• Nenhum resultado encontrado

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO

1.1.2 Objetivos específicos

No sentido de atender o objetivo geral, em termos específicos esta pesquisa pretende:

a)

a) caracterizar o contexto socioeconômico do segmento ceramista produtor de porcelanato da região Sul catarinense, em especial à empresa objeto de estudo;

b)

b) identificar os fatores de produção da Cerâmica Alpha e as características do sistema de custos dessa empresa;

c)

c) coletar dados econômicos a respeito de produção e custos na referida empresa; e

d)

1.3 JUSTIFICATIVA

Conforme observado inicialmente, quer por carência de mercado, quer por pressão de demanda, é necessidade junto às organizações o suporte da área de custos a fim de que os gestores e demais usuários (internos) obtenham informações atualizadas, busquem meios de minimizar custos e mensurá-los para apropriá-los de forma adequada. Nesse sentido, cumpre à Contabilidade Gerencial o papel de fornecer a esses usuários informações relevantes a respeito do comportamento dos custos para auxiliá-los no processo de tomada de decisões.

A Contabilidade vem se apoiando em algumas disciplinas que buscam respostas precisas para solucionar problemas empresariais e, necessariamente, gerar discussões em torno dos sistemas de apropriação e da utilização dos custos como estratégia empresarial (MAHER, 2001). Um exemplo disso é a Contabilidade de Custos, ramo contábil sobre o qual algumas organizações que primam pelo aperfeiçoamento do processo de gestão da informação se amparam com o intuito de analisar e controlar seus custos, a fim de manter excelência na gestão organizacional.

A relevância investigativa do estudo se afirma pela necessidade de se examinar o comportamento dos custos em função da estrutura produtiva da Cerâmica Alpha, especialmente tendo-se em vista a representatividade econômica dessa organização e pela contribuição que tem deixado para o desenvolvimento regional.

Nunca é demais informar que razões de ordem prática e motivos de natureza teórica concorrem para justificar a investigação proposta. Dessa forma, com relação ao primeiro aspecto, pretende-se dar respostas a questões específicas acerca do comportamento dos custos em função dos fatores de produção de uma empresa Cerâmica Alpha. Por conseguinte, o estudo pode contribuir com indicações sobre o que pode ser melhorado na gestão informacional relativa à estrutura usada no sistema de custeio pelo conhecimento dos fatores de produção que efetivamente interferem no comportamento dos custos dessa empresa.

Portanto, pode-se dizer que postos em evidencia, a partir dos dados referentes aos custos da atividade ceramista produtora de porcelanato, os resultados obtidos podem auxiliar no aproveitamento e otimização de recursos, além de contribuir para o cálculo do preço de venda a partir da margem de lucro desejada. Não obstante, podem, ainda, auxiliar na análise da concorrência e propiciar que se agregue

valor ao produto.

Pode, ainda, despertar o interesse dos gestores organizacionais para análises estatísticas e auxiliar na construção de conhecimento sobre a forma de mensuração dos custos diretos e indiretos de produção, de modo que a qualidade informacional alcance um padrão de excelência e os instrumentos de gestão forneçam dados precisos para o auxílio e a compreensão do comportamento de tais custos.

Ainda, pela ordem prática, a justificativa do estudo também se respalda nas contribuições que a investigação e a experiência particular que o exame renderá a outras empresas e gestores organizacionais do mesmo segmento que operam na região Sul de Santa Catarina. Pretende- se, pois, que as conclusões e os resultados do estudo contribuam com informações para o aprimoramento de técnicas gerenciais e desenvolvimento de estratégias que permitam antever o comportamento dos custos diretos e indiretos de produção, tendo em conta a estrutura produtiva das empresas investigadas.

No que se refere à ordem teórica, pretende-se contribuir com análise das potencialidades e fragilidades do caso examinado e efetuar encaminhamentos que expliquem o entendimento a respeito do comportamento dos custos diretos e indiretos de produção da Cerâmica Alpha. Particularmente, pelo fato de não existir um sistema de custeio próprio, desenvolvido para ser empregado junto às empresas que atuam no mesmo segmento. Desse modo, espera-se que os resultados alcançados subsidiem a condução de processos decisórios e na identificação de modelos de saída (alternativas de solução) para questões operacionais que se desdobram junto à realidade empírica.

Nesse sentido, a pesquisa busca a operacionalização de novos conceitos pela afirmação da Contabilidade Gerencial como estratégia de gestão patrimonial, especialmente em função dos meios que esse ramo contábil dispõe para gerir a informação e, consequente, recuperar dados pertinentes ao comportamento dos custos produzidos pelas empresas.

A motivação para estudar o assunto problematizado também vem da curiosidade de saber quais os aspectos que interferem no comportamento dos custos diretos e indiretos de produção, posto que os resultados possam contribuir para clarificar a respeito de como a composição e a formação da estrutura produtiva interferem nos custos da empresa caso do estudo.

Nesse norte, a relevância teórica do estudo também se justifica pelo fato de incorporar exame revisional e trabalho de campo em torno dos objetivos determinados, especialmente tendo em vista algumas preocupações presentes no setor, como as expostas pelo gestor da

empresa estudada por Maria (2011), anteriormente citadas.

Resta descrever que a razão de se eleger como objeto de estudo a Cerâmica Alpha decorre do fato de que essa empresa figura entre as principais produtoras de porcelanato na região Sul de Santa Catarina, com base no Sindicato das Indústrias de Cerâmica para Construção e de Olaria de Criciúma (SINDICERAM), e que é pólo ceramista brasileiro, conquanto apresenta experiência investigativa relevante.