• Nenhum resultado encontrado

Press to continue: atividades de fluxo, impulsos e o desafio de manter o

Schell (2011, p. 118), ao abordar a experiência criada na mente do jogador, afirma:

Quando criamos jogos, nosso objetivo é criar uma experiência suficientemente interessante que prenda o foco do jogador pelo maior tempo possível e da maneira mais intensa possível. Quando algo atrai nossa atenção e imaginação completamente por um longo período de tempo, entramos em um estado mental interessante. O restante do mundo parece desaparecer gradualmente, e não temos

pensamentos invasivos. [...] Esse estado de foco, prazer e satisfação permanente é chamado de “fluxo” [...]

Esse é um bom ponto de partida para a análise dos outros itens que constituem a mecânica de uso do Tinder: as funções superlike e boost; e as versões pagas do aplicativo (Tinder Plus e Tinder Gold). O conceito de fluxo mencionado é usado como uma maneira de apresentar a noção de equilíbrio entre as habilidades necessárias por um jogador e os desafios a serem enfrentados pelo mesmo ao iniciar um jogo.

Com tal reflexão, o autor apresenta um aspecto muito importante do universo lúdico que também pode ser aplicado ao contexto da mecânica do Tinder: se um jogador possui baixo nível de habilidade em um jogo que apresenta alto nível de desafios, a experiência deste acaba sendo vivida com ansiedade. No entanto, se este jogador possuir um nível de habilidades mais alto do que o desafio proposto, a experiência acaba sendo vivida com um sentimento de tédio. A representação gráfica deste equilíbrio pode ser observada no Gráfico 2:

Gráfico 2- Equilíbrio entre desafios, habilidades e canal de fluxo

Fonte: Schell (2011, p.121)

Visto ser preciso manter o jogador em um estado de constante interesse, é possível afirmar que a determinação do balanço ideal entre as duas variáveis é um dos fatores mais importantes ao desenvolver um jogo. Como pode ser observado na

citação abaixo, a construção de um canal de fluxo deve não apenas almejar uma resolução rápida dos desafios propostos, mas sim um que proporcione uma experiência interessante ao jogador:

Muitos designers são rápidos em indicar que, embora permanecer no canal do fluxo seja importante, algumas maneiras de passar para níveis mais altos no canal são melhores que outras. Subir direto pelo canal [...] é definitivamente melhor do que o jogo acabar em ansiedade ou tédio. Mas considere a experiência de jogar que segue uma trilha como esta [figura acima]. Isso provavelmente será uma sensação muito mais interessante para um jogador. É um ciclo de repetição de desafios cada vez mais intensos seguido por uma recompensa, muitas vezes de mais poder, o que resulta em um período mais fácil e com menos desafios. No tempo certo, o desafio aumenta de novo. (SCHELL, 2011, p.121)

Mas como isso se aplica ao Tinder? Para responder tal pergunta, é preciso imaginar como a representação gráfica do equilíbrio entre habilidades e desafios funcionaria no contexto da mecânica do aplicativo. Se considerarmos que, na experiência proposta pelo aplicativo, o match entre buscados e buscadores representa o desafio e a capacidade de se destacar entre os demais buscados – e o acúmulo de curtidas de buscadores em seus respectivos perfis – representa a habilidade, imagina-se a seguinte representação gráfica para a relação (Gráfico 3):

Gráfico 3- Equilíbrio entre desafios, habilidades e canal de fluxo aplicados ao Tinder

Fonte: Elaborado pela autora (2019).

É importante ressaltar que o Gráfico 3 é de caráter meramente ilustrativo, visto que o contexto no qual o aplicativo está inserido, flerte e conquista afetiva, difere do apresentado por Schell – cujo foco está exclusivamente no âmbito do design.

No que diz respeito ao uso do Tinder, os extremos das combinações alta/baixa apresentam consequências diferentes à experiência do usuário do que as apresentadas por Schell – podendo gerar sensações como frustração/desencantamento (baixa habilidade/alto desafio) ou confiança excessiva/subestimação (alta habilidade/baixo desafio).

Para que o canal de fluxo proposto por esse autor, no qual os níveis de desafio e habilidade se mantêm em alternância constante, é preciso que a relação entre matches obtidos e destaque entre buscados também esteja em constante alternância de intensidades. Isso nos leva, incialmente, de volta ao aspecto do algoritmo utilizado pelo aplicativo. Muito foi dito e questionado após a divulgação do uso do sistema de classificação Elo como uma ferramenta de categorização de buscadores e buscados, conforme pode ser observado no Gráfico 4, que apresenta o total de resultados referentes à pesquisa de termos relacionados ao tema no buscador Google:

Gráfico 4 - Resultados de buscas de termos referentes aos termos “Tinder” e “Elo” no Google, 2019

Fonte: Elaborado pela autora (2019).

O impacto trouxe à tona a necessidade de uma atualização do sistema utilizado pela empresa, que foi implementado e divulgado em março de 2019. Mas a dúvida

Tinder Elo Nota Tinder Elo Nota Classificação

permaneceu: como é feita a seleção de perfis apresentados aos buscadores? Em uma iniciativa de transparência com seu público, o Tinder divulgou um comunicado relativo ao tema em seu blog oficial – parte do qual pode ser lido abaixo:

O fator mais importante capaz de ajudá-lo a aumentar a sua possibilidade de matches no Tinder é... usar o aplicativo.

Damos prioridade aos possíveis matches que estão ativos ao mesmo tempo. Não queremos desperdiçar o seu tempo exibindo perfis de usuários inativos. Queremos que você converse e tenha encontros na vida real. E não há nada melhor do que dar matches e começar logo a conversar. Usar o aplicativo ajuda você a ficar na dianteira, ver mais perfis e dar mais matches. Esta é a parte mais importante de nosso algoritmo – e você tem pleno controle dela.

Então, quando você usa o aplicativo do Tinder, ele nos ajuda a selecionar matches possíveis e melhores para você. Trata-se do Algoritmo 101.18

A linha de raciocínio parece simples: quanto mais ativo um usuário é no aplicativo, melhor a sua classificação. Quanto melhor a classificação, maior a sua chance de combinações com buscadores. Trata-se, segundo os responsáveis pelo aplicativo, de uma relação objetiva e equilibrada: quanto mais do item 1, maior o item 2. No entanto, a proposta evoca uma noção de equilíbrio entre desafio e habilidade que acaba por gerar um canal de fluxo conforme o apresentado abaixo (Gráfico 5):

18 Disponível em: <https://blog.gotinder.com/powering-tinder-r-the-method-behind-our-matching/>.

Gráfico 5 - Equilíbrio entre desafios, habilidades e canal de fluxo aplicada ao Tinder

Fonte: Elaborado pela autora (2019).

A interpretação preliminar da relação proposta mostra um canal de fluxo em evolução constante e uniforme, cuja navegação se propõe a ser simples e objetiva – algo que conversa com o suposto objetivo do aplicativo, se fazendo presente não apenas em seu material de comunicação com o público como também nas técnicas de design aplicadas no mesmo.

Tal interpretação parece, a princípio, ser confirmada pela equipe responsável pelos desenvolvedores do aplicativo – especialmente se considerarmos a declaração de Kyle Barber, designer de produtos integrante da equipe mobile do Tinder, apresentada abaixo:

At Tinder, we focus a lot on simplicity and getting directly to the point.

The ‘double opt-in’ is a massive confidence booster, allowing users to remove a level of uncertainty when starting a conversation with someone. These new takes on daily behaviors are what make digital products so special.

[...]

The design of Tinder intentionally makes the expectations and emotions of dating feel a little easier. The bright color palette and playful animations help create more emotions for our users. We also cut out a lot of arduous steps to bring people together faster while providing them with a larger dating pool that has endless possibilities.

Our guiding question within our product team relates exactly to this:

‘Is this feature easy, fun, and engaging?’ Brooke Hollabaugh, senior product designer working on Tinder’s desktop experience.19

No entanto, se relembrarmos a afirmação de Schell (2011) relativa ao canal de fluxo estabelecido entre desafio e habilidade, um fluxo composto por ciclos de maior e menor intensidade de desafios acaba por proporcionar uma experiência mais interessante ao jogador – consequentemente estimulando uma permanência prolongada no jogo. Tendo tal afirmação em mente, chegamos à pergunta: como estes ciclos poderiam ser implementados no Tinder?

A resposta pode ser encontrada nas duas categorias de recursos adicionais disponibilizadas aos usuários do aplicativo: as funções de destaque e planos mensais – apresentados no Quadro 7.

Quadro 7 - Categorias de recursos adicionais do Tinder

Funções de destaque Planos mensais

- Superlike: Função que viabiliza

indicação do interesse

buscado/buscador através da inserção de uma faixa azul no perfil buscado apresentado ao buscador, conforme apresentado na figura abaixo. Todos os usuários cadastrados no Tinder, sendo assinantes de planos, mensais ou não,

- Função Passaporte, que permite a busca de usuários em todo o

19 “Na Tinder, nos concentramos muito na simplicidade e em ir direto ao ponto. O "double opt-in" é um grande impulsionador da confiança, permitindo que os usuários removam um nível de incerteza ao iniciar uma conversa com alguém. Esses novos comportamentos diários são o que tornam os produtos digitais tão especiais. [...] O design do Tinder intencionalmente faz com que as expectativas e emoções do namoro pareçam um pouco mais fáceis. A paleta de cores brilhantes e animações lúdicas ajudam a criar mais emoções para nossos usuários. Também eliminamos muitos passos árduos para unir as pessoas mais rapidamente e, ao mesmo tempo, proporcionar-lhes um pool de namoro maior, com infinitas possibilidades. Nossa pergunta norteadora dentro da nossa equipe de produtos se relaciona exatamente com isso: "Esse recurso é fácil, divertido e envolvente?" Brooke Hollabaugh, designer sênior de produtos que trabalha na experiência de área de trabalho da Tinder.”

Disponível em: <https://theblog.adobe.com/love-ux-tinders-product-designers-talk-user-centered/>.

.

- Boost: Função que aumenta temporariamente a visibilidade do perfis na dinâmica buscados/buscadores, fazendo com que o perfil do buscado fique em destaque na área aonde este se encontra por até 30 minutos após a ativação da função.

- Uma função boost gratuita por mês.

- Possibilidade de uso da função superlike cinco vezes ao dia.

- Tinder Gold: plano de assinatura mensal composto por todos os itens do plano plus com adição do recurso

“curtiu você”, que permite a visualização de usuários que demonstraram interesse em buscadores antes que estes decidam se desejam ser combinados ou não com os mesmos.

Fonte: Cooper (2015).

Aqui se faz importante mencionar que o aplicativo permite que as funções de destaque (superlike e boost) sejam adquiridas separadamente por todos os usuários cadastrados no mesmo, não estando atreladas à obrigatoriedade da compra de uma das opções de assinatura mensal – como pode ser visto na Figura 17:

Figura 17 - Telas para compra avulsa de pacotes de Super Likes e Boosts no Tinder, 2019

Fonte: Tinder (2019).

É interessante refletir sobre a escolha de texto utilizado na comunicação da oferta de funções de destaque nas telas exibidas acima. Como pode ser observado, ambos os textos apresentam um foco primário na experiência vivida pelo usuário (“Ganhe destaque com o Super Like”; “Fure a fila”).

No entanto, uma análise mais atenta ao fraseamento apresentado mostra a presença de um direcionamento das funções de destaque para os dois momentos vividos pelo usuário dentro do aplicativo: a vivência como buscador (super like) e a vivência como buscado (boost). Se aplicarmos esta observação ao contexto habilidade/desafio apresentado por Schell (2011), perceberemos a existência de uma relação entre tais variáveis e as funções de destaque e itens que compõe os planos pagos do Tinder, conforme apresentado no Quadro 8:

Quadro 8 - Funções de destaque, seus objetivos e foco

Função Descritivo Impacto

rejeição de um buscado Curtiu você Desativação do

anonimato de buscados que demonstraram interesse no

buscador.

Buscador Possibilidade de Matches

Diminuir Desafio

Fonte: Elaborado pela autora (2019).

Como pode ser observado, tanto as funções de destaque quanto as funcionalidades que compõem os planos mensais do aplicativo não só apresentam uma relação com as habilidades e desafios inerentes ao uso do Tinder como também possuem um objetivo de aumentar ou diminuir suas respectivas intensidades – instituindo relações de equilíbrio entre as variáveis como as representadas no Gráfico 6:

Gráfico 6 - Posicionamento de funções de destaque e itens de planos mensais no equilíbrio entre desafios, habilidades e canal de fluxo aplicada ao Tinder

Fonte: Elaborado pela autora (2019).

Se considerarmos que cada um dos pontos apresentados no gráfico acima possui o potencial de exercer um magnetismo figurado no canal de fluxo da experiência vivida pelo usuário, é possível afirmar que os mesmos são responsáveis pela instituição da dinâmica proposta por Schell (2011, p. 121), sobre ciclo de repetição de desafios intensos seguido por uma recompensa.