• Nenhum resultado encontrado

2. O CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

2.4. Objetivos do curso

instrumento.

2.3. Prazo de Integralização do curso

Como prazo de integralização do curso, é estabelecido que o estudante de graduação em Engenharia Mecânica tem um período mínimo de 10 semestres e máximo de 18 semestres.

2.4. Objetivos do curso

O curso de graduação em Engenharia Mecânica do UNISAL, em consonância com os ideais da educação salesiana e as orientações definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), no Projeto Político Institucional (PPI) e no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), estabeleceu como objetivos geral e específicos os indicados a seguir.

2.4.1. Objetivo Geral

Contribuir com a formação de engenheiros mecânicos por meio da transmissão, análise e questionamento acerca do conjunto de conhecimentos e ferramentas que favoreçam o desenvolvimento de competências/capacidades a fim de proporcionar uma sólida formação científica e profissional geral que o capacite a identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento do trabalho e de sistemas de produção de bens e/ou serviços, considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e humanista em atendimento às demandas da sociedade.

Esse profissional deve ser criativo e flexível, ter espírito crítico, iniciativa, capacidade de julgamento e tomada de decisão, ser apto a coordenar e atuar em equipes multidisciplinares, ter habilidade em comunicação oral e escrita e saber valorizar a formação continuada.

2.4.2. Objetivos Específicos

O engenheiro formado pelo Centro Unisal deve ser um profissional que se adapte e aproveite as oportunidades oferecidas pelo surgimento e desenvolvimento de novas tecnologias. Os objetivos específicos do curso ficam mais claros a partir de uma análise do mercado de trabalho no país, e em particular na região de Lorena.

O Engenheiro Mecânico atua em indústrias, empresas de engenharia e projetos ou empresas de serviços, isto é, em todo processo que exija sistemas automatizados.

É crescente a demanda pelo profissional de engenharia mecânica nos diferentes setores da indústria: automotivo, petroquímico, químico, metalúrgico, alimentício, farmacêutico, metal-mecânico, aeronáutico, eletrônico, sucro-alcooleiro e demais segmentos de mercado onde a automação é uma necessidade quando se busca maior competitividade, redução de custos e melhoria da qualidade. A acentuada vocação industrial da região e as crescentes e contínuas mudanças devido às alterações tecnológicas, sociais e ambientais, têm proporcionado o desenvolvimento de importantes projetos e empresas de alta tecnologia, gerando excelentes oportunidades de trabalho.

Verifica-se concretamente um campo de atuação muito vasto e crescente, mesmo porque este campo não se resume somente às áreas citadas. As áreas industriais se destacam como os mais importantes campos de atuação, mas as áreas comerciais e de serviços são também de grande destaque.

Os engenheiros mecânicos formados pelo UNISAL estão bem posicionados em sua área de formação, sendo valorizados no mercado em função de seu alto potencial de empregabilidade, possuindo formação multidisciplinar com a seguinte versatilidade profissional:

 Forte capacitação para atuar em áreas de interface e correlatas, tais como: Mecânica, Materiais, Automação, Sistemas de Controle, Mecatrônica, Robótica, Hidráulica, Pneumática, Sistemas Térmicos, Infraestrutura, capacitando plenamente o aluno para trabalhar em todas as áreas de desenvolvimento e inovação tecnológica.

 Atuação nas fases de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações mecânicas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas vigentes.

 Planejamento integrado de recursos e otimização de sistemas mecânicos para gestão social, econômica e ambiental, visando identificar e desenvolver sistemas e métodos para o equacionamento das relações de estruturas tanto macroscópicas (um país, um continente) quanto microscópicas (uma cidade, uma empresa). A partir do estabelecimento de cenários prospectivos é possível elaborar o desenvolvimento da sociedade pautado por metas e indicadores desejados.

 Atuação em transmissão e conversão de energia com estudo teórico e prático de equipamentos e máquinas com interfaces eletromecânicas.

 Projeto e controle de sistemas de gestão que considerem o gerenciamento por processos com abordagem factual para a tomada de decisão.

O atendimento ao objetivo proposto para o curso de graduação em Engenharia Mecânica do UNISAL UE Lorena implicará com que seu egresso também seja capaz de:

- Dimensionar e integrar recursos físicos, humanos e financeiros a fim de produzir, com eficiência e ao menor custo, considerando a possibilidade de melhorias contínuas; - Utilizar ferramental matemático, estatístico e controle para a solução de sistemas

automatizados e auxiliar na tomada de decisões;

- Projetar, implementar e aperfeiçoar sistemas, produtos e processos, levando em consideração os limites e as características das comunidades envolvidas, legislação pertinente e outros aspectos socioeconômicos;

- Prever e analisar demandas, selecionar conhecimento cientifico e tecnológico, melhorando suas características e funcionalidade;

- Incorporar conceitos e técnicas da qualidade em todo o sistema produtivo, tanto nos seus aspectos tecnológicos quanto organizacionais, aprimorando produtos e processos;

- Avaliar as demandas dos cenários tecnológicos, percebendo a interação entre as organizações e os seus impactos sobre a competitividade;

- Acompanhar os avanços tecnológicos, organizando-os e colocando-os a serviço da demanda das empresas e da sociedade;

- Inter-relacionar os sistemas de produção com o meio ambiente natural, tanto no que se refere à utilização de recursos escassos quanto a disposição final de resíduos e rejeitos; - Gerenciar e otimizar o processo de inovação nas empresas utilizando tecnologias

adequadas.

2.5. Perfil do egresso

A Figura 6 apresenta uma representação gráfica do perfil do egresso. O foco na formação integral é característica estruturante do perfil pretendido ao egresso do curso de Engenharia Mecânica. Consoante à missão institucional, entende-se por integral a “consistente formação teórica, desenvolvimento de habilidades e competências, unidade entre teoria e prática, sólida formação ética e cristã, compromisso social e político, tendo em vista a formação de profissionais e especialistas habilitados para a inserção nos setores profissionais e para a participação no desenvolvimento e transformação da sociedade brasileira, como sujeitos autônomos”11. Tal formação deve estar dirigida às necessidades da comunidade a qual a instituição está inserida, a fim de um profissional com formação superior, menos tecnicista, mais generalista, humanista e atualizado não somente na sua área de atuação.