• Nenhum resultado encontrado

3 Pontos Críticos com lixo no bairro

1.2 PLANO DE COLETA DE DADOS

Sabendo que a pesquisa depende de dados primários e secundários, tais informações foram obtidas em sua maioria através de entrevistas, observações em campo e pesquisa bibliográfica, respectivamente. Os dados primários são aqueles obtidos a partir de informações das próprias organizações estudadas (LIMA, 1999; PORTUGAL, 2011). Pode-se dividir a coleta de dados primários em duas categorias: dados de organizações da sociedade civil e do governo e dados obtidos a partir dos moradores da área estudada e observações em campo.

Os dados primários relativos à sociedade civil organizada e ao governo foram extraídos através de 4 (quatro) entrevistas semiestruturadas distintas: 1. Paróquia da Nossa Senhora da Conceição com o padre responsável (Apêndice C); 2. Associação dos Moradores do Morro da Conceição com o vice-presidente (Apêndice D); 3.Unidade de Saúde da Família,junto à enfermeira da área (Apêndice E); e, 4. Empresa de Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) com os Gerentes de Limpeza Urbana (2010 e 2011) (Apêndice F).

Os roteiros das entrevistas foram previamente definidos. A duração das mesmas foi de em média 1(uma) hora na Empresa de Limpeza Urbana e 40 minutos para os representantes demais das entidades. Obtiveram-se na Emlurb, informações como: horário e frequência da coleta, tipo de coleta, dimensionamento dos serviços de limpeza, acondicionamento e transporte.

Já a abordagem feita à Associação dos Moradores do bairro, com a Paróquia e a com a Unidade de Saúde foi com a intenção de confirmar ou não as ações desempenhadas pela Emlurb, saber do histórico do bairro quanto à organização diante de alguma necessidade relacionada aos resíduos, como reivindicações sobre a coleta e, principalmente, se há registro de doenças relacionadas direta ou indiretamente ao manejo irregular dos resíduos sólidos.

A coleta de dados junto à comunidade se deu através de realização de entrevistas também semiestruturadas, só que para os moradores, as perguntas atendiam a uma divisão em 4 (quatro) categorias: características gerais do morador, informações

sobre o bairro, percepção sobre o lixo e possíveis intervenções. É importante saber que esta divisão em categorias era visualizada apenas pelo pesquisador. Se a divisão fosse apresentada de imediato ao entrevistado corria-se o risco de tendenciar as respostas. Foram realizadas 10 (dez) entrevistas semiestruturadas durante 5 (cinco) meses, no período de agosto a dezembro de 2011, em áreas distintas do bairro, com o apoio dos Asaces. Após a realização das entrevistas, foi feita uma análise dos dados de forma a encontrar as respostas ao problema de pesquisa, destacando as características importantes de cada categoria anteriormente citada.

Vale salientar que os roteiros elaborados nem sempre foram seguidos integralmente e algumas das perguntas foram sendo anuladas com o desenvolver das entrevistas. Informações como quantidade de pessoas que habitavam as casas e se estas recebiam auxílio financeiro do governo foram deixadas de lado, para que os entrevistados se sentissem à vontade para expressar seus sentimentos em relação ao bairro.

Outro fator importante está em como foram feitas as observações em campo em relação à percepção. Tais observações eram feitas a partir dos problemas pesquisados no roteiro de entrevista como: o manejo do lixo, a disposição2 inadequada no bairro, e o comportamento dos moradores quanto à coleta, o respeito ao horário e deposição irregular de lixo doméstico nos pontos de confinamento3; na utilização dos espaços vazios – por exemplo, os terrenos baldios que serviam não só para destino de lixo doméstico, como também acumulava resíduos de construção civil. As observações foram registradas através de recolhimento de material iconográfico e de anotações, que compuseram a caderneta de campo.

      

2 A disposição final refere-se ao ato de destinar os resíduos à última etapa do ciclo que é a deposição em aterros. Atividade de responsabilidade do poder público municipal, nos casos de lixo residencial e comercial. Já o manejo está relacionado ao ato de armazenar, acondicionar e destinar a coleta. Neste caso, é do gerador a responsabilidade em seguir as etapas corretamente. É importante saber que para esse estudo ao se referir em disposição será atividade relacionada ao ato de dispor para a coleta e a disposição final, terá relação com ato de depositar os resíduos em aterros. 

3

Os pontos de confinamento são áreas estabelecidas pela Emlurb como centrais à coleta mecânica. A característica marcante dos pontos é a presença dos sacos pretos padronizados da empresa de limpeza.

Já os dados secundários, que são aqueles que derivam de outras fontes, por exemplo, dados estatísticos sobre a população, dados históricos foram obtidos através de pesquisa bibliográfica, publicações especializadas da área, como: revistas científicas, artigos, dissertações e teses, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgãos municipais. Salienta-se que a disponibilidade de muitos trabalhos na Internet contribuiu substancialmente na busca dos conceitos mais utilizados na atualidade e, principalmente em facilitar o acesso às publicações.

1.2.1 Análise dos dados

A pesquisa qualitativa, neste caso, se utiliza das observações em campo, recolhimento de informações presentes no discurso que vão além das perguntas presentes nos roteiros de entrevistas. O enfoque principal para a análise dos dados é o dedutivo4.

Não se pode esquecer que, como diz Godoy (1995, p. 58) apud Fell et. al. (2007), sobre a pesquisa qualitativa:

[...]a pesquisa qualitativa não procura enumerar e/ou medir os eventos estudados, nem emprega instrumental estatístico na análise dos dados. Parte de questões ou focos de interesses amplos, que vão se definindo à medida que o estudo se desenvolve. Envolve a obtenção de dados descritivos sobre pessoas, lugares e processos interativos pelo contato direto do pesquisador com a situação estudada, procurando compreender

os fenômenos segundo a perspectiva dos sujeitos, ou seja, dos

participantes da situação em estudo (grifo nosso).

É importante dar o devido crédito aos depoimentos coletados através das entrevistas para entender o problema, pois a análise dos dados é subjetiva. A sensibilidade em entender a percepção do morador sobre a forma que ele manipula o seu lixo e se condiz com a realidade é que faz a diferença. Foram analisadas as possíveis interações entre as categorias nas entrevistas, verificação da existência de um processo de mudança no pensamento, observando a formação de opiniões sem

      

4

Método proposto pelos racionalistas Descartes, Spinoza e Leibniz, pressupõe que só a razão é capaz e levar ao conhecimento verdadeiro. O raciocínio dedutivo tem o objetivo de explicar o conteúdo das premissas. Por intermédio de uma cadeia de raciocínio em ordem descendente, de análise do geral para o particular chega a uma conclusão. (GIL, 1999; LAKATOS & MARCONI, 1993). Disponível em: SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. rev. atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.

desprezar as particularidades de cada discurso. Para que os discursos dos moradores fossem utilizados preservando as identidades, cada um recebeu uma letra como identificação. Assim, serão elencados de A a J, organizados de acordo com as semelhanças dos discursos.

Mesmo tendo como suporte teórico de investigação, a literatura condizente ao problema existente entre a percepção ambiental e o manejo dos resíduos sólidos em áreas de morro, em relação as atividades destinadas a apreensão da realidade, “não é suficiente, descrever ou produzir os fatos, é preciso enfrentar a tarefa de elaborar o sentido” (GRÉCO, 1967 apud SILVEIRA, 1999, p.3). O proposto aqui não é estudar o bairro em sua totalidade de forma exaustiva e sim, compreender a ocorrência do problema em sua determinada situação geográfica, como significativa de estudo, detectando alguns problemas chave, que implicam em indagações sobre seus dinamismos (SILVEIRA, 1999). No entanto, antes de conhecer o objeto empírico, é importante conhecer o aporte teórico conceitual que situa o problema dentro da perspectiva científica.

Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.

Antonie de Saint-Exupéry,O Pequeno Príncipe. 

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Com o intuito de situar o objeto de estudo em contexto científico, este capítulo se designa a expor os conceitos teóricos, considerados fundamentais ao seu entendimento. Primeiro, é importante entender como se deu a evolução da limpeza urbana, quer dizer, o trato com o lixo ao longo da história, logo em seguida conhecer os termos utilizados e as características que classificam os resíduos.

Conhecendo história, conceitos e classificações em relação ao lixo serão abordadas as teorias que englobam a problemática estudada: o impacto ambiental considerando as atividades humanas como geradoras de conflito no meio; a paisagem com respeito ao entendimento do homem sobre o espaço em que vive e as mudanças que vem sofrendo, e, por fim a percepção confrontando-se com o destino inadequado e indiscriminado que os moradores fazem do seu lixo.

Documentos relacionados