• Nenhum resultado encontrado

Principais Conclusões e Contributo da Investigação

6. CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

6.1. Principais Conclusões e Contributo da Investigação

Muito se tem falado do marketing e do empreendedorismo, mas será que existe uma real compreensão sobre o que realmente é o empreendedorismo. O empreendedorismo, na nossa opinião, está a ser muito confundido com a simples abertura de um negócio. Se a essência do negócio já está implementada, se é algo que vai ser diferenciadora no mercado, se vai ter sucesso, são interrogações pelas quais as pessoas, muitas vezes, nem se questionam.

Com esta investigação pretendemos não só dar a conhecer um ramo do marketing pouco conhecido, e muito pouco divulgado, como também saber se este ramo do marketing é utilizado nas micro e pequenas empresas. Para tal, foi escolhido trabalhar com uma única empresa, para conseguirmos perceber a forma de se fazer este marketing e para dar a conhecer, a outras micro e pequenas empresas, que é possível fazer marketing com ferramentas que estão ao dispor de qualquer um, bastando para isso que tenham conhecimento da aplicabilidade das mesmas.

Poderemos dizer que o objetivo geral desta pesquisa foi alcançado pois, com a revisão bibliográfica realizada, conseguiu-se determinar o que é o marketing empreendedor, as suas diferenças do marketing tradicional e como pode auxiliar na gestão de pequenas empresas, dando exemplo de um caso de sucesso.

Durante a revisão bibliográfica emergiram várias correntes de pensamento sobre o tema, com destaque dado para o trabalho desenvolvido por Carson (1990) e Stokes (2000a,

Página | 97

2000b). Neste contexto, concluímos que o marketing empreendedor é fruto do modelo de gestão, uma função administrativa, ou seja, os resultados obtidos pela empresa são proporcionais às ferramentas de marketing que ele agrega e aplica em seu quotidiano. Já para Stokes (2000a, 2000b), o marketing empreendedor está ligado ao perfil empreendedor do gestor, que, com a sua criatividade, intuição e redes de relações, promovem o sucesso do negócio. Nesta abordagem, acredita-se que o comportamento, a formação académica e a experiência profissional do gestor têm influência sobre as ações de marketing na organização.

De certa forma, podemos dizer que a empresa em estudo exemplifica bem o que Stokes dizia, pois é com a criatividade, com a inovação, com o sentido empreendedor do proprietário, que a Por Vocação é a empresa que é, e se mantem no mercado com um volume de negócios considerado. É através do sentido de inovação que o dirigente Pedro Caride tem, que a empresa é hoje conhecida em todo o mundo, mesmo tendo muitas vezes de enfrentar adversidades, com a falta de know how com que se deparou quando quis inovar, ao querer abrir as portas da sua empresa para o mundo e tentar abrir a sua loja online, hoje consegue ter um mercado com um espaço físico e no online.

De uma maneira geral, concluímos que o marketing tradicional, que fora criado para aplicação em grandes empresas, deve ser adaptado para utilização em pequenas empresas, pois estas não são “grandes empresas em miniatura”, tendo características diferentes. Deve-se acrescentar que as pequenas empresas têm recursos escassos, sejam eles financeiros ou de recursos humanos: portanto podem não ter condições de aplicar todas as ferramentas do marketing tradicional.

Na empresa em estudo, constatamos que o marketing empreendedor é levado a cabo com a obtenção de um grande resultado. No mercado em que opera, o da venda direta de vestuário, e com os grandes centros comerciais que apareceram nos últimos anos, a Por Vocação, mantêm-se no mercado no comércio tradicional e sem pretender sair do mesmo. É uma empresa que vê o seu cliente como único, fazendo uma comunicação que vai ao encontro às suas necessidades e desejos. Tem como estratégia o aproveitamento do nicho de mercado através da contínua dedicação em atender os seus clientes melhor do que os concorrentes. A divulgação da loja é feita através da internet,

Página | 98

no seu site com vendas online e pelos seus clientes através do “passa palavra” com base na filosofia de que um cliente satisfeito é um cliente que vai trazer outros à loja.

O marketing empreendedor ainda é uma ciência recente e, como tal, os estudos publicados a nível empresarial nesta área ainda são escassos. Muito se tem escrito sobre o marketing de forma tradicional, de como ele é importante nas grandes empresas.

Neste contexto o presente estudo contribui para a divulgação do marketing empreendedor, para dar a conhecer as suas ferramentas e como se pode implementar, de forma simples, o marketing das micro e pequenas empresas. Para além disso, contribui também para fazer a distinção, do que é o marketing tradicional, entendido como aquele que se faz nas grandes empresas e de que forma podemos adaptar as suas ferramentas às micro e pequenas empresas tendo assim em conta o marketing empreendedor.

Esta distinção é deveras importante ser realçada num estudo como este. Isto porque queremos que quem possa ler este trabalho, possa compreender que o marketing pode ser feito sendo uma empresa de grande porte, onde todos os recursos não são postos em questão, pois são uma realidade nestas organizações e não se põe em causa o marketing que se deve fazer. Nas micro e pequenas empresas acontece o inverso, os recursos são escassos e, por isso, são muitos aqueles que pensam que o marketing não é uma realidade. Este pensamento tem de ser desmistificado. O marketing pode ser feito em toda e qualquer empresa, basta que para isso o proprietário, os colaboradores, todos aqueles que estão ligados às micro e pequenas empresas tenham conhecimento que existem ferramentas que se adequam às mesmas, sem que para isso tenham de despender de grandes recursos financeiros.

Em relação ao caso que foi escolhido, particularmente a empresa em análise, trata-se do estudo que ilustrou, da melhor forma, como se pode ter bons resultados numa micro empresa com a prática do marketing empreendedor usando as suas características mais específicas. O facto de uma empresa recorrer ao marketing para conseguir fidelizar os seus clientes, se diferenciar perante a concorrência, utilizar todas as ferramentas que o marketing empreendedor põe à sua disposição para se tornar conhecida e se manter no mercado perante as grandes empresas e conseguir competir com as grandes superfícies, evidência a necessidade do estudo em questão.

Página | 99

As estratégias e ações de marketing e comunicação evidenciadas e descritas neste estudo, podem servir de exemplo para a implementação ou melhoramento destes conceitos no seio de outras micro e pequenas empresas, podendo estas fazerem inovações, ainda que de cariz minoritário, nas suas empresas fazendo assim com que sejam verdadeiras referências para outras micro e pequena com a mesma atividade ou com outra atividade totalmente diferente. É importante dar a conhecer como se pode fazer uma estratégia de comunicação com o que a empresa tem, sem ser necessário recorrer a profissionais do marketing, ou tendo que despender de grandes quantidades de recursos financeiros. As micro e pequenas empresas têm de ser esclarecidas que através de pequenos gestos podem fazer grandes progressos na sua atividade comercial. Se todos tiverem consciência do que se pode obter dando a conhecer a empresa pelo “passa palavra", por exemplo, já é um grande progresso.

Em termos práticos, um estudo desta natureza permite dar a conhecer como é que micro e pequenas empresas se podem manter no mercado, com os seus recursos, podendo traçar uma estratégia específica para a sua empresa e fazer face aos seus concorrentes.

Com os resultados desta investigação, os dirigentes das PME´s dispõem de conhecimento, de técnicas de informação importante para a sua sobrevivência, tendo sempre consciência de que os problemas podem ser solucionados. As micro e pequenas empresas têm aqui um ponto de partida para inovarem, para fazerem o marketing que muitas delas nunca pensariam poder realizar.