• Nenhum resultado encontrado

OS BENEFÍCIOS DO PROGRAMA SÓCIO-TORCEDOR DA ASSOCIAÇÃO

Para Espartel, Neto e Pompiani (2009) o programa sócio-torcedor além de aproximar o torcedor do clube, também traz vantagem para ambos. Diante disso, busca- se apresentar os benefícios que a Associação Chapecoense de Futebol oferece aos seus sócios-torcedores.

Quadro 11 - Benefícios dos planos de sócio-torcedor da Associação Chapecoense de Futebol Benefícios Sócio Condá Sócio Contribuinte Condá Amigo Mundo Condá Entrada garantida em todos os jogos

de acordo com o setor

Desconto nos ingressos de acordo

com o plano escolhido.

73

Vantagens Condá (Descontos em mais de 5000 estabelecimentos em todo Brasil + Cashback + Desconto em compras online)

X

Carteirinha exclusiva da Chape

X

Futebol melhor (Programa de

descontos)

X

Participação do programa de

pontuação da Chape (em implantação)

X

Participação em sorteios de

experiências com a Chape

X

X

Newsletters (novidades e notícias)

Fonte: Adaptado de: <https://chapecoense.com/pt>

Pode-se observar que os planos Sócio Condá e Sócio Contribuinte Condá se diferem no que diz respeito à entrada nos jogos: o Sócio Contribuinte Condá não têm entrada garantida em todos os jogos, além de não poder participar dos sorteios de experiências. O sócio Amigo Condá dá direito apenas a um benefício, as Newsletters. No entanto, cabe ressaltar que as pessoas cadastradas nesse plano não pagam nenhum tipo de mensalidade e sequer fazem parte do sistema de sócios do clube.

Em relação aos sorteios de experiências com a Chape, de acordo com a Gerente do CAS o clube projeta colocar em prática diversas ações com os sócios-torcedores no decorrer do ano, principalmente em virtude do início do campeonato brasileiro:

Tem projeto com várias ações no decorrer do ano, ainda mais agora iniciando o brasileirão [...] a gente faz o sorteio durante a semana de quatro sócios, daí eles vão no intervalo e fazem o chute a gol. As vezes é envolvido os patrocinadores, semana passada quem fez a ação foi a Havan, daí é um gol diferente com 5 buracos para eles acertarem... o nosso é gol inteiro, daí eles fizeram uma diferenciação com três tentativas, mas é uma ação do clube e envolve os patrocinadores, tanto Sicoob como Havan.

Os sorteios de experiência da Chape estão inclusos essas ações, como por exemplo, a ação do Chute a Gol citada pela gerente que acontece no intervalo dos jogos na Arena Condá. Alguns dos patrocinadores da Associação Chapecoense de Futebol,

74

como Havan e Sicoob, também estão presentes em algumas ações conjuntas com o clube.

Como mencionado, o Chute a Gol é uma ação realizada pela Associação Chapecoense de Futebol no intervalo das partidas realizadas na Arena Condá. Durante a semana que antecede o jogo, o CAS realiza o sorteio de quatro sócios para participar dessa ação. Todos os sorteios ficam armazenados no sistema do clube e há também uma planilha de controle no Excel.

Segundo a Colaboradora 1, o sócio-torcedor não precisa se cadastrar para participar dos sorteios, basta estar adimplente para participar. No entanto, quem já participou da ação volta para o final da fila, podendo participar novamente somente quando todos os sócios já tiverem sido sorteados.

O CAS sorteia geralmente oito pessoas para se ter uma margem, pois, muitas vezes, os sócios não podem participar da ação por algum motivo particular, sendo necessário ter essa margem caso algum sócio entre os quatro primeiros sorteados não possa participar. Após a realização do sorteio, o CAS entra em contato via e-mail, telefone ou WhatsApp com o sócio-torcedor sorteado e pede a confirmação da participação.

Em observação realizada na Arena Condá, pôde-se acompanhar como funciona essa ação em dias de jogos. Antes da partida iniciar, na ala norte um homem se dirigiu até o balcão de atendimento do CAS com um menino de aproximadamente 10 anos. Se tratava de um Sócio Kids que havia sido sorteado para participar do chute a gol. A atendente explicou todo o procedimento para a criança e ao adulto que lhe acompanhava e pediu para que eles a aguardassem na área mista quando a partida estivesse em torno dos 25 minutos. A atendente foi muito atenciosa com o Sócio Kids e ficou alguns minutos conversando com ele, dizendo coisas como “você terá uma experiência incrível hoje” e “você vai marcar um golaço pela Chape”. O torcedor mirim demonstrou entusiasmo e aparentava estar ansioso para viver a experiência no intervalo.

A atitude da funcionária da Associação Chapecoense de Futebol em relação ao Sócio Kids condiz com o posicionamento de Stone e Woodcock (1998) de que a fidelidade pode ser desenvolvida por meio de abordagens que constroem e reforçam um estado mental positivo, tendo como objetivo aumentar a fidelidade dos clientes mais propensos a reagir a estímulos psicológicos.

75

No intervalo da partida, os sócios sorteados para participar do Chute a Gol entraram no gramado juntamente com uma colaboradora, o mascote oficial e o “indiozinho”, menino que ficou conhecido após o acidente aéreo e que hoje participa de diversas ações do clube.

Figura 16 - Torcedores participando do chute a gol

Fonte: Registro de observação não participante.

Os sócios-torcedores que participam dessa ação recebem de brinde um livro da Chapecoense, um adesivo, capinha para a carteirinha e uma caneta personalizada. Eles recebem esses brindes dentro de uma sacola plástica também personalizada.

Figura 17 - Brindes da ação do chute a gol

76

A Camisa Suada também é uma ação que acontece em dias de jogos na Arena Condá. Ela funciona da seguinte maneira: o sistema capta o acesso de todos os sócios- torcedores presentes na Arena e realiza um sorteio. No intervalo da partida a rádio Verdão anuncia o sócio-torcedor sorteado que é contemplado com a camisa de um jogador que atuou na partida, sendo daí a origem do nome Camisa Suada. O sorteado pode ir até a zona mista e receber das mãos do atleta a camisa que ele usou naquele jogo. É importante deixar claro que em cada partida um jogador diferente é nomeado para participar.

Diferente do Chute a Gol, na ação da Camisa Suada não há controle para verificar se o sócio-torcedor já foi sorteado em outro momento. Só participa do sorteio quem entrou no estádio com a carteirinha e o acesso foi contabilizado. No intervalo da partida contra o Avaí Futebol Clube, observou-se o locutor da rádio Verdão informando o nome do sócio-torcedor sorteado.

Outra ação que o clube promove é direcionada aos sócios-torcedores aniversariantes de cada mês que também acontece em dias de jogos na Arena Condá. De acordo com a Gerente do CAS, é oferecido um coffee break durante a partida:

lá em cima na Arena tem a ala vip, que é um espaço específico para convidados [...] a gente sorteia em média de 5 a 8 sócios dependendo da quantidade que a gente tem de espaço e convidamos os sócios para vir com acompanhante [...] lá tem bolo, salgadinho, refrigerante e daí vai o mascote lá para interagir.

Além disso, os aniversariantes recebem de presente uma camiseta personalizada, um livro e capinha para a carteirinha. No intervalo da partida na qual a observação foi realizada, identificou-se o acontecimento dessa ação. Notou-se que tinha o coffee break, e que cantaram parabéns para os aniversariantes como dito em entrevista pela Gerente.

77

Figura 18 - Local reservado para aniversariantes

Fonte: Registro de observação não participante.

Outra ação é o De Carona com o Verdão que acontece no Brasileirão. São sorteados cerca de 20 sócios-torcedores que viajam com a delegação para acompanhar uma partida fora de casa. Segundo a Colaboradora 1, tudo é por conta da Associação Chapecoense de Futebol, desde o transporte até a hospedagem:

[...] no Brasileirão a gente sorteia cerca de 20 sócios, daí esse sócios vão com o nosso ônibus e ficam no hotel, vão para o jogo e voltam. Tudo por conta da Chape e em jogos fora de casa. Daí a gente pega de preferência viagens que não sejam tão longas, como por exemplo, São Paulo e Rio que são viagens muito longas e muito cansativas. Escolhemos Paraná, Rio Grande Do Sul que tem Grêmio, Inter... Atlético, Tinha Curitiba ano passado.

Como exposto, nessa ação o clube busca por partidas que acontecem no Sul do país, como por exemplo, jogos contra o Internacional e Grêmio, pois fica mais próximo de Chapecó e a viagem não fica tão cansativa.

Em entrevista a Gerente no CAS reforçou que o clube está pensando em novas ações:

Isso é o que a gente está fazendo hoje, mas tem várias ações para fazer

futuramente.

Levando em conta as ações que são realizadas pela Associação Chapecoense de Futebol, e que o clube está buscando outras para um futuro próximo, pode-se dizer que essas ações promovidas aos sócios-torcedores, condizem com o posicionamento de Rein, Kotler e Shields (2008) que afirmam ser cada vez maior o número de entidades esportivas que buscam proporcionar experiências mais holísticas e menos genéricas aos torcedores como forma de sobreviver no mercado. A comunicação da experiência é

78

fundamental para convencer os torcedores que estar no estádio é muito melhor do que ficar em casa assistindo a partida pela televisão.

O site também apresenta como benefício ao sócio-torcedor as Vantagens Condá que dizem respeito a descontos em mais de 5000 estabelecimentos em todo Brasil + Cashback + desconto em compras online. Em entrevista a Gerente do CAS comentou que o número de parceiros diminuiu, pois houve uma troca de site e o marketing ainda está em processo de recadastramento, mas que, efetivamente existem cerca de 400 empresas conveniadas. É esse convênio entre clube e empresa que garante o desconto para os sócios-torcedores.

Para receber o desconto em estabelecimentos como pizzarias, farmácias, postos de gasolina, entre outros, é necessário que o sócio preencha um cadastro no site. Além desses convênios, tem o Futebol Melhor que também garante descontos aos sócios- torcedores, sendo necessário se cadastrar no site do movimento para garantir o benefício.