• Nenhum resultado encontrado

Procedimental e Atitudinal

No documento CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA (páginas 21-26)

O conteúdo é defi nido como o conjunto de conhecimentos, hábitos, habilidades, valores e atitudes de atuação social, didaticamente organizado para uma assimilação ativa e aplicada pelos alunos na sua prática de vida (COLL et al., 2000). Ao longo da história da educação escolar, os conteúdos de ensino relativos aos fatos e conceitos tiveram e ainda têm uma presença desproporcional nas propostas curriculares governamentais brasileiras, quando comparados com conteúdos procedimentais (COLL et al., 2000).

Por outro lado, nas últimas décadas, a Educação Física escolar também tem passado por reformulações constantes, pois ao longo da história priorizou-se nos conteúdos quase que exclusivamente práticas físicas e o saber

fazer. Na verdade, quando se opta por uma defi nição de conteúdo tão abrangente, não restrita aos conceitos ou ao saber fazer, permite-se que o processamento e a atitude esperados possam permite-se tornar manifestos para serem avaliados em relação à sua pertinência como conteúdo de aprendizagem e de ensino (ZABALA, 1998).

Para alcançar os objetivos educacionais governamentais, esse conceito de conteúdo está sendo ampliado para “um conjunto de elementos para aprender – isso reduz o foco nas capacidades cognitivas” (ZABALA, 1988) quando associado a tais objetivos.

Consequentemente, passa a ser incluso nos programas de ensino-aprendizagem o objetivo da aplicação dos conteúdos, os quais mostram três particularidades na aprendizagem: o que se deve saber, chamada de dimensão conceitual; o que se deve saber fazer, defi nida

O objetivo da aplicação dos conteúdos, os quais mostram três

particularidades na aprendizagem:

o que se deve saber, chamada

de dimensão conceitual; o que

se deve saber fazer, defi nida como dimensão

processual; e o que se deve ser,

nomeada como dimensão atitudinal).

A seguir são apresentados alguns exemplos das três dimensões com conteúdo da Educação Física escolar:

Dimensão Conceitual: saber sobre a história das modifi cações dos hábitos de atividade física e ocupacional que a sociedade vivenciou e quais os marcos desses hábitos (e.g. sedentarização e a transição cultural da colonização nômade para a permanente, sequenciado de seu aumento com técnicas agrícolas, pecuárias e automação) e relacioná-los com os parâmetros atuais de saúde associada à prática de atividade física. Conhecer as regras dos esportes e as modifi cações que ocorreram nessas regras para redução de lesão e aumento da competitividade.

Dimensão Procedimental: adquirir habilidades motoras vivenciadas em práticas de esporte, dança, ginásticas, lutas. Por exemplo, fazer ações de agarre e projeção ao solo de lutas como o judô, brazilian jiu-jitsu ou sumô.

Realizar corridas, rolamentos, saltos e outras práticas que podem estar em brincadeiras, jogos e em manifestações culturais corporais gerais.

Dimensão Atitudinal: predispor o aluno a participar de atividades que exijam cooperação e espírito de equipe, valorização ética, reconhecimento de atitudes não preconceituosas quanto ao gênero, à sexualidade, à religião, à etnia, ao nível de habilidade e a qualquer outro fator discriminatório. Assim como reconhecer e valorizar princípios éticos, leis e a própria cidadania.

A partir do exemplo, é possível verifi car que durante a aplicação dos conteúdos na atuação docente não existe uma divisão totalitária das dimensões conceitual, atitudinal e procedimental – as atividades trabalhadas assentam as três dimensões simultaneamente, apesar de que possa haver especifi cação de uso de determinada dimensão ou das dimensões.

É necessário dar ênfase à Dimensão Atitudinal para redução de bullying nos conteúdos aplicados durante a Educação Física escolar.

O bullying na escola é um pesadelo para alunos e pais em todo o país, pois se caracteriza pelas agressões físicas e psicológicas aos alunos. A situação se agrava ainda mais no caso de alunos com defi ciência, afetando sua autoestima e acentuando a exclusão social que sofrem. Em alunos com idade entre 13 e 24 anos, cerca de 60%

são intimidados e, destes, aproximadamente 50% são insultados. Na maioria das vezes, isso acontece durante os intervalos e nas aulas de Educação Física escolar. Algumas dicas foram adaptadas de Empowering Parents sobre como saber e o que fazer se existirem alunos que estão sendo intimidados.

Há sinais, como o de olhar para fora, que podem indicar que seu aluno está sendo intimidado. Além disso, há algumas questões a serem respondidas que ajudam a perceber uma vítima de bullying:

• Reagem de maneira intolerante ou criam sistemas de fuga durante alguma das atividades?

• Não querem participar das aulas ativamente e procuram razões para não realizar as atividades?

• Não querem falar sobre as atividades realizadas durante as aulas?

• Dizem coisas como: eu odeio a minha vida ou eu gostaria de nunca ter nascido?

• Recuam com raiva para seu próprio mundo?

• Em conversa com colegas, a capacidade de concentração e aprendizagem do aluno é reduzida durante as aulas?

• Há cortes inexplicáveis ou contusões?

• Há incidência de bens e roupas roubados ou danifi cados?

O que fazer se o seu aluno está sendo intimidado:

• Ouça o que ele ou ela tem a dizer.

• Se o aluno ou aluna está sendo intimidado(a) por outra criança, tente não personalizar o que está acontecendo e desenvolva uma prática sobre bem-estar e respeito mútuo.

• Não retaliar contra o agressor ou sua família, procure inserir conteúdos que ensinem sobre fatores negativos consequentes da agressividade psicológica e física.

• Inclua nas aulas algumas atividades com objetivos que reduzam a discriminação e a segregação.

• Converse com o diretor e o pedagogo da escola a fi m de ajudá-lo.

• Apoie o aluno e mostre acolhimento.

• Ensine-o a falar o que está acontecendo.

• Encontre algo em que seu aluno é realmente bom em fazer e dê ênfase nisso.

Além das dimensões, atualmente os conteúdos são trabalhados e orientados através do uso de estratégias e habilidades para resolver problemas, selecionar conhecimento relacionado a uma situação específi ca, utilizar informações para tomar decisões frente aos novos desafi os, ser solícitos com os colegas em atividades escolares, respeitar e valorizar o trabalho alheio e não discriminar

Atividade de Estudos:

1) Um professor objetiva ensinar práticas de ginga da Capoeira e inclui elementos históricos dessa manifestação cultural que a caracterizam enquanto atitude para o exercício da cidadania, de construção da identidade e autoestima por parte de seus praticantes.

Caracterize como as três dimensões propostas por Coll et al. (2000) surgem nessa atividade e descreva exemplos análogos a cada uma das dimensões de outra atividade da Educação Física escolar possível de ser proposta para escolares.

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

a) Interdisciplinaridade: dimensões conceituais, atitudinais e processuais

Ao refl etir sobre as dimensões conceituais, atitudinais e procedimentais é inevitável pensar em organização dos conteúdos de maneira global, ou seja, sem a organização centrada exclusivamente em disciplinas (ZABALA, 2002).

Várias propostas buscam estabelecer relações entre os conteúdos de diferentes disciplinas e sobre as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais.

Estas propostas advêm da descompartimentação disciplinar, desse modo, o conteúdo não parte da lógica de cada disciplina, mas sim da organização dos conteúdos ao considerar o ensino de um determinado fenômeno que se manifesta globalmente (ZABALA, 2002).

Organizar os conteúdos de maneira globalizadora baseia-se em uma aprendizagem direcionada a formar cidadãos competentes para compreender e participar construtivamente da sociedade, nessa perspectiva, destacam-se três graus de relações disciplinares (BRASIL, 1998a):

No capítulo 3 você encontrará maior detalhamento sobre a aplicação dos conteúdos na Educação Física escolar.

Multidisciplinaridade: os conteúdos escolares são apresentados por disciplinas específi cas e independentes umas das outras.

Interdisciplinaridade: existe a interação entre duas ou mais disciplinas para integração de conceitos fundamentais, além de métodos e desenvolvimento de temas para pesquisa.

Transdisciplinaridade: é o grau máximo de relações entre as disciplinas, e na integração global das disciplinas para atender a um problema ou explicar um determinado fenômeno a partir de uma ciência sem subdivisões interdisciplinares.

A interação entre as disciplinas torna o aluno um protagonista da aprendizagem com foco em suas próprias capacidades, interesses e motivações. O professor passa a ser um mediador entre o conhecimento e o aluno e, por isso, os conteúdos necessitam concatenar as dimensões diante da existência da interdisciplinaridade.

Segundo as indicações das Diretrizes Curriculares Nacionais, destaca-se o uso da interdisciplinaridade para ir além da interlocução entre as disciplinas e para evitar a diluição delas em generalizações (BRASIL, 2002).

A interdisciplinaridade é um eixo integrador que pode ser um projeto de investigação ou um objeto de conhecimento, ou um plano de intervenção: a escolha desses itens da interdisciplinaridade deve partir da necessidade da tríade escola-professores-alunos em suas respectivas vivências, necessidades e objetivos (BRASIL, 2002). Com respaldo interdisciplinar, os PCNs da área da Educação Física sugerem que os itens interdisciplinares sejam trabalhados junto aos conteúdos relacionados com as manifestações de cultura corporal, esportes, jogos, lutas, ginásticas, atividades rítmicas e expressivas (BRASIL, 1998a).

No documento CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA (páginas 21-26)