• Nenhum resultado encontrado

OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS (OGE)

Minas Gerais Evolução da Receita de Capital Fiscal Período: 2002 a 2006*

OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS (OGE)

A Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais (OGE), criada pela Lei 15.298, de 6 de agosto de 2004, com o objetivo de receber, encaminhar e acompanhar, até solução final, denúncias, reclamações e sugestões de agente, órgão ou entidade da administração pública direta e indireta do Poder Executivo Estadual, bem como de concessionário e permissionário de serviço público estadual, visando ao aperfeiçoamento da prestação dos serviços públicos.

A Ouvidoria Geral do Estado é composta por seis ouvidorias especializadas: Ouvidoria de Polícia, Ouvidoria do Sistema Penitenciário, Ouvidoria de Saúde, Ouvidoria Educacional, Ouvidoria Ambiental e Ouvidoria da Fazenda, Patrimônio e Licitações Públicas. A OGE conta atualmente com núcleos de atendimento nas cidades de São João del-Rei, Juiz de Fora, Uberlândia, Contagem, Ipatinga, Teófilo Otoni, Poços de Caldas, Diamantina e Montes Claros, os quais estão sendo fortalecidos e reestruturados. Assim, ao longo de 2006, foram atendidas 1.283 demandas entre denúncias, reclamações e sugestões.

A implantação de todas as ouvidorias especializadas após a instalação da nova sede do órgão no prédio situado na Av. Amazonas, 91 possibilitando fácil acesso à população e melhores condições de atendimento em termos de espaço físico. A OGE, além do atendimento na própria sede do órgão e nos seus núcleos de atendimento nas cidades citadas, conta ainda com o atendimento pelo telefone 0800-2839191, como também pode ser acionada por via postal ou por meio do endereço eletrônico ouvidoria@ouvidoriageral.mg.gov.br, garantindo, pois, amplo acesso aos seus serviços.

Importante ressaltar também a celebração de Termo de Cooperação Técnica com a Ouvidoria Geral do Estado da Bahia visando à articulação, integração, intercâmbio e disponibilização do Sistema de Gestão de Ouvidoria (SGO), para melhor atendimento da população bem como para a definitiva operacionalização de sua atividade finalística.

Outra iniciativa de destaque em 2006 foi o curso “Gestão Estratégica no Serviço Público” e também o “II Seminário Internacional da Ouvidoria de Polícia”, para a temática de controle externo da atividade policial, por meio de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP/MJ), tendo como público-alvo os operadores de segurança, organizações comunitárias e a sociedade civil. Igualmente, a OGE firmou convênio com a Senasp/MJ para o projeto “Fortalecimento da Ouvidoria de Polícia Fase II”, no valor de R$ 1.783.090,00, a fim de realizar pesquisas, palestras e seminários sobre temas relacionados com a atividade policial.

Atendimento de 1.283 demandas. Implantação de todas as ouvidorias especializadas. Celebração de Termo de Cooperação Técnica com a Ouvidoria Geral do Estado da Bahia.

81

Também na área de capacitação houve cursos de formação dos ouvidores e respectivas equipes técnicas, em parceria com o Ministério da Justiça e com União Européia, contando ainda com a participação do Fórum Nacional dos Ouvidores, consultores convidados e especialistas. Como decorrência, fora realizada seção pública, tendo em vista divulgar os resultados do encontro e as funções da Ouvidoria de Polícia.

Com efeito, cabe ressaltar, em 2006, a conclusão de uma pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) com o tema “Fatores que Interferem na Conduta do Policial”, assim como a elaboração do “Relatório de Letalidade da Ação Policial”, realizado com recursos próprios e com a colaboração das organizações policiais.

Capacitação dos ouvidores e respectivas equipes técnicas.

85

SECRETARIA DE ESTADO DE GOVERNO (Segov)

Cumprindo sua missão institucional de articulação política, de elaboração dos atos de gestão, na condução da política de comunicação social e no assessoramento direto ao governador do estado no desempenho de suas obrigações constitucionais, a Secretaria de Estado de Governo solidificou no exercício de 2006 seu papel de coordenação das ações de representação político-institucional com os demais poderes, lideranças políticas e a sociedade como um todo.

Esta consolidação se fez sentir por intermédio do processo de modernização e aprimoramento implementados pela Subsecretaria da Casa Civil e da Subsecretaria de Comunicação Social, proporcionando maior eficácia e eficiência na prestação de seus serviços, o que ensejou que a Secretaria de Estado do Governo propusesse a celebração do Acordo de Resultados com o governo do estado, aderindo ao moderno instrumento introduzido pelo Choque de Gestão.

Nesse sentido, a Subsecretaria da Casa Civil implantou o Sistema de Acompanhamento de Projetos de Lei, alcançando maior agilidade e confiabilidade em sua atribuição de monitorar a tramitação dos diversos projetos, desde sua apresentação até sua votação em plenário, o que possibilitou maior controle e interação entre a Pasta do Governo, os demais órgãos do Poder Executivo e a Liderança do Governo na Casa Legislativa. Outro sistema em fase de implantação é o módulo de Convênios de Saída, do Sistema de Gestão de Convênios (SIGCON MG) que interligado ao Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI-MG), dará maior agilidade na emissão das Notas de Autorização Prévia para celebração de convênios. Viabilizará ainda a alimentação de banco de dados, contendo todas as ações realizadas pelos diversos órgãos da administração pública estadual, eliminando antiga carência de informações consistentes em um só órgão sobre o assunto. Estes dois sistemas, aliados ao Sistema Integrado de Processamento de Atos (SIPA), desenvolvido e implantado no exercício de 2005, proporcionaram completa informatização dos controles e serviços prestados.

Já no âmbito da Subsecretaria de Comunicação Social, a política de comunicação social implementada nos quatro anos da gestão do Governo Aécio Neves refletiu os eixos principais das estratégias, ações e resultados alcançados pela administração pública. Neste conceito, buscando dar coerência e ênfase às mudanças operadas no estado e no seu processo de gestão pública, a comunicação social trabalhou, em suas ações, os seguintes temas: 2003 – O Ano das Mudanças; 2004 – O Ano dos Investimentos; 2005 – O Ano dos Avanços e por fim 2006: O Ano dos Resultados.

Em 2006, em cumprimento à legislação eleitoral, a Subsecretaria de Comunicação Social (Subsecom) interrompeu suas ações, retornando-as após a oficialização do resultado das eleições.

Dentro destes parâmetros, os objetivos da comunicação do Governo de Minas buscaram criar e fortalecer o senso de cidadania na comunidade;

Implantação do Sistema de Acompanhamento de Projetos de Lei 2006 o Ano dos Resultados

86

posicionar a administração estadual em relação às competências e valores, como ética, transparência e o interesse dos cidadãos; informar e manter canais permanentes de comunicação com o cidadão; e divulgar, no âmbito do Estado de Minas Gerais, os serviços prestados pela Administração Pública.

Para alcançar tais objetivos, a Subsecom instituiu o sítio eletrônico

www.agenciaminas.mg.gov.br, instrumento facilitador de acesso às notícias

produzidas na Subsecretaria, pelas assessorias de comunicação dos órgãos e entidades do Poder Executivo.

Avanço significativo ocorreu quanto à divulgação de ações públicas praticadas pelo governo do estado. Uma das metas priorizadas pela Secom, em 2003, foi a produção de matérias jornalísticas, radiofônicas e televisivas, e distribuição às emissoras de rádio e TV de Minas Gerais. O resultado, em 2006, ultrapassou a marca de 650 emissoras atendidas pelo Núcleo de Rádio, assim distribuídos: reportagens editadas e compactadas em formato MP3 são enviadas por e-mail e disponibilizadas diariamente no endereço eletrônico

www.agenciaminas.mg.gov.br para 392 emissoras; boletins informativos

elaborados pela Redação da Subsecom são lidos "ao vivo", por telefone, dentro da programação de 225 emissoras e transmitidos por fax a outras 37.

O Núcleo de TV atende hoje a 60 emissoras, 50 das quais recebem o noticiário do governo do estado via satélite. Em 2006, foram produzidas e geradas 188 reportagens. Além disso, a implantação do sistema de geração de imagens por satélite possibilitou a transmissão ao vivo para todo o estado, de grandes eventos do governo, como a entrega da Medalha da Inconfidência e cerimônias de lançamento de programas, entrega de máquinas agrícolas e veículos, anúncio de obras e outras medidas de interesse da população.

No que concerne à publicidade, em 2006 destacam-se as campanhas sobre: o “IPVA” visando esclarecer aos proprietários de veículos automotores as datas de vencimento das parcelas do imposto; a “VOLTA ÀS AULAS”, esclarecendo à população sobre o início do ano letivo; a ampliação do tempo do ensino fundamental para nove anos, com matrícula de crianças com idade de seis anos e a distribuição gratuita de livros didáticos para o ensino médio; a “COPA DO MUNDO DE NATAÇÃO”, evento esportivo que passou a integrar o calendário do estado; o “LARES GERAES”, atuação do governo em programa habitacional, com a construção de moradias para a população de baixa renda; a “SEGURANÇA COM RESULTADOS”, prestação de contas direcionada à população sobre as realizações do governo na área da Segurança Pública; a “FARMÁCIA DE MINAS”, prestação de contas sobre o aumento da produção gratuita de remédios manufaturados em Minas; o “BALANÇO SAÚDE”, apresentação de contas à população das realizações do governo, salientando a regionalização da saúde e a melhoria do atendimento à população.

Em parceria com o governo federal e a Prefeitura de Belo Horizonte houve ainda a reunião anual do BID, realizada em Belo Horizonte; o “MINAS LEITE”, sobre o novo programa instituído pelo Governo, que apresenta boas oportunidades para as várias escalas de produção e beneficiamento do leite; o “PIB”, campanha de divulgação dos programas de incentivo para atrair investimentos para o estado; o “COMUNICADO FUNCIONALISMO EDUCAÇÃO”,

Sítio Agência Minas 650 emissoras atendidas pelo Núcleo de Rádio 60 emissoras atendidas pelo Núcleo de TV, gerando 188 reportagens. Diversas campanhas publicitárias informativas Reunião anual do BID

87

direcionado ao servidor público da área de educação, das medidas implementadas pelo governo e seus benefícios, a “SUPERAGRO”, para difundir as oportunidades oferecidas pelo setor agropecuário em Minas Gerais; o “COMUNICADO SAÚDE”, dirigido ao servidor público da área de saúde, das ações adotadas pelo governo e suas vantagens; a “LINHA VERDE”, campanha informativa a respeito da interrupção parcial e temporária de vias públicas, objetivando minimizar transtornos e sugerindo rotas alternativas à população; o “CADASTRAMENTO” sobre a importância e a necessidade do cadastramento de crianças em idade escolar, para que o estado possa disponibilizar vagas e possibilitar matrículas em escolas próximas às residências; o “BALANÇO” prestação de contas ressaltando os projetos, medidas e ações do governo nos principais setores de atuação, com o objetivo de incrementar o desenvolvimento em todas as regiões de Minas.