• Nenhum resultado encontrado

4 A QUEIXA ESCOLAR E O SEU ATENDIMENTO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE

5.4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A partir do contato inicial descrito anteriormente, iniciou-se a ida ao CAPSi semanalmente, no período de outubro de 2015 até abril de 2016, a fim de construir uma compreensão da vida institucional e estabelecer uma relação de confiança com as/os profissionais, familiares e usuárias/os. Para tanto, foram realizados os seguintes procedimentos: Análise Documental, Observação Participante e Entrevistas Semidirigidas com profissionais do equipamento.

Para responder ao objetivo específico de “Traçar um perfil dos usuários atendidos em um CAPSi, com destaque para aqueles que possuem queixa escolar” foi feito um

levantamento dos prontuários do CAPSi no período de novembro 2015 a janeiro de 2016.

Segundo Viégas (2007), os prontuários de alunos têm sido um importante recurso para as pesquisas etnográficas, permitindo revelar o percurso individual documentado, em sua singularidade, em aproximação com as situações concretas do processo de escolarização e a composição do perfil global pesquisado. No caso de um equipamento de saúde, o prontuário permite conhecer a trajetória do encaminhamento e atendimento dos usuários, possibilitando a compreensão de aspectos relativos à escolarização e da interface entre as áreas de saúde e educação. Assim, foi possível conhecer o perfil dos alunos encaminhados e atendidos no CAPSi devido a queixas escolares, levando em conta a trajetória individual documentada nos prontuários.

Tal levantamento focalizou apenas os prontuários daqueles que, efetivamente, passaram a ser atendidos na instituição, deixando, portanto, de fora os casos que, após o acolhimento, foram finalizados ou encaminhados a outras instituições.

Os dados dos prontuários foram levantados a partir dos seguintes critérios: idade, sexo, escolaridade, quando encaminhado ao CAPSi, ano de admissão no CAPSi, quem realizou o encaminhamento para o CAPSi, as queixas que resultaram no encaminhamento ao CAPSi, diagnóstico psiquiátrico atual e se recebe algum benefício do governo. A análise desse material serviu para levantar a natureza das queixas e encaminhamentos, identificando a sua proporção em relação aos atendimentos da instituição.

A fim de atender aos objetivos específicos de “Compreender qual a perspectiva de profissionais sobre a queixa escolar encaminhada para o CAPSi”; e “Analisar como a queixa escolar é acolhida e atendida em um CAPSi”, a pesquisa adotou como procedimentos metodológicos a observação participante e a entrevista semidirigida.

Na observação participante, a população pesquisada envolve-se com a pesquisa, formando um corpus com o pesquisador na investigação de um dado fenômeno. Com isso, o conhecimento é gerado na prática participativa e na interação que ela propicia, constituindo-se em um processo mutuamente educativo pela pesquisa, no qual “o saber do senso comum e o saber científico se articulam na busca da pertinência científica e da relevância social do conhecimento produzido” (MACEDO, 2010, p.97).

Viégas (2007) assinala que a observação participante é um importante instrumento de pesquisa no contexto e em fenômenos relacionados à educação, propiciando ao pesquisador um contato pessoal e estreito com a situação pesquisada. Minayo (2014) considera a observação participante como um aspecto essencial da pesquisa qualitativa, possibilitando ao pesquisador compreender a realidade sobre um dado fenômeno, constituindo-se como um importante recurso de pesquisa na área de saúde. Assim, ela fornece meios para compreender como as queixas escolares têm sido acolhidas e tratadas no CAPSi pesquisado, através de suas práticas da vida institucional e dos significados e sentidos que elas expressam.

A observação participante realizada nesta pesquisa ocorreu no período entre dezembro de 2015 e abril de 2016, abrangendo as seguintes situações: acolhimento, atendimento, visitas às escolas, grupo de adolescentes, reunião de equipe e outras situações.

Cada observação foi registrada em um diário de campo e, posteriormente, no prazo máximo de 48 horas após elas ocorrerem, foram feitos relatos ampliados (ROCKWELL, 1988). A partir delas, foram produzidos 22 relatos ampliados, distribuídos nas seguintes situações: quatro acolhimentos, dois atendimentos, 11 participações no grupo de adolescentes,

duas visitas à escola, uma reunião de equipe e outras situações que envolveram uma conversa com uma mãe de uma criança atendida na instituição, reunião com o Ministério Público e uma conversa com uma das profissionais em um dia em que estava fazendo o levantamento dos prontuários. Para fins de ilustração de como os relatos foram feitos, segue um exemplo no Apêndice C.

Em relação às entrevistas semidirigidas, elas foram realizadas com três profissionais do CAPSi que têm atendido de forma mais direta as queixas escolares na instituição. A escolha das entrevistadas aconteceu através do contato direto no período em que o pesquisador esteve na instituição.

As entrevistas partiram do pressuposto que “não há imposição de perguntas; ao contrário, nela o entrevistado é convidado a discorrer sobre determinado tema a partir de suas próprias informações e interesses” (VIÉGAS, 2002, p.72), possibilitando uma compreensão da maneira como as queixas escolares são compreendidas neste CAPSi e como ele se relaciona com a escola e outras instituições educativas.

Minayo (2014) sinaliza que as informações surgidas na entrevista tratam “da reflexão do próprio sujeito sobre a realidade que vivencia” (p.262). Ela ainda acrescenta que esse tipo de informação é o que os cientistas sociais chamam de subjetiva e só pode ser acessada com a contribuição da pessoa. Para Minayo (p.262), a entrevista constitui:

Uma representação da realidade: ideias, crenças, maneiras de pensar; opiniões, sentimentos, maneiras de sentir; maneiras de atuar; condutas; projeções; projeções para o futuro; razões conscientes ou inconscientes de determinadas atitudes e comportamentos.

As entrevistas foram realizadas fora do local de trabalho das entrevistadas. Elas foram gravadas e transcritas, sendo que o tempo total de gravação foi de 104 minutos. A transcrição das entrevistas foi devolvida para as entrevistadas e elas puderam alterar e acrescentar o que quisessem. O roteiro de entrevistas pode ser visualizado no Apêndice D.

Os procedimentos metodológicos mostraram-se pertinentes e coerentes com a abordagem teórico-metodológica escolhida. A partir de uma compreensão de pesquisa que leve em conta a perspectiva dos atores sociais envolvidos no atendimento e entendimento das queixas escolares no CAPSi pesquisado, pretende-se ter uma compreensão desse fenômeno que contribua de forma significativa para os estudos e práticas na área.