• Nenhum resultado encontrado

Objetivo das Demonstrações Contábeis

CAPÍTULO 5 ESTRUTURA CONCEITUAL SEGUNDO O COMIITÊ DE

5.5 Objetivo das Demonstrações Contábeis

De acordo com o CPC (2008, p. 07) o objetivo das demonstrações contábeis “[...] é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na

posição financeira da entidade, que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica.” Desta maneira, as demonstrações contábeis deverão atender as necessidades comuns da maioria dos usuários, mas, no entanto, não tem como objetivo fornecer todas as informações de que os usuários possam necessitar, uma vez que estas demonstrações abrangem efeitos financeiros do passado, não incluindo, fundamentalmente, informações não-financeiras.

As demonstrações contábeis também evidenciam os resultados do desempenho da Administração na gestão da entidade, bem como sua capacitação na prestação de contas dos recursos que lhe foram confiados. Os usuários que desejam avaliar a atuação ou prestação de contas da Administração têm a finalidade de se fundamentarem em informações para que possam tomar decisões econômicas, como por exemplo, comprar, manter ou vender seus investimentos na entidade ou reeleger ou até mesmo substituir a Administração.

5.5.1 Posição Patrimonial e Financeira, Resultado e Mutações na Posição Financeira

Sempre que as decisões econômicas são tomadas pelos usuários das demonstrações contábeis, requer-se uma avaliação da capacidade para gerar caixa e equivalentes de caixa e da época e grau de certeza dessa geração, por parte da entidade. Essa capacidade determina, por exemplo, se a entidade conseguirá pagar seus empregados e fornecedores, os juros e amortizações dos seus empréstimos e fazer distribuições de lucros aos seus acionistas. Se forem fornecidas informações que focalizem a posição patrimonial e financeira, o resultado e as mutações na posição financeira da entidade, os usuários poderão avaliar com maior grau de segurança essa capacidade de gerar caixa e equivalentes de caixa.

Em uma entidade, os recursos econômicos que controla, sua estrutura financeira, de liquidez e solvência e sua capacidade de adaptação às mudanças no ambiente em que atua, afetam diretamente a sua posição patrimonial e financeira. Assim, as informações sobre os recursos econômicos controlados pela entidade e a sua capacidade, no passado, de modificar esses recursos são úteis para presumir a capacidade que a entidade tem de gerar caixa e equivalentes de caixa no futuro. As informações sobre a estrutura financeira são úteis para prever as futuras necessidades de financiamento e como os lucros futuros e os fluxos de caixa serão distribuídos aos indivíduos que têm participação na entidade, sendo também úteis para ajudar a mensurar a probabilidade da entidade de obter financiamentos adicionais. As informações

sobre liquidez e solvência são úteis para prever a capacidade do cumprimento dos compromissos financeiros nos respectivos vencimentos por parte da entidade. A Liquidez se refere à disponibilidade de caixa no futuro próximo, após verificar os compromissos financeiros do respectivo período. Solvência diz respeito à disponibilidade de caixa no longo prazo para quitação de compromissos financeiros nos respectivos vencimentos.

Já as informações que se referem ao resultado da entidade, principalmente a sua rentabilidade, são solicitadas com a finalidade de avaliar possíveis mudanças na composição dos recursos econômicos controlados pela entidade. Essas informações são úteis para prever a capacidade da entidade em gerar caixa e equivalentes de caixa a partir dos recursos atualmente por ela controlados, bem como para a avaliação da eficácia com que poderia utilizar recursos adicionais.

As informações que dizem respeito às mutações na posição financeira da entidade são úteis para avaliar as atividades de investimento, financeiras e operacionais durante o período compreendido pelas demonstrações contábeis. Também são úteis para proporcionar ao usuário uma base para mensuração da capacidade que a entidade tem de gerar caixa e equivalentes de caixa e a utilização desses recursos. Na elaboração de uma demonstração das mutações na posição financeira, os fundos podem ser definidos de diversas formas: recursos financeiros totais, capital de giro, ativos líquidos ou caixa, não sendo feita na Estrutura ora apresentada, nenhuma tentativa de especificar uma definição de fundos.

È o balanço patrimonial, basicamente, que fornece as informações sobre a posição patrimonial e financeira. As informações sobre o desempenho são fornecidas na demonstração do resultado. As informações sobre as mutações na posição financeira são apresentadas nas demonstrações contábeis por meio de uma demonstração em separado.

As partes componentes das demonstrações contábeis se inter-relacionam porque refletem diferentes aspectos das mesmas transações ou outros eventos. Embora cada demonstração apresente informações que são diferentes das outras, nenhuma provavelmente se presta a um único propósito, nem fornece todas as informações necessárias para necessidades específicas dos usuários. (CPC, 2008, p.09)

Toma-se como exemplo, uma demonstração do resultado que fornece um retrato incompleto do desempenho da entidade, a não ser que seja utilizada em conjunto com o balanço patrimonial e a demonstração das mutações na posição financeira.

As demonstrações contábeis também poderão conter notas explicativas, quadros suplementares e outras informações, como por exemplo, poderão estar contidas informações adicionais sobre itens constantes do balanço patrimonial e da demonstração do resultado, consideradas relevantes para as necessidades dos usuários. Poderão incluir divulgações sobre os riscos e incertezas que afetem a entidade e recursos e/ou obrigações quando não existe obrigatoriedade de serem reconhecidos no balanço patrimonial, tais como reservas minerais, bem como informações sobre segmentos industriais ou geográficos e o efeito de mudanças de preços sobre a entidade.

5.6 Pressupostos Básicos

A Estrutura Conceitual Básica proposta pelo CPC considera dois pressupostos básicos: O Regime de Competência e a Continuidade, conforme analisados abaixo.

5.6.1 Regime de Competência

Para que sejam atingidos seus objetos, as demonstrações contábeis são preparadas de acordo com o regime contábil de competência, que considera que os efeitos das transações e outros eventos devam ser reconhecidos quando ocorrem e não quando o caixa ou outros recursos financeiros são recebidos ou pagos, sendo lançados nos registros contábeis e reproduzidos nas demonstrações contábeis dos períodos a que se referem. Assim, as demonstrações contábeis preparadas pelo regime de competência informam os usuários sobre transações passadas que envolvem o pagamento e recebimento de caixa ou outros recursos financeiros, e também sobre obrigações de pagamento no futuro e sobre recursos que serão auferidos no futuro, apresentando, desta forma, informações sobre transações passadas e eventos que são mais úteis aos usuários na tomada de decisões econômicas.

5.6.2 Continuidade

Parte-se do pressuposto que, ao preparar as demonstrações contábeis para uma determinada entidade, normalmente, esta se encontra em curso de suas atividades e continuará desta forma no futuro previsível, presumindo-se também que a entidade não tem a intenção nem a necessidade de entrar em liquidação, nem diminuir materialmente o nível de suas operações. No entanto, se tal intenção ou necessidade existir, as demonstrações contábeis deverão ser elaboradas numa base diferente e, nesse caso, tal base deverá ser divulgada.