• Nenhum resultado encontrado

Recursos do Fondo de Garantía Salarial 60 !

3 SISTEMAS DE GARANTIA SALARIAL NO ÂMBITO DO DIREITO

4.4 Recursos do Fondo de Garantía Salarial 60 !

Segundo o artigo 3º do Real Decreto n. 505/1985, o Fondo de Garantía Salarial disporá dos seguintes recursos econômicos para o cumprimento de seus fins: (i) contribuições dos empresários que empreguem trabalhadores, (ii) recursos decorrentes da sub-rogação, (iii) rendas ou frutos de seu patrimônio ou do patrimônio do Estado agregado ao Fundo, (iv) venda

147 GARCÍA VIÑA, Jordi. Op. cit., p. 32. 148 Ibid., p. 31.

149 Ibid., p. 32. 150Ibid., p. 33.

de suas publicações, (v) consignações ou transferências definidas nos Presupuestos Generales del Estado151 e (vi) quaisquer outros recursos previstos em leis.

Jordi García Viña aduz que, apesar das diversas fontes de recursos, são os aportes promovidos pelos empresários que nutrem o Fondo de Garantía Salarial, através das contribuições à Seguridade Social,152 uma vez que, nos termos do artigo 12.2 do Real Decreto n. 505/1985, as contribuições para o Fundo serão realizadas conjuntamente com as da Seguridade.153

O autor afirma que a jurisprudência tem decidido que as irregularidades relativas à filiação à Seguridade Social ou ao recolhimento das contribuições não implicam a perda do direito às prestações do Fundo, uma vez que não constituem prestações da Seguridade Social em sentido estrito, sendo apenas exigida do beneficiário a comprovação de uma relação de trabalho,154 sem prejuízo da responsabilidade pelo descumprimento de tais deveres em outros procedimentos. Ressalta, ainda, que não é exigido período de carência ou de contribuição para ter direito às prestações do Fondo de Garantía Salarial.155

O artigo 11 do Real Decreto n. 505/1985 dispõe que são obrigados a contribuir para o Fondo de Garantía Salarial (i) os empregadores, públicos ou não, que mantenham contrato de trabalho de regime comum, conforme 1.2 do Estatuto de los Trabajadores,156 (ii) os clubes ou

151 Trata-se dos orçamentos do Estado e dos Organismos Autónomos de carácter administrativo, conforme

H[SOLFLWD &DUPHQ 'tH] 9DOOH QD DQiOLVH GR YHUEHWH ³Expresión cifrada, conjunta y sistemática de las obligaciones que, como máximo, pueden reconocer el Estado y sus Organismos Autónomos y de los derechos que se prevén liquidar durante el correspondiente ejercicio. Los P.G.E. tienen carácter anual y en ellos deben incluirse la totalidad de los gastos e ingresos del sector público estatal.

Integran dos P.G.E.: el presupuesto del Estado debidamente pormenorizado y el de los Organismos Autónomos de carácter administrativo. A ellos deben unirse además dos presupuestos-resúmenes de los restantes organismos autónomos y el de la Seguridad Social. [...].´ 'Ë(=9$//(&DUPHQPresupuestos del Estado. In: Diccionario Jurídico Espasa. Op. cit., p. 1158).

152 GARCÍA VIÑA, Jordi. Op. cit., p. 35. 153 Ibid., p. 37.

154 Na maior parte dos casos exige-se uma relação de emprego, mas destaca-se a possibilidade de o Fondo de

Garantía Salarial garantir créditos de trabalhadores que não assumem os riscos do negócio, como os representantes comerciais, conforme será analisado adiante.

155 Ibid., p. 37-38.

156 ³Artículo 1. Ámbito de aplicación.

1. La presente Ley será de aplicación a los trabajadores que voluntariamente presten sus servicios retribuidos por cuenta ajena y dentro del ámbito de organización y dirección de otra persona, física o jurídica, denominada empleador o empresario.

A los efectos de esta Ley, serán empresarios todas las personas, físicas o jurídicas, o comunidades de bienes que reciban la prestación de servicios de las personas referidas en el apartado anterior, así como de las personas contratadas para ser cedidas a empresas usuarias por empresas de trabajo temporal legalmente constituidas.´

associações desportivas relativamente aos atletas profissionais vinculados por relação laboral especial,157 (iii) empregadores que contratam trabalhadores para atividades de mediação em atividades mercantis, desde que estes não assumam o risco da atividade, bem como (iv) os empregadores que tenham trabalhadores vinculados por meio de relação laboral especial, referidos no artigo 2º do Estatuto de los Trabajadores,158 quando as normas regulamentadoras destas profissões prevejam a necessidade de contribuição para os trabalhadores por elas abrangidos.

Em 2011, a contribuição para o Fondo de Garantía Salarial correspondeu ao percentual de 0,2%,159 exclusivamente a cargo da empresa, incidente sobre a base de cálculo estabelecida para contingências de ³accidente de trabajo, enfermedad profesional y desempleo´ (artigo 12 do Real Decreto n. 505/1985), que, no Regime Geral de Seguridade Social, neste ano, teve como valor máximo ¼ 3.230,10 e mínimo de ¼748,20.160

(ESPANHA. Real Decreto Legislativo 1/1995, de 24 de marzo, por el que se aprueba el texto refundido de

la Ley del Estatuto de los Trabajadores. Disponível em:

<http://www.boe.es/aeboe/consultas/bases_datos/act.php?id=BOE-A-1995-7730>. Acesso em: 27 dez. 2010).

157 Regulada pelo Real Decreto n. 1006/1985, de 1 de agosto. (GARCÍA VIÑA, Jordi. Op. cit., p. 36). 158 ³Artículo 2. Relaciones laborales de carácter especial.

1. Se considerarán relaciones laborales de carácter especial: a) La del personal de alta dirección no incluido en el artículo 1.3.c. b) La del servicio del hogar familiar.

c) La de los penados en las instituciones penitenciarias. d) La de los deportistas profesionales.

e) La de los artistas en espectáculos públicos.

f) La de las personas que intervengan en operaciones mercantiles por cuenta de uno o más empresarios sin asumir el riesgo y ventura de aquéllas.

g) La de los trabajadores minusválidos que presten sus servicios en los centros especiales de empleo.

h) La de los estibadores portuarios que presten servicios a través de sociedades estatales o de los sujetos que desempeñen las mismas funciones que éstas en los puertos gestionados por las Comunidades Autónomas. i) Cualquier otro trabajo que sea expresamente declarado como relación laboral de carácter especial por una Ley.

2. En todos los supuestos señalados en el apartado anterior, la regulación de dichas relaciones laborales respetará los derechos básicos reconocidos por la Constitución.´ ESPANHA. Real Decreto Legislativo 1/1995«Op. cit.).

159 Percentual extraído do sítio do Ministerio de Trabajo e Inmigración. (ESPANHA. Ministerio de Trabajo e

Inmigración. Fondo de Garantía Salarial. Preguntas más frecuentes. Disponível em: <http://www.mtin.es/fogasa/faqs.html>. Acesso em: 15 maio 2011).

Em 2006 era de 0,4%, cf. GARCÍA VIÑA, JORDI. Op. cit., p. 36.

160Extraído do sítio da Seguridad Social. (ESPANHA. Seguridad Social. Régimen General de la Seguridad

Social. Disponível em: <http://www.seg-

social.es/Internet_1/Trabajadores/CotizacionRecaudaci10777/Basesytiposdecotiza36537/index.htm#36538>. Acesso em: 15 mai. 2011).