• Nenhum resultado encontrado

1 Origens, Objetivos e Organização do Trabalho

1.3 Objetivos e organização do trabalho

1.3.1 Objetivo geral

O presente trabalho tem o intuito de discutir as contribuições das Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPEs), ofertadas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), para a formação de professores promovida por essa instituição e para o desenvolvimento profissional de professores da Educação Básica.

1.3.2 Objetivos específicos

Pretende-se averiguar a relação entre a oferta de ACIEPEs e a demanda quanto às necessidades formativas3 dos professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino ________________________

3

Necessidades formativas são compreendidas neste trabalho conforme Rodrigues (2006, p. 15) “[... um fenômeno subjetivo e eminentemente social, elaborado por um sujeito particular, num contexto espacio- temporal singular”.

Fundamental da rede pública de ensino do Município de São Carlos, SP; investigar as contribuições da ACIEPE “Tecnologia Informática na Formação e Atuação de Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais” para a atividade profissional e a prática pedagógica do professor polivalente4 que a cursou; e oferecer subsídios ao Núcleo de Formação de Professores (NFP) da UFSCar para agregar e dinamizar as ACIEPEs voltadas à formação de professores.

Em atenção aos objetivos traçados, realizei um estudo sobre essas Atividades, efetuando um mapeamento das que foram ofertadas no período de 2010 a 2014 na UFSCar, em seus quatro campi. Priorizando as ACIEPEs voltadas à formação de professores, detectei quais áreas do conhecimento são contempladas por elas, suas temáticas e linhas programáticas.

Focalizei as ACIEPEs que têm em seu público-alvo os professores polivalentesda rede pública de ensino do Município de São Carlos, SP, com a finalidade de investigar se essas ACIEPEs atendem as necessidades formativas desses professores. As necessidades formativas foram levantadas junto aos gestores educacionais da rede pública de ensino do Município de São Carlos, SP.

A indagação que moveu essa pesquisa foi: Há indicações de que as ACIEPEs, no âmbito da formação de professores, potencializam a formação continuada de professores promovida pela UFSCar?

Parte-se das seguintes proposições: no âmbito da formação de professores, as ACIEPEs: (a) promovem a articulação entre a formação inicial e continuada de professores, considerada por estudiosos da área da educação como primordial para a eficácia da formação de professores da Educação Básica; (b) necessitam de uma divulgação eficaz junto às redes públicas de ensino; e (c) precisam ter validação para a progressão funcional dos professores da rede estadual de ensino, o que demanda convênio específico com essa rede de ensino, a fim de ser mais um atrativo para a participação desse público.

________________________

4

Denominação dada aos professores que lecionam nos anos iniciais (1º ao 5º) do Ensino Fundamental. A indicação CFE 22/73 proposta pelo Conselheiro Valnir Chagas definia o professor das séries iniciais como uma figura polivalente, ou seja, que podia transitar facilmente em todas as séries iniciais do ensino de primeiro grau.

Este estudo configura-se como exploratório, de natureza qualitativa e descritiva. Para o seu desenvolvimento foi utilizada a pesquisa bibliográfica, a análise documental e o estudo de caso, tendo a entrevista semiestruturada como elemento central para a coleta de dados primários.

A coleta de dados foi desenvolvida em duas etapas. A primeira constituiu-se de análise documental (regimentos, normas, relatórios, catálogos, Caderno ACIEPE, Sistema ProExWeb, Sistema ProGradWeb, entre outros documentos administrativos relacionados no apêndice C desse trabalho) e a segunda etapa compôs-se de entrevistas: (1) a gestores educacionais da Secretaria Municipal de Educação do Município de São Carlos, SP, e da Diretoria de Ensino – Região São Carlos, diretamente envolvidos com a formação continuada de professores; (2) a coordenadores de ACIEPEs da área de Educação Matemática nos Anos Iniciais, ofertadas no período de 2010 a 2014, na Universidade

Federal de São Carlos – Campus São Carlos e (3) às professoras com atuação nos Anos

Iniciais do Ensino Fundamental e que cursaram a ACIEPE “Tecnologia Informática na Formação e Atuação de Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais”, ofertada no período de 2010 a 2014, na UFSCar - Campus São Carlos.

1.3.3 Organização do trabalho

Para a apresentação da pesquisa organizei este trabalho em seis seções: A segunda seção, intitulada “Fundamentos teóricos norteadores da pesquisa”, traz, a título de referencial teórico, um breve histórico da formação de professores no Brasil, algumas reflexões de estudiosos da área educacional sobre a formação continuada de professores, as concepções de modelos de formação continuada de professores, a formação de professores polivalentes e necessidades formativas de professores. Ainda, situa a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o Núcleo de Formação de Professores (NFP) e as Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPEs).

Em seguida, a seção 3, denominada “O caminhar da pesquisa”, retrata o caminho metodológico da pesquisa. São apresentados os participantes da pesquisa, o instrumento de coleta de dados primários, com o detalhamento dos cuidados na sua aplicação, os procedimentos e as dificuldades para a coleta de dados secundários e, por fim, como os dados foram organizados e analisados.

A seção 4, “Apresentação dos dados”, traz todos os dados coletados durante a pesquisa, por meio da pesquisa documental e das entrevistas aplicadas.

A análise dos dados, que constitui a seção 5, intitulada “Estudo reflexivo dos dados: uma possibilidade de análise”, foi efetuada confrontando os dados obtidos às respostas das entrevistas com o referencial teórico revisado.

Finalizando, na seção 6, “Considerações finais e recomendações: um convite à interlocução”, são apresentadas ponderações no intuito de responder à questão inicial que moveu esta pesquisa e, pautando-se nas experiências vivenciadas durante a trajetória desse trabalho, são relatadas algumas recomendações com a finalidade de contribuir para a melhoria do sistema de gestão das Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão na UFSCar.

_______________________