• Nenhum resultado encontrado

Objetivos da Extensão com os quais a proposta se identifica

Dor de cabeça, minha cabeça, tô sem a cabeça.

FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE ATIVIDADE DE EXTENSÃO 1 Unidade Proponente (Setor, Curso, Comissão)

29. Objetivos da Extensão com os quais a proposta se identifica

( ) 1. Reafirmar a ação de extensão como um processo acadêmico definido e efetivado em função das exigências da realidade;

( X ) 2. Assegurar a relação bidirecional entre a FSBA e a sociedade;

( ) 3. Reafirmar a Extensão como um processo indispensável na formação do aluno, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade;

( X ) 4. Desenvolver relações multi, inter e/ou transdisciplinares e/ou interprofissionais de setores da FSBA e da sociedade;

( X ) 5. Considerar as atividades voltadas para o desenvolvimento, a produção e a preservação cultural e artística regional;

( ) 6. Estimular a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável;

( ) 7. Priorizar as práticas voltadas para o atendimento de necessidades sociais emergentes, como as relacionadas com as áreas de educação, saúde, habitação, produção de alimentos, geração de emprego e ampliação de renda;

( ) 8. Valorizar as atividades interinstitucionais (consórcios, redes, parcerias) e as atividades voltadas para o intercâmbio e a cooperação internacional.

30. Cronograma

Atividade Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

X X X X X X X X X X X

SSA, ___/___/_____

________________________________ Emanoel Magalhães Costa

Assinatura do Profissional Proponente da Atividade de Extensão

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão Parecer:

( ) Deferido ( ) Em diligência ( ) Indeferido

SSA ___/___/______

Profª. Drª. Letícia Andrade Castro

APÊNDICE B

- Fluxograma da busca de bases e dados e seleção e avaliação de

estudos

Estudos identificados e selecionados por busca eletrônica total = 51 Base de dados:

Repositório (n = 18), Google Acadêmico (n = 18), Periódicos Capes (n = 15)

Estudos Excluídos (N = 26) Estudos Selecionados

(N= 25)

Estudos Excluídos Duplicados e Indexação (N = 07)

Estudos Selecionados (N = 18)

Estudos Excluídos por leitura do Resumo

(N = 10)

Estudos Avaliados e Incluídos (N = 08)

APÊNDICE C

- Termo de consentimento livre e esclarecido - TCLE

Eu, Emanoel Magalhães Costa orientando e Dra. Lenira Peral Rengel, estamos convidando: ... RG nº ... a participar como entrevistado/entrevistador/colaborador com o projeto de pesquisa intitulado LADRILHOS DO CORPO: metáforas de empoderamento nos processos de danças do Grupo Poder Grisalho, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia PPGDança, na linha de pesquisa Corpo e Cognição. a) O objetivo de solicitar a sua colaboração como entrevistado, é de ter mais informações sobre os pontos de vista expressos sobre como a dança por meio do uso de metáforas colabora com os processos de ensino/aprendizagem e especialmente no que tange específico da pesquisa.

b) Caso a senhora aceite participar da pesquisa, será necessário que se disponha a nos conceder um momento com horário pré-agendado, a sua livre escolha para uma entrevista feita pessoalmente por uma estudante de Psicologia. Tal entrevista será realizada em local previamente escolhido por nós podendo ser em grupo e que será gravada, desde que com sua autorização via assinatura do termo de imagem e som. A princípio nós, pesquisadora, orientando e colaboradores, temos a intenção de registrar a entrevista, que será semiestruturada (ou seja, terá algumas perguntas formuladas previamente, mas com a possibilidade de outros questionamentos, conforme as suas respostas), em vídeos, com uma câmera filmadora e em áudio, com celular e gravador digital. Caso a senhora se sinta desconfortável com algum desses meios, podemos renunciar a alguns deles. Anotações também serão feitas pelos entrevistadores, em bloco de notas durante todo o processo.

c) Caso a senhora se sinta desconfortável com os equipamentos utilizados ou com algum dos questionamentos, é possível, a qualquer momento da entrevista, solicitar que esta seja interrompida temporariamente ou permanentemente, remarcada ou suspensa. Também fica ofertada a possibilidade de, caso a senhora prefira não responder alguma pergunta em específico, não a fazer. Os pesquisadores se colocam a disposição para, a qualquer momento da execução da pesquisa, oferecer o material que está sendo produzido para consulta. Fica também

assegurada a possibilidade de a senhora retificar e/ou justificar suas respostas, caso considere adequado, cabendo aos pesquisadores indicar nos registros finais dos relatos tais alterações.

d) Alguns riscos relacionados ao estudo podem ser: o incomodo durante as perguntas, caso alguma, involuntariamente, remeta a temas desagradáveis a você enquanto participante (entrevistado) ou até mesmo alguma repercussão negativa em relação ao que as respostas dadas pela senhora possam gerar com a futura publicação produzida a partir da sua participação. Para minimizar tais riscos é que nos ofereceremos as possibilidades de acesso ao material produzido a partir das entrevistas, com posterior opinião e intervenção do participante e também o respeito a recusa de responder algum dos questionamentos ou interromper a entrevista, como já citado no item anterior.

e) Em contrapartida, a sua participação como entrevistado para este estudo possibilitará a singular oportunidade de a presentar o seu ponto de vista sobre a temática supracitada o que será de grande valia para os fins desta pesquisa. Esperamos com esta pesquisa contribuir para os estudos acadêmicos na área da dança e das artes.

f) O Pesquisador e a orientadora, a professora Lenira Peral Rengel, responsáveis por este estudo, poderão ser contatados a qualquer momento para esclarecer eventuais dúvidas que a senhora possa ter e fornecer-lhe as informações que queira, antes, durante ou depois de encerrado o estudo.

g) A sua participação neste estudo é voluntária e se você não quiser mais fazer parte deste estudo poderá desistir a qualquer momento e solicitar que lhe devolvamos o ter de consentimento livre e esclarecido assinado.

h) As informações relacionadas ao estudo poderão ser conhecidas por pessoas autorizadas. Também será revelado o seu nome, tendo em vista que não se crê, neste caso a necessidade de assegurar anonimato. Tão logo transcrita a entrevista e encerrada a pesquisa o conteúdo será desgravado ou destruído.

i) As despesas necessárias para a realização da pesquisa não são de sua responsabilidade e pela participação no estudo você não receberá ou pagará qualquer valor monetário.

li esse termo de consentimento e compreendi a natureza e objetivo do estudo do qual concordei em participar. A explicação que recebi menciona os riscos e benefícios e a não cobrança ou pagamento de valores monetários a mim pela participação. Entendi que sou livre para interromper minha participação a qualquer momento sem justificar minha decisão e sem que esta decisão acarrete qualquer prejuízo para mim. Entendi o que não posso fazer durante a pesquisa.

Ciente disto, concordo voluntariamente em participar deste estudo.

APÊNDICE D

- Termo de autorização para uso de vídeo e/ ou fotografia e/ou

textos

Pelo presente termo particular de autorização de uso de vídeo e/ ou fotografia e/ ou textos, Eu, ... autorizo à Emanoel Magalhães Costa, orientando e Dra. Lenira Peral Rengel: ... RG nº ... a utilizarem vídeo(s) e/ou fotografia(s) e/ou texto(s) de sua propriedade, que será enviado, através do aplicativo WhatsApp, ou via web, ou ainda por outros meios eletrônicos a participar com a dissertação de Mestrado da pesquisa intitulado LADRILHOS DO CORPO: metáforas de empoderamento nos processos de danças do Grupo Poder Grisalho, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia PPGDança, na linha de pesquisa Corpo e Cognição.

Pela aceitação deste termo de Autorização para uso de vídeo e/ou fotografia e/ou texto, mediante o envio do vídeo e/ou fotografia e/ou texto para seleção dos autorizados EU afirmo ser maior de 18 anos e plenamente capaz de consentir com todas as disposições presentes neste termo.

Você estará concedendo a nós pesquisadores, gratuitamente, licença para esta utilizar/fixar o vídeo e/ou fotografia e/ou texto, que será enviado, e autoriza expressamente e livremente a AUTORIZADA utilizar o vídeo e/ou a fotografia e/ou o texto, bem como trechos ou partes dos mesmos, podendo fixá-los em obras audiovisuais ou outros suportes e inclusive, exemplificativamente, transmiti-los e/ou publicá-los em (Revista, Portal, Rádio, TV, IPTV, SMS, Mobile e internet com todas suas ferramentas e tecnologia existentes, inclusive em mídias sociais); podendo distribuir o conteúdo em qualquer tipo de suporte material, formatos ou quaisquer outras modalidades de utilização existentes, podendo a autorizada divulgar, distribuir e comercializar tais fixações; armazená-lo em acervo, inclusive em base de dados na Internet.

As utilizações previstas anteriormente, ou ainda qualquer outra, de interesse da AUTORIZADA, poderão ocorrer, sem limitação de tempo ou de número de vezes, no Brasil e/ou no exterior, sem que seja devida ao AUTORIZANTE qualquer

remuneração ou notificação a respeito dos usos, podendo, ainda, a AUTORIZADA reduzir, alterar, compactar ou editar o material enviado.

O AUTORIZANTE declara e garante, que: o vídeo e/ou a fotografia e/ou o texto encaminhados à AUTORIZADA está de acordo com as disposições legais aplicáveis e ser o titular legítimo do vídeo e/ou fotografia e/ou texto e não estar violando o direito de terceiros e também declara ser o único e exclusivo titular de todos os direitos autorais patrimoniais sobre o vídeo e/ou fotografias e/ou texto enviados, sendo responsável, outrossim, integralmente pela licença de uso ora concedida, inclusive declara, ainda, que:

1) com relação à utilização de qualquer material protegido por direito autoral e direitos da personalidade na concepção do vídeo e/ou fotografia e/ou texto os mesmos encontram-se regularizados;

2) obteve os licenciamentos de direitos, permissões e autorizações eventualmente necessárias para a execução do vídeo e/ou a publicação da fotografia e ou texto, inclusive quanto a direitos de uso de imagem de terceiros, e autorização do representante legal no caso de uso de imagem de menores;

3) e o vídeo e/ou a fotografia e/ou o texto não violam direitos de terceiros, incluindo, sem se limitar a, direitos autorais e direitos da personalidade, não tendo a AUTORIZADA qualquer responsabilidade ou controle sobre o mesmo.

Em decorrência da presente declaração, o AUTORIZANTE desde já, obriga-se, caso venha a ser chamado a responder judicial ou extrajudicialmente pela prática de um ato ilícito e/ou ilegal através da utilização indevida, a isentar a AUTORIZADA de quaisquer responsabilidades, bem como a requerer a exclusão da mesma do processo, se for o caso, bem como a indenizar a AUTORIZADA por eventuais danos a que der causa. O presente instrumento particular de Autorização é celebrado em caráter definitivo, irretratável e irrevogável, obrigando as partes por si e por seus sucessores a qualquer título, a respeitarem integralmente os termos e condições estipuladas no presente instrumento.

O presente Termo de Autorização para Uso é regido única e exclusivamente pelas leis brasileiras, estando desde logo eleito o foro da cidade de Salvador, Estado da Bahia – Brasil, por mais privilegiado que outro seja ou possa vir a ser. E por estar de acordo ao presente instrumento o AUTORIZANTE declara que leu, entendeu e aceitou o presente termo, através do clique no botão de “aceitar” e pelo o envio do

material à AUTORIZADA passando assim o presente termo regular a relação entre as Partes.

APÊNDICE E

- Entrevista semiestruturada

1. De acordo com as aulas de dança desenvolvidas aqui no grupo, o que você entende como metáfora?

2. Quais metáforas trabalhadas nas aulas de dança você mais se lembra?

3. Do que você entende como metáfora, quais seriam as metáforas que têm contribuído para seu processo de envelhecer?

4. Aqui no projeto, como você memoriza e entende os movimentos quando dança? 5. As metáforas auxiliam nesse processo? Se sim, comente.

6. Você acha que existem trocas de conhecimento e aprendizagem no grupo? Se sim, comente.

7. De que forma sua participação neste grupo e as aulas de dança colaboram para seu empoderamento?

ANEXO A

MEDIDA DE INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL - MIF

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

COMPLEXO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIO PROFESSOR EDGARD SANTOS Rua Augusto Viana, s/n, Canela, CEP: 40110-060, Salvador – Bahia

FISIOTERAPIA - ESCALA DE AVALIAÇÃO

Nome: Enfermaria/Leito:

Avaliador: HUPES CPPHO AMN Data:

MEDIDA DE INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL CUIDADOS PESSOAIS A ALIMENTAR-SE (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7)

B ARRUMAR-SE (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7)

C BANHAR-SE (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7)

D VESTIR-SE. PARTE SUPERIOR (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7)

E VESTIR-SE. PARTE INFERIOR (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7)

F HIGIENE PESSOAL (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) M CONTROLE ESFINCTERIANO O G CONTROLE VISCERAL (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) T O H CONTROLE INTESTINAL (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) R TRANSFERÊNCIA I LEITO, CADEIRA, CADEIRA DE RODAS (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7)

J VASO SANITÁRIO (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) K BANHEIRA OU CHUVEIRO (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) LOCOMOÇÃO MARCHA (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) L CADEIRA DE RODAS (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) M ESCADAS (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) COMUNICAÇÃO C (7) N COMPREENSÃO AUDITIVA (1) (2) (3) (4) (5) (6) O VISUAL (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) G VOCAL (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) N O EXPRESSÃO I NÃO VOCAL (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) T CONHECIMENTO SOCIAL I V P INTERAÇÃO SOCIAL (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) O Q RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) R MEMÓRIA (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7)

ESCORE MOTOR /91 CLASSIFICAÇÃO MOTORA ESCORE COGNITIVO /35 CLASSIFICAÇÃO COGNITIVA ESCORE TOTAL /126 CLASSIFICAÇÃO TOTAL NÍVEIS 7 Independência completa (tempo, segurança)

SEM ASSISTENTE

6 Independência modificada (aparelho) DEPENDÊNCIA MODIFICADA

5 Supervisão

4 Assistência mínima (sujeito = 75% +) 3 Assistência moderada (sujeito = 50% +) COMPLETA DEPENDÊNCIA

2 Assistência máxima (sujeito = 25% +) 1 Assistência total (sujeito = 0% +)

ASSISTENTE

R I B E R T O , M .; M I Y A Z A K I , M .H .; J O R G E F I L H O , D .; S A K A M O T O , H .; B A T T I S T E L L A , L .R . R e p r o d u ti b ili d a d e d a v e r s ã o b r a s il e ir a d a M e d i d a d e I n d e p e n d ê n c ia F u n c i o n a l. A c t a F is iá t r ic a . V o l. 8 , n . 1 , p . 4 5 - 5 2 . 2 0 0 1 .