• Nenhum resultado encontrado

O PLANO DE AULA

No documento Apostila Did_geral 2015 (páginas 102-107)

7. O PLANEJAMENTO ESCOLAR

7.7. O PLANO DE AULA

O plano de aula é a menor unidade do planejamento de um professor, pois é sobre uma aula que ele está planejando, mas sempre pensando que a cada aula ele deve estar mais próximo do alcance de seus objetivos específicos e gerais.

A aula é composta, primeiramente, de objetivos imediatos que se pretende alcançar. Em termos de objetivos específicos, estes são os mais restritos, pois visualizam apenas aquele momento presente. Deve-se pautar a escolha dos objetivos específicos da aula em conhecimentos, habilidades e atitudes.

Após a escolha dos objetivos, o professor deve escolher os conteúdos a serem abordados naquele momento, em termos de itens ou subitens, pois alguns conteúdos precisarão de mais de uma aula para serem devidamente ensinados.

De posse dos objetivos e conteúdos, deve elaborar os procedimentos metodológicos para organizar didaticamente o ensino através de atividades a serem desenvolvidas.

Após isso, deve-se determinar quais serão os recursos a serem utilizados (cartazes, mapas, jornais, livros, objetos variados, etc.) durante aquela aula para despertar o interesse dos alunos, facilitar a compreensão e estimular a participação ativa dos alunos.

Por último, deve-se descrever qual a forma de avaliação das atividades, de maneira que se possa perceber ao final da aula se o(s) objetivo(s) foi devidamente alcançado.

Desta forma, podemos concluir que o plano de aula é a esquematização seqüencial de tudo que irá ser desenvolvido em um dia letivo. É sistematizar todas as atividades que se desenvolvem no período de tempo em que o professor e os alunos irão interagir.

Devemos lembrar também que o plano de aula deve estar adaptado às reais condições e características dos alunos, quanto às possibilidades, necessidades e interesses, além dos conhecimentos prévios que eles já possuem. Por esta razão a sondagem inicial é muito importante, pois permite maiores adequações, caso necessário.

É comum também a presença de diários e semanários em algumas escolas, o que correspondem a modalidades diferentes dos professores planejarem suas aulas. Mas isso é um critério adotado por algumas escolas.

Veja a seguir um modelo simples de estrutura para plano de aula:

PLANO DE AULA TEMA DA AULA: OBJETIVOS: CONTEÚDOS: ESTRATÉGIAS: RECURSOS: AVALIAÇÃO: SAIBA MAIS

Existem inúmeros modelos de planos de aula e de planejamento escolar. Pesquise mais sobre eles e veja qual você melhor se adapta. As fontes para a

pesquisa são inúmeras. Vão desde a bibliografia deste documento até as fontes disponíveis na internet.

RESUMO

Segundo Haydt (2002), o planejamento é um processo mental que envolve análise, reflexão e previsão. É uma atividade tipicamente humana e está presente na vida de todos os indivíduos, nos mais variados momentos. O

plano é o resultado desse processo, é o ponto mais alto do processo mental

de planejamento, como um esboço das conclusões resultantes do processo mental de planejar, podendo ou não assumir uma forma escrita.

No campo da educação e do ensino, existem diversos níveis de planejamento, que variam em abrangência e complexidade. São eles: planejamento de um sistema educacional, planejamento geral das atividades de uma escola, planejamento de currículo, planejamento didático ou de ensino e, dentro deste último, temos o planejamento de curso, planejamento de unidade didática e o planejamento de aula.

O planejamento escolar envolve todas as atividades de uma escola, o que ela tem para oferecer em termos de formação a seus alunos e todas as ações, tanto administrativas quanto pedagógicas.

No planejamento de currículo, iremos prever os diversos componentes curriculares que serão desenvolvidos ao longo do curso, com a definição dos objetivos gerais e a previsão dos conteúdos programáticos de cada componente.

O planejamento de ensino é a previsão das ações e procedimentos que o professor vai realizar junto a seus alunos, assim como a organização das atividades dos alunos e das experiências da aprendizagem, na intenção de atingir os objetivos educacionais estabelecidos. O plano didático ou de ensino pode ser dividido em três outros, ou seja, que farão parte integrante dele, com graus de abrangência diferentes. Trata-se do planejamento de curso, planejamento de unidade e planejamento de aula.

O planejamento de curso prevê os conhecimentos a serem desenvolvidos e as atividades que serão realizadas em cada classe, durante certo tempo, em geral naquele ano ou semestre letivo, prevendo o que fará o professor e o que farão os alunos naquele ano ou semestre letivo.

O planejamento de Unidades Didáticas reúne várias aulas sobre assuntos semelhantes, constituindo uma porção significativa da matéria, que acaba por ser dominada em suas inter-relações.

O plano de aula é a menor unidade do planejamento de um professor, pois é sobre apenas uma aula que ele está planejando, mas sempre pensando que a cada aula ele deve estar mais próximo do alcance de seus objetivos específicos e gerais. A aula é composta, primeiramente, de objetivos imediatos que se pretende alcançar. Após a escolha dos objetivos, o professor deve escolher os conteúdos a serem abordados naquele momento, para depois elaborar os procedimentos metodológicos para organizar didaticamente o

ensino através de atividades a serem desenvolvidas. Após isso, deve-se determinar quais serão os recursos a serem utilizados (cartazes, mapas, jornais, livros, objetos variados, etc.) durante aquela aula para despertar o interesse dos alunos, facilitar a compreensão e estimular a participação ativa dos alunos. Por último, deve-se descrever qual a forma de avaliação das atividades, de maneira que se possa perceber ao final da aula se o(s) objetivo(s) foi devidamente alcançado.

Exercícios

1) Qual a diferença entre Planejamento e Plano?

(a) O planejamento é uma meta a ser estabelecida. O plano é aquilo que se estabelece para curto prazo.

(b) O planejamento são as atividades a serem aplicadas. O plano é apenas uma aula.

(c) O planejamento é um processo mental que envolve análise, reflexão e previsão. O plano é o resultado desse processo, podendo ou não assumir uma forma escrita.

(d) O planejamento é uma forma de elaborar uma aula, selecionando maneiras de aplicá-la. O plano é o conjunto de recursos a serem envolvidos no processo. (e) O planejamento é apenas uma unidade de ensino. O plano é todo o processo de escolarização.

2) O plano didático ou de ensino pode ser dividido em três outros. Quais são eles?

(a) planejamento de curso, planejamento de unidade e planejamento de aula.

(b) diários, semanários e unidade didática.

(c) anuário, plano de escola, planejamento político-pedagógico.

(d) planejamento curricular; planejamento escolar e planejamento educacional.

(e) Plano de contingências; plano de atividades; plano de tarefas. 3) Quais são os elementos que compõe uma aula?

(a) A aula é composta de parte inicial, parte principal e volta à calma.

(b) A aula é composta de aquecimento, preparação da atividade central e discussão final.

(c) A aula é composta de recapitulação da aula anterior, apresentação do novo tema, aprofundamento, exercícios de casa e finalização.

(d) A aula é composta de reintegração do último tema, desenvolvimento do novo tema, aprofundamento, generalização e aplicação.

(e) A aula é composta de objetivos, os conteúdos a serem abordados naquele momento, para depois elaborar os procedimentos metodológicos, recursos a serem utilizados. Por último, deve-se descrever qual a forma de avaliação das atividades.

Resolução dos Exercícios

1) Segundo Haydt (2002), o planejamento é um processo mental que envolve análise, reflexão e previsão. É uma atividade tipicamente humana e está presente na vida de todos os indivíduos, nos mais variados momentos. O plano é o resultado desse processo, é o ponto mais alto do processo mental de planejamento, como um esboço das

conclusões resultantes do processo mental de planejar, podendo ou não assumir uma forma escrita.

Resposta correta:

(c) O planejamento é um processo mental que envolve análise, reflexão e previsão. O plano é o resultado desse processo, podendo ou não assumir uma forma escrita.

2) O plano didático ou de ensino pode ser dividido em três outros, ou seja, que farão parte integrante dele, com graus de abrangência diferentes. Trata-se do planejamento de curso, planejamento de unidade e planejamento de aula.

Resposta correta:

(a) planejamento de curso, planejamento de unidade e planejamento de aula.

3) A aula é composta, primeiramente, de objetivos imediatos que se pretende alcançar. Após a escolha dos objetivos, o professor deve escolher os conteúdos a serem abordados naquele momento, para depois elaborar os procedimentos metodológicos para organizar didaticamente o ensino através de atividades a serem desenvolvidas. Após isso, deve-se determinar quais serão os recursos a serem utilizados (cartazes, mapas, jornais, livros, objetos variados, etc.) durante aquela aula para despertar o interesse dos alunos, facilitar a compreensão e estimular a participação ativa dos alunos. Por último, deve-se descrever qual a forma de avaliação das atividades, de maneira que se possa perceber ao final da aula se o(s) objetivo(s) foi devidamente alcançado.

Resposta correta:

(e) A aula é composta de objetivos, os conteúdos a serem abordados naquele momento, para depois elaborar os procedimentos metodológicos, recursos a serem utilizados. Por último, deve-se descrever qual a forma de avaliação das atividades.

8. O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA DISCUSSÃO

No documento Apostila Did_geral 2015 (páginas 102-107)