• Nenhum resultado encontrado

Percepção dos técnicos municipais e dos delegados do PDP, representantes da

5   MATERIAIS E MÉTODOS 157

5.5   Avaliação do processo de elaboração do Plano Diretor Participativo – 2005/2006 165

5.5.1   Percepção dos técnicos municipais e dos delegados do PDP, representantes da

Escala Likert

A avaliação da percepção dos técnicos municipais e dos delegados do PDP, representantes da sociedade civil quanto ao processo de elaboração do PDP, foi considerada prioritária, tendo em vista que, "se um procedimento é constituído eficazmente, mas percebido pelo público como, de alguma forma, desleal ou antidemocrático, então o processo pode falhar por desprezar preocupações públicas" (ROWE; FREWER, 2000, p.11).

A aplicação de questionário na Escala Likert aos funcionários das diversas secretarias e aos órgãos municipais, e amostra dos delegados do PDP (representantes da sociedade civil), permitiram uma avaliação geral do processo e de cada etapa, assim como diversas análises em função da característica dos indivíduos (sexo, formação profissional, participação nos cursos de capacitação, etc).

Antes da efetivação da pesquisa com todo o universo (técnicos das diversas secretarias e órgãos municipais e delegados do PDP), foi realizado um pré-teste com amostra selecionada entre os diversos grupos a serem avaliados, para verificação da compreensão dos quesitos apresentados no questionário. A seleção foi por conveniência: afinidade pessoal com os indivíduos, certeza do retorno dos questionários e diversidade de entidades envolvidas. Foram encaminhados 13 questionários por e-mail, com retorno de 100%.

Os indivíduos consultados levantaram dúvidas sobre alguns quesitos; emitiram sugestões sobre sua redação, em função das dúvidas suscitadas e propuseram alterações e inclusão de quesitos para englobar aspectos não abordados. Todas as sugestões foram consideradas na elaboração do instrumento final, inclusive a de elaboração de questionários distintos para os diferentes grupos de indivíduos selecionados:

• Grupo 1: composto por técnicos municipais que fizeram parte do Grupo de Trabalho ou do Grupo de Apoio, por representantes da sociedade civil integrantes do Núcleo Gestor e por uma vereadora, que estiveram, de alguma forma, envolvidos no processo de elaboração do PDP, com participação nos cursos de capacitação, na definição da metodologia, no trabalho de mobilização, na condução das reuniões e na redação do texto apresentado no Congresso final, totalizando 39 indivíduos. Nesse grupo foi aplicado o Questionário 1, constante do Quadro 10.

• Grupo 2: composto por técnicos municipais que não se envolveram no processo de elaboração do PDP, que, no entanto, devido ao cargo e/ou função que ocupam, terão

responsabilidades na aplicação das novas regras e normas definidas pelo texto legal, totalizando 56 indivíduos. Nesse grupo foi aplicado o Questionário 2, constante do Quadro 11.

• Grupo 3: composto por delegados eleitos durante o processo de elaboração do PDP e por representantes da sociedade civil (movimentos sociais, entidades de classe, instituições de ensino e pesquisa), totalizando 23 indivíduos. A amostra foi selecionada entre os delegados presentes na Plenária final, respeitando a representatividade de todos os Setores de Planejamento e proporcionalidade existente entre os diversos segmentos, correspondendo a aproximadamente, 27% do total. Nesse grupo foi aplicado o Questionário 1, constante do Quadro 10.

QUADRO 10: Questionário 1, aplicado ao Grupo 1 e Grupo 3.

QUESTIONÁRIO 1 Nº...

Este questionário foi elaborado com a finalidade de avaliar o processo de elaboração do Plano Diretor Participativo - PDP do Município de Bauru e a atitude dos técnicos municipais que participaram do processo perante as novas exigências da participação popular nos processos de planejamento.

Ao respondê-lo você estará colaborando para a melhoria dos processos de consulta à população.

Não há necessidade de identificação do seu nome. CARACTERIZAÇÃO DA AMOSTRA:

1- Sexo: ( ) Feminino ( ) Masculino

2- Escolaridade e Formação (no caso de ensino superior):... 3- Cargo/função que ocupava na época de elaboração do PDP:...

(no caso dos funcionários municipais)

4- Secretaria / Órgão que trabalhava na época de elaboração do PDP :...

(no caso dos funcionários municipais)

5- Tempo de serviço na Prefeitura/Órgão Público ...anos

(no caso dos funcionários municipais)

6- Assinale o grupo de que fez parte na elaboração do PDP (pode assinalar mais de um item):

( ) Grupo de Trabalho ( ) Grupo de Apoio Delegado ( ) setor urbano

( ) setor rural

( ) Núcleo Gestor ( ) poder público

( ) entidade de classe

( ) Outros...

7- Foi responsável pela coordenação de algum setor? ( ) Sim ( ) Não

9- Participou de algum Curso de capacitação sobre Planejamento Participativo, Estatuto da Cidade e Plano Diretor?

( ) Ministério das Cidades ( ) Crea ( ) Instituto Polis ( ) Sebrae

( ) Capacitação dos Delegados ( ) Unesp ( )Outros...( ) Nenhum

10- Participa de alguma entidade, conselho ou ong que realiza trabalho comunitário/voluntário?

( ) Sim. Qual?... ( ) Não

Nos enunciados abaixo, assinale com um (X) a lacuna, que mais está em concordância com o que você

pensa acerca do processo de elaboração do Plano Diretor Participativo do Município de Bauru. As lacunas

correspondem a :

(1) discordo totalmente, (2)discordo, (3)indiferente/não sei, (4)concordo, (5)concordo totalmente

Item ENUNCIADO 1 2 3 4 5

11 O Plano Diretor de Bauru foi elaborado de forma a permitir que todos os interessados (cidadãos e entidades) pudessem opinar e dar sugestões.

12 A divulgação dada às reuniões (local e data) foi deficiente.

13 A gestão participativa traz benefícios ao envolver a população na solução de seus problemas.

14 O tempo gasto na realização de reuniões com a população em geral seria mais proveitoso se utilizado no aprofundamento de questões técnicas com as entidades de classe.

15 O plano diretor de Bauru deverá orientar o crescimento ordenado da cidade.

16 As reuniões foram realizadas em dias e horários inadequados, dificultando a participação.

17 A equipe de coordenação dos trabalhos centralizou as decisões e não permitiu sugestões para melhoria do processo.

18 Há necessidade de mais informações (Cursos de Capacitação) sobre o Estatuto da Cidade e Plano Diretor, para auxiliar o entendimento das propostas do PDP de Bauru.

19 O trabalho de consulta à população deve continuar no detalhamento do plano diretor e demais ações de planejamento por ter demonstrado dar bons resultados.

20 O grau de participação da comunidade na elaboração de Plano Diretor é muito pequeno, pois trata-se de assunto muito técnico.

21 A setorização do município por bacias hidrográficas não faz sentido, em especial na área urbana.

22 As entidades de classe e empresários tiveram pouca participação no processo de elaboração do Plano Diretor Participativo.

23 Os locais escolhidos para as reuniões eram adequados ao público presente.

24 Nas reuniões públicas eram transmitidas muitas informações, dificultando o entendimento do que é plano diretor e seus objetivos.

25 Nas reuniões internas, dos grupos de coordenação (GT, GA e NG) tive oportunidade de expor minhas idéias e colaborar com a condução do processo.

26 Considero as informações fornecidas pela coordenação, nas reuniões públicas, suficientes e esclarecedoras.

27 O material informativo distribuído (folhetos) ajudou a entender o que é plano diretor.

28 As reuniões com a comunidade foram muito longas e cansativas.

29 Nas reuniões públicas os presentes eram incentivados a dar opinião, sugestões e propostas para solução dos problemas de sua com unidade.

30 A forma de condução das reuniões induziu a população a aprovar as propostas apresentadas pelos técnicos municipais.

31 Durante o processo de discussão do plano diretor houve muita troca de experiências entre os técnicos e a população.

32 Os grupos envolvidos na coordenação (GT, GA e NG) tinham uma

composição multidisciplinar adequada à condução do processo participativo.

33 As propostas apresentadas pela população não foram incorporadas ao plano diretor.

34 O conteúdo dos cursos de capacitação sobre plano diretor participativo promovidos pelo Ministério das Cidades, Crea e GT foi muito técnico e de difícil entendimento.

35 A mobilização das lideranças, população em geral e entidades foi suficiente para garantir ampla participação.

36 Os recursos didáticos (exposição, vídeo, discussões em grupo) e técnicos (equipamentos de som, TV e multimídea) utilizados nas reuniões foram adequados ao público presente.

37 A população pôde acompanhar até o final se suas reivindicações foram acatadas pela coordenação do PDP e incorporadas ao projeto de lei.

38 Os recursos financeiros foram suficientes e supriram a necessidade de material e serviços para realização dos trabalhos.

39 A linguagem utilizada nas reuniões com a população foi muito técnica e incompreensível.

40 A forma de eleição dos delegados do Plano Diretor Participativo foi adequada porque representou a população que efetivamente participou do processo.

Observações complementares/ sugestões:

...

GRATA PELA COLABORAÇÃO !

QUADRO 11: Questionário 2, aplicado ao Grupo 2

QUESTIONÁRIO 2 Nº...

Este questionário foi elaborado com a finalidade de avaliar o processo de elaboração do Plano Diretor Participativo - PDP do Município de Bauru e a atitude dos técnicos municipais perante as novas exigências da participação popular nos processos de planejamento.

Ao respondê-lo, você estará colaborando para a melhoria dos processos de consulta à população.

Não há necessidade de identificação do seu nome. CARACTERIZAÇÃO DA AMOSTRA:

1- Sexo: ( ) Feminino ( ) Masculino

2- Escolaridade e Formação (no caso de ensino superior):... 3- Cargo/função que ocupa:... 4- Secretaria / Órgão que trabalha:... 5- Tempo de serviço na Prefeitura/Órgão Público :...anos

6- Tinha disposição / vontade de participar do grupo que coordenou a elaboração do Plano Diretor Participativo de Bauru?

( ) Sim ( ) Não

Por que não participou?...

7- Terá responsabilidade pela implementação de planos, projetos ou ações previstos no PDP?

( ) Sim ( ) Não ( ) Desconheço as diretrizes e propostas do PDP Obs...

8- Participou de alguma reunião com a comunidade urbana ou rural? ( ) Sim ( ) Não

9- Participou de algum curso sobre Plano Diretor Participativo ou Estatuto da Cidade?

( ) Sim Qual?... ( ) Não

10- Participa de alguma entidade, conselho ou ong que realiza trabalho comunitário?

( ) Sim. Qual?... ( ) Não

Nos enunciados abaixo, assinale com um (X) a lacuna, que mais está em concordância com o que você

pensa acerca do processo de elaboração do Plano Diretor Participativo do Município de Bauru. As lacunas

correspondem a :

(1) discordo totalmente, (2)discordo, (3)indiferente/não sei, (4)concordo, (5)concordo totalmente

Item ENUNCIADO 1 2 3 4 5

11 O Plano Diretor de Bauru foi elaborado de forma a permitir que todos os interessados (cidadãos e entidades) pudessem opinar e dar sugestões.

12 A divulgação dada às reuniões (data e local) foi deficiente.

13 A gestão participativa traz benefícios ao envolver a população na solução de seus problemas.

14 O tempo gasto na realização de reuniões com a população em geral seria mais proveitoso se utilizado no aprofundamento de questões técnicas com as entidades de classe e os técnicos municipais.

15 As propostas contidas no Plano Diretor de Bauru deverão orientar o crescimento ordenado da cidade.

16 As reuniões foram realizadas em dias e horários inadequados (fora do horário de expediente), dificultando a participação.

17 A equipe de coordenação dos trabalhos centralizou as decisões e não permitiu sugestões para melhoria do processo.

18 Há necessidade de mais informações (Cursos de Capacitação) sobre o Estatuto da Cidade e Plano Diretor, para auxiliar o entendimento das propostas do PDP de Bauru.

19 O trabalho de consulta à população demonstrou dar bons resultados e deve continuar no detalhamento do Plano Diretor e demais ações de planejamento.

20 O grau de participação da comunidade na elaboração de Plano Diretor é muito pequeno, pois é assunto muito técnico.

21 A setorização do município por bacias hidrográficas não faz sentido, em especial na área urbana.

22 As entidades de classe e empresários tiveram pouca participação no processo de elaboração do Plano Diretor Participativo.

Observações complementares:

... ... ... ...

GRATA PELA COLABORAÇÃO !

Nos Questionários 1 e 2, os itens de 1 a 10 referem-se à caracterização da amostra (sexo, escolaridade, grau de participação no processo), e apresentam pequenas

diferenças em função do público consultado. Os itens de 11 a 22 constituem-se de enunciados referentes à percepção dos técnicos com relação às várias etapas de desenvolvimento dos trabalhos de elaboração do PDP de Bauru. Os itens 23 a 40 foram aplicados apenas aos Grupos 1 e 3, pois tratavam de aspectos que exigiam a participação nas reuniões de trabalho e reuniões públicas (das quais os integrantes do Grupo 2 não estiveram presentes), tais como organização do grupo, definição da metodologia, trabalho de mobilização e divulgação, realização das reuniões, a dinâmica utilizada e o produto final encaminhado à Câmara através do Projeto de Lei.

Nos itens de 11 a 40 estão mesclados, aleatoriamente, enunciados positivos e negativos em relação a diversos aspectos do processo de elaboração do PDP.

Os enunciados, construídos na forma de Escala Likert, apresentavam cinco alternativas para escolha: Discordo totalmente; Discordo; Indiferente/Não sei; Concordo e Concordo totalmente. Cada resposta recebeu um escore que variou de 1 a 5 para os enunciados positivos, e o reverso para os enunciados negativos.

Ao elaborar o Questionário, foram introduzidos, de maneira aleatória (não seqüencial) enunciados abordando:

• as condições de infra-estrutura disponíveis nas reuniões • os aspectos técnicos

• as questões relativas à participação

No Quadro 12 estão relacionados os aspectos avaliados e o(s) item(s) correspondente(s) no Questionário Likert:

QUADRO 12: Aspectos do PDP a serem avaliados e itens correspondentes no Questionário Likert.

ASPECTOS DO PDP ITENS DO

QUESTIONÁRIO LIKERT INFRA-ESTRUTURA

Composição dos grupos de coordenação 32

Organização das reuniões 17

Trabalho de divulgação das reuniões 12

Trabalho de mobilização 35

Local das reuniões 23

Dia e horário das reuniões 16

Tempo de duração das reuniões 28

ASPECTOS TÉCNICOS

Setorização do Município 21

Cursos de capacitação 18, 34

Assuntos abordados nas reuniões 24, 26 Linguagem utilizada nas reuniões 39 Recursos didáticos utilizados 27, 36

Dinâmica das reuniões 29, 30

Finalidade do Plano Diretor 15

PARTICIPAÇÃO

Participação popular 11, 29

Participação das entidades de classe 14, 22 Representatividade dos delegados 40 Compatibilidade das propostas apresentadas e projeto de lei 33, 37 Grau de participação dos membros do GT, GA e NG 17, 25

Gestão participativa 13

Efetividade da participação 19, 20, 31

Para os técnicos municipais (Grupo 1 e Grupo 2), alguns questionários foram enviados por e-mail com uma breve explicação dos seus objetivos, em especial aos que já tinham participado do pré-teste, com reforço de esclarecimentos via telefone. Os demais foram entregues em papel, pessoalmente, para que ficassem claros os objetivos e a importância do retorno para efetivação da pesquisa.

O prazo inicialmente estipulado (15 dias) só foi atendido por um pequeno grupo. Para se chegar aos 95% de retorno foram necessários vários 'lembretes'. Por fim, para que fosse possível efetuar as totalizações e análise dos itens, encerrou-se a pesquisa com 95 questionários preenchidos, tendo em vista que as secretarias com maior envolvimento com as ações previstas no PDP já estavam contempladas, com a totalidade dos questionários respondidos.

Para os delegados representantes da sociedade civil (Grupo 3), os questionários foram entregues em papel, pessoalmente, com explicação dos objetivos da pesquisa. O retorno foi de 83%. No entanto, dois questionários que apresentaram vícios (muitas questões sem resposta ou todas assinaladas na coluna 5 - concordo totalmente) foram descartados, não fazendo parte da amostra analisada. O universo pesquisado compreende 27% do total de delegados participantes da Plenária final.

Os dados coletados foram inseridos em planilha do programa Microsoft Excel e exportados para software MiniTab versão 13. Foram determinadas as medidas descritivas, tais como médias aritméticas, desvios padrão e porcentagens, e realizadas as comparações

entre os grupos, por meio do Teste-t de Student, considerando-se nível de significância de 5%.