• Nenhum resultado encontrado

4. A comunicação do Barcelona Festival of Song®

1.1. Patrícia Caicedo – Diretora do Festival

1. Como é que uma médica de formação se apaixona pela música a ponto de fazer dela a sua vida e a sua carreira?

Estudei música desde os 5 anos de idade e a música sempre fez parte da minha vida. Ao terminar o curso de medicina decidi dedicar algum tempo a estudar canto e durante esse processo descobri que a música me fazia muito feliz e pouco a pouco foi crescendo a ideia de dedicar-me a ela por completo. Fui um processo orgânico até que chegou o momento de decidir-me e decidi-me pela música.

2. Como surgiu a ideia do Barcelona Festival of Song?

Como cantora e musicóloga especializei-me no estudo da história e da interpretação do repertório vocal da América Latina e da Península Ibérica. A minha missão é dar a conhecer as suas obras e os seus compositores.

Dentro desta missão surgiu a ideia de criar o BFOS com a finalidade de preencher um vazio no sistema educativo das instituições de música do mundo ocidental que não incluem este repertório no seu currículo habitual.

Quando vivia nos Estados Unidos dei-me conta de que os cantores líricos viajavam para a Europa no verão para estudar o repertório tradicional da ópera e da lied, e não existia nenhum dedicado ao meu repertório. Decidi assim criar esse espaço.

65

3. A primeira edição do festival foi em 2005. Quanto tempo antes começou o trabalho para conseguir tornar este sonho em realidade?

Comecei a conceber a ideia um ano antes. 4. Qual é o principal objectivo do festival?

Promover a nível internacional o repertório vocal escrito por compositores latino- americanos e ibéricos em português, espanhol e catalão. Formar as novas gerações de cantores, estimular os compositores e criar um espaço para a difusão desta música.

5. O que é que distingue o Barcelona Festival of Song dos outros festivais de música clássica?

Em primeiro lugar, o seu repertório, a componente académica e o facto de ser um espaço intergeracional, isto é, no curso participam em pé de igualdade, estudantes e professores que querem aprender o repertório. Desde 2012 incorporamos o uso da Internet de segunda geração, para levar os nossos conteúdos ao Brasil.

6. O festival tem alguma ajuda financeira de alguma entidade pública ou privada? O festival não recebe dinheiro de nenhuma instituição, mas recebe ajuda em géneros de instituições públicas.

7. Uma grande parte, senão quase todo o processo de marketing do festival é realizada através da internet. Quais são as razões para isso acontecer?

A internet tem sido uma ferramenta chave para o desenvolvimento do festival. A falta de fundos para realizar marketing tradicional levou-nos a desenvolver uma

66

forte presença online e a utilizar a internet como a principal ferramenta de promoção. As inscrições são realizadas pela internet e também em algumas das aulas utiliza-se a Internet2.

8. Como descreveria, de forma simplificada, o processo de marketing do festival? O BFOS conta com uma página de internet muito completa, na qual se explicam os diferentes aspectos do mesmo. Essa página de internet está traduzida em várias línguas.

Ao longo dos anos, construímos mailing lists de pessoas que estão dentro do nosso

target market. A estas pessoas enviamos newsletters periódicas e mensagens

personalizadas.

Utilizamos as redes sociais, como o Twitter, Facebook e o YouTube, e contamos também um canal de TV online (mundoartstv), no qual promovemos vídeos dos nossos eventos.

Anunciamo-nos em revistas especializadas que chegam ao nosso nicho de mercado. 9. Já desde o início que a internet tem um papel tão importante no processo de marketing do festival, ou essa importância foi aumentando com o passar do tempo?

Desde o início do festival que a internet tem sido muito importante, ainda que, nos últimos anos o seu protagonismo tenha sido maior, graças ao crescimento das redes sociais e, no nosso caso particular, ao uso da Internet2.

10. Qual a importância das redes sociais, como o facebook ou o twitter na divulgação do festival?

67

Através dessas redes conseguimos manter-nos presentes na memória dos nossos clientes e fazemos chegar informação e promoção.

“Parte da missão do BFOS desde o seu início tem sido a promoção internacional do repertório vocal ibero-americano e dos seus compositores, um objectivo muito ambicioso que pretende ter um impacto global. Este objectivo que até há alguns anos podia soar a uma utopia, hoje é potencialmente possível graças à chegada e ao desenvolvimento das tecnologias de informação, especialmente graças ao uso massivo da internet.

A existência de internet e as muitas possibilidades que ela oferece para as pessoa sde todos os níveis sociais e nacionalidades tem sido uma peça determinante para que um evento como o BFOS, que nasceu graças à iniciativa privada de uma só pessoa e que não está vinculado a nenhuma instituição educativa ou governamental, tenha podido manter-se durante oito anos e que tenha uso impacto internacional.

Uma iniciativa individual como esta, tem naturalmente recursos económicos bastante limitados. Sem dúvida o êxito e sobrevivência deste evento, que envolve agentes produtores de significado provenientes de diversos continentes e que conta com um orçamento baixo, não teriam sido possíveis sem o crescimento e desenvolvimento das novas tecnologias de informação. O uso a internet tornou possível que a informação sobre o curso se dê a conhecer através de páginas de internet, grupos sociais, emails, vídeos e áudios que chegam a todo o mundo. Graças à internet os alunos podem matricular-se electronicamente, podem enviar os seus materiais de inscrição e inclusive fazer audições online. Este factor foi, sem dúvida, decisivo para a continuação do projecto e possibilitou a sua difusão entre os grupos alvo.

68

Desde um ponto de vista socio-tecnológico experimentamos o poder das redes sociais graças ao rápido crescimento das tecnologias da comunicação e informação. O acesso à internet fez com que fosse possível que pessoas, que de outra forma nunca teriam tido conhecimento do repertório e do curso, pudessem aceder e participar no BFOS convertendo-se em agentes produtores de significado. Em suma, a internet tem um poder em si mesma e outorga poder a quem a utiliza como ferramenta.” (Caicedo, 2013: 270)

11. O festival alcançou os objectivos que tinha quando o criou?

Sim claro, apesar que gostaríamos de crescer mais e ter maior presença na cidade. 12. Como é que uma só pessoa consegue produzir um festival tão grande como este? Este festival foi iniciado por uma pessoa apenas, ma sé possível graças à colaboração de muitas pessoas generosas e comprometidas. A minha função tem sido a de liderar e contagiar os outros com o sentido de missão do BFOS. Ao longo dos anos muitas pessoas têm contribuído e tornado possível o êxito e crescimento do festival.

No que toca à organização e coordenação do mesmo, tem sido possível que apenas uma pessoa o organize durante a maior parte do ano graças, entre outras coisas, à internet que facilita o acesso a muitas pessoas a partir de um computador.

O meu conhecimento sobre o tema que se estuda, é muito importante, assim como o conhecimento do target market e a minha familiarização com a internet e as tecnologias da informação.

69

13. A dissertação que estou a escrever é sobre a importância do online na comunicação de uma organização e na divulgação dos seus eventos, assim que mais nos pode dizer sobre a importância do online en geral para o processo de comunicação do Barcelona Festival of Song?

A internet é uma ferramenta muito importante que deve ser utilizada com conhecimento prévio da mesma e dos mercados.

A essência do marketing, isto é, o conhecimento dos clientes e do mercado, continuam a ser os mesmos que no antigo paradigma do marketing.

Na actualidade a internet de certa forma, ‘democratizou’ o acesso aos grandes públicos. O investimento necessário para se poder promover é muito menor do que aquele que era necessário em tempos nos quais a internet não existia.