• Nenhum resultado encontrado

Tabela 16 – Serviços de Assessoria Técnica

9 A baixa capacidade de auto-financiamento; as elevadas

5.1. Plano de Intervenção

Com a construção deste plano de intervenção, o autor deste trabalho tenciona completar a conclusão deste estudo elaborando um conjunto de linhas orientadoras de acção, tendo em conta os resultados retirados da utilização duma adaptação do método de Delphi e concluído com a apresentação destes dados numa matriz SWOT. Esta partiu da análise dos inquéritos aos diversos stakeholders deste serviço de radiologia, onde se identificaram pontos fracos na análise interna deste serviço de radiologia e ameaças relacionadas com a envolvente externa, tendo em conta a perspectiva de implementação dum cenário de CRI de radiologia desta unidade. Partindo das respostas a estes questionários, estes inquiridos acreditam da implementação dum cenário tendencial, como já foi concluído.

- O caso da ULS do Norte Alentejano -

Luis Carvalho Página 140

Este plano deve conter as medidas correctivas adequadas, para aqueles pontos menos positivos identificados pelos inquiridos deste estudo, de forma, a optimizar a capacidade para a implementação deste cenário, que é a implementação dum CRI de radiologia nesta unidade local de saúde.

Desta forma e como já foi referido, deve-se criar um tipo de intervenção ao nível das hipóteses de cenarização que representam pontos fracos e das que representam ameaças, onde os stakeholders, identificaram uma serie de factores críticos que poderão condicionar o sucesso desta possível realidade.

A não actuação ao nível destes factores críticos, poderá transforma-los irremediavelmente em factores que condicionarão a ocorrência de algumas hipóteses de cenarização, conduzindo a um abandono da materialização dum cenário tendencial, para um cenário pessimista, onde a concretização dum CRI de radiologia na ULSNA è completamente posto de parte.

Assim e começando pelas desvantagens, pretende-se descrever as acções a efectuar de modo a fomentar e a assegurar a concretização deste cenário tendencial.

Figura 24 – Pontos fracos = Factores críticos/Acções a desenvolver

HC10 – Verificar-se-á uma maior capacidade de controlo correctivo dos possíveis desvios que possam ocorrer em relação à produtividade e aos custos tendo em conta os objectivos previamente contratualizados.

HC12 – Promoção da formação como meio de melhoria de qualidade e motivação profissional dos funcionários.

HC 13 - A par da formação, promover a investigação científica

Factores Críticos Acções a desenvolver

Fonte de dados: Elaborada pelo autor.

Continuando, vai-se prosseguir do mesmo modo, para as hipóteses consideradas

Fonte: Adaptado de Análise SWOT- www.uniweb.pt/uniweb/Analise_SWOT_ITSY.xl

- Elevada Limitação demográfica;

- Fraca capacidade de auto-financiamento; - Inexistência de plano estratégico; - Inadequação dos recursos aos objectivos; - Falta de cultura organizacional orientada para serviços de qualidade;

- Inadequação de modelos organizacionais e de gestão do trabalho.

- Assegurar o cumprimento do protocolo de transportes de doentes dentro da ULSNA.

- Criar uma central de marcações ( call-center ), que organize a circulação dos doentes dentro da ULSNA com a maior objectividade possível, o menor transtorno possível para a vida destes e o menor despesismo para a ULSNA. - Investir na qualificação e competências dos funcionários através de formação

- Proporcionar maiores competências para quem tem cargos de gestão dentro do serviço:

. Gestão: planear, organizar, dirigir e controlar . Capacidade efectiva de motivar, Liderar. - Promover a qualidade da prestação de serviços, através dum progredir no caminho da certificação do serviço. - Proporcionar uma maior informação sobre todos os temas do serviço.

- Incentivar a Investigação, como meio de reconhecimento do serviço e dos seus funcionários.

- Assegurar a rendibilidade de serviço, para garantir a capacidade de auto financiamento

HC 10 HC 12

- Elevada Limitação demográfica;

- Fraca capacidade de auto-financiamento; - Inexistência de plano estratégico; - Falta de cultura organizacional orientada para serviços de qualidade;

- Inadequação de modelos organizacionais e de gestão do trabalho;

- Ausência de estratégia nacional ou local. HC 13

- O caso da ULS do Norte Alentejano -

Luis Carvalho Página 141

Figura 25 – Ameaças = Factores críticos/acções a tomar

HC11 – A melhoria da qualidade da prestação de cuidados de saúde como o objectivo estratégico de satisfação dos utentes.

HC14 – Criação de vantagem competitiva sustentada, assente na qualidade dos cuidados de saúde prestados por esta unidade

HC19 – Possibilidade de investir em tecnologia, para substituição daquela que devido ao uso, avarias repetidas ou em estado de obsolescência, necessitam de substituição, já que o CRI vai ter orçamento próprio baseado na quantidade de actividade realizada.

Factores Críticos Acções a desenvolver

Fonte de dados: Elaborada pelo autor.

Como se pode então operacionalizar estas acções a desenvolver?

Fonte: Adaptado de Análise SWOT- www.uniweb.pt/uniweb/Analise_SWOT_ITSY.xl

Metodologia

Tendo em conta estas duas últimas figuras, pretende-se essencialmente transmitir aos vários funcionários do serviço, como também a alguns stakeholders devidamente identificados, conhecimentos e competências em diversos temas de modo a que o cenário tendencial seja uma realidade.

Devem-se proporcionar uma série de sessões de aprendizagem, essencialmente ao nível de conceitos teóricos não só aos funcionários deste serviço e suas chefias, como também a outros stakeholders que se achar pertinente. Estas sessões deverão ser orientadas para a totalidade dos funcionários deste serviço, ou especificamente para determinados grupos, dependentemente dos conhecimentos a transmitir.

Estas sessões serão duma forma geral, exposições orais, geralmente auxiliadas por material informático. Será ainda facultada bibliografia pertinente aos temas em destaque,

- Elevada Limitação demográfica;

- Fraca capacidade de auto-financiamento; - Inexistência de plano estratégico; - Inadequação dos recursos aos objectivos; - Falta de cultura organizacional orientada para serviços de qualidade;

- Inadequação de modelos organizacionais e de gestão do trabalho.

- Possibilitar a monitorização da satisfação do

utente/doente em relação não só à prestação de serviços de saúde de qualidade por parte do serviço de radiologia, mas também em relação à acessibilidade de estes à realização de exames de radiologia na ULSNA. - Manter e melhorar os canais de comunicação com os diversos centros de saúde

- Promover competências em gestão estratégica, com o fim de desenvolver uma visão estratégica capaz de evitar que a concorrência consiga igualar o desempenho do serviço de radiologia da ULSNA, nomeadamente ao nível da qualidade da prestação dos cuidados de saúde. - Assegurara a capacidade de financiar diversas tecnologias, disponíveis no meio envolvente, para substituição daquelas existentes no serviço de radiologia da ULSNA, mas em estado de obsolescência, ou por variadas avarias devido ao uso.

- Dar a conhecer ao serviço toda uma série de

conhecimentos, acerca da existência de estratégias ou não a nível nacional ou local que possam condicionar o serviço quer como oportunidade ou como ameaça.

HC 11 HC 14

- Elevada Limitação demográfica;

- Fraca capacidade de auto-financiamento; - Inexistência de plano estratégico; - Inadequação dos recursos aos objectivos; - Falta de cultura organizacional orientada para serviços de qualidade;

- Inadequação de modelos organizacionais e de gestão do trabalho;

- Ausência de estratégia nacional ou local. HC 19

- O caso da ULS do Norte Alentejano -

Luis Carvalho Página 142

sendo que, será atribuído matéria de leitura em formato de fotocópia, ou em formato informático.

Como forma de avaliar a opinião dos elementos que estão em estudo, seria oportuno um seguimento destes, através de estudos prospectivos de forma a perceber quando haveria uma aproximação das opiniões dos diversos stakeholders envolvidos, independentemente de classe profissional.

Neste estudo utilizou-se um Delphi adaptado (somente uma ronda de inquéritos), pois queria-se saber as opiniões sinceras de cada participante. Se nesta altura não importava ao autor desta tese a congruência e homogeneização de opiniões, interessando sim, opiniões individuais e próprias de cada indivíduo, agora com a intenção de exequibilidade deste projecto é indispensável que se consiga através da transmissão de conhecimento, aproximar as opiniões das pessoas envolvidas para o sucesso da implementação deste CRI de radiologia, promovendo a concórdia e a homogeneidade de conhecimentos e opiniões entre os stakeholders, como meio de assegurar a implementação do mesmo.