• Nenhum resultado encontrado

Preparação do experimento

No documento 1.2 Design de Jogos ( game design ) (páginas 140-145)

Capítulo 5 - Experimento com jogos coopera vos

5.1 Preparação do experimento

Para o experimento, foram gravadas sessões de jogos em três ocasiões com caracterís cas dis ntas. Vamos pontuar as duas primeiras situações e detalhar a úl ma, da qual foi selecionado material para análise:

● Evento 1 - jogo Pandemic the Cure

● Evento 2 - jogo República de Roma

● Evento 3 - jogo Zombicide Black Plague

5.1.1 Evento 1 - Jogo: Pandemic the Cure

Este evento ocorreu em dezembro de 2017. Foi escolhido Pandemic the Cure por ser um jogo da franquia Pandemic, reconhecida por jogos coopera vos. Como critério de escolha, foi considerado o tempo de jogo (30 a 40min) e o número de jogadores (2 a 5). Par ciparam quatro jovens universitários, convidados por e-mail e whatsapp, e ainda um colega de doutorado e a monitora da disciplina de jogos, que par ciparam no sen do de auxiliar com a gravação e a logís ca (tutoria, coffee break, documentação). Foram planejadas duas sessões de jogos:

uma primeira para conhecer o jogo e uma segunda para nele interferir. A primeira sessão, em 9 de dezembro de 2017, ocorreu dentro do planejado com os quatro par cipantes. A segunda, em 14 dezembro de 2017, não se concre zou, pois três par cipantes não puderam comparecer, por mo vos diversos. Assim, este evento ficou incompleto. Entretanto, a experiência trouxe um resultado operacional acerca do modo de se gravarem os vídeos:

originalmente, para captação do vídeo foi preparada uma câmera com tripé, cabos e notebook, mas este aparato falhou e a monitora, presente para auxiliar no evento, disponibilizou seu celular para a gravação – o que funcionou perfeitamente para o propósito da pesquisa. Assim, este evento serviu como piloto para o experimento e indicou um sistema de gravação mais eficaz, que foi adotado nos eventos seguintes.

125

5.1.2 Evento 2 - Jogo: República de Roma

Este evento ocorreu em abril de 2018. Foi escolhido República de Roma, por ser um jogo mais an go, com uma primeira fase coopera va. É um jogo de 1990, que dura de duas a cinco horas, para um a seis jogadores. A escolha se deu pelo fato de ele iniciar de modo coopera vo e se tornar de oposição entre os jogadores em um determinado momento. Originalmente, a intenção era reunir designers de jogos para esta par da. Foi feito contato com seis designers. Entre confirmações, trocas de data e cancelamentos, por fim não foi possível reuni-los. Diante disso, os par cipantes foram convidados pelo jogador anfitrião (que cedeu o jogo e a sua residência para a sessão). O anfitrião convidou mais três par cipantes para compor a mesa e forneceu todas instruções para o jogo. República de Roma é um jogo mais an go e muito mais complexo que os encontrados no mercado atual. A sessão ocorreu no dia sete de abril de 2018 e durou apenas duas horas, pois os jogadores perderam já na primeira fase. Após a sessão, foi gravado o debriefing com os par cipantes.

5.1.3 Evento 3 - Jogo: Zombicide Black Plague

Foi escolhido para a análise um jogo que foi jogado por alunos durante disciplina opta va no curso de Design da UFPR, no primeiro semestre de 2018. O evento transcorreu de 08 de março a 26 de abril de 2018. Foram gravadas diversas sessões, sendo escolhido para análise o jogo Zombicide Black Plague. Abaixo, apresentamos o detalhamento deste evento.

A disciplina de jogos de tabuleiro

A disciplina opta va Design de Jogos de Tabuleiro foi oferecida para os cursos de Design Gráfico e Design de Produto na Universidade Federal do Paraná no primeiro semestre de 2018. Foram 17 alunos matriculados na turma de Design de Produto e 36 alunos matriculados na turma de Design Gráfico. Durante a disciplina, os alunos tomaram contato com jogos de tabuleiro modernos, conhecendo esta modalidade de jogos e propondo interferências de design nos jogos estudados. A disciplina ocorreu em 15 encontros:

● dois encontros dedicados aos fundamentos da disciplina, com aulas exposi vas para embasar a proposta do design de jogos de tabuleiro;

● oito encontros dedicados ao contato direto com os jogos para conhecê-los e aprender sobre eles;

● cinco encontros dedicados às propostas de design (interferências, expansões, variantes ou aplicações).

126

Participantes e materiais

Os alunos matriculados na disciplina se organizaram em grupos de quatro a seis integrantes, e foram convidados a par cipar voluntariamente da pesquisa por meio da gravação em vídeo do desenvolvimento de sua aprendizagem com os jogos.

FIGURA 5.1: Participantes das sessões de jogos

(FOTOS: A AUTORA)

Inicialmente, esses alunos escolheram nomes para seus grupos e passaram a ser iden ficados por sua equipe. As imagens mostram as equipes jogando e gravando o processo de conhecer os jogos de tabuleiro modernos.

Os par cipantes veram liberdade de escolher qualquer jogo do acervo e u lizar livremente os recursos disponíveis para jogar: a caixa do jogo com seus componentes, o manual de regras e a tutoria. A tutoria pode ocorrer de modo presencial, com jogadores experientes instruindo os novatos, ou remoto, por meio de consulta a gameplay no Youtube.

FIGURA 5.2: (a) Acervo de jogos (b) Equipamento para gravação

(FOTO: A AUTORA)

127

O acervo é composto por aproximadamente 50 jogos de tabuleiro modernos, com variações de categoria (jogos fes vos, eurogames, boardgames, cardgames, entre outros) e variações de mecânicas, com predominância de jogos com a mecânica coopera va. Os jogos ficaram à disposição para que as equipes montassem seu repertório de estudo. Para a gravação, foram disponibilizados tripés para celulares e cartões de memória, com o que as equipes podiam gravar as sessões usando seus próprios celulares como equipamentos de captação de vídeo e os cartões para armazenar o material gravado - que, ao término da sessão, era transferido para computador e HD externo de backup.

FIGURA 5.3: Material complementar de uso livre

(FOTO: A AUTORA)

O material complementar (quadro branco, papel, canetas, transparência, post-it, e componentes genéricos, como cubinhos, cartas em branco, dados e tokens) foi disponibilizado para os alunos terem opções para registro do processo de desenvolvimento, e também como material para as intervenções a ocorrer na etapa final da disciplina.

As sessões de jogos

Os jogos ocorreram em uma ou mais par das, conforme desejo dos jogadores, e a a vidade de jogar ocorreu até o momento em que os par cipantes decidiram que a experiência com aquele jogo estava completa. Ou seja, os par cipantes nham liberdade para jogar os jogos de sua livre escolha, no número de vezes que considerassem adequado.

128

Registros em vídeo

Oito equipes registraram 28 sessões de jogos:

● Equipe Clovis Baldric: Zombicide Black Plague (coopera vo) e Mysterium (coopera vos) - 4 sessões gravadas.

● Equipe Dead-Of-Winter: Dead of Winter (semi-coopera vo) - 4 sessões gravadas.

● Equipe Foam+1: Codenames; Eldritch Horror (coopera vo), Pictureka, Say by to the villains (coopera vo), Sheriff of Nothing, The Resistence - 2 sessões gravadas.

● Equipe Ghostbusters: 4 Gods, Carcassonne, Jogo da Vida, Mysterium (coopera vo) - 3 sessões gravadas.

● Equipe GiManZuh: 4 Gods, Jogo da Vida, Mysterium (coopera vo), Palavras Cruzadas, Takenoko - 6 sessões gravadas.

● Equipe JAM: Pandemic O Reino de Cthulhu (coopera vo) - 1 sessão gravadas.

● Equipe Lacradores do mal: Pandemic O Reino de Cthulhu (coopera vo), Takenoko - 1 sessão gravada.

● Equipe ABFGRV: Catan, Puerto Rico, Sheriff of Nothing - 5 sessões gravadas.

Escolha do jogo

O primeiro critério de seleção é a caracterís ca coopera va dos jogos: os jogadores ganham ou perdem juntos, em oposição ao próprio sistema de jogo.

Esta modalidade de jogos possibilita experimentar uma interação fundamental entre os par cipantes, o planejamento de estratégias, a divisão de tarefas e a tomada de decisões compar lhadas, que visam ao obje vo comum do jogo, em uma forma de interação que também ocorre em outras a vidades, fora do ambiente de jogo. O jogo coopera vo tem potencial para explorar o compar lhamento de informações, a cocriação, a colaboração.

Dentre os jogos coopera vos jogados e gravados, foi selecionado o jogo Zombicide Black Plague, jogado pela equipe Clovis Baldric. Esta equipe foi composta por um grupo heterogêneo, com alunos que não eram tão próximos antes do jogo e formaram uma equipe justamente em torno da a vidade. Por este mo vo foi escolhido o jogo jogado por esta equipe - Zombicide Black Plague.

129

No documento 1.2 Design de Jogos ( game design ) (páginas 140-145)