• Nenhum resultado encontrado

A farmácia sendo um espaço de saúde, presta aos seus utentes outros cuidados de saúde, nomeadamente realização de testes bioquímicos para avaliação dos níveis de glicémia, colesterol, ácido úrico e triglicéridos, assim como a realização de serviços de nutrição, fisioterapia e podologia realizados por profissionais especializados e credenciados. Os testes bioquímicos, assim como os outros serviços são realizados num gabinete de modo a garantir confidencialidade e o bem-estar do doente.

49

Daniela Rodrigues Fernandes

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas|2013-2014

Os testes bioquímicos são realizados num aparelho apropriado e acompanhado da certidão passada pelo Infarmed a acreditar a empresa que forneceu o aparelho. Também são realizadas calibrações de modo a garantir a veracidade dos resultados obtidos.

4.1 Glicémia

Nesta farmácia e devido ao número bastante elevado de doentes diabéticos, a medição dos valores de glicémia é bastante requerida. Este teste, assim como a análise do colesterol e do ácido úrico, são realizados apenas por farmacêuticos.

O farmacêutico como um profissional de saúde ativo, tem papel importante na deteção de algumas patologias uma vez que é um dos primeiros profissionais de saúde a contatar com os utentes. Na medição dos valores de glicémia, deve questionar o utente se é diabético ou não, e com base nisso deverá interpretar os valores de modo diferente. O farmacêutico deve também ter em conta se os valores são obtidos em jejum ou após a refeição.

Ao longo do estágio, a maioria dos utentes que foram realizar o teste para avaliação dos níveis de glicémia eram diabéticos e estavam alertados para os possíveis riscos de não possuírem esses valores controlados. Não surgiu nenhum caso em que o utente não fosse diabético e que apresentasse os valores alterados, nomeadamente para o valor de glicémia em jejum superior a 126 mg/dL ou o valor de glicémia pós-prandial superior a 200 mg/dL, o que poderia ser indicativo de diabetes e, para um utente nessas condições, o mais correto seria aconselhar o doente a consultar um médico para realização de novas análises bioquímicas e avaliação médica (Wells, B., 2006).

4.2 Colesterol

A medição dos níveis de colesterol total deve ser realizada em jejum. De acordo com a norma da Direção Geral de Saúde atualizada em 2013, o valor de colesterol total para cada doente vai depender do risco cardiovascular. Este risco é determinado pelo médico e tem em conta inúmeros fatores: idade, índice de massa corporal (IMC), perímetro abdominal, níveis de colesterol total, colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade), pressão arterial, doenças concomitantes, historial clínico, se é fumador ou não (DGS, 2013b).

Para a interpretação dos valores obtidos, é necessário ter em conta que os doentes “com um risco cardiovascular baixo a moderado, devem manter o valor de colesterol total inferior a 190 mg/dl” (DGS, 2013a).

50

Daniela Rodrigues Fernandes

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas|2013-2014

É necessário referir, que estas medições servem para monitorizar os níveis e alertar os doentes para possíveis complicações associadas à hipercolesterolémia e sensibilizar os doentes a terem uma alimentação saudável e praticarem exercício físico. As medições bioquímicas na farmácia são também importantes no reforço da adesão à terapêutica, caso já esteja instituída pelo médico. Caso seja necessário, é sempre pertinente aconselhar a ida do doente ao seu médico assistente para uma avaliação clínica.

4.3 Ácido úrico

A medição de ácido úrico não é tão comum como as outras medições. Geralmente, os doentes com gota é que realizam este teste para controlar os valores de ácido úrico e consequentemente perceber se a medicação e a alimentação que estão a realizar está de acordo com os objetivos pretendidos.

A circular normativa da Direção Geral de Saúde (DGS) de 2004 refere que o objetivo do tratamento hipouricemiante é atingir valores inferiores a 5mg/dl (DGS, 2004).

4.4 Triglicéridos

A determinação dos triglicéridos não é muito comum nesta farmácia. Após uma breve conversa com os doentes, percebe-se que eles conseguem interpretar melhor os valores de colesterol total do que triglicéridos.

De acordo com a Norma nº 019/2011 de 28/09/2011 atualizada a 11/07/2013, os níveis de Triglicéridos devem ser inferiores a 150 mg/dL (DGS, 2013a).

4.5 Pressão Arterial

A medição da pressão arterial é bastante frequente na farmácia. Recorrem a este serviço doentes hipertensos para monitorização dos valores, assim como utentes que por inúmeros motivos recorrem à farmácia, nomeadamente, tonturas, cefaleias, aperto do peito, vertigens.

Para cada doente há objetivos terapêuticos diferentes, assim como a terapêutica instituída é individualizada e específica para cada um.

Segundo a norma da Direção Geral de saúde atualizada em 2013, “o objetivo da terapêutica anti-hipertensora é, a curto prazo, a redução e controlo da pressão arterial (PA) para valores inferiores a 140/90 mmHg” (DGS, 2013c).

51

Daniela Rodrigues Fernandes

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas|2013-2014

Na tabela III está representada a relação entre os valores de pressão sistólica (PAS) e pressão diastólica (PAD) com o seu nível de hipertensão.

Tabela III – Relação dos níveis de PAS e PAD com o grau de hipertensão de cada doente.

Pressão Arterial (mmHg) Grau de hipertensão

PAS=120-129 e/ou PAD=80-84 Normal

PAS=130-139 e/ou PAD=85-89 Normal Alta

PAS=140-159 e/ou PAD=90-99 HTA Grau I

PAS=160-179 e/ou PAD=100-109 HTA Grau II

PAS>179 e/ou PAD>109 HTA Grau III

Antes de se proceder à medição da pressão arterial é importante que o doente repouse por alguns minutos, de modo a que os valores obtidos não sejam falseados. No final, o farmacêutico avalia os valores questionando o doente se é hipertenso, e caso seja se cumpre a medicação. Se os valores estiverem alterados é necessário alertar o doente e aconselhar a ida ao médico.

4.6 Vacinação

Ambos os farmacêuticos possuem o curso de administração de injetáveis e de suporte básico de vida, exigidos para o exercício desta prática. Na farmácia é comum a administração de heparinas de baixo peso molecular por via subcutânea, como por exemplo, a enoxaparina sódica. Por via intramuscular são administrados com alguma frequência anti-inflamatórios não esteróides, assim como as vacinas gripais na época de vacinação, mas a administração destas vacinas não foi observado durante o estágio.

4.7 Palestras

Durante o período que estive a estagiar, as farmacêuticas deslocaram-se a uma escola do concelho para realizar uma palestra sobre proteção solar e cuidados a ter com o sol. Esta palestra foi direcionada às crianças do quarto e quinto ano de escolaridade, e no ano passado também foi dirigida aos pais. Esta ação resultou de uma parceria com o agrupamento de escolas local, mas também com um laboratório farmacêutico que cedeu amostras de protetor solar e livros didáticos sobre o tema.

Este tipo de iniciativas é muito importante tanto para as crianças estarem alerta de possíveis problemas que poderão vir a ter e cuidados a ter com a pele e também para realçar e promover o papel importante do farmacêutico na comunidade.

52

Daniela Rodrigues Fernandes

Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas|2013-2014

5. Farmacovigilância

Na farmácia comunitária há uma relação de proximidade entre o farmacêutico e os doentes. E neste âmbito, a farmacovigilância é facilitada por esta proximidade, ou seja, os doentes se detetarem algum tipo de reação adversa, comunicam com os farmacêuticos.

Nesta farmácia, como se encontra numa pequena vila, os farmacêuticos já conhecem o historial clínico de cada doente, assim como a medicação que tomam, sendo mais fácil a deteção de alguma reação adversa ocorrida.

Para se proceder à notificação de uma reação adversa a determinado medicamento, é necessário preencher a ficha da notificação do Infarmed, onde o farmacêutico descreve a reação ocorrida assim como os medicamentos suspeitos. É também necessário descrever toda a medicação concomitante do doente assim como os seus dados pessoais.

Hoje em dia, também é possível notificar uma reação adversa no site do Infarmed no Portal RAM (reação adversa medicamentosa).1

Durante o período de estágio não foi possível observar a realização de nenhuma notificação de reações adversas a medicamentos.

Documentos relacionados