• Nenhum resultado encontrado

Principais companhias concorrentes

CAPÍTULO 7 O MERCADO

6. Principais companhias concorrentes

O mercado respiratório é dominado por algumas das maiores e mais conhecidas companhias farmacêuticas do cenário mundial. Entretanto, conforme já comentado no início deste módulo, algumas empresas, particularmente no Brasil, possuem grande participação nesse segmento, sem, necessariamente, possuírem grande infl uência no cenário respiratório mundial, como é o caso da Novartis e da Aché, esta última, uma empresa nacional. Na Figura 66, você encontrará a participação atual de mercado das principais empresas no Brasil, considerando todos os segmentos respiratórios, e não apenas os corticoides inalatórios e Combis.

Certamente, entrar nesse cenário extremamente competitivo é um desafi o para a Nycomed Pharma. Por outro lado, com produtos inovadores, estratégias vencedoras e uma equipe de vendas altamente preparada e motivada, temos plena convicção de que entraremos no segmento pediátrico de forma agressiva e ao mesmo tempo ética, posicionando a Nycomed entre as grandes companhias desse mercado.

Figura 65 - Participação das maiores companhias farmacêuticas no mercado respiratório brasileiro

(Venda em valores - Fonte: IMS/PMB MAT fev-10)

Merck Sharp Dohme: 10% AstraZeneca: 6,5% Chiesi: 6,3% Mantecorp: 2,9% Nycomed Pharma: 0,3% Glaxo SmithKline: 18,9% Boehringer Ing: 18,9% Novartis: 16,4% Aché: 11,1%

As empresas Boehringer e MSD, apesar de não participarem dos segmentos dos corticoides inalatórios ou Combis, possuem produtos importantes em outros segmentos do mercado respiratório.

As Figuras 66 e 66 apresentam as participações dos maiores laboratórios dentro dos segmentos específi cos corticoides inalatórios (R3D1) e Combis (R3F1).

Figura 66 - Participação das maiores companhias farmacêuticas dentro do segmento corticoides inalatórios R3D1

(Venda em valores - Fonte: IMS/PMB MAT fev-10)

Glaxo SmithKline: 11,6% AstraZeneca: 9,5% Nycomed: 3,7% Mantecorp: 2,2% Glenmark: 1,3% Chiesi: 32,4% Aché: 20,2% Novartis: 19%

Figura 67 - Participação das maiores companhias farmacêuticas dentro do segmento Combis R3F1

(Venda em valores - Fonte: IMS/PMB MAT fev-10)

Aché: 20,6% AstraZeneca: 12,4% Chiesi: 3,2% Glenmark: 2,1% Novartis: 32,1% Glaxo SmithKline: 29,8%

Glaxo SmithKline (GSK)

Com 18,9% do total das vendas em valores do segmento respiratório brasileiro, a GSK é a líder de mercado com os maiores recursos e experiência nesse segmento. Proporcionalmente, poderíamos dizer que está para o mercado respiratório como a Nycomed está para o mercado de gastroenterologia. Ela tem o portfólio respiratório mais abrangente de moléculas e dispositivos inalatórios. Além disso, possui experiência relevante no crescimento e desenvolvimento do mercado de asma e pleno conhecimento de quem são os médicos líderes de opinião nacionais.

A GSK concentra a maior parte de seus esforços promocionais sobre o produto Seretide®. Redirecionar os negócios para os produtos em combinação provou ser uma estratégia bem-sucedida para a GSK, no sentido de proteger seu mercado respiratório contra o advento da cópia de fl uticasona, Fluticaps® da Aché.

Além de participar dos segmentos corticoides inalatórios com Flixotide® e dos combinados com Seretide®, a GSK possui também o produto Serevent® (salmeterol), um broncodilatador isolado, ou seja, sem a associação de CI. Mas o grande foco promocional da GSK mundialmente tem sido realmente para o produto Seretide®, posicionado como o novo padrão de terapia, ideal para o controle de todos os níveis de gravidade da asma persistente. A GSK está agressivamente tentando expandir o uso de Seretide® para os pacientes com asma leve, embora consensos internacionais não apoiem o uso de produtos em combinação nesse tipo de pacientes e agora existam restrições do FDA. A GSK enfatiza a natureza dual da asma – broncoconstrição e infl amação – dando suporte dessa maneira ao racional para a necessidade de um corticoide inalatório e um broncodilatador de longa ação, juntos.

Aprendizado-chave - RESPOSTA GSK

Em resposta a ALVESCO®, a GSK desafi a a relevância das vantagens de segurança/tolerabilidade do produto e o seu posicionamento como apenas mais um corticoide inalatório, sem representar vantagens adicionais para os pacientes. E certamente procura diminuir o impacto do lançamento de ALVESCO®, destacando as vantagens da combinação Seretide®.

Resposta ALVESCO® à GSK

Destacamos, mais uma vez, que os médicos recebem forte pressão dos

laboratórios para prescrever produtos combinados, especialmente da GSK e AstraZeneca. Entretanto, as combinações são recomendadas em consensos nacionais/internacionais apenas para os casos de asma moderada-grave. Com o lançamento de

ALVESCO® na pediatria, nosso papel é conscientizar a

classe médica sobre os consensos e a real necessidade do uso dos Combis x corticoides inalatórios isolados e destacar que o uso de ALVESCO® é muito

mais econômico que Seretide® e Flixotide®, o corticoide inalatório isolado da GSK.

A combinação não dispensa a prescrição de medicação de resgate.

Seretide

® é associado com salmeterol, um broncodilatador considerado menos efetivo que o formoterol. Além disso, vamos alertá-los com relação às exigências impostas pelo FDA com relação aos broncodilatadores.

AstraZeneca (AZN)

A AstraZeneca acompanha a GSK na estratégia de focar investimentos e promoção nos seus produtos combinados, Symbicort® e Vannair®.

A AstraZeneca tem tradicionalmente sido forte no mercado respiratório, com a segunda posição mais alta de recursos investidos para essa área terapêutica. No Brasil, entretanto, sua participação de mercado não é tão signifi cativa como em outros países.

Os investimentos da AZN têm ênfase em Symbicort® Turbuhaler® e no lançamento do Vannair®, primeira combinação fi xa de formoterol/budesonida em aerossol oral com HFA.

Atualmente, a AZN está focando investimentos sobre outras áreas de seu portfólio, como, por exemplo, sua linha cardiovascular e gastroenterológica.

Aprendizado-chave - RESPOSTA ASTRAZENECA

Em resposta a ALVESCO®, a AstraZeneca destaca os aspectos positivos do dispositivo Turbuhaler® e a opção de dosagem única diária com budesonida nebulização (Pulmicort® Nebulização), a fi m de dispersar os aspectos de conveniência de ALVESCO®. A AstraZeneca também tenta posicionar ALVESCO® como apenas mais um corticoide inalatório isolado, sem vantagens adicionais para os pacientes.

Resposta ALVESCO® à AstraZeneca

Contra esses dois pontos de argumentação da AZN, temos duas estratégias extremamente positivas para ALVESCO®.

Primeiro, o dispositivo inalatório de ALVESCO

® é muito fácil de usar.

Com relação à dose única diária, destacaremos que ALVESCO

® é o primeiro

CI que possui base científi ca amplamente comprovada para utilização única diária, além de menor custo diário de tratamento.

Em resposta a um possível ataque de Pulmicort

® (budesonida), reforçaremos

a superioridade da ciclesonida, com melhor perfi l de efi cácia e segurança, maior deposição pulmonar, entre outros.

Merck Sharp & Dohme (MSD)

A MSD é um integrante relativamente novo no mercado respiratório, graças ao lançamento de montelucaste (Singulair®). O enfoque da MSD sobre a conveniência e segurança com montelucaste, que é apresentado na formulação oral, tem sido altamente bem-sucedido nos mercados com forte fobia aos corticoides, tais como os EUA e o Japão. Em muitos mercados, porém, tem conquistado sucesso limitado, especialmente devido à baixa efi cácia do produto no tratamento da asma.

A MSD estuda o desenvolvimento de um produto em combinação fi xa para o futuro, montelucaste + loratadina (Claritin®).

Aprendizado-chave - RESPOSTA DA MSD

Em resposta a ALVESCO®, a MSD mantém o posicionamento de que montelucaste é o fármaco mais bem tolerado e reforça sua conveniência como uma terapia oral.

Resposta ALVESCO® à MSD

ALVESCO® possui grandes vantagens quando comparado à montelucaste, a saber:

Possui a efi cácia de um CI, além da segurança e tolerabilidade de um

placebo.

Assim como Singulair

®, ALVESCO® também possui posologia única diária.

ALVESCO

® possui preço muito mais econômico.

Novartis (NVR)

Apesar de possuir pouca expressão na maioria dos mercados respiratórios internacionais, a Novartis é uma empresa extremamente sólida e competitiva no mercado respiratório brasileiro, tanto nos mercado dos corticoides inalatórios com Mifl asona® e Mifl onide® como no segmento Combis com Foraseq®, e também entre os broncodilatadores com Foradil® (formoterol), o 2º maior produto desse segmento. Temos absoluta convicção de que a Novartis defenderá a posição de seus produtos contra o lançamento de ALVESCO® na pediatria.

Aprendizado-chave - RESPOSTA DA NOVARTIS

Em resposta a ALVESCO®, a Novartis defenderá sua linha de produtos com os seguintes argumentos:

Possui um portfólio maior de produtos e opções terapêuticas.

Posicionar os dispositivos DPIs de Mifl asona

®, Mifl onide® e Foraseq® como

mais fáceis de usar que o inalador MDI de ALVESCO®. ALVESCO

® não possui formoterol associado como Foraseq®. Mifl onide

® e Mifl asona® possuem menor preço de desembolso que ALVESCO®.

Resposta ALVESCO® à Novartis

Defenderemos que o dispositivo HFA MDI de ALVESCO

® é fácil de usar e

muito conhecido pelos pacientes. Além disso, as partículas reduzidas de ALVESCO® promovem maior deposição pulmonar que a beclometasona e budesonida, moléculas mais antigas.

Com relação ao preço, destacaremos que ALVESCO

® pode possuir um

maior custo de desembolso que Mifl onide® e Mifl asona®, entretanto, possui a vantagem da dose única diária e, consequentemente, menor custo diário e mensal de tratamento.

Contra Foraseq

®, destacaremos que ALVESCO® é o melhor CI, pode ser associado com o broncodilatador de preferência e permite fl exibilidade.

Aché

Assim como a Novartis e GSK, a Aché também participa dos 3 segmentos mais importantes do mercado de asma: os corticoides inalatórios com Fluticaps® (fl uticasona) e Busonid® (budesonida), os Combis com Alenia® (formoterol + budesonida) e dos broncodilatadores com Formocaps® (formoterol).

Aprendizado-chave - RESPOSTA DA ACHÉ

Tentará posicionar ALVESCO® como apenas mais um corticoide inalatório e a combinação Alenia® como superior ao uso do corticoide inalatório isolado.

Resposta ALVESCO® à Aché

A ciclesonida tem demonstrado em estudos clínicos efi cácia equivalente à

fl uticasona e budesonida, associado a um melhor perfi l de segurança. O custo diário de tratamento de ALVESCO

® será muito mais competitivo

que Fluticaps®, Busonid® e Alenia®. ALVESCO

® possibilita ao médico associar o broncodilatador de sua escolha ao melhor CI (ciclesonida), que é tão efi caz e mais seguro que a fl uticasona e a budesonida.

Farmalab Chiesi (FI)

A Farmalab é reconhecida no Brasil e outros países como uma empresa que possui preços extremamente competitivos, e se torna por esse motivo uma companhia bastante sólida no cenário mundial. Também compete nos mercados de corticoides inalatórios isolados e combinados, respectivamente com Clenil® e Clenil® Compositum. Baseado na elevada competitividade da empresa em termos de preço, o ponto marcante da Farmalab no mercado brasileiro é a sua forte penetração nas vendas governamentais.

Esse fato, no entanto, não diminui a atenção e o direcionamento da empresa no mercado de venda em farmácias.

Aprendizado-chave - RESPOSTA DA FARMALAB

Posicionará ALVESCO® como apenas mais um corticoide inalatório e mais caro que Clenil®.

Resposta ALVESCO® à Farmalab

A ciclesonida já é reconhecida como mais efi caz e segura que a

beclometasona, considerada uma molécula “old fashion” (ultrapassada). O uso em posologia única diária de ALVESCO

® posicionará o produto com

preços competitivos mesmo comparados à beclometasona. ALVESCO

® terá grande possibilidade de entrar também no mercado governamental, uma vez que reúne características extremamente relevantes para esse mercado: efi cácia, segurança, conveniência de dose e preço competitivo.

APÊNDICES

I - PRODUTOS POR MOLÉCULA,

FORMULAÇÕES E APRESENTAÇÕES

CORTICOIDES INALATÓRIOS (CIS)

BEC

LOME

TA

S

ONA

Clenil® Jet Spray 250 mcg (Farmalab Chiesi) - MDI

(Spray)

Dispositivo inalador c/ 200 doses + espaçador Jet. Cada dose contém 50 mg do princípio ativo dipropionato de beclometasona.

Clenil® A (Farmalab Chiesi) - Nebulização

Suspensão p/ aerossolterapia (nebulização).

Embalagens com 10 flaconetes monodoses plásticos contendo 2 ml cada.

Dipropionato de beclometasona 400 mcg (0,4 mg por ml).

Clenil® Pulvinal (Farmalab Chiesi) - DPI (Pó seco)

Dispositivo inalador c/ 100 doses de 100 mcg, 200 mcg ou 400 mcg de dipropionato de beclometasona.

Miflasona® (Novartis) - DPI (Pó seco)

Embalagens c/ 60 doses (cápsulas) de 200 mcg ou 400 mcg de beclometasona + inalador.

BEC LOME TA S ONA ASS O C IA Ç Õ E S

Clenil® Compositum - Beclometasona + Salbutamol

(Famalab Chiesi) MDI (Spray)

Dispositivo inalador com 200 doses + espaçador JET. Cada dose contém 50 mcg de dipropionato de beclometasona e 100 mcg de salbutamol.

Clenil® Compositum A - Beclometasona + Salbutamol

(Famalab-Chiesi) - Nebulização

Suspensão para nebulização: c/ 10 flaconetes de

2 ml. Dipropionato de beclometasona 400 mcg, sulfato de salbutamol 800 mcg. BUDE S O NID A

Busonid® MDI (Aché) - MDI (Spray)

Dispositivo inalador c/ 100 doses de 50 mcg ou 200 mcg de budesonida.

Busonid® DPI (Aché) - DPI (Pó seco)

Embalagens c/60 doses (cápsulas) de 200 ou 400 mcg de budesonida + inalador.

Busonid® Refil Caps (Aché) - DPI (Pó seco)

Embalagens c/60 cápsulas de 200 ou 400 mcg de budesonida (sem inalador).

Miflonide® (Novartis) - DPI (Pó seco)

Embalagens c/ 60 doses (cápsulas) de 200 mcg ou 400 mcg de budesonida + inalador.

Pulmicort® (AstraZeneca) - Nebulização

Suspensão para nebulização: contém 5 ou 20 frascos

BUDE S O NID A ASS O C IA Ç Õ E S

Alenia® (Aché) Formoterol + Budesonida

DPI (Pó seco)

Alenia® 6/100: embalagens com 60 doses de fumarato

de formoterol 6 mcg, budesonida 100 mcg.

Alenia® 6/200: embalagens com 60 doses de fumarato

de formoterol 6 mcg, budesonida 200 mcg.

Alenia® Refil: embalagens c/ 60 doses (cápsulas) de

fumarato de formoterol 6 mcg, budesonida 200 mcg (sem inalador).

Foraseq® (Novartis) Formoterol + Budesonida

DPI (Pó seco)

Foraseq® 12/200: embalagens c/ 60 doses de fumarato

de formoterol 12 mcg, budesonida 200 mcg + inalador.

Foraseq® 12/400: embalagens c/ 60 doses de fumarato

de formoterol 12 mcg, budesonida 400 mcg + inalador.

Symbicort® Turbuhaler® (AstraZeneca) Formoterol

+ Budesonida - DPI (Pó seco)

Symbicort® 6/100: dispositivo inalador c/ 60 doses de

fumarato de formoterol 6 mcg, budesonida 100 mcg + inalador.

Symbicort® 6/200: dispositivo inalador c/ 60 doses de

fumarato de formoterol 6 mcg, budesonida 200 mcg + inalador.

Symbicort® 12/400: dispositivo inalador c/ 60 doses de

fumarato de formoterol 12 mcg, budesonida 400 mcg + inalador.

Vannair® (AstraZeneca) Formoterol + Budesonida (spray)

Vannair® 6/100: tubo c/ 120 doses de fumarato de

formoterol 6 mcg, budesonida 100 mcg + inalador.

Vannair® 6/200: tubo c/ 120 doses de fumarato de

formoterol 6 mcg, budesonida 200 mcg + inalador.

MOME

TA

S

O

NA

Oximax (Mantecorp) DPI (Pó seco)

Embalagens 30 cápsulas com 200 mcg de furoato de

mometasona + Inalador / Refil 30 cápsulas com 200 mcg de furoato de mometasona (sem inalador).

Embalagens 30 cápsulas com 400 mcg de furoato de

mometasona + Inalador / Refil 30 cápsulas com 400 mcg de furoato de mometasona (sem inalador).

FLU T IC A S O N A

Flixotide® (GSK) - MDI (Spray)

Dispositivo inalador c/ 60 doses de propionato de fluticasona 50 mcg ou 250 mcg.

Flixotide® Diskus (GSK) - DPI (Pó seco)

Dispositivo inalador c/ 60 doses de propionato de fluticasona 50 mcg ou 250 mcg.

Fluticaps® (Aché) - DPI (Pó seco)

Embalagens com 60 cápsulas de propionato de fluticasona 50 mcg ou 250 mcg + inalador.

Fluticaps® Refil (Aché) - DPI (Pó seco)

Embalagens com 60 cápsulas de propionato de fluticasona 50 mcg ou 250 mcg (sem inalador).

FLU T IC A S O N A ASS O C IA Ç Õ E S

Seretide® Diskus (GSK) - DPI (Pó seco)

Seretide® 50/100: dispositivo inalador c/ 60 doses de

50 mcg de salmeterol, 100 mcg de fluticasona.

Seretide 50/200: dispositivo inalador c/ 60 doses de

50 mcg de salmeterol, 200 mcg de fluticasona.

Seretide® 50/500: dispositivo inalador c/ 60 doses de

50 mcg de salmeterol, 500 mcg de fluticasona.

Seretide® Spray (GSK) - MDI (Spray)

Seretide® 25/50: dispositivo inalador c/ 120 doses de

25 mcg de salmeterol, 50 mcg de fluticasona.

Seretide® Spray 25/125: dispositivo inalador c/ 120

doses de 25 mcg de salmeterol, 125 mcg de fluticasona.

Seretide® Spray 25/250: dispositivo inalador c/ 120

BRONCODILATADORES DE LONGA AÇÃO ISOLADOS (LABAS)

FOR M OTER OL FOR M OTER OL

Fluir® (Mantecorp) - DPI (Pó seco)

Embalagens com 30 ou 60 cápsulas de fumarato de formoterol 12 mcg + inalador.

Fluir® Refil (Mantecorp) - DPI (Pó seco)

Embalagens com 30 ou 60 cápsulas de fumarato de formoterol 12 mcg (sem inalador).

Foradil® (Novartis) - DPI (Pó seco)

Embalagens com 30 ou 60 cápsulas de fumarato de formoterol 12 mcg + inalador.

Foradil® Refil (Novartis) - DPI (Pó seco)

Embalagens com 30 cápsulas de fumarato de formoterol 12 mcg (sem inalador).

Foradil® (Novartis) - MDI (Spray)

Dispositivo inalador com 50 doses de fumarato de formoterol 12 mcg.

Formocaps® (Aché) - DPI (Pó seco)

Embalagens com 30 cápsulas de fumarato de formoterol 12 mcg + inalador.

Formocaps® Refil (Aché) - DPI (Pó seco)

Embalagens com 30 cápsulas de fumarato de formoterol 12 mcg (sem inalador).

SALME

T

ER

OL

Serevent® (GSK) - MDI (Spray)

Dispositivo inalador com 60 doses de 25 mcg de salmeterol.

Serevent® Diskus (GSK) - DPI (Pó seco)

Dispositivo inalador com 60 doses de 50 mcg de salmeterol.

ANTILEUCOTRIENOS (LTRAS)

MONTELUC A S TE Singulair® (MSD) - Comprimido

Comprimidos revestidos: caixas c/ 10 ou 30

comprimidos de 10 mg.

Comprimidos mastigáveis: caixas c/ 10 ou 30

comprimidos de 4 mg ou 5 mg.

Singulair® Baby (MSD) - Grânulos

Embalagens c/ 10 ou 30 sachês c/ grânulos de uso oral de 4 mg (crianças a partir de 6 meses).

II - ESQUEMAS DE TRATAMENTO DA ASMA

TRATAMENTO DE RESGATE

Início de ação mais

demorado.

Duração do efeito

broncodilatador prolongado. Início de ação rápido,

semelhante aos broncodilatadores de curta ação. Ação broncodilatadora prolongada. Broncodilatação prolongada.

Pode ser usado apenas

2x dia. Rápido início de

ação, mas se mantém ativo por pouco tempo. Sintomático. Utilizado na crise. Tratamento de Resgate (Crise) Salbutamol Formoterol Salmeterol Curta Ação Longa Ação

ASMA

TRATAMENTO DE MANUTENÇÃO COM CIs

ASMA Tratamento de Manutenção (base) Corticoides Inalatórios Ciclesonida Beclometasona Budesonida Fluticasona

Deve ser utilizado cronicamente para prevenir crises

de asma.

O objetivo do médico é manter o paciente com

a menor dose possível.

Não tira o paciente da crise se ele já estiver sintomático.

Muitos pacientes não aderem ao tratamento corretamente.

Efi cácia: comparável à budesonida e à fl uticasona.

Tolerabilidade: superior à budesonida e à fl uticasona.

Dose menor que budesonida e fl uticasona.

Posologia mais cômoda (1x dia), desde o início do

tratamento (alguns médicos usam a budesonida 1x dia, mas não desde o início).

Primeira a ser lançada.

Superada pela budesonida e pela fl uticasona,

porém é a mais vendida devido ao baixo custo.

Reconhecida como mais efi caz e segura que

beclometasona e inferior à fl uticasona.

Considerada a droga padrão-ouro no tratamento.

Não é muito prescrita no Brasil devido ao custo superior.

IMPORTANTE!

O tratamento de manutenção com corticoides isolados ou com combinados não isenta o paciente asmático de ter crises, mesmo que a asma seja leve. Por isso, TODO PACIENTE ASMÁTICO DEVE TER UMA MEDICAÇÃO DE RESGATE.

A dose de broncodilatador dos medicamentos combinados não é sufi ciente para tirar o paciente da crise. Fluticasona Ciclesonida Beclometasona Budesonida Salmeterol Tratamento de Manutenção (base) Corticoides Inalatórios Broncodilatadores Tratamento de Resgate (Crise) Salbutamol Formoterol Curta Ação Longa Ação

Outra forma de tratamento, utilizada pelos médicos.

Objetivos:

Controlar os sintomas

da asma (broncodilatador) e tratar a infl amação (corticoide). Reduzir a dose de

corticoide. Corticoides Broncodilatadores

Combinados

ASMA

Comparativo ALVESCO®

X

Outros CIs Efi cácia Posologia

Toler abilidade Local Toler abilidade Sistêmica Custo Diário/Mensal de T ratamento Beclometasona * Budesonida Fluticasona

III - TABELA RESUMO COMPARATIVO

ALVESCO

®

X OUTROS CIS

* Não existe estudo comparativo direto de ALVESCO® x beclometasona, uma vez

que os estudos de ALVESCO® foram comparados com budesonida ou fl uticasona.

** Para a apresentação ALVESCO® 160 mcg com 120 doses.

*** Para as apresentações ALVESCO® 80 e 160 mcg com 60 doses.

Legenda:

** ***

Documentos relacionados