• Nenhum resultado encontrado

Um focus group é um grupo de reflexão que se baseia essencialmente na pesquisa qualitativa em que o grupo de pessoas é questionado sobre suas percepções, opiniões e atitudes em relação a uma deia, produto ou serviço. As questões são colocadas ao grupo promovendo uma atitude dinâmica e interativa entre os participantes.

Tanto os inquéritos por entrevista como o focus group permitem recolher as opiniões dos intervenientes dando azo à concepção de novas perspetivas e visões na linha de investigação estuda a construção e desenvolvimento das interações, enquanto a terceira procurando reconstituir, através das interações realizadas, as estruturas do espaço social e o significado no campo prático (Flick, 2005). Assim esta ferramenta tem como principal objetivo descobrir pontos de convergência e complementaridade ao levantamento bibliográfico realizado.

O foucs group origina informação e perspetivas que seriam de mais difícil acesso sem a interação encontrada no grupo focal, ouvir as experiências dos outros verbalizadas, estimula memórias, ideias nos participantes, dando assim origem ao chamado efeito de grupo (Taylor & Lindlof, 2002). As vantagens na utilização desta técnica são a rapidez de recolha de informação de um grupo possibilitando ao investigador interagir com os participantes e, assim, aceder às respostas verbais, e também às respostas não-verbais; permitindo também a interação entre os participantes do grupo. O focus group mostra-se como um instrumento de investigação bastante flexível, facilitando o acesso a respostas de participantes que tenham dificuldade em discutir assuntos de forma isolada em conversas de um para um; sendo os resultados deste instrumento de recolha de dados simples de interpretar (Stewart & Shamdasani, 1990, p. 16).

De forma resumida, considera-se que o focus group é uma técnica de recolha de dados que se foca na interação entre os membros do grupo, tendo o investigador um papel ativo na concepção de dinâmicas na discussão de grupo com o objetivo da obtenção de informação relevante para a pesquisa em curso (Morgan, 1996, p. 130).

A ADOPÇÃO DE SOCIAL MEDIA POR MUSEUS COMO UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO

124 1.6.1. OBJECTIVOS

O focus group realizado mostrou-se desde o início do estudo como essencial, já que foi uma das principais formas encontradas de recolha de opinião e informações de um grupo de especialistas na área da museologia que formularam opinião sobre os social media de uma forma genérica e também perante a perspetiva de utilização dos mesmo, no âmbito museológico, como forma de extensão do Museu para o digital numa dimensão comunicacional. Na perspetiva de Morgan o grupo de discussão é uma técnica de pesquisa que recolhe dados por meio de interação com o grupo sobre um assunto determinado pelo pesquisador (Morgan, 1996). Assim o principal objetivo era colocar em interação um grupo de pessoas com formação especializada na área museológica mas com backgrounds diferentes quanto à utilização de social media. Em termos de acesso aos resultados esta foi a uma das técnicas utilizada com mais resultados recolhidos e analisados, só ultrapassada pela grelha de observação e inquérito por questionário. Os grupos de discussão tendem a ser utilizados cedo nos projetos de pesquisa e frequentemente são seguidos por outros tipos de pesquisa que fornecem dados mais quantificáveis de grandes grupos de entrevistados (Stewart & Shamdasani, 1990), como os inquéritos por questionário ou os inquéritos por entrevista.

De forma concreta, com o focus group pretendeu dar resposta aos seguintes objetivos específicos do estudo:

• Compreender o impacto da utilização dos social media pelos museus;

• Obter inputs/orientações sobre práticas museológicas de fomento à participação online.

1.6.2. DESCRIÇÃO DO FOCUS GROUP

O pedido de realização do focus group, foi enviado por e-mail75 à Diretora do Mestrado em Museologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Professora Doutora Alice Semedo, solicitando a colaboração no estudo e explicando o objetivo do mesmo. A Professora Doutora Alice Semedo, autorizou a utilização das instalações da Faculdade de Letras da Universidade do Porto para a realização do focus group, bem como cedeu um horário compatível com o grupo de participantes dentro do decorrer das atividades académicas dos mesmos durante o dia 19 de Novembro de 2012. O primeiro contacto com os participantes foi realizado também pela Directora do Mestrado, que teve em consideração a sua adequação ao estudo. No horário indicado para a realização dos focus group foram entregues a todos os participantes consentimentos informados76,

75 Anexo VII 76 Anexo VIII

A ADOPÇÃO DE SOCIAL MEDIA POR MUSEUS COMO UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO

125

também foi solicitado o preenchimento de uma ficha de participante com recolha de alguns dados pessoais77. Todos os documentos foram entregues assinados, não tendo sido apresentado nenhum constrangimento à realização do focus group.

Nos consentimentos informados era também pedida a autorização para gravar a sessão, tanto em áudio como em vídeo. As gravações foram realizadas com consentimento expresso dos intervenientes, foi garantido o anonimato durante todo o processo de investigação, garantindo assim o direito à privacidade do participante. Outro aspeto tido em conta na conceção e desenvolvimento do focus group foi a linguagem utilizada, evitando a utilização de palavras técnicas, que pudessem constranger a resposta dos participantes durante o focus group. Finalmente, foi dada oportunidade aos participantes de acompanhar o desenvolvimento do estudo. Sendo o objetivo principal colocar em discussão os participantes à volta das temáticas centrais do estudo, os social media e a museologia e a sua relação intrínseca, foi possível retirar afirmações pertinentes que recalcaram as orientações recolhidas através do levantamento bibliográfico já realizado, também foi possível verificar as opiniões convergentes e divergentes dentro do mesmo grupo que ajuda ao enriquecimento do estudo. O papel de moderador foi assumido pelo investigador e foi a sua responsabilidade conduzir o processo orientado por um guião que embora flexível tinha como objetivo a obtenção de respostas e reflexões sobre os tópicos delineados durante 1 hora e 15 minutos. A experiência do investigador na moderação grupos de discussão, foi uma mais-valia ao processo e facilitou a gestão do tempo e a dinamização do grupo.

1.6.3. RECOLHA DE DADOS

Em todas as etapas do processo de concepção e desenvolvimento do focus group foi realizada uma elucidação pormenorizada da investigação, os seus objetivos gerais e específicos. Também foi tida em conta e explicada a hipótese de recusa de participação no estudo. Acima de tudo foi pretendido que junto de um grupo de futuros especialistas museológicos se obtivessem respostas abertas e autênticas no sentido de enriquecer o estudo com uma visão proveniente do campo da Museologia.

A recolha de dados foi realizada no dia 19 de Novembro de 2012, tendo tido início por volta das 11h30, na sala 101 do edifício principal da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Para o focus group estiveram reunidos 14 participantes, alunos do mestrado em Museologia, 1 moderador, papel realizado pela investigadora, e 1 aluno do Mestrado em Comércio Eletrónico e

77 Anexo IX

A ADOPÇÃO DE SOCIAL MEDIA POR MUSEUS COMO UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO

126

Internet da Universidade de Aberta, que não teve qualquer participação ativa na discussão, tendo o seu papel se concentrado exclusivamente na captura de imagem e som.