• Nenhum resultado encontrado

Foto 3  Pesquisadores produzindo artigos

2 O PERCURSO METODOLÓGICO: QUANDO CHEGAR E PARTIR SÃO

2.7 Búzios ao ouvido: auscultando os sujeitos

2.7.1 Os sujeitos investigados

A população em estudo compreendeu 17 nativos que fizeram fazem parte do quadro de professores/pesquisadores vinculados ao Laboratório Multimeios, no período de 2000 a 2012. A fim de manter o anonimato e buscando homenagear o fundador deste Laboratório, nomeamos os sujeitos com nomes de matemáticos célebres. Quais sejam, Euler, Gauss, Galois, Leibniz, Newton, Arquimedes, Euclides, Poincaré, Descartes, Boubaki, Cantor, Einstein, Lagrange, Tales, Fibonacci, Fourier e Cardano.

32

Na semana que iniciei o processo das entrevistas, fui parada nos corredores da FACED por alguns alunos do Curso de Pedagogia, os quais me indagaram sobre a pesquisa, demonstrando bastante curiosidade sobre o que estava pesquisando.

Observei que era raro encontrar todos os pesquisadores no Laboratório. Muito embora com horários determinados de permanência no espaço, muitas vezes, estavam envolvidos em projetos de extensão fora da Universidade ou mesmo envolvidos com atividades curriculares da Pós-graduação, como cursos, seminários, congressos.

Os profissionais que iniciaram o trabalho no Multimeios têm formação bastante diversificada. Dos 17 entrevistados, 12 doze são formados em Pedagogia, Um em Comunicação Social, e outros quatro possuem licenciatura em Matemática. Oito são funcionários do serviço público estadual, seis no serviço público federal e três com inserção direta na iniciativa privada. Quase todos possuem de cinco a dez anos de experiência na docência, envolvendo Ensino Básico, técnico e ensino superior. A equipe administrativa é formada por duas profissionais, uma pertencente ao quadro administrativo da UFC e a outra é vinculada ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

O suporte técnico é realizado por integrantes do próprio Laboratório. Esse serviço é coordenado por um estudante vinculado ao Curso de Computação, o qual se encarrega de orientar os bolsistas de graduação na realização do trabalho de manutenção das máquinas do Laboratório.

A escolha dos sujeitos ocorreu com base nas opções possibilitadas pelos profissionais deste Laboratório, após uma explicação geral do objetivo da pesquisa. O momento de encontro da apresentação dos objetivos desta pesquisa deu-se durante minhas conversas informais com os sujeitos da pesquisa, os quais se mostraram solícitos a contribuir com o trabalho.

Quadro 2 – Sujeitos da pesquisa

PSEUDÔNIMO FORMAÇÃO ATUAÇÃO VÍNCULO ÁREA DE ATUAÇÃO NO MULTIMEIOS

NEWTON MATEMÁTICA ENSINO MÉDIO ESTADUAL EDUCAÇÃO

MATEMÁTICA

LAGRANGE MATEMÁTICA ENSINO SUPERIOR INICIATIVA

PRIVADA

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

EUCLIDES MATEMÁTICA ENSINO SUPERIOR ESTADUAL EDUCAÇÃO

MATEMÁTICA

LEIBNIZ MATEMÁTICA ENSINO SUPERIOR FEDERAL EDUCAÇÃO

MATEMÁTICA FOURIER

JORNALISMO ENSINO SUPERIOR FEDERAL

TECNOLOGIAS DIGITAIS NA

EDUCAÇÃO

CANTOR PEDAGOGIA ENSINO SUPERIOR FEDERAL

INFORMÁTICA EDUCATIVA/EAD/ INCLUSÃO DIGITAL

BOUBAKI PEDAGOGIA ENSINO SUPERIOR FEDERAL

INFORMÁTICA EDUCATIVA/EAD/ INCLUSÃO DIGITAL EULER PEDAGOGIA ENSINO SUPERIOR ESTADUAL INCLUSÃO DIGITAL/

EAD GAUSS PEDAGOGIA ENSINO SUPERIOR INICIATIVA

PRIVADA

INCLUSÃO/DIGITAL/ EAD

TALES PEDAGOGIA EDUCAÇÃO

BÁSICA MUNICIPAL

INFORMÁTICA EDUCATIVA

GALOIS PEDAGOGIA EDUCAÇÃO

BÁSICA MUNICIPAL

INFORMÁTICA EDUCATIVA/EAD

DESCARTES PEDAGOGIA ENSINO SUPERIOR ESTADUAL EDUCAÇÃO

MATEMÁTICA

FIBONACCI PEDAGOGIA ENSINO SUPERIOR FEDERAL

INFORMÁTICA EDUCATIVA/EDUCAÇ

ÃO MATEMÁTICA

EINSTEN PEDAGOGIA ENSINO SUPERIOR ESTADUAL INFORMÁTICA

EDUCATIVA/EAD

ARQUIMEDES PEDAGOGIA ENSINO SUPERIOR INICIATIVA

PRIVATIVA EAD

POINCARÉ PEDAGOGIA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL INCLUSÃO DIGITAL

Fonte: Elaboração própria.

Tive como critério de exclusão os bolsistas da graduação, pois o objetivo foi direcionado para os pesquisadores vinculados ao Laboratório Multimeios que concluíram cursos de Mestrado em Educação com foco nas tecnologias digitais; mestres, doutores e doutorandos que desenvolveram ou desenvolvem as atividades junto ao Laboratório e professores com experiência de pelo menos cinco anos no ensino superior.

Para determinação da população em estudo, adotei o método de saturação teórica, que, segundo Fontanella, Ricas e Turato (2008, p. 17),

É usado para estabelecer ou fechar o tamanho final de uma amostra em estudo. O fechamento amostral por saturação teórica é operacionalmente definido como a suspensão de inclusão de novos participantes quando os dados obtidos passam a apresentar, na avaliação do pesquisador, uma certa redundância.

A princípio, a pesquisa teria uma amostra de 15 sujeitos. No entanto, esse número foi alterado em razão da demanda surgida ao longo das entrevistas. Durante as falas, percebi que os sujeitos iam indicando-os como informantes-chave que haviam contribuído no processo histórico do Laboratório. Nesse momento, percebi “[...] a importância crucial em obter apoio de indivíduos-chaves em todos os grupos ou organizações que estiver estudando.” (FOOTE-WHYTE, 1975, p. 79). E assim diziam: “seria bom você conversar com fulano, que não está na Pós-graduação aqui na FACED, mas contribuiu muito para a história do Multimeios!”

A escolha do número desses sujeitos justifica-se especialmente pela complexidade que envolve o tema em questão, uma vez que esta amostra representará o universo da população em estudo. Ademais, no tocante ao número de entrevistados, concordamos com Gaskell e Martin, (2002, p. 71) quando dizem:

Mais entrevistas não melhoram necessariamente a qualidade, ou levam a uma compreensão mais detalhada. Há duas razões para esta afirmação. Primeiro, há um número limitado de interpelações, ou versões, da realidade. Embora as experiências possam parecer únicas ao indivíduo, as representações de um tema de interesse comum, ou de pessoas em um meio social específico são, em parte compartilhadas. Corroborando com o entendimento do autor, evidencio que o número descrito anteriormente se revelou suficiente para elaboração deste trabalho, em consonância com os objetivos propostos. No tópico seguinte, discorro sobre a experiência do trabalho de campo.