• Nenhum resultado encontrado

Para a pesquisa foi considerado os servidores técnicos administrativos da universidade que passaram por processo de remoção no período de janeiro de 2012 a dezembro de 2016. Esse período foi escolhido, pois, a partir do ano de 2010, os servidores começaram a ter sua reposição normalizada após a implantação do REUNI. Não foram consideradas as remoções que envolviam servidores docentes, pois, estas não são o foco do estudo. De acordo com Moura e Ferreira (2005, p. 49) “o pesquisador deve especificar o conjunto de pessoas que lhe interessa estudar (população) e, não sendo possível considerar o grupo total, definir o subconjunto de casos ou elementos (amostra) que irá definitivamente abordar em seu estudo”.

Os dados foram coletados nos boletins de serviço disponíveis no site da universidade e através de planilhas fornecidas pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe) contendo dados dos servidores que passaram por remoção no período de janeiro de 2012 a dezembro de 2016. Os boletins de serviços são disponibilizados mensalmente no site da ProGPe através do link: http://www2.progpe.ufscar.br/boletim.

Em alguns casos, as remoções foram informadas em apenas um dos documentos e não nos dois simultaneamente, dessa forma, para garantir que todos os casos fossem analisados, foram consideradas todas as remoções dos boletins de serviço e das planilhas fornecidas pela ProGPe. Nas divergências de informações entre o boletim de serviços e a planilha da instituição, como, por exemplo, data da remoção, foram apreciados os dados que constavam no boletim de serviços, pois se trata de um documento público, de livre acesso, sendo possível sua conferência.

Os dados com a data de ingresso dos servidores, formação profissional, titulação acadêmica, data de nascimento, sexo e nível de classificação do cargo foram extraídos da Secretaria Geral de Informática (SIn) e da ProGPe com a finalidade de identificar o perfil dos servidores removidos e serão apresentados nos tópicos futuros.

Para quantificar o total de servidores que passaram por processo de remoção nos anos pesquisados, foram desconsiderados os servidores docentes, dados em duplicidade e dados fora do período da pesquisa, entretanto, foram considerados dados informados no boletim de 2017 que se referiam a remoções efetuadas no ano de 2016.

Destaca-se que na coleta dos dados de remoção do ano de 2016 foi constatado um total de 21 remoções que estavam apenas na planilha interna da ProGPe e não foram

99 divulgados no site da instituição. Esse quantitativo de remoções representa um total de 56% de todas as realocações ocorridas naquele ano.

Abaixo, na tabela 2 é apresentada a quantidade, por ano, de todas as remoções efetuadas, entre os anos de 2012 a 2016, perfazendo um total de 219 remoções nesse período e que serão o objeto do estudo.

Tabela 2 - Total de remoções por ano

Anos Remoções Consideradas Porcentagem 2012 28 13% 2013 34 15% 2014 45 21% 2015 75 34% 2016 37 17% Total 219 100% Fonte: Autora. 3.2.1 O questionário

Após o levantamento do total das remoções ocorridas nos cinco anos pesquisados, foram encaminhados questionários a 107 servidores que passaram por processo de remoção. Para chegar a esse número partindo das 219 remoções iniciais, foram excluídos os servidores que a pesquisa considerou como recrutamento interno - que veremos a seguir -, os inativos (aposentados, exonerados, demitidos, etc); e no caso dos servidores que passaram por mais de um processo de remoção foi solicitado responder ao questionário optando por apenas uma das realocações.

Com esse filtro, chegou-se a um total de 107 servidores que receberam o questionário para participar da pesquisa e que correspondem a população de interesse. O quadro 07 apresenta de forma detalhada a categoria e o cargo com suas respectivas quantidades; percebe-se que a categoria D com 69 servidores, dentre eles 62 com o cargo de assistente em administração, é representado pelo maior quantitativo de servidores, retratando um total de 64% da população alvo.

100

Quadro 7 - População alvo da pesquisa Categoria Quantidade por categoria Cargo Quantidade por cargo A 5 Auxiliar Operacional 1 Auxiliar Rural 2 Servente de Limpeza 2 B 2 Auxiliar de Cozinha 1

Auxiliar de Nutrição e Dietética 1

C 4 Auxiliar em Administração 4 D 69 Assistente em Administração 62 Técnico de Laboratório/Área 4 Técnico em Contabilidade 1 Técnico em Mecânica 1 Técnico em Metalurgia 1 E 27 Administrador 9

Analista de Tecnologia da Informação 2 Bibliotecário/Documentalista 1 Biólogo 1 Economista 1 Enfermeiro/Área 3 Engenheiro/Área 2 Químico 1 Secretário Executivo 4

Técnico em Assuntos Educacionais 3 Fonte: Autora.

O questionário (anexo 2) foi encaminhado no e-mail institucional dos servidores com um prazo de 15 dias para resposta, como a margem de retorno inicial foi consideravelmente baixa (cerca de 20%), optou-se por encaminhar o questionário para um endereço de e-mail alternativo do servidor. No 15º dia foi encaminhado um novo e-mail aos servidores que não haviam respondido o questionário informando que o prazo estava se esgotando, com isso, optou-se por prorrogar o período para resposta em mais dois dias, esses e-mail sempre foram encaminhados com o questionário em anexo para facilitar o preenchimento. Dessa forma, os servidores tiveram um total de 17 dias para participar da pesquisa, concluindo o prazo final com uma taxa de retorno de 41%.

O documento de coleta de dados foi construído com perguntas e respostas fechadas que buscam identificar o perfil dos servidores removidos, dados da remoção e os motivos das solicitações. Após a aplicação do questionário, as respostas foram organizadas na planilha Excel do Programa Microsoft Office para serem analisadas com mais facilidade e auxiliar na criação dos quadros, tabelas e gráficos.

101

4 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

Neste ponto da pesquisa será apresentado a análise dos dados coletados por meio documental, como as planilhas internas da ProGPe, boletins de serviços e demais registros. Posteriormente será analisado os dados que foram coletados através do questionário.