• Nenhum resultado encontrado

Objetivos do livro, da DCELEM e do PTD

No documento Monica Lopes (páginas 139-144)

3.2 CONSIDERAÇÕES SOBRE A ANÁLISE

3.3.8 Objetivos do livro, da DCELEM e do PTD

Construímos o quadro abaixo com a estrutura semelhante ao quadro referente aos conteúdos do livro, DCLEM e PTD. Ele nos mostra cada um dos objetivos dos documentos em análise. Esclarecemos que, para o livro didático, nós temos objetivos para a leitura, oralidade e escrita. Já para a DCELEM, nós os encontramos apenas de forma geral (PARANÁ, p. 56), já para o PTD, a professora fez uso das prescrições da avaliação para seus objetivos.

7 Passamos diretamente para a análise dos objetivos em razão de os conteúdos da DCELEM e do livro Wat to go, bem como o conteúdo deste último ja terem sido analisados por ocasião da abordagem do PTD 1.

Quadro 47 – Objetivos do livro, da DCELEM e do PTD (continua) OBJETIVOS DO LIVRO OBJETIVOS GERAIS DA

DCELEM OBJETIVOS DO PTD

Leitura:

Proporcionar aos alunos contato com textos de diversos gêneros e fontes. Dar aos alunos acesso a informações que possibilitem a ampliação do seu conhecimento de mundo.

 Use a língua em situações de comunicação oral e escrita.

Leitura

Realizar leitura compreensiva do texto;

Utilizar estratégias de leitura para interpretar textos; Localizar informações explícitas e implícitas no texto;

Identificar a ideia principal; Ampliar o léxico;

Perceber as características, o contexto e a esfera de produção dos gêneros textuais estudados..

Escrita:

Levar os alunos observar as características de diferentes gêneros textuais

Levar o aluno redigir textos de diferentes gêneros

Oferecer aos alunos a oportunidade de uso contextualizado de estruturas linguístico-discursicas e de vocabulário apresentado na unidade.

Levar o aluno a entender a escrita como prática social e como processo contínuo de revisão e reescrita

•Vivencie na aula de LI formas de participação que lhe possibilitem estabelecer relações entre ações individuais e coletivas.

Escrita Expressar as ideias com clareza;

Elaborar/ reelaborar textos atendendo às situações de produção propostas;

Diferenciar linguagem formal de informal;

Utilizar adequadamente os recursos textuais (como coesão e coerência) e recursos linguísticos (como pontuação, uso da função do artigo, pronome, adjetivo, etc.); Empregar palavras no sentido conotativo e denotativo. Listening ans speaking:

Proporcionar aos alunos oportunidades de compreensão e produção oral da língua inglesa em diferentes contextos de uso.

Proporcionar aos alunos o contato com diferentes gêneros discursivos orais e com diferentes variantes da língua inglesa (utilizadas por falantes de inglês como língua materna e como língua estrangeira de diferentes nacionalidades).

Desenvolver as habilidades de compreensão global e de compreensão de informações específicas de um texto oral (compreensão seletiva).

Desenvolver diferentes estratégias de escuta, dependendo do objetivo de compreensão oral.

Levar o aluno a perceber características da linguagem oral, como pausas, hesitações, entre outras.

Levar o aluno a perceber aspectos fonéticos e fonológicos da língua inglesa

• Compreenda que os significados são sociais e historicamente construídos e, portanto, passíveis de transformação na prática social.

Oralidade

Utilizar o discurso formal e informal de acordo com a situação de produção;

Apresentar suas ideias com clareza;

Organizar a sequência da fala; Compreender e analisar os argumentos no discurso do outro;

Quadro 46 – Objetivos do livro, da DCELEM e do PTD (conclusão) especialmente relevantes para o aluno

brasileiro.

Oferecer oportunidades de prática da pronúncia de palavras e expressões, assim como da entonação de frases. Abordar assuntos relacionados ao tema

da unidade a partir da compreensão e da produção de textos orais.

Oferecer aos alunos de uso do vocabulário relacionado ao tema da unidade na compreensão e na produção de textos orais.

Estimular a interação em inglês entre os alunos.

Levar os alunos a estabelecer relações entre o(s) textos ouvido(s) e sua realidade

• Tenha maior consciência sobre o papel das línguas na

sociedade.

• Reconheça e compreenda a diversidade linguística e cultural, bem como seus benefícios para o

desenvolvimento cultural do país.

Fonte: elaborado pela autora com base em Tavares e Franco (2014, p.182-183), Paraná (2008) e PTD 2 (2016).

O quadro acima foi construído pela autora para verificar os objetivos dos documentos em análise. Os objetivos gerais da DCELEM, não seguem a estrutura do livro. Nessa direção, observamos que esse PTD se diferencia do primeiro, pois os objetivos foram planificados com base em cada conteúdo básico, ou seja, a leitura, a oralidade e a escrita.

3.3.8.2 Objetivos para o conteúdo leitura do PTD

Quadro 48 – P TD 2, Excerto 5 Objetivo

LEITURA:

- Realizar leitura compreensiva do texto;

- Utilizar estratégias de leitura para interpretar textos; - Localizar informações explícitas e implícitas no texto; - Identificar a idéia principal;

- Ampliar o léxico;

- Perceber as características, o contexto e a esfera de produção dos gêneros textuais estudados.

Fonte: PTD 2 ( 2016, p. 1).

Os objetivos que estão elencados para a leitura nesse PTD pretendem fazer uso das estratégias de leitura para a compreensão do texto, bem como trabalhar com as informações

que estão explícitas e implícitas no conteúdo da mensagem que o texto traz, assim como perceber as características, o contexto e a esfera de produção dos textos. Acrescentamos que a leitura poderia ser mais explorada pela proposta de gêneros textuais. Existe o registro nas justificativas do PTD 2 que a professora quer promover uma leitura que, por meio da reflexão global e crítica, elaborem uma nova forma de ver o mundo, ou seja, que a leitura seja significativa para o aluno. As estratégias de leitura são técnicas ou métodos que os leitores usam para adquirir a informação dos textos. Advém de uma abordagem cognitivista de uso da língua e não leva em conta o contexto de produção dos textos. De acordo com as DCELEM (PARANA, 2008, p.64), ―o professor desempenha um papel importante na leitura, já que, pela forma como encaminha o trabalho em sala de aula, os significados poderão ser mais ou menos problematizados, ou as possibilidades de construção de sentidos percebidas como mais ou menos significativas [...]‖. Nesse viés, entendemos que a mediação do professor com o trabalho da leitura deve ir além da leitura linear, que foi próprio de uma abordagem tradicional, com a qual lê-se tão somente o que está sendo dito. Por esse motivo, a forma como o professor encaminha a leitura faz diferença no aprendizado desde que ele contextualize as informações de maneira interdisciplinar em busca da intencionalidade do texto. A partir da leitura de um texto é que se trabalha a produção de um novo texto, bem como a sua reescrita. Assim, na realização da leitura desse PTD foi sugerido perceber as características, o contexto e a esfera de produção dos gêneros textuais estudados. Constatamos que os itens elencados devem ser realmente ensinados, e não somente percebidos. Explorar todos os itens ao falar do contexto de produção do texto; para quem ele foi escrito, em que época, qual a intenção, assim como as esferas de circulação dos gêneros.

3.3.8.3 Objetivos para o conteúdo da escrita

Quadro 49 – PTD 2, Excerto 6 OBJETIVOS

ESCRITA:

- Expressar as idéias com clareza;

- Elaborar/reelaborar textos atendendo às situações de produção propostas; - Diferenciar linguagem formal de informal;

- Utilizar adequadamente os recursos textuais (como coesão e coerência) e recursos linguísticos (como pontuação, uso da função do artigo,

pronome, adjetivo, etc.);

- Empregar palavras no sentido conotativo e denotativo. Fonte: PTD 2 (2016, p. 2).

O Excerto 6 propõem os objetivos para o conteúdo da escrita. Objetiva-se que o aluno possa expressar as ideias com clareza na elaboração e reelaboração de textos usando a língua

formal e empregando os recursos textuais de linguagem como coesão e coerência, palavras no sentido denotativo e conotativo, assim como os recursos linguísticos como pontuação, artigos, pronomes e adjetivos de forma adequada.

Um dos objetivos para a escrita propõe que o aluno aprenda a expressar as ideias com clareza. Acreditamos, portanto, que, além do conhecimento prévio do aluno em sua língua materna, ele precisa ter o contato, por meio da leitura, com textos de variados gêneros em língua estrangeira antes de iniciar a sua própria produção. Conforme a DCELEM (PARANÁ, 2008), para o aluno produzir um texto, é indispensável o contato prévio com outros textos que servem de apoio para a escrita. Portanto, vemos que a circulação do texto produzido pelo aluno é importante porque é isso que efetiva a escrita como prática social e o aluno como sujeito/autor.

3.3.8.4 Objetivos para o conteúdo da oralidade

Quadro 50 – PTD 2, Excerto 7 OBJETIVOS

ORALIDADE:

- Utilizar o discurso formal e informal de acordo com a situação de produção;

- Apresentar suas idéias com clareza; - Organizar a seqüência da fala;

- Compreender e analisar os argumentos no discurso do outro; - Expor seus argumentos.

Fonte: PTD 2 (2016, p. 2).

Com os objetivos do conteúdo oralidade enunciados pelo excerto 6, objetiva-se fazer com que o aluno consiga se expressar com clareza, fazendo uso correto do discurso formal ao apresentar as suas ideias, e que a fala tenha uma sequência passível de ser entendida. Além de dominar os conhecimentos de leitura, escrita e oralidade, espera-se que os estudantes consigam expor os argumentos com clareza. Não vemos elencado nos objetivos o uso social dos gêneros orais.

3.3.8.5 Objetivos dos gêneros textuais e seus elementos composicionais

Quadro 51 – PTD 2, Excerto 8 Objetivo

Gêneros textuais e seus elementos composicionais:

- Alargar a compreensão textual e ativar diferentes procedimentos interpretativos do aluno, por meio da diversidade de gêneros textuais;

- Reconhecer e ampliar a diversidade lingüística e cultural;

- Refletir os textos de maneira global e crítica, elaborando um novo modo de ver a realidade.

Fonte: PTD 2 (2016, P.1).

Podemos observar acima que a professora elenca os objetivos que ela intenta atingir durante o trabalho com os gêneros textuais. Por meio do ensino com os gêneros, pretende ampliar a compreensão textual de seus alunos, assim como a diversidade linguística e cultural pelo contato com vários textos, promovendo uma reflexão ampla e crítica, de tal forma, que leve o aluno a desenvolver um novo olhar sobre a realidade. A leitura crítica, na perspectiva da DCELEM (PARANÁ, 2008, p. 59), ―extrapola a relação entre o leitor e as unidades de sentido na construção de significação possíveis.‖ Nesse sentido, visa estabelecer relações entre o autor, o texto e o leitor, induzindo o aluno a associar o texto com a sua cultura, a sua língua e a forma como as interpreta.

No documento Monica Lopes (páginas 139-144)