• Nenhum resultado encontrado

Parceria entre Escola e ONG

CAPÍTULO IV: AS PARCERIAS NO CENTRO PAULA SOUZA: UM OLHAR

4.2. Desvelando a Diversidade das Parcerias

4.2.4. Parceria entre Escola e ONG

Foram feitas várias visitas às unidades de ensino, algumas de maneira informal e outras mais formalizadas, como por exemplo a escola técnica agrícola da região de Penápolis e a escola técnica na região de Araras. Ambas apresentavam experiências de parcerias importantes do ponto de vista da articulação com os atores sociais da região a qual as escolas estavam inseridas.

Assim, visitamos uma das Escolas Técnicas do Centro Paula Souza, localizada na Cidade de Araras-SP. Trata-se de uma Escola que mantinha uma experiência importante de Parceria com a Associação Educacional Homem de Amanhã – AEHDA. Essa Organização não Governamental é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como finalidade primordial colaborar com o Estado na promoção e incentivo à educação de adolescentes.

Na ultima década, as ONGs também passaram a atuar de modo mais sistemático em programas de Educação Profissional de nível básico. Nesse sentido, um dos exemplos de parcerias que este estudo identificou está relacionado ao papel das organizações da sociedade civil que compõem o chamado Terceiro Setor, visto como importante elemento de articulação com o Estado para a participação cidadã. O papel do Terceiro não é realizar ações próprias do Estado substituindo-o, mas agir como articulador e organizador das forças sociais. O desenvolvimento local nesse sentido é visto como um eixo fundante na renovação das políticas públicas.

Considera-se que relacionar a Educação ao Terceiro Setor implica, por definição, assumir que a escola tradicional não se constitui no único lócus em que se busca deliberada e intencionalmente desenvolver o processo de ensino- aprendizagem. Mais do que isso, significa apontar para a relevância de contemplar, além da escola, os múltiplos espaços em que se realizam processos de ensino-aprendizagem enquanto atividades socialmente organizadas.

Do ponto de vista dessa pesquisa, julgamos, ser mais uma experiência interessante de parceria, uma vez que o parceiro da escola, é uma entidade que atua como agente de integração entre a escola e o mercado de trabalho. Alem disso, por meio de diversas parcerias com empresas e universidades,

proporciona estágio profissionalizante remunerado (bolsas de até um salário mínimo) aos seus educandos.

A instituição conta com mais de trezentas empresas conveniadas, responsáveis por quase novecentas vagas ocupadas por estagiários, que têm seu desenvolvimento também acompanhado por assistentes sociais. As bolsas constituem importante incentivo às famílias para a permanência dos jovens na escola e na Instituição, resultando em baixos índices de evasão escolar.

A entidade busca atingir seus propósitos, agindo de conformidade com a Constituição Brasileira, com o Estatuto da Criança e do Adolescente, e norteia seus atos pelos preceitos contidos na Declaração Mundial sobre Educação para Todos (Declaração de Jomtien, 199022).

Cumprindo sua missão de iniciação ao mundo do trabalho, a AEHDA tem dado ênfase a programas que geram um maior índice de empregabilidade para seus educandos através de diversos cursos que visam ao desenvolvimento da consciência de cidadania e qualificação técnica.

Assim, os documentos da Instituição apontam que a sua missão é:

“Contribuir para a ascensão social de jovens carentes, dando- lhes sentido à vida através da educação, cultura, lazer, recreação, esporte e iniciação ao mundo do trabalho, desenvolvendo neles a auto-estima, o espírito de solidariedade e a consciência de cidadania.”

Para o cumprimento da sua missão, a Instituição tem como objetivo:

“o incentivo à permanência e sucesso do educando na escola, sua formação profissional, a consciência de cidadania e a iniciação ao mundo do trabalho” (AEHDA).

22 Em março de 1990, realizou-se em Jomtien, na Tailândia, a Conferência Mundial sobre Educação para

Todos, convocada pelo PNUD, Banco Mundial, UNESCO e UNICEF. Reuniu mais de 1500 delegados representando 155 paises, além de 20 organismos intergovernamentais e de 150 organizações não governamentais ONGS).Produziu os seguintes documentos: 1- Declaração Mundial sobre Educação para Todos – conhecida também como Declaração de Jomtien; e 2 Plano de Ação para satisfazer cada pessoa, criança, jovem ou adulto. Destaca-se assim, o novo esforço proposto pela conferência no sentido de: 1)Universalizar o acesso à educação e fomentar a equidade; 2) Dar atenção prioritária à aprendizagem;3)Ampliar os meios e alcance da educação básica;4) Melhorar o ambiente para a aprendizagem; 5) Fortalecer a harmonização de ações.

Para atingir seus objetivos, a metodologia utilizada pela Instituição se baseia nas seguintes estratégias:

• Acompanhamento da vida escolar e desempenho nos estágios através de assistentes sociais.

• Exigência de freqüência escolar para o vínculo com a Entidade.

• Atuação como Agente de Integração entre a Escola e as Empresas, proporcionando estágio profissionalizante remunerado.

• Oferta de Cursos que resultam no aumento do grau de cultura e empregabilidade dos alunos.

• Ciclos de Palestras sobre os mais variados temas, ministradas por profissionais voluntários de diversas áreas, visando ao desenvolvimento da consciência de cidadania.

Com esse propósito, a AEHDA encontra sinergia com os objetivos da Escola ETE Prefeito Alberto Feres – Unidade de Ensino do Centro Paula Souza na cidade de Araras, pois há uma articulação/relação entre esse projeto e o plano estratégico da escola: o plano estratégico dessa Escola Técnica tem como linha mestra a busca incessante da qualidade de ensino e permanente necessidade de inovar e vincular a proposta pedagógica às demandas do mundo do trabalho globalizado. E é nesse sentido que esta ONG se entrelaça com esse propósito e passa a caminhar na mesma direção.

Assim é constituído o Curso Técnico em Gestão Empresarial, fruto da parceria entre a Escola Técnica ETE Prefeito Alberto Feres e a Associação Educacional Homem de Amanhã - AEHDA.

O curso passou a ser divulgado aos funcionários das empresas associadas à AEHDA para que eles se inscrevessem e conseguissem suprir as necessidades das empresas e dos trabalhadores.