como finalidade “atender com excelência, às demandas sociais e de mercado, através de uma matriz curricular que permitirá ao egresso uma ampla visão gerencial, voltada para realidade na qual estará inserido” (PPC, IFTM, 2014, p. 20). E os objetivos específicos foram enunciados em oito itens, dos quais destacamos cinco:

 Oportunizar o desenvolvimento de atividades científicas, novas tecnologias, metodologias e produtos.

 Promover e/ou favorecer iniciativas de aproximação e integração com empresas da região que atuem nas áreas do curso.

 Promover discussões e ações que estimulem o exercício da cidadania, da ética e da formação humana.

 Despertar no discente o espírito empreendedor e o trabalho em equipe estimulando-o a participar de soluções inovadoras no âmbito do marketing.

 Preparar o futuro profissional para enfrentar os desafios decorrentes das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições do exercício profissional (PPC, IFTM, 2014, p. 21).

Por sua vez, os princípios norteadores do currículo do curso de tecnologia em Marketing são fundamentados na atuação desse instituto, destacando-se:

I. Compromisso com a justiça social, equidade, cidadania, ética, preservação do meio ambiente, transparência e gestão democrática. II. Verticalização do ensino e sua integração com a pesquisa e a extensão. III. Eficácia nas respostas de formação profissional, difusão do conhecimento

científico e tecnológico e suporte aos arranjos produtivos locais, sociais e culturais.

IV. Inclusão de um público historicamente colocado à margem das políticas de formação para o trabalho, dentre esse, as pessoas com deficiência e necessidades educacionais especiais.

V. Natureza pública e gratuita do ensino, sob a responsabilidade da União (PPC, IFTM, 2014, p. 24).

A concepção de formação do estudante é fundamentada em quatro princípios, a saber:

1. Convergência com as áreas de atuação estabelecidas pelo MEC. 2. Convergência com o eixo tecnológico estabelecido pelo MEC. 3. Harmonização entre os objetivos do curso e o mercado de trabalho. 4. Harmonização entre os objetivos do curso e as políticas públicas de educação (PPC, IFTM, 2014, p. 22 - 23).

Tais princípios sinalizaram que o curso segue o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do MEC; a grade curricular se baseia no Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios definido por este ministério; o curso pretende estar alinhado com as necessidades do mercado de trabalho; a formação do discente materializada nos objetivos do curso deve projetá-lo para ações de intervenção, para propor soluções às situações-problemas e atuar seguindo os princípios éticos, conforme o caráter multidisciplinar do curso.

Como concepção metodológica, tem-se “uma educação transformadora, emancipatória e que colabore para uma sociedade mais justa” (PPC, IFTM, 2014, p. 30), de modo que as atividades acadêmicas deste são projetadas de forma transversal, com o intuito de integrar a análise do potencial da região com as questões inseridas na política de educação ambiental, Lei n. 9.795/1999, Decreto n. 4.281/2002 e a temática da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, Lei n. 11.645/2008.

A relevância social do profissional formado no curso de tecnologia em Marketing foi colocada pelo projeto pedagógico deste como necessária para criar, inovar produtos e serviços, estudar o mercado e seu ambiente socioeconômico, bem como definir estratégias de transação de mercado, público-alvo e preços a serem praticados. Logo, tal profissional deve lidar com “aspectos da legislação que regulam as atividades de comercialização, consumo, contratos comerciais, normas de higiene e segurança, questões tributárias e fiscais” (PPC, IFTM, 2014, p. 21). O egresso do referido curso deve ser capaz de:

 Desenvolver e implementar planos de ação de marketing que apoiam e impulsionam o planejamento estratégico da empresa.

 Antecipar tendências de mercado e analisar riscos.

 Implementar programas de criação e monitoramento de novos produtos.  Gerenciar ações que mantenham a satisfação e fidelização dos clientes.  Estabelecer estratégias de marketing para promover e solidificar marcas

no mercado.

 Coletar, organizar e analisar dados aplicando modelos estatísticos e matemáticos, selecionando as variáveis e os indicadores relevantes

(demanda, preço, perfil de consumo, etc.) para elaboração de estudos e projetos de marketing.

 Atuar em equipes multidisciplinares, buscando objetivos comuns entre os integrantes, promovendo um ambiente produtivo e empreendedor.  Conhecer diferentes tecnologias de informação empregadas para o

gerenciamento das práticas desenvolvidas pela área de marketing.  Desenvolver trabalhos sociais considerando as diferenças culturais,

religiosas, econômicas e raciais, de modo a contribuir para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa.

 Propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais das estratégias de marketing relacionadas à produção, gestão e incorporação de novas tecnologias (PPC, IFTM, 2014, p. 24-25). Assim, posta tal caracterização, analisamos a seguir as categorias em questão, considerando que o prazo padrão de formação nesse curso é de dois anos e meio, já o prazo para o não jubilamento nele é de cinco anos.