• Nenhum resultado encontrado

SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTES E OBRAS PÚBLICAS (SETOP)

No documento MENSAGEM DO GOVERNADOR ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA (páginas 144-147)

PLANEJAMENTO E GESTÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTES E OBRAS PÚBLICAS (SETOP)

O Sistema Transportes e Obras Públicas, composto pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (SETOP), Departamento Estadual de Obras Públicas (DEOP), Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Trem Metropolitano de Belo Horizonte S.A. (METROMINAS), foi um dos principais focos de investimentos do Governo do Estado de Minas Gerais em 2006. Esse enorme esforço de inversões no setor foi realizado por meio da participação em 12 dos 35 projetos estruturadores alavancados pelo governo mineiro em 2006, cinco deles sob responsabilidade direta dos órgãos do Sistema de Transportes e Obras Públicas. O resultado final é a busca de oferta adequada de infra-estrutura, condição essencial para o crescimento sustentado da produção estadual, geração de empregos, mobilidade qualificada dos cidadãos e seu acesso às oportunidades sociais e econômicas.

Em 2006, a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (SETOP) coordenou e executou diversas intervenções no setor de infra- estrutura, por meio de projetos estruturadores ou de outros programas prioritários. Suas ações de coordenação com as demais entidades do sistema de transportes e obras públicas resultaram em novas escolas, hospitais, estradas vicinais, enfim, em atendimento aos cidadãos mineiros em diversas dimensões. Ademais, houve execução direta de políticas públicas, sobretudo de auxílio aos municípios mineiros, em conformidade com os objetivos prioritários do atual governo, explicitados no PPAG.

O Programa Edificações Públicas objetiva a construção, ampliação e reforma das edificações públicas para viabilizar a continuidade de projetos e atividades de forma a atender a população mineira com mais eficiência e eficácia. Inseridas nesse programa, diversas obras foram executadas ou estão em andamento, com conclusão prevista para o término do último quadrimestre, das quais destacam-se a construção do Centro de Convenções de Juiz de Fora, do Batalhão da Policia Militar de São João del-Rei, do terceiro Pelotão da Cia. PM Rodoviária de Vespasiano, do Batalhão da Polícia Militar de Ribeirão das Neves, do 18º. Batalhão da Policia Militar de Contagem, dos postos policiais de Ibirité e de Uberaba, e a reforma e ampliação de diversas unidades fazendárias.

O Programa Auxílio aos Municípios em Ações Emergenciais e Obras de Infra-estrutura é um dos programas de maior vulto desta Secretaria e tem por objetivo auxiliar os municípios, tanto financeiramente quanto em execução de obras diversas. O programa ganha maior importância frente à necessidade de realização das obras emergenciais, em virtude das calamidades decorrentes de intempéries, como seca e chuvas. Estão alocadas, neste programa, as ações Apoio Financeiro aos Municípios em Situação de Calamidade e em Obras de Infra-estrutura, Execução de Obras Emergenciais e Infra-estruturais em Apoio aos Municípios e Investimentos Especiais de Apoio aos Municípios.

A primeira delas fomenta a parceria Estado-Município para obras infra- estruturais, além de prever a liberação de recursos para recuperação de trechos nas estradas, como pavimentação, máquinas para remoção de

Apoio aos municípios em obras

144

entulhos, reconstrução de pontes, operação tapa-buracos e recuperação de pontos críticos em estradas vicinais ou vias públicas. Com a realização de 1.954 convênios com as Prefeituras Municipais de todas as regiões de Minas Gerais, foi possível atender a 85% dos municípios mineiros. A grande maioria do objeto destes convênios refere-se à melhoria de vias públicas, sendo seguido por obras de infra-estrutura esportiva.

Na ação Execução de Obras Emergenciais e Infra-estruturais em Apoio aos Municípios foram executadas pela Secretaria, por meio do Deop ou do DER, obras de infra-estrutura aos municípios, como recuperação de trechos nas estradas por meio de pavimentação, de reconstrução de pontes e de recuperação de pontos críticos em estradas vicinais ou vias públicas.

Dentro da ação Investimentos Especiais de Apoio aos Municípios, que tem por finalidade apoiar municípios em obras estratégicas para o seu desenvolvimento, foram executadas diversas obras estratégicas, sendo 198 construções de centros esportivos (Mineirinhos), além de 56 obras diversas (Minas Avança), distribuídas por todas as 10 regiões de planejamento, sendo a maioria de infra-estrutura urbana. Estão previstas a conclusão de 25 obras ainda neste exercício e o restante para 2007.

O Programa Infra-estrutura em Modais de Transporte no Estado de Minas Gerais visa à adequação, ampliação e melhoria na malha aeroviária, objetivando dar acesso aeroviário a todas as regiões de Minas Gerais, permitindo que mais de 95% dos municípios mineiros estejam a uma distância menor que 100 quilômetros de um aeroporto pavimentado e balizado, operando 24 horas por dia, graças a uma rede de aeroportos em condições operacionais satisfatórias e seguras, inclusive com operação noturna para atender às necessidades e demandas da população e apoio ao desenvolvimento econômico do estado.

Este programa possibilita atender às necessidades e às demandas da população, tanto no que se refere ao atendimento à área da saúde, em especial no incremento do MG Transplante, área da segurança e apoio ao desenvolvimento econômico do Estado, tendo como principais interessados municípios, comando da Aeronáutica, companhias de transporte aéreo regional, de cargas, valores e ambulância aérea, órgãos fomentadores de turismo, PMMG, CBMMG, IEF, Cemig, conglomerados econômicos instalados em regiões distantes dos grandes centros, hospitais da rede pública e particular, bancos, indústrias e agroindústrias, etc.

Estão em andamento as obras dos aeroportos Regional da Zona da Mata, São João del-Rei, Diamantina e Manhuaçu com previsão de conclusão até o final do ano, sendo executadas em parceria com o governo federal por meio do Programa Auxilio a Aeroportos (PROFAA) objeto de convênio com o comando da Aeronáutica / Agência de Aviação Civil (ANAC).

As ações do Programa Melhoria da Infra-estrutura dos Acessos Viários permitem facilitar o deslocamento de veículos e pessoas e o escoamento da produção, interligando localidades variadas e dinamizando a economia. A

Construção de 198 mineirinhos Aumento da acessibilidade aeroviária do estado Melhoria dos acessos viários

145

Setop, além de fornecer obras de arte especiais, como pontes e viadutos, bueiros metálicos e mata-burros aos municípios, executa, por meio do Deop e do DER, obras que colaboram com o objetivo deste programa, como: vias coletoras do aeroporto de São João del-rei; pavimentação do acesso ao povoado de Corumbá no município de Cláudio, com 2,6 quilômetros; acesso a Durandé-MG108; pavimentação entre Divisa Nova e Botelhos (35 Km) e pavimentação do trecho Olhos D´Águas-Bocaiúva (16,4 km). Neste exercício foi possível atender 92,73% dos municípios mineiros, distribuídos em todas as 10 regiões de planejamento do estado, com as ações desse programa.

O programa Estradas Turísticas e Ecológicas tem a finalidade de melhorar o potencial turístico do estado e fomentar o desenvolvimento regional por meio da construção ou recuperação de trechos, interligando diversos municípios mineiros dotados de potencial turístico. Este ano, graças à parceria Ministério do Turístico/SETUR/SETOP, estão em execução as obras de pavimentação da estrada Janaúba-Balneário Bico da Pedra, do trecho Campos do Jordão-Itajubá e do trecho Camanducaia-Monte Verde.

O programa Gestão de Projetos tem por objetivo auxiliar na programação, coordenação e controle da execução e da implementação de políticas públicas nos setores de transportes e obras públicas por meio de estudos, projetos e consultorias que permitam demonstrar a viabilidade de projetos apresentados e o acompanhamento daqueles aprovados. Neste exercício estamos elaborando diversos estudos e projetos: Plano Aeroviário do Estado de Minas Gerais (PAEMG); reestruturação dos programas aeroviários: PROCONSERVA, PROMAER e PROFAA; Avaliação Ambiental Estratégica (AAE); avaliação técnico-econômica para estudar a viabilidade do aeroporto de Diamantina; estudo destinado ao desenvolvimento de atividades para implementação do programa Trens de Minas em parceria com o IEPHA, FJP e Indi; assessoramento de análise de projetos, com desenvolvimento de sistema destinado a execução orçamentária e planejamento de obras; estudo para elaboração de projeto básico do aeroporto de Frutal; estudo destinado à estruturação do programa de infra-estrutura viária de apoio ao setor secundário (PRÓVIAS); estudo de viabilidade do novo sítio aeroportuário de Prata (MG).

Alinhados ao propósito de retomar o processo de planejamento estratégico do setor de transportes, pautado em bases técnico-científicas que fomentem a competitividade da economia e o desenvolvimento humano do estado, em 2006 deu-se início à elaboração do Plano Estadual de Logística de Transportes de Minas Gerais (PELT-MG), desenvolvido em parceria SETOP - SEPLAG. Essa iniciativa possibilitará visualizar projetos que possam promover maior integração intermodal e intra-regional, segurança viária, acessibilidade aos municípios e inclusão social, servindo de indicativo para os próximos Planos Plurianuais de Ação Governamental de Minas Gerais (PPAG). O escopo do PELT-MG passa por um diagnóstico da oferta e da demanda de transportes em Minas Gerais, tendo como agentes participantes os municípios, o setor privado e a sociedade civil organizada.

Elaboração do Plano Estadual de Logística de Transportes de Minas Gerais

146

Tomando por base o amplo e inovador processo de recuperação institucional do estado, que devolveu ao Poder Executivo estadual condições de governança eficiente em todos os setores da administração pública e, diante da importância da construção de uma memória institucional perene, a Setop decidiu consolidar e sistematizar as informações e o conhecimento produzidos na gestão dos projetos já implementados, iniciando-se pelos projetos Linha Verde e Parceria Público-Privada da MG-050, objetivando resguardar o patrimônio informacional adquirido a partir dos excelentes resultados alcançados. O produto desse trabalho dará origem a um inédito banco de dados e subsidiará a elaboração de um manual administrativo explicitando os principais processos envolvidos, contribuindo para memória institucional bem como para o aprimoramento, dinamismo e efetividade de ações da Setop.

DEPARTAMENTO DE OBRAS PÚBLICAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS

No documento MENSAGEM DO GOVERNADOR ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA (páginas 144-147)