• Nenhum resultado encontrado

Capítulo I – Prática Pedagógica em Contexto Pré-Escolar

1.1. Contextualização do Ambiente Educativo

1.1.3. Caracterização da Pré 1

1.1.3.3. Organização do espaço educativo

A organização do espaço físico condiciona as aprendizagens das crianças. Tal como Barbosa (2006) defende, “o espaço físico é o lugar do desenvolvimento de múltiplas habilidades e sensações e, a partir da sua riqueza e diversidade, ele desafia permanentemente aquele que o ocupa” (p.120). Seguindo a linha de pensamento da autora, importa que a organização do espaço seja feita de modo a possibilitar experiências diversificadas culminando num ambiente rico, confortável e apto a responder às diferentes necessidades e interesses das crianças (ME, 1997; Post & Hohmann, 2003). Zabalza (1998) acrescenta ainda que uma sala de educação infantil deve traduzir-se num espaço possibilitador de múltiplas experiências, ricas e estimulantes para a criança.

Neste sentido, a sala da Pré 1 caracteriza-se por ser um espaço amplo com ótimas condições de luminosidade e arejamento, resultantes das cinco janelas amplas existentes na sala. Destaca-se ainda um espaço anexo, destinado à higiene pessoal do grupo, bem como a arrumações. Neste anexo, encontram-se as casas de banho, para os dois géneros, um duche, duas arrecadações e os cabides onde as crianças penduram as suas mochilas e vestem as suas batas à chegada à sala.

Dado que a equipa pedagógica da sala se baseia em alguns aspetos organizacionais do MEM, a organização do espaço da sala da Pré 1 faz-se por diferentes áreas de atividades, dispostas ao redor da sala, tal como se pode ver na figura 6. No entanto, é de realçar que foram feitas algumas adaptações pela equipa pedagógica no que respeita às áreas preconizadas pelo respetivo modelo pedagógico, de forma a dar resposta aos interesses e necessidades das crianças.

Tal como se observa na figura 6, a sala da Pré 1 possui sete áreas de atividades, sendo elas a área das construções, a área da garagem, a área do faz-de-conta, a área da pintura, a área dos jogos de mesa, a área da biblioteca e ainda uma área polivalente.

A rm á ri os Placar P la c a r P la c a r P la c a r

Figura 6. Planta da sala da Pré 1.

A área das construções localiza-se ao lado da porta de entrada e oferece um conjunto diversificado de blocos (de diferentes cores, formas e tamanhos), jogos de encaixe, legos e algumas representações de animais. Neste espaço, todos os materiais são guardados em caixas que se encontram ao alcance das crianças, o que possibilita uma maior autonomia na escolha, na exploração e na arrumação da área por parte das mesmas.

A área da garagem localiza-se ao lado da área do faz-de-conta, e dispõe de diversos carros, motas e duas pistas. Todos os materiais desta área são guardados em caixas, que por sua vez, estão organizadas em prateleiras.

A área do faz-de-conta é uma área muito solicitada pelas crianças e, tal como a sua exploração exige, possui um espaço amplo permitindo uma exploração de qualidade. Esta área é delimitada por um biombo, que também é utilizado para outras atividades dramáticas. Este espaço, para além de uma cozinha (com um louceiro, um fogão e uma mesa com quatro cadeiras), e de um quarto (com a cama e mesa de cabeceira), dispõe de uma arca onde são guardadas as “roupas e os adereços que [ajudam as crianças] a compor as suas personagens para atividades de faz de conta (…)” (Niza, 2013, pp. 150-151). Note-se que a maioria dos materiais desta área são de plástico, de modo a evitar que alguma criança se magoe, sendo todos eles familiares às crianças e adequados às suas idades. Junto a esta área existe um espelho cuja exploração é feita pelas crianças não só quando usufruem desta área, mas também em outros momentos de atividade livre em que muitas se observam a si próprias e aos outros, explorando diversas expressões faciais, reproduzindo situações de jogo dramático, culminando assim em momentos ricos de descoberta de si e do outro.

A área da pintura integra materiais necessários à pintura, desenho e modelagem. Aqui pode-se encontrar um conjunto variado de tintas, canetas de feltro, lápis de cor e de cera. Encontram-se também à disposição das crianças uma grande diversidade de folhas, revistas, plasticina, tecidos, esponjas, tesouras, colas e materiais de desperdício, que são utilizados nas atividades livres ou orientadas.

Na área dos jogos de mesa, as crianças podem encontrar uma multiplicidade de puzzles, jogos de memória, dominós, jogos de encaixe e bonecos. Esta é uma área que possibilita múltiplas experiências, desde as relacionadas com o domínio da matemática, na realização da seriação, comparação e classificação, às relacionadas com o domínio da expressão dramática, através das diferentes situações de jogo dramático realizado na exploração livre de figuras representativas de pessoas e animais. Nesta área as crianças exploram os materiais nas mesas, havendo algumas que preferem realizar essa exploração no chão.

A área da biblioteca encontra-se localizada numa zona mais resguardada da sala, possibilitando um ambiente propício à concentração e tranquilidade. Note-se, que, ainda assim, esta área se encontra localizada numa zona bem iluminada favorecendo a exploração dos diferentes livros que esta área dispõe. Ainda nesta área é possível encontrar um tapete, pequenos bancos e almofadas compondo um ambiente apelativo à consulta dos livros, expostos numa pequena estante ao alcance das crianças (Niza, 2013.).

A área polivalente é a zona da sala onde se realizam todo o tipo de atividades em grande grupo, atividades estas privilegiadas pela troca de vivências, ideias, sentimentos e pela reflexão de determinadas situações ocorridas no dia a dia. Por outro lado, as crianças também utilizam esta área nas atividades livres, quando exploram a área da garagem e a área das construções, uma vez que se trata de uma área ampla e versátil, permitindo uma exploração de qualidade. Junto a esta área podemos encontrar, na parede, vários instrumentos reguladores da vida do grupo, mais precisamente, o quadro das presenças, o quadro dos aniversários e o quadro dos cartões de identificação (quadro dos nomes).

Ao lado da área polivalente encontram-se ainda duas estantes nas quais as educadoras arrumam os seus materiais, documentos e outros materiais que possam pôr em risco a segurança das crianças. Numa delas está uma televisão, na qual as crianças visualizam filmes e desenhos animados.

Para além das áreas de atividades, a sala usufrui de sete mesas e 18 cadeiras que, para além de serem utilizadas na exploração da área dos jogos de mesa e da área da pintura, servem de apoio a eventuais refeições e a uma panóplia de atividades, sendo elas em grande/pequeno grupo ou até individuais. Na sala existem ainda vários placards e locais destinados à exposição “das produções das crianças onde rotativamente se reveem nas suas obras de desenho, pintura” perfazendo um ambiente agradável e muito estimulante (Niza, 2013, p.151).

Para finalizar, e de um modo geral, é possível referir que a sala da Pré 1 oferece em todas as áreas de atividades um variado leque de materiais que favorecem o desenvolvimento de competências diversificadas. Todos esses materiais se encontram bem conservados e são adequados à faixa etária do grupo.