• Nenhum resultado encontrado

O que é Modelagem de Processos de Negócio

No documento O Livro Do Analista de Processos (páginas 115-122)

A modelagem de processos de negócio nada mais é que um conjunto de atividades necessárias para a criação de representações de processos existentes, ou que ainda estão em planejamento ou sendo projetados. Uma característica bastante marcante sobre a modelagem de processos de negócio, conforme a própria definição do tipo do processo denota, é que este tipo de modelagem deve contemplar e cobrir os processos de forma completa, ou, ponta-a-ponta. Esta abrangência da modelagem é prevista para todos os tipos de processos – processos primários, de suporte e de gestão.

O que é um modelo de processo?

Um modelo de processo é uma representação mais abrangente dos processos, podendo conter representações matemáticas, gráficas, narrativas ou outras formas, podendo conter:

Informações sobre o Negócio

 Informações de alto nível sobre o negócio, relacionamentos, concorrência, reguladores, fornecedores, parceiros, clientes etc

 Objetivos estratégicos e métricas  Controles e restrições

 Mercados e consumidores  Produtos e serviços  Localizações

Informações Operacionais

 Cadeia de valor e portfólio de processos  Metas operacionais e objetivos

 Políticas

 Métricas de desempenho e indicadores de desempenho  Estrutura organizacional e papeis

Informações específicas do processo

 Requisitos das atividades

 Lucro e custo, baseado em atividade e baseado em recurso  Instruções de trabalho

Informações Técnicas

 Sistemas  Serviços  Dados

Estas informações anteriormente apresentadas, e que podem compor os modelos de processos, foram organizadas por Bruce Silver no seu livro BPMN – Method

and Style (Método e Estilo), tendo sido originalmente recebidas de Brett

Champlin, fundador e ex-presidente da ABPMP Internacional (www.abpmp.org).

Um modelo de processo “completo” retratará diversas perspectivas atendendo a diversos propósitos. Pode conter diagramas e outras informações complementares ao entendimento do ambiente, relacionamento entre elementos, objetos etc.

O que é um diagrama de processo?

Considere um diagrama como a representação mais elementar e inicial sobre um processo. É o primeiro passo para a representação e compreensão mais completa dos processos. Usualmente é composto apenas de fluxos simples de atividades, e por muitas vezes, representa apenas o caminho feliz, ou dia feliz dos processos – quando representamos somente as situações de sucesso na realização do processo – sem considerar exceções e falhas não tão evidentes. Exemplo:

O que é um mapa de processo?

Considere que um diagrama do processo existe, mas ainda com informações restritas sobre o processo, praticamente retratando apenas as atividades e seu fluxo. Ao adicionar atores, eventos, regras, resultados, e outros detalhes, estaremos criando um mapa do processo.

Um ponto bastante importante que vale destacar sobre os mapas de processos é que, com o uso de BPMN pelas ferramentas de modelagem, fica cada vez mais simples transpor os níveis de representação dos mapas de processos, apresentando desde mapas mais abstratos para um público executivo, até mapas detalhados ao nível operacional de cada atividade para um público gestor e/ou coordenador de áreas das organizações.

Exemplo:

Portanto, não é correto tratar diagramas, mapas e modelos de processos como sinônimos, pois, como podemos ver cada um tem seu propósito e aplicação específica, inclusive, sendo elaborados em diferentes momentos e estágios de desenvolvimento e acesso a informação.

Evolutivamente, veremos que, do primeiro diagrama, até criação do mapa, e finalização do modelo, muita informação é adicionada.

Figura 27 Evolução da Informação

Qual o propósito da modelagem de processos?

 Criar uma representação dos processos  Descrevê-los suficientemente para análise  Melhorar o entendimento do negócio  Apoiar em treinamento de recursos

 Avaliar mudanças e melhorias em processos existentes  Servir como base de comunicação

Ainda segundo o BPM CBOK®, um dos grandes benefícios da modelagem de processos é criar “um mecanismo essencial para a compreensão, documentação, análise, desenho, automatização e medição de atividades de negócio, bem como os seus recursos e as interações entre o negócio e o ambiente”.

Quais são os padrões e notações para modelagem de processos?

Existem diversos e variados tipos de formas de representação de processos no mercado, mas seguindo o objetivo deste livro em apoiar os profissionais na sua capacitação como analistas de processos, apresento sucintamente a mais utilizada atualmente, o Business Process Modeling Notation – BPMN (Notação de modelagem de processos de negócio).

Desde já faço a ressalva de que o leitor - se pretende atuar profissionalmente na modelagem de processos, deve ler a especificação da notação de BPMN (www.omg.org) e recorrer a outros livros, notoriamente o livro de Bruce Silver que consta na bibliografia desta obra. Particularmente, e até o momento, considero o melhor livro sobre modelagem de processos no mercado, e que realmente ensina a modelar processos com BPMN – todo o restante apenas explica o uso de cada elemento da notação.

O que é BPMN?

Business Process Modeling Notation (BPMN) é a notação para representação de

processos mais completa e mais utilizada no mercado atualmente. Para conhecer melhor é importante que o leitor acesse o site do consórcio que a mantém e evolui, e lá fazer o download gratuito de toda a especificação (www.bpmn.org). A aderência e a importância desta notação são tamanhas, que me arrisco a afirmar que, hoje, praticamente todos os fabricantes de ferramentas de modelagem de processos já aderiram ao seu padrão. E os que ainda não aderiram, estão trabalhando para tal. Sua aceitação é tanta, que até mesmo as ferramentas historicamente conhecidas e estabelecidas no mercado com sua representação em EPC – Event Process Chain (cadeia de eventos de processos) já aderiram ao BPMN e hoje ofertam seus produtos segundo esta especificação. Se você me perguntar qual notação eu prefiro, mesmo já tendo utilizado uma grande quantidade de tipos (Fluxogramas, Raias, EPC, cadeia de valor, UML etc), imediatamente eu responderei que é BPMN.

É realmente uma evolução muito grande, e ao que tudo indica, a sua próxima versão (2.0) irá romper definitivamente com a barreira entre negócio e TI. Não quero me precipitar, mas acredito que este será outro marco para a gestão moderna.

Perspectivas de representação da modelagem de

No documento O Livro Do Analista de Processos (páginas 115-122)