• Nenhum resultado encontrado

3 SISTEMAS DE GARANTIA SALARIAL NO ÂMBITO DO DIREITO

5.1 Projeto de Lei n 4.597-A, de 2004 91 !

5.1.1 Regulamentação 92 !

Propõe o Projeto de Lei (PL) que o Fundo de Garantia das Execuções Trabalhistas (FUNGET) seja regido por normas e diretrizes estabelecidas por um Conselho Curador, regulamentado pelo Poder Executivo (artigo 3º, caput).

O Conselho Curador compõe-se de representantes e suplentes (i) dos trabalhadores e tomadores de serviços, (ii) da Justiça do Trabalho, (iii) do Ministério Público do Trabalho, (iv) do Ministério do Trabalho e Emprego, (v) da Caixa Econômica Federal e (vi) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (artigo 3º, parágrafo 1º), sendo que a presidência será exercida pelo representante do Ministério do Trabalho e Emprego (artigo 3º, parágrafo 2º).

Segundo o parágrafo 6º do artigo 3º, as despesas para comparecimento às reuniões do Conselho Curador constituirão ônus das entidades representadas, semelhante ao que prevê o parágrafo 6º do artigo 3º da Lei n. 8.036/90 (Lei do FGTS).

Prevê o parágrafo 3º do artigo 3º que os representantes dos trabalhadores e dos tomadores de serviços, bem como seus suplentes, serão indicados pelas centrais sindicais e pelas confederações nacionais e nomeados pelo ministro do Trabalho e Emprego para mandato de dois anos, com possibilidade de uma única recondução. Tal dispositivo assemelha-se à disposição contida no parágrafo 3º do artigo 3º da Lei n. 8.036/90.

As ausências ao trabalho dos representantes dos trabalhadores, decorrentes das atividades no Conselho Curador, serão computadas como de efetivo serviço (artigo 3º, parágrafo 7º, equivalente ao dispositivo legal de mesmo número da Lei n. 8.036/90).

Foi-lhes garantida estabilidade no emprego desde a nomeação até um ano após o término do mandato, somente admitida a dispensa por falta grave, comprovada por processo judicial (artigo 3º, parágrafo 8º), enquanto que a Lei n. 8.036/90 apenas permite tal modalidade de dispensa se comprovada por processo sindical (artigo 3º, parágrafo 9º da Lei n. 8.036/90).

O parágrafo 9º do artigo 3º dispõe caber ao Ministério do Trabalho e Emprego proporcionar ao Conselho Curador os meios necessários ao exercício de sua competência, contando com uma Secretaria Executiva do Conselho Curador do FUNGET (disposição semelhante à do artigo 3º, parágrafo 8º da Lei n. 8.036/90).

Ao Conselho Curador do FUNGET compete, dentre outras funções, estabelecer diretrizes e programas de alocação dos recursos de acordo com os critérios e objetivos fixados na lei regulamentadora (artigo 5º, I), acompanhar e avaliar a gestão econômica e financeira dos recursos, bem como os ganhos sociais e o desempenho dos programas aprovados (artigo 5º, II), apreciar e aprovar os programas anuais e plurianuais (artigo 5º, III), aprovar seu regimento interno (artigo 5º, VII) e fixar normas e valores de remuneração do agente operador (artigo 5º, VIII).

Como se vê, ao contrário do Fondo de Garantía Salarial espanhol, que possui personalidade jurídica própria, o Projeto de Lei n. 4.597-A, de 2004, não atribui esta característica ao FUNGET, regulamentando-o de forma semelhante à do FGTS, no sentido de que será regido por normas e diretrizes do Conselho Curador, regulamentado pelo Poder Executivo, e possuirá uma Secretaria Executiva atribuída pelo Ministério do Trabalho e Emprego para que possa exercer suas competências.

Cesarino Júnior, em estudo relativo ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, DILUPRXTXHTXHPPHOKRUFRQFHLWRXRWHUPR³)XQGR´IRL*XLOOHUPR&DEDQHOODVTXHRGHILQLX FRPR R ³&RQMXQWR GH EHQV GH XPD SHVVRD ou entidade quando têm finalidade e conta HVSHFLDLV´287 Prossegue o jurista brasileiro afirmando que o citado autor também conceituou a H[SUHVVmR³)XQGRGH*DUDQWLD´GDVHJXLQWHPDQHLUD

Mais concretamente, dentro do Direito do Trabalho, é uma reserva patrimonial estabelecida pela lei francesa de 1 de abril de 1898 e formada por contribuições patronais, para proporcionar aos operários e empregados ou a seus beneficiários, uma segurança excepcional ante o risco de insolvência de seus devedores, em caso de acidente seguido de incapacidade ou morte. Se

287CABANELLAS DE TORRES, Guillermo. Fondo. Dicionário de Derecho Usual. Buenos Aires: Arayú,

1953, t. 2, p. 211, apud CESARINO JÚNIOR, Antonio Ferreira. Estabilidade e Fundo de Garantia. Rio de Janeiro: Forense, 1968, p. 188.

dentro do prazo legal o patrão não indenizar, o trabalhador ou seus GHSHQGHQWHVREWrPDLQGHQL]DomRRXSHQVmRGR³)XQGRGH*DUDQWLD´288

$ H[SUHVVmR ³)XQGR GH *DUDQWLD´ SRUWDQWR RULJLQD-se da ideia de constituir um patrimônio para garantir o pagamento de pensão ou indenização devidas em casos de incapacidade ou morte decorrentes de acidente, na hipótese de insolvência do titular da obrigação. Não isenta o devedor do cumprimento de sua obrigação, mas garante ao credor o adimplemento em caso de insuficiência patrimonial daquele.

Considerando que o Projeto de Lei concebe a estrutura do Fundo de Garantia das Execuções Trabalhistas de forma similar à do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, relevante destacar a opinião de Cesarino Júnior no tocante à natureza jurídica deste, ao DVVHYHUDUTXH³$DQiOLVHGDOHLHGRUHJXODPHQWRGR)81*$76QRVOHYDjFRQFOXVmRGHTXH HOH QmR WHP SHUVRQDOLGDGH MXUtGLFD PDV DSHQDV µSHUVRQDOLGDGH FRQWiELO¶´ XPD YH] TXH D personalidade jurídica surge da lei ou do contrato e a regulamentação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, até aquele momento (Lei n. 5.107/1966 e Decreto n. 59.820/1966), não se referia explícita ou implicitamente à personalidade jurídica.289

Importante destacar que há pouca análise jurídica acerca dos Fundos Públicos, conforme assevera José Cretella Júnior, que assim os define:

Patrimônio, constituído de dinheiro, ações ou bens, afetado pelo Estado a determinado fim. Embora não tenha personalidade jurídica, nem de direito público, nem de direito privado, o fundo é dotado de personalidade judiciária, equiparando-se, sob tal aspecto, no direito brasileiro, à massa falida, à herança jacente, ao condomínio em edifícios, [...]. Não se delineou ainda, no direito brasileiro, o regime jurídico dos fundos, mas tal entidade tem vida, pode deliberar, determinar e agir. A questão não tem sido discutida em doutrina, faltando mesmo estudo aprofundado sobre o tema. Não obstante, o fundo público está, em definitivo, incorporado à realidade pátria.290

288 CABANELLAS DE TORRES, Guillermo. Fondo de Garantia. Dicionário... Op. cit., pág. 212, nota 45, apud

CESARINO JÚNIOR, Antonio Ferreira. Estabilidade... Op. cit., p. 189.

289 CESARINO JÚNIOR, Antônio Ferreira. Ibid., p. 190.

290 FUNDO PÚBLICO. In: FRANÇA, Rubens Limongi (Coord.). Enciclopédia Saraiva do Direito. Edição

Comemorativa do Sesquicentenário da Fundação dos Cursos Jurídicos no Brasil 1827-1977. São Paulo: Saraiva, São Paulo, 1977, v. 39, p. 219.

2 WHUPR ³)XQGR´ WDPEpP p XWLOL]DGR QD VHDUD GR 'LUHLWR )LQDQFHLUR QR WRFDQWH DR tema da repartição de receitas tributárias e transferências intergovernamentais no Brasil.291

José Maurício Conti afirma ser dominante a posição da doutrina no sentido de que os fundos não possuem personalidade jurídica, mas sim uma capacidade processual, que lhes DXWRUL]D DWXDU HP MXt]R QD GHIHVD GH VHXV LQWHUHVVHV 6HULD ³D TXDVH-personalidade que os civilistas reconhecem em várias figuras previstas em nosso ordenamento, como é o caso do FRQGRPtQLRHGDPDVVDIDOLGD´292

Entende o autor que tal definição seria aplicável à maior parte dos fundos existentes, mas que deveria ser realizada uma análise detida em relação a cada fundo, a fim de concluir se, de fato, poderia ter capacidade processual. Isto porque, no específico caso do Fundo de Participação dos Estados e Distrito Federal e do Fundo de Participação Municípios, objetos de análise de sua tese, entende inexistente tal capacidade, uma vez que estes não possuem um grau mínimo de autonomia para a gestão de seus recursos, sendo meros instrumentos de repartição de receitas previstos pela Constituição Federal.293

Desses estudos, pode-se concluir que os fundos, no direito brasileiro, não possuem personalidade jurídica, mas, na maioria dos casos, apenas capacidade processual.

A questão possui grande importância no que tange ao Fundo de Garantia das Execuções Trabalhistas, pois os Projetos de Lei preveem a sub-rogação do Fundo no crédito no trabalhador, que deverá executá-lo nos mesmos autos da reclamação trabalhista, mas não referem a qual órgão caberá a sua representação processual.

291 Além dos tributos exclusivos de cada uma das esferas de governo, o sistema brasileiro prevê a participação

direta (regulada pelos artigos 157 e 158 da Constituição Federal) e indireta na arrecadação, sendo que esta última se dá através da criação de fundos, nos termos do artigo 159 da Constituição Federal.

José Mauricio Conti conceitua ³fundo´, genericamente e considerando o objeto de sua análise (fundo de SDUWLFLSDomR  FRPR ³XP FRQMXQWR GH UHFXUVRV XWLOL]DGRV FRPR LQVWUXPHQWR GH GLVWULEXLomR GH ULTXH]D FXMDV fontes de receita lhe são destinadas para uma finalidade determinada ou para serem redistribuídas segundo critérios pré-HVWDEHOHFLGRV´ CONTI, José Mauricio. Repartição de receitas tributárias: o Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal e o Fundo de Participação dos Municípios. Tese (Doutorado em Direito). Orientador Regis Fernandes de Oliveira ± Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999, p. 107.

292 Ibid., p. 110. 293 Ibid., p. 110-112.