• Nenhum resultado encontrado

5.5 Pesquisa

5.5.1 Pesquisa Quantitativa

A pesquisa quantitativa é estruturada a partir de respostas obtidas com o maior número de pessoas possível. Não é uma pesquisa que possui profundidade ou interpretações complexas da realidade e sim uma pesquisa que lida com números e

Capítulo 5. Briefing do Knock Knock Hostel 51

estatísticas. Segundo Martin W. Bauer e George Gaskell (2017), “a pesquisa quantitativa lida com números, usa modelos estatísticos para explicar os dados [. . . ] O protótipo mais conhecido é a pesquisa de levantamento de opinião.”(BAUER; GASKELL, 2017) Criamos um formulário com perguntas abertas e fechadas para dar início à nossa pesquisa quantitativa. Para isso, utilizamos o formulário do Google de modo a abranger pessoas de diferentes idades, regiões e estilos, todas elas da cidade de Curitiba. O objetivo foi conhecer mais sobre os hábitos de consumo de entretenimento dos jovens da cidade. A divulgação foi feita via Facebook, grupos de WhatsApp e Instagram, para que pudesse alcançar mais pessoas. No total obteve-se 73 respostas de pessoas distintas.

Abaixo os gráficos e tabelas que resumem os dados obtidos via o questionário.

Gráfico 1 – Pergunta 1 - Quantos anos você tem?

Fonte: Google Forms (2018).

Podemos observar que a maioria dos entrevistados (69,9%) são jovens de 19 a 22 anos e 23,3% são pessoas que estão entre os 23 e 25 anos. Pessoas mais velhas e mais novas que essa faixa etária são bem poucas e, juntas, somam 6,9%.

Tabela 8 – Pergunta 2 - Em que bairro você mora?

BAIRRO QUANTIDADE DE RESPOSTAS

BAIRRO QUANTIDADE DE RESPOSTAS

Capítulo 5. Briefing do Knock Knock Hostel 53

BAIRRO QUANTIDADE DE RESPOSTAS

Batel 1

Umbará 1

Vila Izabel 1

Guaíra 1

Novo Mundo 1

Jardim Social 1

Bacacheri 1

Boqueirão 1

Vista Alegre 1

Xaxim 1

São Lourenço 1

Tingui 1

Uberaba 1

Mercês 1

Seminário 1

Percebemos que a maioria das respostas são de pessoas que residem no Cabral ou no Centro. Outros locais com maior número de pessoas é Alto da Glória e Região Metropolitana da cidade.

Gráfico 2 – Pergunta 3 - Com quem você mora?

Fonte: Google Forms (2018).

A grande maioria das pessoas que responderam o questionário mora com os pais e representam 61,6%. O segundo lugar, com uma diferença muito grande, são as pessoas que moram com amigos.

Gráfico 3 – Pergunta 4 - Você estuda?

Fonte: Google Forms (2018).

A maioria das pessoas respondeu que estuda (82,2%) e os outros 17,8% não estudam.

Capítulo 5. Briefing do Knock Knock Hostel 55

Gráfico 4 – Pergunta 5 - Você já foi em alguma festa/atividade em um hostel?

Fonte: Google Forms (2018).

A maioria nunca foi em alguma atividade em um hostel (60,3%), mas a quantidade de pessoas que já participou não é tão pequena.

Gráfico 5 – Pergunta 6 - Se sim, qual e onde?

Fonte: Google Forms (2018).

Percebe-se que maioria das pessoas já foi em algum evento promovido pelo Backpackers Hostel.

Gráfico 6 – Pergunta 7 - Qual o tipo de entretenimento você consome em Curitiba?

Fonte: Google Forms (2018).

Os locais mais frequentados, segundo as respostas, são bares (84,9%), baladas (56,2%) e Cinema (53,4%). O menos visitado, segundo as respostas, são teatros e parques.

Capítulo 5. Briefing do Knock Knock Hostel 57

Gráfico 7 – Pergunta 8 Quais locais de “festa” você frequenta com mais regularidade?

Fonte: Google Forms (2018).

A partir das respostas, fica nítido que a maioria das pessoas frequenta baladas como o James (46,6%), V.U. (28,8%) e Paradis Club (24,7%).

Gráfico 8 – Pergunta 9 - Como você fica sabendo de eventos em Curitiba?

Fonte: Google Forms (2018).

É expressivo a quantidade de participantes que se informam sobre eventos próximos pelo Facebook. Eles somaram 74%, além disso, os que se informam através de amigos constituem a outra quantia significante do gráfico (23,3%).

Gráfico 9 – Pergunta 10 - Para um lugar virar um ponto de encontro da galera o que você considera mais necessário?

Fonte: Google Forms (2018).

Para um local se tornar um ponto de encontro, segundo as respostas do questionário, é muito importante ser bem localizado, com bebida a um preço justo.

Comida, para essas pessoas não possuem alto grau de importância, nem ser um local propício para encontrar conhecidos sem a necessidade prévia de combinar. Não pagar para entrar é um tópico que demonstrou média importância, assim como ambiente propício para conhecer pessoas. É notável a necessidade e importância de segurança e música adequada.

Capítulo 5. Briefing do Knock Knock Hostel 59

Gráfico 10 – Pergunta 11 Você se considera uma pessoa aberta para conhecer novos lugares?

Fonte: Google Forms (2018).

Nessa pergunta não houveram respostas “negativas”. 41,1% das pessoas responderam que são totalmente abertas a conhecer novos lugares, porém, 58,9%

possuem ressalvas que podem depender do humor, o que o estabelecimento oferece, entre outras questões pessoais.

A pergunta 12 consiste em “O que seu lugar favorito (de entretenimento) em Curitiba te oferece?”. Desta forma elencamos as respostas mais recorrentes para que a análise ficasse mais enxuta. Entre os tipos de entretenimento mais consumidos estão shows e música de qualidade que precisam acontecer em um ambiente agradável, confortável e seguro, que possua uma localização central e que seja de fácil acesso para os amigos. Um local que ofereça bebida e comida com preço justo e seja propício para conversar e conhecer novas pessoas.

Gráfico 11 – Pergunta 13 - Você costuma ir em algum lugar para fazer um ’esquenta’?

Fonte: Google Forms (2018).

Essa questão foi bem acirrada, 52,1% das pessoas responderam que costumam fazer esquentas e as outras 47,9% não possuem o costume.

Gráfico 12 – Pergunta 14 - Você topa fazer um esquenta se. . . ?

Fonte: Google Forms (2018).

As respostas que se destacam são não pagar para entrar (81,7%), local do esquenta ser perto do próximo destino (77,5%) e possuir bebida barata (76,1%).

Capítulo 5. Briefing do Knock Knock Hostel 61

Gráfico 13 – Pergunta 15 - Você gosta mais de festa à noite ou à tarde?

Fonte: Google Forms (2018).

Festas à tarde foram um pouco mais votadas. Apesar da diferença ser bem pequena, festas no período da tarde são mais desejadas.

Gráfico 14 – Pergunta 16 - Qual(is) tipos de evento você gostaria de frequentar e ver mais?

Fonte: Google Forms (2018).

Percebe-se que a grande maioria das pessoas gostaria de frequentar mais shows locais, logo atrás, empatados, vêm espaços abertos e festas de dia. Eventos culturais4também possuem grande significância no gráfico.

Documentos relacionados