• Nenhum resultado encontrado

Inicialmente, realizou-se contato com as direções das IES para apresentar os objetivos da pesquisa e solicitar autorização por escrito para realização da coleta de dados, bem como a indicação dos cursos e das turmas para participação da pesquisa.

As três IES pesquisadas somaram 250 estudantes calouros no total. A amostra foi de 202 estudantes para as três IES.

IES Departamento Cursos Superiores Aluno

UCB Escola de Negócios  Publicidade e Propaganda;

 Jornalismo

40

UNIEURO Unidade de Águas

Claras  Administração  Direito 92 Faculdade Projeção Escola de Educação e Escola de Negócios

 Gestão de Recursos Humanos  História

 Geografia

70

A margem de erro calculada foi de 5% e confiança de 95%. Para a realização das entrevistas, utilizou-se formulário impresso e os alunos das IES citadas foram abordadas em sala antes do início da aula, no período noturno.

1.3.6. Período da Pesquisa

 Pesquisa 1 – Facebook das IES: período de coleta das publicações entre

setembro de 2014 a janeiro de 2015.

 Pesquisa 2: Pesquisa com os Estudantes: período da pesquisa nas IES entre junho de 2014 a agosto de 2015.

1.4. OBJETIVOS

1.4.1. Geral

 Investigar se a campanha de vestibular no Facebook das IES exerce

representatividade perante o público-alvo, a partir da aplicação da Semiótica de Peirce.

1.4.2. Específicos

 Aplicar a tríade peirceana – Signo, Objeto e Interpretante – na análise da pesquisa com os estudantes.

 Identificar as categorias da tríade Peirceana – Primeiridade, Secundidade e Terceiridade – na análise da pesquisa.

 Identificar, por meio da tríade peirceana, a percepção dos estudantes a respeito das Campanhas de Vestibular no Facebook.

 Verificar o comportamento e engajamento dos estudantes no Facebook das IES: Projeção, UNIEURO e UCB.

1.5. REFERÊNCIA TEÓRICA

As tecnologias da informação mais disseminadas na atualidade, por isso, consideradas, pelas comunidades científicas como emergentes, tornam-se imperativos de acesso pelo público, em virtude de que patrocinam formas inovadoras de relacionamentos no campo social, de um modo geral. Instantaneamente, surge a necessidade em estudar profundamente as influências que tais tecnologias empreendem à sociedade, isto é, se são tendenciosas a determinar um dado comportamento. Por isso, este trabalho foi desenvolvido segundo a lógica de inserção das tecnologias e dos processos comunicacionais da atualidade, como exposto nos trabalhos de Lévy (1999), Lemos (2004), Primo (2008) e Recuero (2009).

As teorias embasadas em publicidade, produtos, mídia e arte, oriundos dos estudos semióticos, portanto dos conceitos peirceanos, são fortes subsídios à construção da referência teórica. Nesse sentido, os relatos de Charles Sanders Peirce (2003, 2005), Santaella (2002,2005) e Noth (1998) e Iasbeck (2010) foram utilizados em função da abordagem que fazem a conceitos e à teoria da Semiótica de Peirce.

O arranjo dos processos de comunicação nas organizações, de forma estratégica, em benefício do gerenciamento de qualidade das instituições da atualidade, dialoga com a importância da harmonia entre discursos e ações. Nesse interesse, alguns estudos foram relevados para a construção da presente pesquisa. Destacam-se Margarida Kunsch (2009), que relata sobre Comunicação Organizacional; Phillip Kotler (1994) e Ryon Braga (2006), os quais contextualizaram o processo organizacional com Marketing, nas Instituições de Ensino Superior; Nelly de Carvalho (2002) que traz a reflexão do papel da publicidade.

O apelo publicitário que se verifica, corriqueiramente, revela um discurso acerca das tecnologias da informação, como prova de sua importância fundamental, em face das mídias contemporâneas. O INEP-MEC abordam a evolução e os dados do Ensino Superior no Brasil, principalmente, no Distrito Federal.

2. REVISÃO DA LITERATURA

2.1. O ESTADO DA ARTE

A discussão da produção acadêmica que conforma a natureza bibliográfica de parte da pesquisa vai ao encontro do mapeamento e caráter descritivo que, por vezes, a necessidade em investigar cientificamente comporta em si. A partir da presente pesquisa, o estado da arte mostra-se presente na forma como cada achado será descrito, ou seja, com base em categorias, facetas, seja individualmente, seja em conjunto dos estudos, em direção a explicar o fenômeno que ora se disserta.

Não obstante essa perspectiva das formas de investigar de pesquisadores, qual seja, o estado da arte, é preciso compreender sob qual motivação as pesquisas acontecem, portanto, a arte está em mobilizar estratégias para engajar estudos que ainda não foram mostrados ao interesse de dado grupo de pessoas ou em sua totalidade. De outra forma, indiscutível que todos os estudos promovam o acesso ao conhecimento e à emancipação cultural pelo pesquisador.

Ainda sob a perspectiva do estado da arte, é possível que um número significativo de pesquisas de caráter bibliográfico tenha sido produzido em direção ao estado de conhecimento acerca da evolução das mídias sociais, mais especificamente do Facebook, objeto do presente contexto de apreensão literária. De fato, esse estado da arte traz em seu sentido a discussão, a seleção de produções acadêmicas em um dado ponto de vista.

Busca-se com o estado da arte, dimensionar que avanços as produções, a respeito da disseminação de informações, junto ao Facebook, alcançaram nos últimos anos. No que concerne ao caso Facebook, como meio propício à interação entre estudantes e IES, essa busca do número de publicações é algo mais abrangente, quando em comparação com outras publicações já existentes.

O estado da arte, sobre a representatividade da comunicação estratégica das IES, em período de vestibular, no Facebook dessas instituições, foca em pesquisas realizadas no Brasil nas áreas de Comunicação Social, tendo como objeto as mídias sociais e sua repercussão ao tipo de discurso utilizado com os usuários das redes sociais. Nesse sentido, em decorrência dos estudos analisados, observa-se que as produções nos eixos “mídias sociais e interação humana” foram desenvolvidas de forma uniforme, com base na análise semiótica e sob a ótica

das teorias de Peirce, ou seja, a análise do discurso (ELIADE, 1996; MACHADO, 2003; SANTAELLA, 2002; VOLLI, 2007).

A base de estudos pesquisada, tais como Scielo e Portal Capes, trouxe pesquisas que conferem um diagnóstico acerca da lógica da linguagem presente na comunicação efetivada por IES, nas redes sociais. Esse mesmo diagnóstico projeta o tamanho dos estudos e a aproximação de autores com a temática desenvolvida. As redes sociais e o canal Web favorecem novos caminhos ao conhecimento e à adoção de comportamentos pelas pessoas que as acessam, em face do implementar da comunicação.

Um novo desenho de pesquisa deve ser relevado frente às estratégias contemporâneas de comunicação, em meio Web. Conforme o estado da arte, em pesquisas aqui selecionadas, a própria rede social figura como emissora do papel outrora exercido pelos autores dos textos divulgados. Ainda de acordo com o estado da arte, existe uma interação automática entre o que o emissor deseja buscar junto ao leitor e, a partir deste, também se verificam requisitos de adesão a um determinado produto ou serviço.

A fim de que os achados literários sejam mais efetivos e atenda ao que o público procura, deve-se, por certo, valer-se de pesquisas de fontes primárias ou secundárias, pois dessa dupla conjugação decorrem formas mais representativas das produções. A respeito da primeira hipótese, as técnicas são quantitativas e qualitativas. Já em pesquisa secundária, buscam-se informações de modo voluntário e em dependência do agente.

Documentos relacionados