• Nenhum resultado encontrado

3.3 Uma genealogia do mercado segurador a partir da origem das seguradoras

3.3.1 Mapfre – A seguradora que nasce na Espanha

3.3.1.1 Origem, história da empresa e dados da seguradora no mercado

A Seguradora MAPFRE tem origem espanhola e atua desde 193347

, quando é fundada como ―Mutualidad de La Agrupación de Proprietários de Fincas Rústicas de

España‖, criada por um grupo de pequenos proprietários de áreas agrícolas para dar

assistência a trabalhadores rurais acidentados depois do surgimento de uma lei que exige o seguro para trabalhadores no campo48

.

Atualmente é uma empresa multinacional, atua como Sociedade Anônima, figurando como uma empresa de capital aberto no mercado de ações está presente em 51 países nos cincos continentes, se identifica como líder no mercado espanhol, assim, de acordo com o seu site é “a principal multinacional na América Latina” 49

,

ainda se coloca entre as cinco principais empresas de seguro da Europa, com trinta e sete milhões de clientes e enfatiza que oferece “proteção e serviços sem

fronteiras‖, (conforme se auto intitula em material publicitário veiculado pela internet)

50 .

A Mafre aproxima relações com a América Latina nos anos 1970 e a partir de 1984, passa a atuar e chega ao Brasil em 1992. Aqui é subdividida em: Unidades de Investimentos, Consórcios, Capitalização, Previdência e Vida Resgatável, Saúde, Seguros (por meio do Grupo segurador Banco do Brasil e Mapfre), Assistência, Pesquisa e Desenvolvimento através do Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI BRASIL) e têm a Fundación MAPFRE, sem fins lucrativos, para atividades de interesse da população, a fundação promove atividades de prevenção, saúde e Meio Ambiente, cultura, Segurança viária e ciência do Seguro e ação

47

Disponível em:

<https://www.mapfre.com.br/seguro-br/quem-somos/mapfre/no-mundo/>. Acesso em: 20 dez. 2017. 48

Disponível em:

<http://www.abc.es/economia/20130515/abci-mapfre-ochenta-aniversario-201305152124.html>. Acesso em: 20 dez. 2017.

49

Disponível em: <https://www.mapfre.com.br/seguro-br/quem-somos/mapfre/quem-somos/>. Acesso em: 20 dez. 2017.

50

Disponível em: <https://www.mapfre.com.br/seguro-br/quem-somos/mapfre/quem-somos/>. Acesso em: 20 dez. 2017.

Social51. Em 2010, a MAPFRE seguros e o Banco do Brasil seguros, realizaram uma aliança estratégica de atuação no mercado chamada Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, formando uma Join Venture, uma espécie de contrato que une agentes financeiros para ampliar suas participações nos mercados, esta parceria foi encerada em fevereiro de 2018.

O grupo criado possui portfolio próprio que se divide em quatro grandes áreas: Riscos de pessoas, seguros rural e habitacional, seguro de grandes riscos e de automóvel e massificados, considerados os de coberturas mais simples e acessíveis. Também instituiu uma política de sustentabilidade que inclui participação em Pactos internacionais, gestão ambiental e disponibiliza de um curso de gestão ambiental e ainda investimentos socioculturais52

.

Sendo o Banco do Brasil uma empresa pública, caracterizada pela participação de capital estatal e controle majoritário das ações quando de economia mista, pode-se questionar a relação com o setor privado de seguros, de modo que a relação estabelecida foi auditada pelo TCU- Tribunal de Contas da União, em razão de toda a operação de reestruturação no setor de seguros e previdência privada no Banco do Brasil.

Investigando a questão, analisamos o parecer do TCU referente à esta reestruturação, o documento é chamado Relatório de auditoria de conformidade e teve a finalidade de avaliar a legalidade, a economicidade e a legitimidade da reestruturação da área de seguros, previdência e capitalização envolvendo os atos de gestão praticados nos exercícios de 2008 a 2011. Este relatório é resultado de uma fiscalização proposta em ação de controle promovida pela e que foi aprovada por acórdão do plenário do TCU53.

A narrativa da parceria apresentada aqui ilustra práticas do mercado financeiro, neste caso, vinculadas ao mercado de seguros de modo que se observam diferentes racionalidades econômicas usadas para justificar, tanto a parceria econômica com a Mapfre como o processo de reestruturação, de todo modo todas as razões buscam uma ampliação nas vendas dos produtos.

51

Disponível em: <https://www.mapfre.com.br/seguro-br/quem-somos/mapfre/quem-somos/>. Acesso em: 20 dez. 2017.

52

Disponível em: <http://www.bbmapfre.com.br/default.aspx?idPagina=5bihNkILu6o=>. Acesso em 20 dez. 2017.

53

Acórdão do TCU 1760/2013. Disponível em: <http://www.tcu.gov.br>. Ac_1760_25_13_P. Acesso em: 10 abri. 2018.

O processo de reestruturação do Banco do Brasil no total mobilizou um volume significativo de recursos financeiros, sendo que o relatório auditou o valor de 7,79 bilhões de reais o que incluiu os valores da participação acionaria aportada pelo Banco no grupo segurador BB e Mapfre 54.

Os objetivos da reestruturação foram justificados por: ampliação dos negócios de seguridade pelo Banco do Brasil, ausência de sócios concorrenciais, acesso a canais não bancários (corretores e parcerias), melhoria de posição nos rankings de mercado e redução do número de parceiros para redução do risco de conflitos societários55. O item 7.9 do relatório narra que:

A fim de encontrar sócios para a exploração dos negócios de seguros, capitalização e previdência o BB enviou convite a empresas do ramo para que manifestassem interesse e enviassem propostas com vistas a uma futura parceria, Dentre as empresas convidadas, verificou-se que o grupo Mapfre apresentou as condições mais aderentes às expectativas do BB [...] (Relatório TCU. Acórdão do TCU 1760/2013.56

O relatório informou ainda que a parceria foi contratada pelo período de 20 anos, ocorre que fevereiro deste ano foi divulgada a notícia de fim da parceria entre o Banco do Brasil e a Mapfre.

É interessante observar que o próprio relatório reproduz o discurso do mercado e afirma como uma das justificativas para a parceria firmada e a reestruturação é a relevância das empresas no ramo de seguros para o índice de seguridade que significa: “a razão entre a seguridade e o lucro recorrente” 57.

Esta narrativa sobre o acordo entre o banco e a seguradora demonstra como se dá a construção de parcerias neste mercado e quais as justificativas utilizadas na construção dos negócios. Aqui verificamos o papel dos índices no mercado quando o banco afirma que a reestruturação a partir da sociedade, interferia positivamente no índice de seguridade.

54

Acordão do TCU 1760/2013. Disponível em: <http://www.tcu.gov.br>. Ac_1760_25_13_P. Acesso em: 10 abr. 2018.

55

Acordão do TCU 1760/2013. Disponível em: <www.tcu.gov.br>. Ac_1760_25_13_P. Acesso em: 10 abr. 2018.

56

Disponível em: <http://www.tcu.gov.br>. Ac_1760_25_13_P. Acesso em: 10 abr. 2018. 57

Relatório TCU. Acórdão do TCU 1760/2013. Disponível em: <http://www.tcu.gov.br>. Ac_1760_25_13_P. P. Acesso em: 10 abr. 2018.

A partir destas informações conseguimos visualizar a evolução da empresa Mapfre que reflete a própria evolução do mercado de seguros, nascendo de objetivos sociais assistenciais, diante da exigência legal e na vulnerabilidade dos trabalhadores e atualmente oferecendo produtos de seguro criados pelo mercado e vendidos em parceria como próprio Estado.