• Nenhum resultado encontrado

Objeto da garantia 100 !

No documento Fundo de garantia das execuções trabalhistas (páginas 100-103)

3 SISTEMAS DE GARANTIA SALARIAL NO ÂMBITO DO DIREITO

5.1 Projeto de Lei n 4.597-A, de 2004 91 !

5.1.4 Objeto da garantia 100 !

Dispõe o artigo 1º do PL:

Art. 1º Fica instituído o Fundo de Garantia das Execuções Trabalhistas FUNGET destinado a assegurar, subsidiariamente, o pagamento dos créditos decorrentes das decisões condenatórias transitadas em julgado proferidas pela Justiça do Trabalho.

Tal disposição restringe a previsão constitucional, uma vez que a Emenda Constitucional n. 45/2004 aduz à criação de um Fundo de Garantia das Execuções Trabalhistas, não o restringindo às execuções fundadas em decisões condenatórias. Se por um lado pode-se questionar tal previsão sob o argumento de que desestimularia a celebração de acordos na Justiça do Trabalho, fato é que também serviria como óbice a fraudes que poderiam ser praticadas através de avenças simuladas, com o objetivo de acionar o FUNGET indevidamente.

administrativamente. (SILVA, Homero Batista Mateus da. Curso de direito do trabalho aplicado: v. 8: Justiça do Trabalho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010, p. 236-237).

9LFHQWH -RVp 0DOKHLURV GD )RQVHFD GHIHQGH TXH R )XQGR GHYH ³DVVHJXUDU TXDOTXHU FUpGLWRWUDEDOKLVWDHQmRVyRVVDOiULRVSDUDSDJDPHQWRLPHGLDWRDRFUHGRU´299 Porém, como demonstram a experiência e a regulamentação internacional sobre o tema (Convenção n. 173, da OIT, Diretiva n. 80/987, da União Europeia, e Estatuto de los Trabajadores, da Espanha), faz-se necessária à existência do Fundo e a possibilidade de cumprimento dos fins aos quais se destina a delimitação de um valor máximo a ser garantido, bem como a definição da natureza das verbas pelas quais se responsabiliza (se salarial e/ou indenizatória, e, quanto a estas, se apenas as indenizações devidas pela rescisão do contrato seriam abarcadas).

O deputado Darcísio Perondi apresentou a Emenda n. 1, no sentido de alterar a redação do artigo 1º, nos seguintes termos:

Fica instituído o Fundo de Garantia das Execuções Trabalhistas FUNGET destinado a assegurar, subsidiariamente, o pagamento dos créditos decorrentes das decisões condenatórias transitadas em julgado proferidas pela Justiça do Trabalho, até o limite correspondente a 100 (cem) vezes o valor do salário mínimo.300

A justificativa de tal alteração, segundo o deputado, reside na possibilidade de déficit no Fundo e na importância de satisfazer as execuções de menor valor, de modo que o estabelecimento de valor correspondente a 100 (cem) salários mínimos abrange um percentual considerável de execuções trabalhistas e evita o pagamento de execuções milionárias.301

Embora não tenha havido a demonstração de dados acerca dos números e valores médios das execuções trabalhistas pendentes de satisfação no Brasil, bem como qualquer estimativa acerca do montante dos recursos do Fundo, aptos a justificar tal valor, fato é que a Emenda aborda a necessidade de determinação de um valor máximo a ser garantido pelo Fundo, questão indispensável à regulamentação pela lei ordinária.

Entendemos que, pelo menos num primeiro momento, o valor máximo a ser pago pelo Fundo deve ser fixado em patamares modestos, até mesmo para que se possa avaliar sua

299 FONSECA, Vicente José Malheiros da. A efetividade da justiça social como garantia do Estado Democrático

de Direito. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. Belém, v. 42, n. 83, jul./dez. 2009, p. 31.

300 BRASIL. Projeto de Lei n. 4.597-A, de 2004. Emenda n. 1. Disponível em:

<http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=302755>. Acesso em: 02 maio 2011.

capacidade de garantir os créditos trabalhistas. À falta de estatísticas que evidenciem o valor médio das execuções pendentes no Brasil,302 sugerimos um valor com base em previsão contida na Lei de Falências para pagamento antecipado,303 denominada pela doutrina como ³pronto-pago´.304 'LVS}HRDUWLJRGD/HLQTXH³2VFUpGLWRVWUDEDOKLVWDVGH natureza estritamente salarial vencidos nos 3 (três) meses anteriores à decretação da falência, até o limite de 5 (cinco) salários-mínimos por trabalhador, serão pagos tão logo haja GLVSRQLELOLGDGHHPFDL[D´

Utilizando este parâmetro, entendemos razoável estipular como valor máximo a ser pago pelo FUNGET o crédito relativo aos salários e às verbas rescisórias (entendidas como tais o aviso prévio indenizado, o saldo salarial, as férias proporcionais acrescidas do terço constitucional e o décimo terceiro salário proporcional),305 até o máximo de cinco salários

mínimos. Se estas verbas excederem tal valor ou se a condenação abranger outras verbas não cobertas pelo Fundo, os trabalhadores prosseguirão com a execução pelo saldo.

302 Marcos Neves Fava aponta a necessidade de aprimoramento na coleta de dados estatísticos na Justiça do

Trabalho, especialmente no tocante ao processo executivo, como um dos meios para a superação da crise estrutural da execução trabalhista. (FAVA, Marcos Neves. Op. cit., p. 78-79).

303 Este pagamento antecipa-se ao pagamento dos credores extraconcursais. (COELHO, Fábio Ulhoa. M anual de

Direito Comercial. 17. ed. rev. atual. de acordo com a nova Lei de Falências. São Paulo: Saraiva, 2006, p. 366).

304 Marcelo Papaléo de Souza afirma que tal medida se destina à minimização do prejuízo dos trabalhadores que

não receberam salários e justifica a expressão ³pronto-pago´ afirmando ter sido a utilizada pela legislação argentina. Não podemos deixar de registrar a referência que o autor fez à existência do Fondo de Garantía Salarialda Espanha, bem como Fundo de Garantia Salarial português. Afirmou que este assegura o pagamento de crédito equivalente a seis salários mínimos no caso de ser declarada a insolvência do empregador e que é financiado pelos empregadores, por meio de contribuições à seguridade social. Assim, criticou o valor atribuído ao pronto-pago pela legislação falimentar brasileira, asseverando que os beneficiados pela lei foram o Estado e as instituições de crédito, em razão dos prejuízos ocasionados aos trabalhadores. (SOUZA, Marcelo Papaléo de. A Lei de recuperação e falência e as suas consequências no direito e no processo do trabalho. 3 ed. São Paulo: LTr, 2009, p. 199-200, 263-264).

305 Estas seriam as verbas tipicamente rescisórias, segundo Homero Batista Mateus da Silva, que assim se

PDQLIHVWD ³2 SUREOHPD QmR p PDLV VDEHU D FDXVD H[WLQWLYD GR FRQWUDWR GH WUDEDOKR PDV VDEHU R DOFDQFH GDV verbas. Aviso-prévio indenizado, saldo de salário do mês, décimo terceiro salário proporcional e férias proporcionais acrescidas de um terço fazem parte de um núcleo duro do qual dificilmente se conseguirá escapar. Férias vencidas, férias dobradas, salários atrasados, saque de fundo de garantia, seguro-desemprego e multas (do art. 477 ou do art. 9º da Lei n. 6.708/1979) não encontram consenso como verba rescisória típica. Dizer que verba rescisória é tudo o que consta do termo de rescisão é um exagero, porque ali podem ser lançados até o vale-transporte e a cesta básica atrasados. Não é o papel que define a essência da natureza jurídica. Dizer que verba rescisória é apenas aquilo exclusivo da rescisão também é um exagero, porque só sobraria espaço para o aviso-prévio indenizado e para a indenização de 40% sobre o fundo de garantia. Daí a razoabilidade de usar o conceito de verba rescisória típica, ficando-se com aquele quarteto acima mencionado (aviso-prévio indenizado, VDOGRGHVDOiULRIpULDVSURSRUFLRQDLVDFUHVFLGDVGHXPWHUoRHGpFLPRWHUFHLURVDOiULRSURSRUFLRQDO ´6,/9$ Homero Batista Mateus da. C urso de direito do trabalho aplicado: v. 9: processo do trabalho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010, p. 233-234.

No documento Fundo de garantia das execuções trabalhistas (páginas 100-103)